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Italian Tuneup: Sim ou não?

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    Italian Tuneup: Sim ou não?

    Um assunto algo polémico, mais a mais nos carros atuais .... a diesel mas cá vai?

    O que dizem acerca do italian tuneup? Funciona? Só uma desculpa para andar a 200? Nos carros atuais, nomeadamente a diesel trás algum beneficio?

    Hoje experimentei no Grande Punto do trabalho, 15 minutinhos de AE a 170 ás 4500 rpm em 5a, onde começa o corte da injeção de combustível.

    Resultado, estragou as médias e surpreendeu-me, nunca pensei que o 1.3 75cv desse 170

    Aparentemente de volta a casa pela EN pareceu mais "solto" e com um relantim mais estável.

    PS: Ao inicio mandou uma fumarada que parecia "habemospapa", durante 1 ou 2 minutinhos


    Mandem lá o vosso testemunho
    Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 30 July 2020, 18:10.

    #2
    Nas 4500 rpm não, mas no meu carro atual - diesel moderno com FAP - é frequente fazer alguns percursos de AE propositadamente em 5.ª para aumentar as rotações.

    Ando ali uns 15 km em 5.ª nas 3500 rpm.

    Não sei se faz bem ou mal, mas pelo menos, psicologicamente, sinto que estou a evitar a acumulação de carvão na admissão e todas estas questões inerentes aos motores diesel.

    Comentário


      #3

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
        Nas 4500 rpm não, mas no meu carro atual - diesel moderno com FAP - é frequente fazer alguns percursos de AE propositadamente em 5.ª para aumentar as rotações.

        Ando ali uns 15 km em 5.ª nas 3500 rpm.

        Não sei se faz bem ou mal, mas pelo menos, psicologicamente, sinto que estou a evitar a acumulação de carvão na admissão e todas estas questões inerentes aos motores diesel.
        Para eliminar o dito carvão penso que seja necessário aumentar a temperatura, supostamente há de ser o mais alta dentro dos possíveis quando vais na redline ou no caso do GP com o 1.3 que não marca redline mas simplesmente para de debitar gasóleo e não desenvolve mais a partir das 4500 rpm.

        No carro em questão notei as diferenças que relatei no primeiro post, e realmente nas primeirs "sopradelas" saiu algum fumo preto

        Comentário


          #5
          Eu como ando praticamente sempre acima das 4000 não posso opinar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sacco Ver Post
            Eu como ando praticamente sempre acima das 4000 não posso opinar
            Eu também ando, quando chega a reserva e já peço ao boss para abastecer

            No meu carro pessoal, sempre em "modo eco" que a gota está cara Mas uma vez por outra em AE lá vai na casa dos 17/180 para "limapar o carvão"

            Mas segundo o video, o melhor será mesmo andr ali a rpm contantes tipo 3000 certo? E suponho que num diesel seja mesmo impossível atingir os 300 e picos graus, num gasosas ainda acredito....

            Comentário


              #7
              Muito interessante, esse vídeo.

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                #8
                Italian Tune up: Quem nunca

                Comentário


                  #9
                  No diesel duvido muito que haja grandes depósitos de carvão.
                  No a gasolina então, devem ser inexistentes. Só pelo facto de que, quando ando com ele, até os guarda-lamas ficam a ferver.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    No diesel duvido muito que haja grandes depósitos de carvão.
                    No a gasolina então, devem ser inexistentes. Só pelo facto de que, quando ando com ele, até os guarda-lamas ficam a ferver.
                    Punto é máquinaaa

                    O que "tenho" é do trabalho e por norma faço sempre 100 a 200KM/dia mas sempre em "modo eco", se for à AE e puxar por ele sai sempre 1 ou 2 minutos de fumo e depois ao chegar a casa noto logo um trabalhar mais "certinho"

                    De qualquer forma é sempre um prazer fazer um italian tuneup, especialmente quando não somos nós a pagar o gasóleo

                    E no Gpunto até tem a sua graça, no "meu" pelo menos é engraçado porque um gajo parece que vai numa caixa de fosforos, vais a 170 e parece que vais a 200. MAs isto deve ser por ser o Van e ter pneus chinocas

                    No ibiza não tem tanta piada, vais a 170 e parece que não se passa nada. Menos piada tem quando chega a altura de abastecer

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                      Um assunto algo polémico, mais a mais nos carros atuais .... a diesel mas cá vai?

                      O que dizem acerca do italian tuneup? Funciona? Só uma desculpa para andar a 200? Nos carros atuais, nomeadamente a diesel trás algum beneficio?

                      Hoje experimentei no Grande Punto do trabalho, 15 minutinhos de AE a 170 ás 4500 rpm em 5a, onde começa o corte da injeção de combustível.

                      Resultado, estragou as médias e surpreendeu-me, nunca pensei que o 1.3 75cv desse 170

                      Aparentemente de volta a casa pela EN pareceu mais "solto" e com um relantim mais estável.

                      PS: Ao inicio mandou uma fumarada que parecia "habemospapa", durante 1 ou 2 minutinhos


                      Mandem lá o vosso testemunho
                      Nos carros que fui tendo ao longo dos anos em alguns notava diferença, noutros não, independentemente de serem a diesel ou a gasolina.
                      Já respondi algo parecido num outro tópico semelhante.
                      Faço-o por vezes, porque me dá gozo ou porque necessito. No entanto, se for em demasia, sempre, sempre a fundo, acredito que não dê saúde, bem como andar sempre em baixas rotações e sem puxar.
                      A meu ver, fazendo isso QB, não trás problemas e o motor foi feito para determinadas rotações, se estão lá, usam-se .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                        Nos carros que fui tendo ao longo dos anos em alguns notava diferença, noutros não, independentemente de serem a diesel ou a gasolina.
                        Já respondi algo parecido num outro tópico semelhante.
                        Faço-o por vezes, porque me dá gozo ou porque necessito. No entanto, se for em demasia, sempre, sempre a fundo, acredito que não dê saúde, bem como andar sempre em baixas rotações e sem puxar.
                        A meu ver, fazendo isso QB, não trás problemas e o motor foi feito para determinadas rotações, se estão lá, usam-se .
                        É basicamente a minha opinião, e diria que no punto do trabalho noto bem a diferença porque por nroma ando sempre a poupar gasóleo e a baixas rpm, com 1 depósito faço sempre mais de 900Km e médias de 4.3 a 4.9

                        Depois quando se puxa mais por ele, mesmo sem ser nos limites la sai um fuminho e no fim um trabalhar mais certinho

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                          Punto é máquinaaa

                          O que "tenho" é do trabalho e por norma faço sempre 100 a 200KM/dia mas sempre em "modo eco", se for à AE e puxar por ele sai sempre 1 ou 2 minutos de fumo e depois ao chegar a casa noto logo um trabalhar mais "certinho"

                          De qualquer forma é sempre um prazer fazer um italian tuneup, especialmente quando não somos nós a pagar o gasóleo

                          E no Gpunto até tem a sua graça, no "meu" pelo menos é engraçado porque um gajo parece que vai numa caixa de fosforos, vais a 170 e parece que vais a 200. MAs isto deve ser por ser o Van e ter pneus chinocas

                          No ibiza não tem tanta piada, vais a 170 e parece que não se passa nada. Menos piada tem quando chega a altura de abastecer
                          O diesel 85cv fica logo a respirar melhor, logo a partir do momento em que o levo acima das 4000.
                          É a própria centralina a dizer aos injectores para debitar mais gasóleo por existir maior carga aparente (é uma vantagem da injeção multi-estratificada, além de outras.) Não sei se também é transversal ao Multijet I, mas sei que é uma característica dos Multijet II.

                          É rara a vez que não passa da velocidade anunciada em AE e diria que tem bom comportamento a alta velocidade, para um segmento B.


                          O Abarth é outra loiça, é um carro completamente diferente. Tem um pisar totalmente diferente, uma estabilidade completamente diferente.
                          Dá a ilusão que é um carro bem maior do que o que realmente é, no bom sentido.

                          Comentário


                            #14
                            Dá muitas ilusões e não são de tamanho

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              O diesel 85cv fica logo a respirar melhor, logo a partir do momento em que o levo acima das 4000.
                              É a própria centralina a dizer aos injectores para debitar mais gasóleo por existir maior carga aparente (é uma vantagem da injeção multi-estratificada, além de outras.) Não sei se também é transversal ao Multijet I, mas sei que é uma característica dos Multijet II.

                              É rara a vez que não passa da velocidade anunciada em AE e diria que tem bom comportamento a alta velocidade, para um segmento B.


                              O Abarth é outra loiça, é um carro completamente diferente. Tem um pisar totalmente diferente, uma estabilidade completamente diferente.
                              Dá a ilusão que é um carro bem maior do que o que realmente é, no bom sentido.

                              É isso, abaixo daas 1800/1900rpm é um autentico cancro (não, não tem outro nome) mas daí para cima nem parece ter apenas 75cv, e marcar quase 180 de ponteiro a descer quando o anunciado são 165(?) é qualquer coisa. Mas neste caso penso que a velocidade anunciada seja para o 5P e sendo o van como tem menos peso deve dar a tal diferença.

                              Atenção que quando digo que parece uma caixa de fósforos deve-se ao facto de ser um carro muito leve, pelo menos o van, um rabanada de vento e estás na faixa do lado. No 5P não sei se é igual.

                              Quanto ao abarth, deve ser tipo o meu ibiza a nível de comportamento

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                É isso, abaixo daas 1800/1900rpm é um autentico cancro (não, não tem outro nome) mas daí para cima nem parece ter apenas 75cv, e marcar quase 180 de ponteiro a descer quando o anunciado são 165(?) é qualquer coisa. Mas neste caso penso que a velocidade anunciada seja para o 5P e sendo o van como tem menos peso deve dar a tal diferença.

                                Atenção que quando digo que parece uma caixa de fósforos deve-se ao facto de ser um carro muito leve, pelo menos o van, um rabanada de vento e estás na faixa do lado. No 5P não sei se é igual.

                                Quanto ao abarth, deve ser tipo o meu ibiza a nível de comportamento
                                O fosso de binário é mais na versão de 75cv. A versão de 85cv do Multijet II já tem um turbo diferente e não se sente tanto, embora não seja de todo um diesel típico com muita força em baixas.

                                Diria que a diferença de pesos entre o 5p e o Van será uns 50kg, no máximo. O Punto nem é um carro propriamente leve para um segmento B, parece leve por ter uma direcção muito leve e directa. Daí aquela necessidade de estar a corrigir a trajectória quando se apanha ventos laterais mais intensos. Isto claro, tendo por base que é obviamente um carro de segmento B, não muito largo e não muito baixo.

                                Normalmente os carros alemães dão a sensação de serem mais "pesados" por terem uma direcção mais pesada e desmultiplicada.

                                Quanto ao Abarth, é mais largo que um Punto normal(quase 4cm) daí dar uma sensação de estabilidade maior, além de ter pneus 215 e uma suspensão mais robusta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  O fosso de binário é mais na versão de 75cv. A versão de 85cv do Multijet II já tem um turbo diferente e não se sente tanto, embora não seja de todo um diesel típico com muita força em baixas.

                                  Diria que a diferença de pesos entre o 5p e o Van será uns 50kg, no máximo. O Punto nem é um carro propriamente leve para um segmento B, parece leve por ter uma direcção muito leve e directa. Daí aquela necessidade de estar a corrigir a trajectória quando se apanha ventos laterais mais intensos. Isto claro, tendo por base que é obviamente um carro de segmento B, não muito largo e não muito baixo.

                                  Normalmente os carros alemães dão a sensação de serem mais "pesados" por terem uma direcção mais pesada e desmultiplicada.

                                  Quanto ao Abarth, é mais largo que um Punto normal(quase 4cm) daí dar uma sensação de estabilidade maior, além de ter pneus 215 e uma suspensão mais robusta.
                                  Quando me bateram e o carro foi ara a fiat arranjar emprestaram-me um evo 5P de 95cv e o carro estava muito porreiro, no fim ao cabo era tudo o que o GP tinha de bom mais um motor minimamente decente

                                  Quanto ao meu, considero normal "fugir", afinal não tem peso atrás, tem pneus chinocas e ainda por cima 175 (?)

                                  Claro que comparando com o ibiza que já é mais largo, mais pesado e com pneus 215 nem é uma comparação justa.

                                  Mas de forma geral, o G Punto foi uma surpresa, gostei imenso do carro no geral, só o 1.3 75cv é que até nos habituarmos é um cancro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não faço ideia se funciona, se estraga, ou se coiso e tal. Só sei que o meu leva com ela muitas vezes, e tenho provas de correspondência trocada com a Gnr por 3 vezes já.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tinha um vizinho com um Alfa 75 e o carro so andava sem problemas quando o filho punha as maos no carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Recentemente fiz isso na Autobahn com o pé no fundo e notei grandes diferenças.
                                        A autonomia desceu, a média do depósito subiu, o indicador de combustivel no tanque desceu e a hora de chegada estimada pelo maps desceu 3 mn.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Tinha um vizinho com um Alfa 75 e o carro so andava sem problemas quando o filho punha as maos no carro.
                                          O filho era mecânico?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei.

                                            Nos carros mais antigos, com certeza que sim.

                                            Nos carros mais recentes, com todo o sistema eléctrico, não sei, mas gostava de saber. Isto porque a electrónica vai exigir do motor sempre a potencia e binário programados, e como os motores não vêm puxados a máxima potencia/ binário que seria possível terem, ou seja têm sempre margem, suponho que não perdem desempenho facilmente a não ser por problema mecânico.

                                            Comentário

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