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Alunos de Quadro de Honra chumbados - não um, mas dois anos

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    Alunos de Quadro de Honra chumbados - não um, mas dois anos

    Alunos de Quadro de Honra chumbados


    O ensino escolar em Portugal permite que os professores dêem todas as oportunidades possíveis para ajudar a passagem de ano dos alunos, sendo por isso difícil alguém ficar retido. Ainda com negativas a matemática e a português pode-se passar o ano. Uma notícia no Público, a 7 de Junho de 2020, intitula-se “Um terço dos estudantes continua a entrar no secundário com negativa a Matemática”.
    Então por que razão dois alunos naturais de Famalicão, no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, no 9º e 7º anos, foram chumbados não um, mas dois anos escolares? Por que é que, se são ambos alunos com média de 5 valores, do Quadro de Honra e participantes vencedores de múltiplas Olimpíadas educativas, são obrigados a repetir toda a matéria, são colocados em turmas com alunos dois anos mais novos e terão de ficar com este chumbo de dois anos no seu currículo escolar?

    Simplesmente porque não frequentaram uma disciplina, recentemente criada (ano lectivo 2018/2019) chamada Cidadania e Desenvolvimento (CD), pois os seus pais usaram um direito garantido na Constituição, que é a objeção de consciência.
    O Ministério de Educação emitiu um despacho assinado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, onde anula a decisão de os terem passado o ano passado, e os retêm neste ano escolar. Sendo assim, os dois alunos deveriam repetir dois anos escolares, desta vez, claro, frequentando a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.


    Quem, afinal, tem mais poder de decisão na educação das crianças: os pais ou o Estado? É uma pergunta que se tem repetido ao longo dos tempos e que continua a dividir a esfera política.É o caso do meu amigo Artur Mesquita Guimarães, pai destes dois alunos que já luta sozinho nesta batalha desde 2008, altura em que usou o seu direito de objeção de consciência para não autorizar os seus filhos a frequentarem esta disciplina (Educação Sexual). Citou o Artigo 36 da Constituição Portuguesa que diz que “os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos.” Alguns dos tópicos da disciplina Cidadania e Desenvolvimento são igualdade de género, interculturalidade, sexualidade e media e estes pertencem mais à responsabilidade educativa da família e não do Estado, especialmente se a ideologia do Estado não está em sintonia com a da família. Aliás, a escola está para ajudar a família no que for preciso para a educação (procura da Verdade) das crianças, e não para ultrapassar os seus limites e coagir pelo medo à frequência duma disciplina que vai contra a consciência dos pais. A Constituição determina que incumbe ao Estado, para proteção da família, cooperar com os pais na educação dos seus filhos (Artigo 67 da Constituição Portuguesa).

    Neste contexto, gostaria de referir que frequentei a escola pública desde a primária até ao 12º ano na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Recordo-me perfeitamente não de um, mas de muitíssimos alunos que não frequentavam as aulas que continham conteúdos semelhantes aos lecionados nesta disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Eram alunos que provinham de ascendências diversas e religiões diversas, embora a maioria fosse cristã. Nem os alunos nem os pais eram ostracizados. Eram respeitados na sua diferença. Era um procedimento simples: os pais assinavam um formulário e os alunos não frequentavam a aula. Não se iniciava uma guerra fria pior do que a do século passado contra os pais. Até nas outras disciplinas, como ciência ou filosofia, o professor tinha cuidado para não interferir com a liberdade de pensamento individual dos alunos e respetivas famílias. Talvez porque os Estados Unidos é um país maior e está habituado a um influxo enorme de imigrantes desde a sua origem, parece normal e até expetável que nem todos os alunos e as suas famílias concordem nestas matérias tão sensíveis. Os próprios professores têm opiniões diversas sobre estas matérias.
    Em Portugal, a situação é diferente. Artur Mesquita Guimarães é dos poucos pais (ou único?), que usa um direito imprescindível e essencial para a liberdade de todos que é a objeção de consciência. Artur Mesquita Guimarães é dos poucos que escreve cartas ao secretário de Estado, ao Primeiro Ministro e ao Presidente da Republica a denunciar a sua situação e a dos seus filhos perante a escola, ao usar este direito.
    Com este despacho a chumbar os alunos dois anos e a obrigá-los a repetir a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento este pai está sozinho contra o Ministério de Educação com dois processos no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.
    Haverá outros pais nesta situação que nem se atrevem a exercer um direito fundamental de objeção de consciência pois são “manietados”, como diz o Artur Mesquita Guimarães? Este pai manifesta que tem coragem e que está informado para defender os seus filhos, possivelmente, pondo em risco a carreira académica deles.
    Este é um repto a todos os pais, para que estejam a par do que é lecionado nas disciplinas obrigatórias dos seus filhos e para que exerçam os seus direitos como educadores primários.



    entretanto:

    https://www.noticiasviriato.pt/min-d...a-em-tribunal/

    ...

    No início da semana de 13 de Julho, com a ajuda de um advogado pro-bono, foi colocado no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga dois processos: Uma providência cautelar de carácter urgente e temporário com o objectivo de anular o despacho, e uma acção administrativa regular. A providência cautelar já teve um resultado favorável a Artur, tendo o Ministério da Educação 10 dias para apresentar uma oposição.
    ...

    #2
    Exatamente porque "Ainda com negativas a matemática e a português pode-se passar o ano", alguma coisa está mal contada nessa história.
    Ninguém repetiria o ano por causa de negativa a Cidadania. A coisa tem de ser mais complexa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
      Exatamente porque "Ainda com negativas a matemática e a português pode-se passar o ano", alguma coisa está mal contada nessa história.
      Ninguém repetiria o ano por causa de negativa a Cidadania. A coisa tem de ser mais complexa.
      A questão não é a negativa. São as faltas.

      Comentário


        #4
        A minha opinião muito rápida.

        Concordo que a disciplina devia ser repensada e total ou parcialmente opcional caso se mantivesse.

        Acho bem que alguém lute para mudar isso, mas acho de uma brutalidade e de uma estupidez atroz que o homem utilize os filhos na frente de batalha. São eles os mais prejudicados.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
          A questão não é a negativa. São as faltas.
          Exacto. Não é por acaso que na AR o pessoal está habituado a marcar presenças fantasma.

          Pouco importa se trabalham ou não, o importante é estar "presente".

          Comentário


            #6
            Esse senhor faz-me lembrar umas beatas aqui da terra. Quando, nos idos anos 70, uma professora de moral ousou pronunciar a palavra “esperma”... vá de boicote e abaixo assinado para tirar a aspirante a Belzebu da escola.

            Anyway, uma pena que meu pai não tenha tomado a mesma decisão, relativamente e EVT/EV. 5 anos de tortura que passei naquelas salas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Esse senhor faz-me lembrar umas beatas aqui da terra. Quando, nos idos anos 70, uma professora de moral ousou pronunciar a palavra “esperma”... vá de boicote e abaixo assinado para tirar a aspirante a Belzebu da escola.

              Anyway, uma pena que meu pai não tenha tomado a mesma decisão, relativamente e EVT/EV. 5 anos de tortura que passei naquelas salas...
              Passou-me exatamente a mesma coisa pela cabeça. Era mesmo um suplício para mim, pois nunca gostei de desenho (como deu para ver aqui https://forum.motorguia.net/off-topi...post1070844590). Era bom aluno e tive negativa a isso.

              E parece hereditário. Se pudesse também safava o meu puto disso. Lá vai arrastando o 3, mas com muito sacrifício e pouca vontade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                Passou-me exatamente a mesma coisa pela cabeça. Era mesmo um suplício para mim, pois nunca gostei de desenho (como deu para ver aqui https://forum.motorguia.net/off-topi...post1070844590). Era bom aluno e tive negativa a isso.

                E parece hereditário. Se pudesse também safava o meu puto disso. Lá vai arrastando o 3, mas com muito sacrifício e pouca vontade.
                Havia um acordo tácito, entre mim e os professores. Atrapalhas, levas 2... Estás sossegadinho, levas 3.

                Comentário


                  #9
                  Já vão com sorte em não serem obrigados a ir à Festa do Avante ou ao Acampamento Liberdade.
                  Editado pela última vez por Z00L; 20 July 2020, 17:30.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                    A minha opinião muito rápida.

                    Concordo que a disciplina devia ser repensada e total ou parcialmente opcional caso se mantivesse.

                    Acho bem que alguém lute para mudar isso, mas acho de uma brutalidade e de uma estupidez atroz que o homem utilize os filhos na frente de batalha. São eles os mais prejudicados.
                    Se fosse só essa disciplina...

                    De resto, concordo contigo. Teria mais apoio a deixar os filhos ir enquanto lutava para que pudessem não ir, expondo o que acha estar mal. Mas por outro lado percebo-o... No final, quem se f*** são os filhos...

                    Comentário


                      #11
                      Marialvismo puro e duro.

                      Eu também não concordo com os limites de velocidade, para mim são um disparate, na próxima multa mando uma carta ao Marcelo e peço uma entrevista ao Notícias Viriato.

                      Entretanto coitados dos miúdos. Mas é melhor não se queixarem muito, se não ainda levam umas chibatadas, para aprenderem a ser jovens conservadores de direita.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                        Anyway, uma pena que meu pai não tenha tomado a mesma decisão, relativamente e EVT/EV. 5 anos de tortura que passei naquelas salas...
                        São coisas "um pouco" diferentes!

                        Uma é não gostar, outra é ter objecção do consciência.

                        "É contra os elevados padrões morais desta família aprender pintura!"

                        Really?!?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                          Marialvismo puro e duro.

                          Eu também não concordo com os limites de velocidade, para mim são um disparate, na próxima multa mando uma carta ao Marcelo e peço uma entrevista ao Notícias Viriato.

                          Entretanto coitados dos miúdos. Mas é melhor não se queixarem muito, se não ainda levam umas chibatadas, para aprenderem a ser jovens conservadores de direita.

                          demagogia pura e dura.

                          uma coisa é a ciencia, outra é a doutrinação ideologica, um partido não deve aproveitar-se de estar no poder para fazer doutrinação

                          mas continuem, podem estar a criar os mecanismos para o chega ou algo parecido vir depois a fazer doutrinação, mas de sinal contrário

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                            Entretanto coitados dos miúdos. Mas é melhor não se queixarem muito, se não ainda levam umas chibatadas, para aprenderem a ser jovens conservadores de direita.
                            Não sei se será o caso porque não faço a menor ideia em que consiste a disciplina de 'Cidadania e Desenvolvimento', mas pelo nome nunca é de mais recordar porque a introdução de determinadas displinas no curriculo escolar - como aquelas baseadas em ideologias da treta - é EXTREMAMENTE perigosa:



                            O que se está a passar hoje em dia nos EUA - e também no resto da civilização ocidental - é um perfeito exemplo do que acontece quando se deixa professores com ideologias claramente Marxistas dominar as instituições que ensinam os nossos filhos. Perdeu-se uma geração inteira para uma ideologia que já causou milhões de mortos (literalmente) ao ser posta em prática.

                            Os valores morais e civicos devem ser ensinados na familia e em casa, a escola não está lá para substituir os pais nisso - acho um erro deixar que assim seja - mas para os formar técnicamente.
                            Editado pela última vez por JcRabbit; 20 July 2020, 18:22.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                              Marialvismo puro e duro.

                              Eu também não concordo com os limites de velocidade, para mim são um disparate, na próxima multa mando uma carta ao Marcelo e peço uma entrevista ao Notícias Viriato.

                              Entretanto coitados dos miúdos. Mas é melhor não se queixarem muito, se não ainda levam umas chibatadas, para aprenderem a ser jovens conservadores de direita.
                              Limites de velocidade? Oh avant, novamente esses comparações simplistas e demagógicas?


                              O Chega é que tem razão: a Constituição já não serve...nem sequer ao PS e à esquerda, que a atropela a seu bel prazer...


                              Invocando a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição da República Portuguesa:

                              • “Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos”
                                Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 26º, nº 4.
                              • “Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos”
                                “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas (…) políticas, ideológicas”
                                Constituição da República Portuguesa, artigo 36º, nº 5 e artigo 43º, nº 2.

                              os pais e encarregados de educação das crianças portuguesas, encarregar-se-ão de impedir que esta doutrinação seja feita contra a sua vontade e contra a Constituição, utilizando todos os instrumentos processuais, administrativos e jurídicos à sua disposição para impedir a prossecução desta agenda de doutrinação nas escolas portuguesas.
                              Perante o seu ultimato, não terá outra resposta senão o combate firme do povo para que a Constituição seja respeitada!

                              https://observador.pt/opiniao/ideologia-de-estado/

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post

                                Os valores morais e civicos devem ser ensinados na familia e em casa, a escola não está lá para substituir os pais nisso - acho um erro deixar que assim seja - mas para os formar técnicamente.
                                Nim.

                                Há famílias que de facto não o são de tão disfuncionais, ou pais que arremessam as chatic... (aham!...) as responsabilidades de educação uns para os outros, etc...

                                Não me choca uma disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que pode ir desde não atirar papéis para o chão e respeitar o seu semelhante (elementar) até funcionamento dos órgãos de soberania, deveres e direitos (mais avançado).

                                Ideologias é um risco e é estúpido, pois tanto é criminoso para o indivíduo o pudico "Sexo só depois do casamento e para procriar" como o deboche "Pina que nem um cão e se engravidar aborta". Como é que se explica o meio-termo é que é complicado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  São coisas "um pouco" diferentes!

                                  Uma é não gostar, outra é ter objecção do consciência.

                                  "É contra os elevados padrões morais desta família aprender pintura!"

                                  Really?!?
                                  “É contra os elevados padrões morais desta família reconhecer que deverá existir igualdade de direitos entre heterossexuais, maricas, drag queens, e demais *********s... brancos, pretos, monhés, vermelhos, ciganos e demais espécies... ateus, cristãos, muçulmanos, budistas e demais rapaziada que fala la com o amiguinho invisível” [emoji2]

                                  Epá, falta-me a paciência para estes c0ninh@s.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Nim.

                                    Há famílias que de facto não o são de tão disfuncionais, ou pais que arremessam as chatic... (aham!...) as responsabilidades de educação uns para os outros, etc...

                                    Não me choca uma disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que pode ir desde não atirar papéis para o chão e respeitar o seu semelhante (elementar) até funcionamento dos órgãos de soberania, deveres e direitos (mais avançado).

                                    Ideologias é um risco e é estúpido, pois tanto é criminoso para o indivíduo o pudico "Sexo só depois do casamento e para procriar" como o deboche "Pina que nem um cão e se engravidar aborta". Como é que se explica o meio-termo é que é complicado.
                                    Até podiam aprender a ler um contrato nessa disciplina. Já que na de Português andam demasiado ocupados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      • “Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos”
                                        Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 26º, nº 4.
                                      • “Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos”
                                        “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas (…) políticas, ideológicas”
                                        Constituição da República Portuguesa, artigo 36º, nº 5 e artigo 43º, nº 2.
                                      Oh pá, com tantos colégios privados por aí, o “Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos” está salvaguardado...

                                      PS: “Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos” alguns esquecem-se do "dever"...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        “É contra os elevados padrões morais desta família reconhecer que deverá existir igualdade de direitos entre heterossexuais, maricas, drag queens, e demais *********s... brancos, pretos, monhés, vermelhos, ciganos e demais espécies... ateus, cristãos, muçulmanos, budistas e demais rapaziada que fala la com o amiguinho invisível” [emoji2]

                                        Epá, falta-me a paciência para estes c0ninh@s.
                                        Tudo coisas comparáveis à Geometria Euclidiana!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Tudo coisas comparáveis à Geometria Euclidiana!
                                          Goemetria Euclidiana ainda se aceita, agora desenho livre vai contra as minhas convicções (e habilidades)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Goemetria Euclidiana ainda se aceita, agora desenho livre vai contra as minhas convicções (e habilidades)
                                            Só a palavra livre já remete para o reviralho

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Oh pá, com tantos colégios privados por aí, o “Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos” está salvaguardado...

                                              PS: “Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos” alguns esquecem-se do "dever"...
                                              Então a sugestão é "fugir" do país onde vivo? Como cidadão, se pago impostos, não devo participar activamente para a existência de serviços plurais e livres prestados aos cidadãos?

                                              Ou devo pagar tudo a dobrar? Pago escola pública... e escola privada, pago SNS e... seguro privado...

                                              Deveria ser ao contrário: quem quer ideologias ou serviços extra, que os pague.

                                              Isto entende-se na formação eclesial, onde a doutrina é forte, mas que era suportada pelo clero, e uma oportunidade única de famílias pobres terem filhos a estudar. Mas a escola pública não é grátis, é paga com o meu dinheiro, logo não posso virar as costas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não esquecer a geometria de monge, que aposto que se trata de doutrinação da igreja.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Goemetria Euclidiana ainda se aceita, agora desenho livre vai contra as minhas convicções (e habilidades)
                                                  LOL!

                                                  Eu também tinha muita coisa que não gostava na escola e "gramei" a pastilha.

                                                  Agora, já maior, vacinado e com filhos entendo que a escola deve apresentar um leque de saberes, não demasiado focados, especialmente nestas idades.

                                                  É "dar a provar" de tudo e ajudar a abrir horizontes.

                                                  Eu posso não ter gostado de filosofia, história ou literatura portuguesa, mas acho positivo agora ter a capacidade de olhar as coisas de outros pontos de vista, ter uma perspectiva de como chegámos a 2020 ou a apreciar um livro pelo uso esmerado do português.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                    Não esquecer a geometria de monge, que aposto que se trata de doutrinação da igreja.
                                                    LOL, já não me lembrava desse nome alternativo na Geometria Descritiva! Bem lembrado!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      LOL, já não me lembrava desse nome alternativo na Geometria Descritiva! Bem lembrado!
                                                      Estás a ver. Até a DGD era opcional...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No Brasil parece que já andou por lá um movimento dedicado à "Escola sem partido": https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sem_Partido

                                                        Um dos cartazes controversos, que o movimento colocava nas escolas, era isto:

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Estás a ver. Até a DGD era opcional...
                                                          Não sei como é agora ou era no teu tempo, mas qd eu era puto, Geometria Descritiva (não tinha a palavra Desenho antes) era de facto opcional (era cadeira do grupo B, da malta que queria seguir engenharias).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Relativamente à disciplina de CeD, é pertinente, tendo dois tópicos que podem ser polémicos: igualdade de género e sexualidade.

                                                            Mas só são (ou podem ser) problemáticas se o professor/escola quiser.

                                                            Mas esse problema acontece com história, português e até ciências ou matemática se o professor quiser. E o problema é a possivel doutrinação.

                                                            Dado como deve ser, não vejo problema em falar que há pessoas com diferentes opções e que não os devemos matar, nem sequer tratar mal por isso. E que há doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejáveis que podem ser evitadas.

                                                            Comentário

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