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Filtro de partículas entupido com cinza

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    Filtro de partículas entupido com cinza

    Boas

    Comecei a ter recentemente alguns problemas de regeneração do filtro de partículas no meu veículo (skoda octavia combi 1.6 TDI, 08/2011, 225.000 kms todos cá em casa). O que me deixou de pé atrás foram os demasiado frequentes sintomas de regenerações falhadas (rpm elevado, ventoinha ligada), e em particular um depois de 200 km de AE. Uma das consequências foi desde logo um nível elevado de óleo. Quando da revisão foi feito o diagnóstico a meu pedido e constatou-se que, mesmo após regeneração forçada, o filtro está colmatado a mais de 80% com cinzas (segundo li algo normal em veículos com esta idade e quilometragem). Como pretendo manter o carro por mais uns bons anos vou ter de resolver o problema. Tenho para já as seguintes opções:


    Hipótese 1 - Substituir filtro de partículas:

    Orçamento na marca ~2000€, obtido quando do diagnóstico.


    Hipótese 2 - Comprar um filtro de partículas de minha iniciativa:

    Entre 500 e 1200€ (Auto-doc) a que se soma a instalação (~200€)


    Hipótese 3 - Recorrer a um serviço de limpeza de filtro de partículas:

    Opção sugerida por um mecânico de confiança que recorre à Imporfase para o serviço de limpeza do filtro, assegurando ele a montagem e desmontagem (~600€ no total)


    Por razões +- óbvias estou a tender para a opção 3, mas gostaria de saber se alguém já passou por alguma situação semelhante e se conhecem/recomendam os serviços da Imporfase ou de outra oficina do género.


    PS: Eliminar o filtro não é, para mim, uma opção a considerar.

    #2
    Pelo que li no site da Imporfase o custo de limpar o filtro de partículas é de 135€, e acho que também procedem à desmontagem e montagem na oficina deles, possivelmente com um custo inferior aos 200€ pedido pelo teu mecânico.

    Comentário


      #3
      2000 euros na skoda acho muito caro, Conheço quem tenha mudado na BMW a um 320d de 2015 ou 2016, não me recordo bem o ano, e foi cerca de 1500 euros

      Comentário


        #4
        As limpezas podem ter sucesso ou não conforme o nível de preenchimento. E isso só sabes após limpeza que tem de ser paga. Daí que podes ter este custo e passado uns tempos voltares a ter o problema e acabas por comprar um novo.


        Aconselho sempre novo quando tens a possibilidade €€€€

        Antes de comprar novo, tens de garantir que não existe outro problema no motor (turbo a passar óleo, velas OK, egr, etc) para diminuir o tempo de vida útil da peça nova.

        Contudo, a maioria recorre a serviços externos de "soluções de fap" pelo custo ser mais baixo ~300€. Assim acaba os problemas de saturacões, subida do nível do óleo, temperaturas altas no motor em cada regeneração, ...
        Mas pode ser que com as novas IPO haja uma inversão.

        Para quem anda de mota como eu, nota-se bem quando o carro da frente tem fap ou não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
          Pelo que li no site da Imporfase o custo de limpar o filtro de partículas é de 135€, e acho que também procedem à desmontagem e montagem na oficina deles, possivelmente com um custo inferior aos 200€ pedido pelo teu mecânico.
          Obrigado pela resposta.

          O problema para mim é a Imporfase ser no norte do país, estou em Lisboa. Daí a pergunta se alguém faria este serviço na zona da capital.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por youmadsuperman Ver Post
            2000 euros na skoda acho muito caro, Conheço quem tenha mudado na BMW a um 320d de 2015 ou 2016, não me recordo bem o ano, e foi cerca de 1500 euros
            Obrigado pela resposta. Penso que negociado conseguiria descer um pouco, mas mesmo assim fica muito mais caro que limpeza. No entanto a hipótese não está descartada.

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              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              As limpezas podem ter sucesso ou não conforme o nível de preenchimento. E isso só sabes após limpeza que tem de ser paga. Daí que podes ter este custo e passado uns tempos voltares a ter o problema e acabas por comprar um novo.


              Aconselho sempre novo quando tens a possibilidade €€€€

              Antes de comprar novo, tens de garantir que não existe outro problema no motor (turbo a passar óleo, velas OK, egr, etc) para diminuir o tempo de vida útil da peça nova.

              Contudo, a maioria recorre a serviços externos de "soluções de fap" pelo custo ser mais baixo ~300€. Assim acaba os problemas de saturacões, subida do nível do óleo, temperaturas altas no motor em cada regeneração, ...
              Mas pode ser que com as novas IPO haja uma inversão.

              Para quem anda de mota como eu, nota-se bem quando o carro da frente tem fap ou não.
              Obrigado pela resposta. Percebo que há sempre o risco da limpeza não correr bem, daí a preocupação com a qualidade de quem presta o serviço. Em relação a outros problemas no carro nada a apontar, é mesmo uma questão de muitos kms. Também ando de mota todos os dias (o condutor diário do carro não sou eu) e realmente há cada nuvem...

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                #8
                Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                Obrigado pela resposta.

                O problema para mim é a Imporfase ser no norte do país, estou em Lisboa. Daí a pergunta se alguém faria este serviço na zona da capital.
                Em Sacavém na Interscape se não falha a memória.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                  Obrigado pela resposta.

                  O problema para mim é a Imporfase ser no norte do país, estou em Lisboa. Daí a pergunta se alguém faria este serviço na zona da capital.
                  Realmente a solução passaria por uma oficina de confiança aí em Lisboa.

                  Eu frequentava um forum que entretanto parece que fechou, esse forum tinha parcerias com algumas oficinas, e havia users que falavam bem de uma que agora estou em duvida se era a Imporfase ou a Escapeforte.

                  Por vezes essas oficinas tem parcerias com outras em pontos mais distantes, caso não te resolvas aí, podes ligar para lá e talvez eles te aconselhem uma oficina perto de ti que faça a desmontagem e montagem do filtro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Em Sacavém na Interscape se não falha a memória.
                    Obrigado, vou entrar em contacto com eles.

                    Comentário


                      #11
                      Em Lisboa tens a Intescape e a Escapes do Areeiro. Ambas funcionam bem, os escapes do areeiro funcionam ainda melhor mas só num dia bom

                      Cuidado com os filtros da hipotese 2. Há por aí muita coisa reconstruida ou recondicionada a ser vendida como nova.
                      Pessoalmente nunca escolhia esta hipotese.
                      A ter mesmo que trocar o filtro, compra na marca (ou da marca que fabrica para a marca, se conseguires saber qual é) e monta numa boa oficina da tua confiança. Ainda poupas umas centenas de euros e ficas bem servido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Em Lisboa tens a Intescape e a Escapes do Areeiro. Ambas funcionam bem, os escapes do areeiro funcionam ainda melhor mas só num dia bom

                        Cuidado com os filtros da hipotese 2. Há por aí muita coisa reconstruida ou recondicionada a ser vendida como nova.
                        Pessoalmente nunca escolhia esta hipotese.
                        A ter mesmo que trocar o filtro, compra na marca (ou da marca que fabrica para a marca, se conseguires saber qual é) e monta numa boa oficina da tua confiança. Ainda poupas umas centenas de euros e ficas bem servido.
                        E aquelas limpezas com água e que levam tinta cinza para inglês ver? [emoji23]

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                          #13
                          brincas mas tentaram vender-me uma maquina dessas....

                          Alta rentabilidade, até porque descobri após um longo e demorado processo quimico (abri a garrafa e cheirei) que o produto exclusivo espectacular que tinha que lhes comprar era sonasol limão diluido.

                          Comentário


                            #14
                            Para uma limpeza decente primeiro o filtro tem de ser cozido, ali pelos 600-700 graus, para eliminar as particulas e transforma-las em cinza.

                            Depois fazer uma lavagem, com um liquido à base de um amino (amónia; e daí te cheirar a sonasol)

                            No final ainda convém ir aos ultrasons para limpar o fundo do canal, senão não sai tudo.

                            Comentário


                              #15
                              Não. Neste caso era mesmo sonasol...

                              Comentário


                                #16
                                Se ainda fosse mistolin...mas acho que uma solução de mistolin limpava tudo...ia a porcaria/fuligem e o miolo também...

                                Comentário


                                  #17
                                  Já tive o mesmo problema, e optei pela limpeza. cerca de 30 mil km depois estava a substituir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                    Já tive o mesmo problema, e optei pela limpeza. cerca de 30 mil km depois estava a substituir.
                                    Seria possível partilhar alguns detalhes? Quais os sintomas, que tipo de processo foi usado para limpar, onde?

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Actualização do tema para os interessados:

                                      Tentei contactar a Interescape múltiplas vezes em Agosto sem sucesso (fechados para férias?). Entretanto obtive um orçamento da LDauto (embora sediados em Leiria têm oficinas em Lisboa): ~550€. Do que percebi no meu carro o filtro de partículas é particularmente aborrecido de retirar (ou sai o motor ou a suspensão), daí o preço elevado de mão-de-obra. Por uma questão de conveniência, mesmo com um acréscimo de 50€, optei pela proposta original do mecânico que recorria à Imporfase para limpeza do filtro. Deixei o carro na oficina segunda de manhã e fui buscar quarta à tarde.
                                      Segundo o relatório, o filtro apresentava uma perda de carga de 491 mbar (quase meia atmosfera) nas condições em que chegou, 18 mbar depois da limpeza. Não sei quais as condições do ensaio mas é uma queda de pressão apreciável. O que noto agora no carro após ~1000 km de uso é uma melhor resposta a rotações baixas: antes abaixo das 1500 rpm o motor parecia quase engasgado, agora desenvolve sem se queixar. Pouco mas sem se queixar. Depois das 2000 rpm não noto diferença. Veremos como se comporta com mais uso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                        Seria possível partilhar alguns detalhes? Quais os sintomas, que tipo de processo foi usado para limpar, onde?

                                        Obrigado
                                        Desculpa, só vi agora, um pouco tarde demais. Os sintomas eram os mesmos que me levaram a fazer a limpeza: luz de erro do motor acesa, o carro não chegava a iniciar regenerações, tinha que fazer voltas cada vez maiores para conseguir que regenerasse. Assim que começou a fazer isso, como já sabia que ia ser uma espiral sempre a piorar, fui substituir - ficou, salvo erro, em cerca de 800€ fora da marca (opel). Inicialmente o mecânico já me tinha aconselhado substituir em vez de limpar.

                                        Lembro-me dele na altura dizer que havia um filtro mais barato (reconstruído talvez?) mas que os 2 ou 3 que já tinha montado tinham todos dado problemas, pelo que não aconselhava. O que é certo que este está com 60 mil km, e até agora tudo ok.
                                        O valor da limpeza foi menos de metade do teu (não sei onde foi feita, só me disse que "enviava para uma casa no norte", devia ser a imporfase), pelo que a diferença na mão de obra devia ser grande.
                                        Editado pela última vez por drifit; 02 September 2020, 02:14.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                          Desculpa, só vi agora, um pouco tarde demais. Os sintomas eram os mesmos que me levaram a fazer a limpeza: luz de erro do motor acesa, o carro não chegava a iniciar regenerações, tinha que fazer voltas cada vez maiores para conseguir que regenerasse. Assim que começou a fazer isso, como já sabia que ia ser uma espiral sempre a piorar, fui substituir - ficou, salvo erro, em cerca de 800€ fora da marca (opel). Inicialmente o mecânico já me tinha aconselhado substituir em vez de limpar.

                                          Lembro-me dele na altura dizer que havia um filtro mais barato (reconstruído talvez?) mas que os 2 ou 3 que já tinha montado tinham todos dado problemas, pelo que não aconselhava. O que é certo que este está com 60 mil km, e até agora tudo ok.
                                          O valor da limpeza foi menos de metade do teu (não sei onde foi feita, só me disse que "enviava para uma casa no norte", devia ser a imporfase), pelo que a diferença na mão de obra devia ser grande.

                                          Obrigado pela descrição. No meu caso a luz não chegou a acender, e segundo o mecânico estava em bom estado estruturalmente, espero que aguente após a limpeza.
                                          O objectivo é manter o carro até aos 300.000km, depois do filtro e um jogo de pneus novos espero chegar até la só com as manutenções regulares.

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