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    Comprar carro em segunda mão

    Boas!!

    Vocês quando comprar um carro em segunda mão como fazem?
    Inspecionam vocês o carro e fazem um test-drive e pronto?
    Levam um mecânico convosco?
    Levam o carro a um centro de inspeções?
    Confirmam online os kms?

    E a coisa sobre a qual tenho mais curiosidade levam um leitor de OBD2?

    #2
    O que eu faço é: testo o carro até pelo menos aos 130 km/h a ver se foge ou treme, puxo pelo menos 1 vez em toda a faixa de rotações a ver se há falhas, vejo se há barulhos anormais. Se desconfiar que os kms que tem não são reais, vou tentar saber; vejo se o histórico de sinistros é muito mau junto de alguém que trabalhe nas seguradoras. Pesquiso por problemas crónicos do modelo em questão e tento perceber se este está a afectado por algum.

    E acho que está mais que bom...é só um carro e se der uma grande despesa não é por isso que vou passar fome, nem vou encosta-lo.

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      #3
      Originalmente Colocado por fragat Ver Post
      Inspecionam vocês o carro e fazem um test-drive e pronto?
      Numa primeira abordagem, sim. Se estiver indeciso entre vários carros, tento remover o joio por observação e teste pessoal. Mas eu não sou mecânico, por isso, sei que há muita coisa que pode "passar ao lado". Faço isto só mesmo para eliminar da lista aqueles que "até eu vi que era um limão!"

      Se passar a minha análise pessoal, pergunto ao vendedor se tem problema em levar o carro a um check-up na marca, e se ele começar a levantar problemas, tipo "mas isso já ele fez! O carro está como novo!" então é sinal que tem medo do resultado.

      Originalmente Colocado por fragat Ver Post
      Levam um mecânico convosco?
      Antigamente considerei isso, agora já nem isso. Não é por maldade ou falta de profissionalismo dos mecânicos, mas simplesmente um mecânico isolado não pode detectar muitos dos problemas "escondidos" de um carro. Só com equipamento próprio (que não pode ser "carregado às costas" até ao local do automóvel) é que podem ser detectadas certas maleitas... mas sim, também há casos de mecânicos que vão lá, fingem que viram o carro, dizem que está bom e afinal tinha coisas que podia ter alertado.

      Originalmente Colocado por fragat Ver Post
      Levam o carro a um centro de inspeções?
      Nunca experimentei no centro de inspeções, não sei se será melhor ou pior. Só mesmo check-up em oficina representante da marca, mas só o faço quando já estou mesmo convencido que é aquele o carro que quero, porque esses check-ups pagam-se bem.

      Originalmente Colocado por fragat Ver Post
      Confirmam online os kms?
      Peço para ver todos os registos de IPO, sim, e se o vendedor não os tiver, peço online (mas isto também se paga, infelizmente, por isso só quando já estou decidido pelo modelo é que faço esse "teste final").

      Originalmente Colocado por fragat Ver Post
      E a coisa sobre a qual tenho mais curiosidade levam um leitor de OBD2?
      Não, porque não acho que valha a pena. Os mais baratos, por vezes, nem funcionam (depende da marca, modelo, até do ano - 2005 pode dar, mas 2006 já não dá). Os mais caros, não justificam o preço (não ando a testar carros todos os dias), e na oficina onde fazem o check-up ao carro eles já têm essas ferramentas de topo, apropriadas à marca, todos os modelos e de todos os anos, por isso, usem eles quando levar lá o carro e dêem-me o diagnóstico no fim.

      Talvez aqueles que usam bluetooth, e podem ser actualizados de graça através de uma app, sejam um bom compromisso entre custo e benefício, mas nunca experimentei.

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        #4
        Além do que já foi dito, passo numa esquadra com a matrícula e o chassis para ver se constam nalguma base de dados, além do básico de ver se o chassis bate certo com o que está no DUA.

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          #5
          Testar o carro até aos 130kms/h, no meu ponto de vista, é irresponsável e abusador perante o vendedor, para além que a essa velocidade não se vê nenhum verdadeiro problema, a não ser desalinhamento de direção ou falta de equilibrarem das rodas, que não será problema de maior.

          Acelerar até ao vermelho, acho o mesmo que referi acima...

          No meu ponto de vista o principal, se estás a comprar diretamente ao proprietário, é conversar com ele e perceber como o carro foi tratado, o tipo de pessoa que é, se te parece uma pessoa idónea, etc.

          Claro, que como para tudo na vida, é preciso ter sorte... Por isso só te posso desejar, muita sorte.

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            #6
            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
            Testar o carro até aos 130kms/h, no meu ponto de vista, é irresponsável e abusador perante o vendedor,
            Não vejo porquê, sendo no sitio apropriado (AE)... Irresponsável seria fazê-lo a 180, ou 200... Como seria fazê-lo a 90 em localidade.

            O meu carro atual, fiz test drive em nacional e AE, e até foi o vendedor (de stand) que obviamente ia ao meu lado, que me incentivou a "carregar-lhe", pois eu ia na AE tipo a 90 na faixa da direita...


            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
            No meu ponto de vista o principal, se estás a comprar diretamente ao proprietário, é conversar com ele e perceber como o carro foi tratado, o tipo de pessoa que é, se te parece uma pessoa idónea, etc.
            Ele nada referiu quanto a isso. Apenas se referiu a comprar "carros em 2ª mão" - os cuidados, coisas a verificar ou desconfiar são os mesmos quer seja particular ou stand.
            Editado pela última vez por tonirai; 11 July 2020, 17:16.

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              #7
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Testar o carro até aos 130kms/h, no meu ponto de vista, é irresponsável e abusador perante o vendedor, para além que a essa velocidade não se vê nenhum verdadeiro problema, a não ser desalinhamento de direção ou falta de equilibrarem das rodas, que não será problema de maior.

              Acelerar até ao vermelho, acho o mesmo que referi acima...

              No meu ponto de vista o principal, se estás a comprar diretamente ao proprietário, é conversar com ele e perceber como o carro foi tratado, o tipo de pessoa que é, se te parece uma pessoa idónea, etc.

              Claro, que como para tudo na vida, é preciso ter sorte... Por isso só te posso desejar, muita sorte.
              Se tiveres o chassis empenado ou outras deficiências mais graves na suspensão, vais notar muito mais do que os sintomas de um simples desalinhamento ou rodas descablibradas. De qualquer maneira, um carro significativamente desalinhado ou com rodas descalibradas revela no mínimo algum desleixo.

              Perguntas ao vendedor se podes puxar pelo carro (não é preciso ir até ao red-line claro) e se podes atingir a estrondosa velocidade de 130 km/h em AE. Se aceitar não vejo porque não.

              Edit: já agora, na minha opinião, o que sugeres como principal foco a ter em atenção não concordo...hoje em dia, há muita gente que sabe manipular muito bem.
              Editado pela última vez por ELVTMB; 12 July 2020, 01:36.

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                #8
                depende, se for um carro mais recente e mais potente, até tem lógica essa da AE, se for um trambolho com 15 anos não tem necessidade nenhuma, há outras situações bem mais importantes que ver se está descalibrado ou isso. empenado no chassis pode ver-se as longarinas.

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