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Ventoinha explodiu enquanto fazia IPO

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    Ventoinha explodiu enquanto fazia IPO

    Boas,

    Levei um VAG 2.5 TDi AKE à IPO e aconteceu algo estranho. Estive 1 hora cá fora à espera com o A/C ligado e a temperatura do motor nunca passou dos 90C, tudo OK. De vez em quando acelerava até à 2000 RPM por uns minutos, não fosse ficar com a bateria descarregada.
    Quando calha a minha vez, o inspector faz o teste de emissões e acelerou até às 3500 RPM. À segunda "aceleradela" a ventoinha mandou um estouro e desfez-se toda. A ventoinha do A/C é eléctrica mas a do motor é de acoplamento viscoso, atinge mais RPM. Aquilo parecia uma bomba, só sobrou mesmo o rotor de plástico preso à embraiagem de metal.
    O inspector disse-me que a responsabilidade dos custos de reparação é do proprietário ou de quem vendeu o carro ao proprietário (o carro não é meu e sei que a pessoa em questão comprou o carro à 8 meses, mas tem aquela garantia para carros usados de uma seguradora).

    A questão é: A responsabilidade dos danos é do centro de inspecções ou não? É que eu acho que não. Mas o proprietário insiste que é, eu disse-lhe para accionar a garantia e ele diz que aquilo não faz parte do motor e por isso a garantia não cobre e agora quer meter o centro de inspecções em tribunal

    #2
    Situação complicada.

    Por um lado, estavas a efetuar a IPO e ocorreu um dano ; por outro lado não é possível apurar com 100% de certezas se esse dano se deveu exclusivamente à IPO ou se podia também ocorrer em condução.

    Comentário


      #3
      A culpa não é da IPO.

      Comentário


        #4
        Um motor rodar às 3500 rotações faz parte do esperado de qualquer um. Portanto a ventoinha morrer enquanto o inspector tinha o motor dentro dos limites normais de utilização, não me parece culpa dele...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Situação complicada.

          Por um lado, estavas a efetuar a IPO e ocorreu um dano ; por outro lado não é possível apurar com 100% de certezas se esse dano se deveu exclusivamente à IPO ou se podia também ocorrer em condução.
          O inspector tirou fotos e disse-me que dos 3 parafusos que seguram o rotor contra a peça de metal só um estava totalmente apertado, e eu confirmei isso, também achei estranho. Parece-me que houve uma espécie de "descalibração" e a ventoinha tocou no radiador e partiu. Acho difícil uma ventoinha partir-se apenas com a força centrifuga. Ele disse que se não partisse ali, ia partir quando tivesse que puxar pelo motor até tipo 4000 RPM, por exemplo, para ultrapassar. Também falei com o chefe do centro e que me disse que o inspector fez o procedimento habitual que faz em todos os veículos de acordo com os requisitos legais, e por isso não existe ali negligência, mas sim falha do material. Isto é complicado...

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            #6
            Originalmente Colocado por drifit Ver Post
            Um motor rodar às 3500 rotações faz parte do esperado de qualquer um. Portanto a ventoinha morrer enquanto o inspector tinha o motor dentro dos limites normais de utilização, não me parece culpa dele...
            Sim, mas o dono do carro também me culpa a mim parcialmente porque o motor esteve em esforço durante 1 hora e tal com a ventoinnha quase sempre a funcionar, mas acho que qualquer motor moderno deve aguentar isso, certo? E 36º de temperatura exterior não é calor extremo. O carro é de 2001 e um 2.5 TDI é um motor robusto, acho eu...

            Comentário


              #7
              se uma viatura não aguenta a IPO é sinal que não está de todo preparada para ser usada na via publica, aliás esse é o proposto da inspecção.
              também já tive um carro que rebentou uma malha de aço da goodridge em cima dos rolos, azar o meu e tive de resolver para ficar em conformidade com o uso na via publica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BLZ83 Ver Post
                Sim, mas o dono do carro também me culpa a mim parcialmente porque o motor esteve em esforço durante 1 hora e tal com a ventoinnha quase sempre a funcionar, mas acho que qualquer motor moderno deve aguentar isso, certo? E 36º de temperatura exterior não é calor extremo. O carro é de 2001 e um 2.5 TDI é um motor robusto, acho eu...
                É um pouco fiável 2.5 tdi com 20 anos, o dono deve ficar contente de ter sido só a ventoinha, que até imagino que não fique particularmente caro substituir (não sei como é em termos de mão de obra)

                Comentário


                  #9
                  No meio tanto mal calhou nao ter voado estilhaços contra ninguém por perto
                  Editado pela última vez por Rools; 19 July 2020, 07:23.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BLZ83 Ver Post
                    a pessoa em questão comprou o carro à 8 meses, mas tem aquela garantia para carros usados de uma seguradora).

                    A questão é: A responsabilidade dos danos é do centro de inspecções ou não? É que eu acho que não. Mas o proprietário insiste que é, eu disse-lhe para accionar a garantia e ele diz que aquilo não faz parte do motor e por isso a garantia não cobre e agora quer meter o centro de inspecções em tribunal
                    Era o que faltava uma garantia de usados estar limitada só ao motor, ou só a outra peça qualquer. Mesmo que a "garantia" do stand tenha essa alínea ("só motor e caixa", por exemplo) é ilegal e deve ser considerada nula. A garantia é sempre geral, e tal como a garantia para novos, só exclui material de desgaste.

                    Ele que leia tudo o que já está neste tópico: Garantia de Usados.

                    Dito isto, agora pergunto eu, as ventoinhas, como parte do sistema de refrigeração, são consideradas "material de desgaste"? Eu sempre pensei que não.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                      No meio tanto mal calhou nao ter voado estilhaços contra ninguém por perto
                      A coisa de 3 anos, eu também estava a acelerar ao limite um carro com ventilação a ar (Citroën visa, com o motor igual ao do 2 cv) e aquilo mandou semelhante estouro bateu me a polie na coxa e canela (ainda hoje tenho a cicatriz) e uma pá da ventoinha razou me o pescoço (arranhou só).
                      Por isso posso dizer que não ter aleijado a serio ninguém que se dêem por contentes!

                      Comentário


                        #12
                        ventoinhas são peças de desgaste. nenhuma seguradora do mundo cobre isso

                        não havia era necessidade de deixar o motor a trabalhar uma hora. mas não será por isso, obviamente. isso apenas leva a que a ventoinha atue mais frequentemente para manter o fluido de refrigeração fresco, já que não há ventilação natural por movimento

                        Comentário


                          #13
                          Esquece. A ventoinha já estaria rachada, com excentricidade, e acabou por partir ali como podia partir noutro lado qualquer. Antes ali do que em viagem! Obviamente que a culpa não é do IPO, isso é feito para aguentar toda a vida do carro, milhares e milhares de horas de trabalho.

                          Comentário


                            #14
                            Não acho nada de mais 1 hora parado ao ralenti com o AC ligado.
                            Acho que isso ter acontecido ali é coincidência, mas o proposito da inspeção é ver se está tudo bem com a viatura, e com essa viu-se bem que não estava.
                            Outra coisa, dizes que aceleravas de vez em quando para não descarregar a bateria... O alternador no ralenti chega e sobra para o consumo que estavas a ter com o AC ligado, diria mesmo que chega e sobra para todo o cunsumo eletrico do carro.

                            Comentário


                              #15
                              O IPO tem 0 de responsabilidades.
                              Nao ha' aqui grandes responsabilidades num carro com pecas com 20 anos e nao sei quantos Kms no lombo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BLZ83 Ver Post
                                Sim, mas o dono do carro também me culpa a mim parcialmente porque o motor esteve em esforço durante 1 hora e tal com a ventoinnha quase sempre a funcionar, mas acho que qualquer motor moderno deve aguentar isso, certo? E 36º de temperatura exterior não é calor extremo. O carro é de 2001 e um 2.5 TDI é um motor robusto, acho eu...
                                Também não tinhas mais nenhum lugar do que estar dentro do carro à torreira do sol com o motor ligado e o carro parado com o A/C a bombar durante 1 hora, a poluir desnecessariamente a atmosfera e a sobrecarregar termicamente o motor? Não consigo conceber isto, de todo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Também não tinhas mais nenhum lugar do que estar dentro do carro à torreira do sol com o motor ligado e o carro parado com o A/C a bombar durante 1 hora, a poluir desnecessariamente a atmosfera e a sobrecarregar termicamente o motor? Não consigo conceber isto, de todo.
                                  O pessoal esquece-se de que um carro com 20 anos pode ter la' dentro muita coisa presa por arames (nao de forma literal).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nem num carro novo eu faria isso!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                      Situação complicada.

                                      Por um lado, estavas a efetuar a IPO e ocorreu um dano ; por outro lado não é possível apurar com 100% de certezas se esse dano se deveu exclusivamente à IPO ou se podia também ocorrer em condução.
                                      como é que a situação é complicada?
                                      O que é que o inspetor fez ao carro que o pudesse avariar?
                                      Nos testes de emissões o motor tem que ser acelerado até determinada rotação, rotação essa que é bem inferior à rotação máxima do motor.
                                      O carro calhou de avariar na IPO, não foi a IPO que avariou o carro.
                                      Nem compreendo compreendo é que alguém, numa situação destas pode pensar que a responsabilidade da avaria é da IPO!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                        como é que a situação é complicada?
                                        O que é que o inspetor fez ao carro que o pudesse avariar?
                                        Nos testes de emissões o motor tem que ser acelerado até determinada rotação, rotação essa que é bem inferior à rotação máxima do motor.
                                        O carro calhou de avariar na IPO, não foi a IPO que avariou o carro.
                                        Nem compreendo compreendo é que alguém, numa situação destas pode pensar que a responsabilidade da avaria é da IPO!!!
                                        O que fez ? acelerou até as 3500rpm.

                                        Tudo bem que o motor tem de estar concebido para aguentar esses regimes, ninguém coloca isso em causa.

                                        No entanto , eventualmente se ninguém tivesse feito essa aceleração (ainda) não tinha ocorrido o problema.

                                        Portanto isto não é uma ciência exata.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                          ventoinhas são peças de desgaste. nenhuma seguradora do mundo cobre isso

                                          não havia era necessidade de deixar o motor a trabalhar uma hora. mas não será por isso, obviamente. isso apenas leva a que a ventoinha atue mais frequentemente para manter o fluido de refrigeração fresco, já que não há ventilação natural por movimento
                                          Ventoinhas são peças de desgaste?!

                                          De quantos em quantos kms é que a marca do carro prevê a troca de ventoinhas , sabes ?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                            O que fez ? acelerou até as 3500rpm.

                                            Tudo bem que o motor tem de estar concebido para aguentar esses regimes, ninguém coloca isso em causa.

                                            No entanto , eventualmente se ninguém tivesse feito essa aceleração (ainda) não tinha ocorrido o problema.

                                            Portanto isto não é uma ciência exata.
                                            Pois mas faz parte do procedimento acelerar a essa rotação, porque é uma rotação dentro do normal do veículo. Se levares um carro sem óleo à inspecção e o motor fritar também é culpa do inspector? Se tiveres uma correia de distribuição com mudança atrasada há 2 ou 3 anos e ela partir, também é culpa do inspector? Se tiveres uma ventoinha já previamente danificada/desgastada/com defeito e ela ceder - única forma de ceder estando o motor a rodar a 3500rpm - também é culpa do inspector? Isso é forçar meter a culpa em alguém...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BLZ83 Ver Post
                                              De vez em quando acelerava até à 2000 RPM por uns minutos, não fosse ficar com a bateria descarregada.
                                              Oi? Percebes alguma coisa de carros? Nem a minha Maria dizia uma barbaridade destas !!!
                                              Editado pela última vez por PugGT; 19 July 2020, 14:12.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                Ventoinhas são peças de desgaste?!

                                                De quantos em quantos kms é que a marca do carro prevê a troca de ventoinhas , sabes ?
                                                Quando um carro chega aos 20 anos tudo sao peças de desgaste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                  O que fez ? acelerou até as 3500rpm.

                                                  Tudo bem que o motor tem de estar concebido para aguentar esses regimes, ninguém coloca isso em causa.

                                                  No entanto , eventualmente se ninguém tivesse feito essa aceleração (ainda) não tinha ocorrido o problema.

                                                  Portanto isto não é uma ciência exata.
                                                  Se não aguentou essas rpm então não cumpria os requisitos de homologação, de fábrica, whatever = não passa na ipo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A culpa OBVIAMENTE não é da IPO.

                                                    "No entanto , eventualmente se ninguém tivesse feito essa aceleração (ainda) não tinha ocorrido o problem"

                                                    Também não tinhas passado o carro na inspeção. E se o carro se desfaz com uma aceleração é porque não está grande coisa.

                                                    Indo por essa lógica sempre que algo esteja para partir/avariar é só ir a uma IPO e quando partir nas mãos do inspetor é só imputar-lhe a responsabilidade, fácil

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obrigado pelas vossas opiniões.

                                                      Pessoal, eu ali não tive hipótese, não havia sombra e estava muita gente. Teve que ser mesmo com o A/C ligado senão morria lá dentro, as temperaturas podem atingir 60º/70º dentro do habitáculo. Atenção que o compressor não está sempre ligado, de vez em quando vinha um pouco de ar menos frio, mas logo a seguir o compressor ligava e arrefecia outra vez. E não estava com a temperatura no mínimo, estava a 20º em modo automático, 36º no exterior. Então e se um gajo tiver numa fila de 3 horas causada por um acidente? já me aconteceu na A1 sob calor tórrido.

                                                      @LinoMarques - Eu tenho um Qashqai 1.6 DCi de 2019 e já estive 2 horas parado com o A/C ligado. Até é bom para testar, em caso de problemas, a garantia cobre.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                        Oi? Percebes alguma coisa de carros? Nem a minha Maria dizia uma barbaridade destas !!!
                                                        Não, mas eu ia jurar que o alternador emite corrente máxima às 2000 RPM, certo? Na altura a bateria estava um algo fraca porque o carro teve parado por algum tempo.

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                                                          #29
                                                          Resumindo e concluindo; era um carro preso por arames.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Quando um carro chega aos 20 anos tudo sao peças de desgaste.
                                                            É isto.. já tive de trocar uma das ventoinhas da frente porque em funcionamento já começava a querer roçar no plástico, e no verão não poder ligar AC é criminoso.

                                                            50€ e o elevador emprestado do mecânico resolveram rapidamente o problema.

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