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Rebocar caravana com Skoda Superb break TDI 150

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    Rebocar caravana com Skoda Superb break TDI 150

    Boas,
    este era para ser o meu primeiro post no fórum, mas acabei por responder primeiro num outro tópico

    Temos 2 crianças pequenas (8 e 10) e já há algum tempo (sobretudo com o Covid) que marinamos a ideia de adquirir uma caravana para podermos simplesmente sair sem grandes planos e ficar aqui e ali, conhecer o país e, qui sait, a Europa. Até já andei a ver por cá algumas que me interessaram, mas as melhores que encontro são até relativamente baratas mas são enormes e tem pesos que me parecem pouco razoáveis para o meu carro. Talvez por isso quem as tem, tem-nas paradas a tempo inteiro em parques de campismo... Não que o meu carro não seja capaz de rebocar as ditas, mas o carro é surpreendentemente leve para um carro tão grande e parece-me perigoso puxar algo mais pesado. Do que tenho lido sobretudo em sites ingleses, não recomendam rebocar mais do que 85% do peso do carro, que no meu caso seria ~1300 kg ou um pouco menos,e isso limita muito a escolha... Embora a Skoda diga que o carro pode rebocar 2000kg...

    Há por aqui caravanistas que possam opinar sobre este assunto? O que rebocariam em segurança com um carro de ~1500 Kg? Há quem tenha comprado caravana e se tenha arrependido? A opção de autocaravana não agrada tanto pela "prisão" de ter que andar sempre com ela para todo o lado (em vez de "abandonar" a caravana e seguir só com o carro para visitar), além de que muito mais cara.

    Cumprimentos e obrigado!

    #2
    O manual deve ser bem claro quanto a isso. E se está lá, podes seguir essas indicações à confiança.

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      #3
      Tranquilo em termos de peso.
      Atenção apenas à velocidade e as distrações.
      Com uma caravana, uma distração pode ter consequências muito graves.
      Eu já não ando com caravana há muitos anos (virei burguês de hotel) mas fiz muitas viagens e apanhei alguns sustos.

      Comentário


        #4
        OK, estão a dizer que não há problema passear uma caravana de 1800 kg com um carro de 1500 Kg? Sim, as especificações técnicas do carro dizem que pode rebocar 2000 kg com travão, mas o que leio em sites de caravanismo ingleses é: NUNCA! Recomendado 85% do peso do carro, máximo 100%. Mas a verdade é que as que vi e de que gostei bastante não eram só pesadas, eram grandes pra caramba

        Eu costumo ser um condutor muito atento e defensivo e em mais de 20 anos a conduzir nunca provoquei um acidente (bate na madeira!).

        E em relação à carta, até 3500 kg de peso combinado serve a B, segundo percebi, mas não sei se é do peso bruto do carro + caravana, o que aí já ultrapassa.

        Pastis, que sustos apanhou? Era interessante perceber o que pode correr menos bem. Sabe se há algum fórum de caravanismo onde seja mais adequado colocar estas questões?
        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Sobre a carta de categoria B tens duas opções:

          -atrelado até 750kgs de peso bruto máximo (no teu caso vais passar) e o carro pode ter até 3500kgs de peso bruto máximo (total de 4250kgs)

          -soma dos dois pesos brutos máximos até 3500kgs

          No caso da minha Scenic que tem um peso bruto de 1955kgs eu posso rebocar 1545kgs atrás com a minha carta de categoria B, a carrinha pode puxar 1500kgs mais os 75kgs que é o peso máximo sobre a bola de reboque e que vai contar para o peso real do carro e não do atrelado.

          Ou seja, o teu Skoda pode puxar um atrelado com travões de até 2075kgs, dos quais 75Kgs é o peso que deve exercer sobre a bola de reboque.

          Agora, tu tens carta B e a tua Skoda tem um peso máximo de 2070kgs, logo o teu atrelado não pode passar dos 1430kgs de peso bruto para que não ultrapasses os 3500kgs de peso bruto do conjunto!

          Outra coisa a ter em atenção, o teu carro pesa 1505kgs pelo que vi online, pode pesar 2070 o que te permite então carregar o carro num total de 565kgs:
          -Tiras 75kgs para o peso que o reboque faz no carro
          -Passageiros (vamos dizer 2x 75kgs e 2x 30kgs...210kgs)

          Ficas com a possibilidade de carregar ainda cerca de 300kgs o que é óptimo....mas nem sempre é assim pois há ainda o peso máximo do conjunto que tens que ir ver na placa que está no carro numa das portas. Vou te mostrar as contas com o exemplo do meu carro:

          Peso do carro: 1460kgs
          Peso máximo do carro: 1944kgs
          Peso máximo do conjunto: 3244kgs
          Peso rebocável: 1500 +75 sobre a bola de reboque

          3244-1575=1669kgs (peso máximo do conjunto - peso máximo rebocavel)

          Se agora tirar aos 1669kgs, que é o máximo que o carro pode pesar sempre que eu carregue o máximo possível no atrelado, o peso do carro que é 1460kgs vamos ver que entre passageiros e carga só tenho 209kgs disponíveis!

          Faz bem as contas todas e vê o que podes puxar atrás do teu carro, no teu caso não é tanto pelo carro mas sim pela tua carta de condução. O teu carro tem peso de carga de sobra (falta me apenas o valor de peso máximo do conjunto para o afirmar com toda a certeza)

          Uso muitas vezes atrelado e tenho o mesmo problema que tu...a carta

          Comentário


            #6
            Bem sei que são valores diferentes mas eu preferia sempre uma auto-caravana do que estar com atrelados atrás e estar a fazer esse tipo de contas

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              #7
              Originalmente Colocado por Next Ver Post
              Bem sei que são valores diferentes mas eu preferia sempre uma auto-caravana do que estar com atrelados atrás e estar a fazer esse tipo de contas
              Há vantagens e desvantagens como em tudo, o facto de se ter sempre um carro ajuda em certas situações pois deixas a caravana e segues, nem sempre as autocaravanas vão a todo o lado. Os meus pais pensam como tu por exemplo.

              No mês de julho abusei um pouco com os pesos e meti um atrelado de 525kgs com um Jimny de 1065-1090kgs atrás da Scenic, passei por chuva e um pouco de vento sem problemas. Sustos são mais quando o atrelado tem cobertura e está vazio

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                #8
                Muito obrigado pelos vossos comentários, que tem sido muito esclarecedores.
                As razões para escolher caravana são várias:
                - pode-se "abandonar" nos locais apropriados e ir visitar só com o carro. Imaginem levar uma autocaravana de 6-7m para uma pequena cidade! Onde estacionar? E vai sequer passar nas ruas todas por ser tão larga?
                - Custo de aquisição (muito) mais baixo. Pelo preço de uma caravana nova (hobby, por exemplo, a partir de 18.000€ na Alemanha) só se compra uma carripana com muita idade e pouco espaço...
                - maiores custos de manutenção. Afinal é mais um carro com motor: revisões, inspecções, eventuais (ou certas) avarias, já que nesta opção teria de ir para algo mais v€lhote, IUC, seguro provavelmente mais caro, etc. Além de que ter um motor parado muito tempo não é bom, a caravana pode estar parada anos que com uma revisão aos travões e sistemas de segurança está a andar.

                Em relação aos pesos a explicação foi excelente Twingo32v! Fui espreitar o tal autocolante e tem os valores mas não diz a que se referem... São os seguintes: 2070 kg (este penso ser o peso bruto), 4095 kg (será o peso total admissível?) e depois tem ainda : 1- 1060 kg e 2- 1040 kg. Portanto a minha maior limitação parece ser mesmo a carta. Mas de qualquer modo, por segurança, rebocar 1430 Kg (vá, até aos 1450, ou será que chateiam por 20 Kg?) parece ser um valor razoável.
                .
                Tenho que estudar bem o assunto com a esposa e eventualmente comprar na Alemanha, o meu irmão vive lá, em Estugarda.

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                  #9
                  Esses 4095kgs são peso máximo do conjunto e os outros dois mais baixos são os pesos máximos do eixo dianteiro e traseiro.

                  Quanto aos 20kgs extra que falas, na Áustria não permitem nem 1 kg a mais, na Alemanha é até 2,99%... existem tabelas onde está explícito a tolerância de cada país.

                  Foi um tema com que perdi muitas horas devido ao meu trabalho e hobby também, alguma dúvida dispõe

                  Comentário


                    #10
                    Esse veiculo reboca sem qualquer problema uma caravana com PB de 1500kg, desde que o PB do conjunto não ultrapasse os 3500kg, caso contrário só com categoria B+E.

                    Mas, para o que pretendes, os PB das caravanas andam muito próximos dos 1000kg, pouco acima, pouco abaixo.

                    A minha tem PB de 1000kg de DUA, mas na chapa de identificação indica 1200kg, o que parece ser habitual nas caravanas, por questões de homologação e categorias de carta de condução.

                    A viagem para casa foi feita com veiculo trator emprestado, uma Grand Scenic 1.5 dCi 105cv, e fez-se impecavelmente, sem qualquer problema, e com força suficiente.

                    Também é importante a caravana em si, o chassis, se tem estabilizador ou não, etc. No caso da minha, nem mexia, fez uma viagem impecável.

                    Já agora, um bom site para fazer match carro/caravana: https://towcar.info/
                    Editado pela última vez por Vanquish; 03 August 2020, 16:34.

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                      #11
                      Muito obrigado mais uma vez, fiquei absolutamente esclarecido em relação a pesos e questão da categoria da carta. Já me dá mais foco no que posso e não posso adquirir. Mas sim, tenho mais algumas questões para quem tem caravana

                      - Onde compraram? Arranjam-se preços francamente melhores lá fora? No mercado de usados fiquei com a impressão que há bons preços por cá mas não estive a comparar exaustivamente. Nas novas vi preços interessantes na alemanha (só vi Hobby porque tem os preços declarados e um configurador). Há outras marcas igualmente "reasonably priced"? Já vi os preços de alguns modelos no representante da Hobby por cá e ainda me pareceram uns milhares de diferença (para cima, claro...). Ainda por cima agora que tem o IVA a 16% na Alemanha!

                      - se compraram fora, o processo de legalização é simples/barato? Já li sobre necessidade de homologação frequente, porque muitos modelos não estão homologados cá, mas não sei até que ponto é verdade...

                      - O seguro anda por que valores, alguma ideia geral?

                      - Instalação do gancho de reboque, convém ser na marca por o carro estar na garantia? Se não, que marca aconselham? Algum instalador na zona de Coimbra? Queria um removível, daqueles que só é preciso fazer um furo no pára choques sem lhe estar a cortar grandes pedaços...

                      Mais uma vez agradecido!
                      Cumprimentos.

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                        #12
                        Em relação ás caravanas, vai do gosto e carteira de cada um.

                        Se vais começar agora, eu aconselhava adquirires uma caravana usada recente, sendo que há por ai várias na casa dos 10 mil €.

                        Se gostares, avançavas mais tarde para uma nova, configurada ao teu gosto.

                        Pessoalmente, após 2 ou 3 anos de procura, e para o que pretendo, consegui encontrar uma Hobby usada (2000), por cerca de 4 mil €.

                        Para estar parada na maior parte do ano, na rua, embora protegida e em propriedade privada, não quis gastar mais.

                        Mas, lá está, vai das necessidades, gostos, e bolsa de cada um.

                        Em relação ás legalizações, creio que as caravanas não paguem importo (ISV), mas se for nova, certamente vais ter que pagar o IVA cá em Portugal.

                        Em relação aos ganchos de reboque, tens 3 tipos; com parafusos, de engate rápido, ou tipo D2 (igual origem), onde fica tudo escondido e o engate é rápido.

                        Coloquei ontem o meu, e optei pelo mais barato, de parafusos. Vi orçamentos em dois locais, e na origem, e posso-te dizer que a diferença é brutal. Não contes com muito menos de 1000€ na marca! No entanto, há concessionários a levar veículos novos a montadores de engates de reboque, é a especialidade deles, e não há nada a temer. Desde que os engates sejam homologados, como são todos os montados nas boas casas. Na zona de Lisboa tens a Engatauto, a Tecnoeleva, a Serralharia Mecânica de Algés, e outros, mas na tua zona não faço ideia.
                        Editado pela última vez por Vanquish; 04 August 2020, 11:15.

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                          #13
                          Nos últimos 3 anos montei três ganchos de reboque inclusive a cablagem, serviço simples e mais ainda se fizeres com alguém para evitar riscos no para choques por exemplo. O mês passado montei na minha Scenic, o kit custou 160€ e é dos chamados sistemas fixos que são dois parafusos que tens de desapertar para tirar o gancho, decidi me por este por uma razão muito simples...anda sempre montado no meu caso! Aqui na Alemanha é permitido circular sempre com a bola de reboque, aí não mas também só precisas do gancho nas férias e como tal não acho que valha a pena pagar bem mais por um sistema amovível... eléctrico então quase que só na marca e os preços são superiores em 10x com facilidade.

                          Durante a montagem ficamos sempre com a impressão que em vez de um carro vamos sim ficar com um galinheiro mas é mais o espalhafato que outra coisa

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                            #14
                            Mandei montar um sistema igual no meu, paguei 261€.

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                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Mandei montar um sistema igual no meu, paguei 261€.
                              Pois...a mão de obra aí è muito mais em conta. Aqui só em mão de obra cobram cerca de 250 a 350€ se for kit eléctrico específico...se tiverem que andar a soldar ou juntar cabos dispara então!

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                                #16
                                Bem, eu sou muito do diy e faço as reparações quase todas no Opel Astra antiguito, mas isto parece complicado pela quantidade que é preciso desmontar e pelo facto de provavelmente ser preciso codificar a presença do gancho de reboque... Acho que li isso algures

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