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Primeiro carro

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    Primeiro carro

    Olá.
    Tirei a carta no início deste ano, sendo que foi um filme e até achei que não era capaz por instantes de fazer a condução (estupidez), e tudo isso originou a que eu tenha ganho aversão a conduzir. Passo a explicar: conduzo quando é extremamente necessário mas é um suplício, não gosto e quando acabo uma viagem, por muito pequena que ela seja, sinto-me cansada e saturada. Resumindo, acho que sou a típica mulher que não gosta de conduzir. Tirando isso, não me considero azelha nível máximo, mas também não sou uma pro, dado a pouco experiência e o pouco tempo de carta. Mas sou uma pessoa atenta e cuidadosa na estrada.
    Estou a pensar comprar o meu primeiro carro daqui a uns meses porque por mais que não goste, tenho que ir para os sítios, e como não percebo nada de carros gostava de uma pequena ajuda, umas sugestões e umas dicas aquando da pesquisa por um carro.
    De preferência queria um carro que não fosse além dos 2500€/3000€, que fosse fácil de conduzir (se tiver uma caixa automática melhor), fácil de estacionar e que caiba em qualquer lado e que consuma pouco.
    Como é óbvio, sendo eu como sou, já estive a ver um monte de smarts, mas toda a gente me diz que são carros inseguros.
    Alguém para me ajudar? Obrigada

    #2
    Pois, pela tua descrição também ia sugerir um Smart.

    Isso de ser inseguro é um bocado de treta. Em termos de segurança passiva (em caso de acidente), o carro tem uma construção extremamente robusta e rígida. Há vários testes na internet e imprensa especializada a prová-lo. Em relação à estabilidade, ele vem "armado" com a maioria dos sistemas electrónicos de ajuda à condução, como o controlo de estabilidade, etc.

    Por isso, e dado o que descreves, o Smart parece ser mesmo o carro ideal para ti, embora já saibas que só podes levar 1 pessoa contigo e pouca bagagem.

    Pelo teu orçamento só vais é poder aceder quase de certeza aos da 1.ª geração, já com alguns anos em cima.

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      #3
      Eu iria pelo trio c1 aygo e afins, só pela maior versatilidade. Não fala em €€, mas também não sei se saíram - e se sim, se há alguma coisa - com caixa auto

      Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

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        #4
        Como já referido pelo Lino, acho que os Smart seria uma boa escolha, já tive dois, todos comprados para a minha esposa, e ela adorou, e eu também, muito bons citadinos, e até mesmo o espaço interior impressiona.
        A questão do orçamento, realmente dará apenas para um da primeira geração, ou um da segunda a gasolina, e que seja um achado, para aí de 2007.
        É preciso é ter cuidado com os importados, muros deles apenas são importados, com um carradão de KMS martelados cheios de ferrugem por causa do sal no norte da Alemanha, pois muitos deles são importados para fazer dinheiro na venda cá, e não se liga a nada do estado geral deles!
        Em termos de segurança, são carros muito estáveis, com tração traseira, puxam bem, e curvam muito bem!

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          #5
          De facto, o Smart enquadra-se como uma luva no que pretendes. Para quem gosta pouco de conduzir e tem de andar quase sempre na cidade, o Smart é uma opção ajustada e coerente. Mas o problema é que os da 1ª geração não são muito fiáveis (alguns problemas relacionados com a caixa de velocidades) e o orçamento é curto para um de 2ª geração num estado decente.

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            #6
            Originalmente Colocado por Blackcat Ver Post
            Como é óbvio, sendo eu como sou, já estive a ver um monte de smarts, mas toda a gente me diz que são carros inseguros.
            Esse "toda a gente" são pessoas que não percebem nada de carros, mas ainda assim julgam-se em posição de opinar com base nas aparências.



            PS: 60-65mph = ~100km/h

            Comentário


              #7
              Um Honda Jazz, também é boa alternativa para um carro pequeno, mas com imenso espaço!

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                #8
                Tenho orçamento para mais mas queria ficar por estes valores pq no fim ao cabo é um primeiro carro... Mas por outro lado, gastar mais e comprar algo melhor não deixa de ser mal pensado, tem é que ser bem ponderado!
                Quanto a bagagem e só poder levar uma pessoa não é problema (para já)..

                Comentário


                  #9
                  Estive a ver fotos e não gostei muito da estética do carro!! Obrigada pela sugestão!

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                    #10
                    Pois, já li por aqui e em fóruns de smarts acerca dos importados... Caso a pessoa que esteja a vender um importado e não seja sincera quanto a isso, há forma de um mecânico saber? A resposta pode parecer óbvia mas eu sou muito Zeca em relação a carros, daí a questão

                    Comentário


                      #11
                      O smart tb me parece o mais indicado. Contudo conhecidos já me recomendaram carros como os Toyota yaris, clios, que acabam por ser económicos e também fáceis de conduzir e costumam ter à venda dentro desses valores

                      Comentário


                        #12
                        Estive num loop de videos acerca da segurança dos smarts! Não tinha a noção
                        O que me dizem também é que em pontes, como por ex ponte da Arrábida no Porto (que é muito alta), em dias de vento e chuva o carro dança e é muito mais susceptível de um acidente. O que achas?

                        Comentário


                          #13
                          Não há como negar que um carro com distância entre eixos curta, relativamente estreito e alto como o Smart dá um feeling de um pouco mais de insegurança que uma "banheira" larga e comprida, mas daí a ser um carro perigoso vai uma longa distância. E também não é propriamente todos os dias que sopra uma tempestade por cima de uma ponte alta e que andamos em cima delas.

                          De resto, um carro pequeno de 4/5 lugares como um Toyota Yaris da 1.ª geração também é porreiro, para além de ser fiável. Deves é tentar encontrar um exemplar a partir de 2001, creio, que foi quando a carroçaria foi reforçada para melhor resistir aos embates. A versão testada pelo Euro NCAP já tinha esses reforços, mas o anterior era mais frágil. E não é algo que se distinga pela estética, pois eles são iguais/da mesma geração.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Blackcat Ver Post
                            Pois, já li por aqui e em fóruns de smarts acerca dos importados... Caso a pessoa que esteja a vender um importado e não seja sincera quanto a isso, há forma de um mecânico saber? A resposta pode parecer óbvia mas eu sou muito Zeca em relação a carros, daí a questão
                            Sim, isso é relativamente fácil de verificar. Nem precisa de ser um mecânico, basta alguém que perceba de carros. É fácil identificar componentes degradados devido ao sal das estradas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Blackcat Ver Post
                              já li por aqui e em fóruns de smarts acerca dos importados... Caso a pessoa que esteja a vender um importado e não seja sincera quanto a isso, há forma de um mecânico saber?
                              A maneira mais rápida que conheço de saberes se um carro é importado, é ires a um simulador de seguros como o da Ok Teleseguros e insere a matrícula do carro em que estás interessada. Diz-te logo se é importado ou nacional.

                              Não estou com isto a dizer que deves fazer seguro com essa companhia, estou só a dizer para tirares proveito do simulador deles

                              Mas se desenvolveres interesse por automóveis, a dada altura até podes ver isso a olho nú, simplesmente pela matrícula. Por exemplo, se identificas que é um Smart de primeira geração, pré-facelift, mas tem matrícula com letras ao centro, já sabes... é importado.

                              Originalmente Colocado por Blackcat Ver Post
                              O que me dizem também é que em pontes, como por ex ponte da Arrábida no Porto (que é muito alta), em dias de vento e chuva o carro dança e é muito mais susceptível de um acidente. O que achas?
                              Acho aquilo que diz no código da estrada... adapta-se a velocidade às condições do clima, piso, e tráfego. Além disso, o Smart de primeira geração, sem nada lá dentro, pesa cerca de 700kg, e as gerações seguintes até são mais pesadas. Se fosse realmente perigoso, imagina quem anda em motociclos... primeiro voavam, depois iam a nado.

                              Como dizes que conduzes com calma, e mais por necessidade do que prazer, não vejo como possas correr qualquer perigo.

                              Comentário


                                #16
                                VW Fox/Lupo
                                Seat Arosa
                                Corsa C
                                Citroen C2
                                Peugeot 107

                                Alguém que poste aqui o preço de um pára-choques ou um simples farol de um Smart...

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Blackcat Ver Post
                                  Estive num loop de videos acerca da segurança dos smarts! Não tinha a noção
                                  O que me dizem também é que em pontes, como por ex ponte da Arrábida no Porto (que é muito alta), em dias de vento e chuva o carro dança e é muito mais susceptível de um acidente. O que achas?
                                  Eu sou suspeito porque vou sempre recomendar Smart, e com isto digo por já ter apanhado um importado, com KMS martelados e com ratos a fazer ninho nas cabulagens elétricas, mas também por ter tido uma pérola que me deixou muita saudade! Acho que gostava mais do carro que a minha mulher gostava dele!
                                  Quem experimenta o conceito, e vê pelo lado prático é top!
                                  Se for cabrio então, basta ires dar uma voltinha a praia mais a amiga, beber um cafezinho a mirar os gajos!
                                  Realmente se tens forma de esticar o orçamento, optaria por algo mais recente, a gasolina.
                                  O carro vareja tanto como outro qualquer, não são carros para andar a altas velocidades, mas eu que já tive um Ibiza Fr que tem uma suspenção mais seca, de forma a agarrar melhor a estrada, com o Smart fazia as curvas a mesma velocidade sem medos! Em linha recta efectivamente nota-se mais o vento mas nada que assuste!
                                  A conduzir é sempre com as duas mãos no volante, e não, como na maioria dos casos com uma no volante e outra a agarrar o telemóvel a mandar SMS!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já vi imensos anúncios relativamente a smarts entre 2003 e 2006 a 2500€/3000€ e com 170,180 mil km. Com isto pergunto, vale a pena? E falando de um carro sem problemas claro ou coisas para arranjar
                                    Editado pela última vez por Blackcat; 15 July 2020, 22:14.

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                                      #19
                                      Obrigada pelas sugestões! O 107 também já esteve na minha mira!

                                      Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                      Alguém que poste aqui o preço de um pára-choques ou um simples farol de um Smart...
                                      Presumo que seja caro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Conduzi o yaris quando andava a fazer as aulas de condução e gostei muito! Carro fácil de conduzir, económico, bonitinho... Tenho visto imensos na estrada e tb me tem chamado a atenção também e é uma escolha mais barata talvez!

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                                          Acho aquilo que diz no código da estrada... adapta-se a velocidade às condições do clima, piso, e tráfego. Além disso, o Smart de primeira geração, sem nada lá dentro, pesa cerca de 700kg, e as gerações seguintes até são mais pesadas. Se fosse realmente perigoso, imagina quem anda em motociclos... primeiro voavam, depois iam a nado.

                                          Como dizes que conduzes com calma, e mais por necessidade do que prazer, não vejo como possas correr qualquer perigo.
                                          Claro que sim... Sabes que isto de ter literalmente toda a gente a quem digo que estou de olho em smarts a dizer-me coisas absurdas, faz-me por momentos acreditar nelas
                                          Obrigada pela dica da OK Teleseguros, não fazia a mínima

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                                            Acho aquilo que diz no código da estrada... adapta-se a velocidade às condições do clima, piso, e tráfego. Além disso, o Smart de primeira geração, sem nada lá dentro, pesa cerca de 700kg, e as gerações seguintes até são mais pesadas. Se fosse realmente perigoso, imagina quem anda em motociclos... primeiro voavam, depois iam a nado.

                                            Como dizes que conduzes com calma, e mais por necessidade do que prazer, não vejo como possas correr qualquer perigo.
                                            Claro que sim... Sabes que isto de ter literalmente toda a gente a quem digo que estou de olho em smarts a dizer-me coisas absurdas, faz-me por momentos acreditar nelas
                                            Obrigada pela dica da OK Teleseguros, não fazia a mínima

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                                              A maneira mais rápida que conheço de saberes se um carro é importado, é ires a um simulador de seguros como o da Ok Teleseguros e insere a matrícula do carro em que estás interessada. Diz-te logo se é importado ou nacional.

                                              Não estou com isto a dizer que deves fazer seguro com essa companhia, estou só a dizer para tirares proveito do simulador deles

                                              Mas se desenvolveres interesse por automóveis, a dada altura até podes ver isso a olho nú, simplesmente pela matrícula. Por exemplo, se identificas que é um Smart de primeira geração, pré-facelift, mas tem matrícula com letras ao centro, já sabes... é importado.



                                              Acho aquilo que diz no código da estrada... adapta-se a velocidade às condições do clima, piso, e tráfego. Além disso, o Smart de primeira geração, sem nada lá dentro, pesa cerca de 700kg, e as gerações seguintes até são mais pesadas. Se fosse realmente perigoso, imagina quem anda em motociclos... primeiro voavam, depois iam a nado.

                                              Como dizes que conduzes com calma, e mais por necessidade do que prazer, não vejo como possas correr qualquer perigo.



                                              Mas nem sempre apesar de tudo está correcto, essa questão do simulador.

                                              Há na família um carro "nacional" e no entanto o simulador atribui que é importado...

                                              Comentário

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