Boa tarde, vou tentar explicar com o máximo detalhe, não percebendo eu nada da poda. Obrigado desde já pelo feedback.
Em Março de 2020, comprei uma VW Passat 1.6TDI (DCXA) de 11/2015 com 85.000km a uma casa conhecida (com garantia, revisões na marca, recalls feitos, etc...). Quando a fui buscar já avisava de bateria fraca quando ligava componentes sem a ignição.
Pensei que poderia estar relacionado com o facto do carro estar parado há 3 meses e não liguei ao assunto, entretanto foi o confinamento e sinceramente como o carro tinha quase 5 anos já me tinha mentalizado que teria de a trocar num futuro próximo.
O único "sintoma" do carro, além do aviso quando se liga estacionáriamente (sem ignição) é que o start-stop não funciona, portanto nada que me preocupe. Faço autoestrada regularmente.
Entretanto, e apenas por curiosidade, fui a um concessionário oficial onde me orçamentaram por alto cerca de 300€ pelo trabalho, caso houvesse mesmo necessidade de troca (diagnóstico+bateria Varta "original"+mão de obra+parametrizar no computador do carro). Numa oficina multimarca da minha confiança seria cerca de 220€ pelo "mesmo" trabalho mas com bateria Varta do aftermarket (silver AGM E39).
Fui neste momento que eu reparei que no pólo negativo da bateria tem lá inscrito "13/19", escondido debaixo de uma patilha de plástico (ver foto). A bateria tinha todo o ar de ainda ser a original portanto nunca tinha lá andado a mexer antes, nem há qualquer vestígio de corrosão.
Entretanto já falei com o concessionário e eles ficaram de me mandar o histórico completo das operações (eu sei que o carro segui o plano de manutenções normal sempre na mesma oficina oficial VW). Além disso já marcaram um diagnóstico sem custos para mim no final desta semana.
Assumindo que a bateria foi mudada há cerca de ano e meio, imagino que existe algum tipo de problema. Se é defeito na bateria deverá haver garantia da mesma, mas pelo que pesquisei poderia ser problema de alternador ou mesmo falta de parametrização aquando da troca. Depois de investigar em tutoriais por mim mesmo fui comprar um multimetro e deixo abaixo as leituras da voltagem em sequência temporal (intervalos de cerca de 2 min):
As leituras são iguais quer use o pólo negativo, a caixa do alternador ou aquele ponto na carroçaria perto do pólo negativo. Não há corrosão.
(não consegui fazer o teste de olhar para a evolução da voltagem no momento do arranque, mas pelo que percebi os multimetros baratos são muito lentos e não apanham o ponto mais baixo da)
Adicionalmente informo que quando começo a andar o carro informa que o start stop não está activo porque: "necessidade de energia elevada" e "é necessário o motor estar em funcionamento", passados uns 15min a última mensagem apaga e fica apenas a primeira.
Gostaria de saber a vossa opinião para ir mais preparado à oficina, evitando assim aceitar de ânimo leve que "é necessário trocar a bateria".
Não tenho nenhum scanner que me permita lêr códigos ou ver qual é a bateria que o carro pensa que tem.
Obrigado!
Em Março de 2020, comprei uma VW Passat 1.6TDI (DCXA) de 11/2015 com 85.000km a uma casa conhecida (com garantia, revisões na marca, recalls feitos, etc...). Quando a fui buscar já avisava de bateria fraca quando ligava componentes sem a ignição.
Pensei que poderia estar relacionado com o facto do carro estar parado há 3 meses e não liguei ao assunto, entretanto foi o confinamento e sinceramente como o carro tinha quase 5 anos já me tinha mentalizado que teria de a trocar num futuro próximo.
O único "sintoma" do carro, além do aviso quando se liga estacionáriamente (sem ignição) é que o start-stop não funciona, portanto nada que me preocupe. Faço autoestrada regularmente.
Entretanto, e apenas por curiosidade, fui a um concessionário oficial onde me orçamentaram por alto cerca de 300€ pelo trabalho, caso houvesse mesmo necessidade de troca (diagnóstico+bateria Varta "original"+mão de obra+parametrizar no computador do carro). Numa oficina multimarca da minha confiança seria cerca de 220€ pelo "mesmo" trabalho mas com bateria Varta do aftermarket (silver AGM E39).
Fui neste momento que eu reparei que no pólo negativo da bateria tem lá inscrito "13/19", escondido debaixo de uma patilha de plástico (ver foto). A bateria tinha todo o ar de ainda ser a original portanto nunca tinha lá andado a mexer antes, nem há qualquer vestígio de corrosão.
Entretanto já falei com o concessionário e eles ficaram de me mandar o histórico completo das operações (eu sei que o carro segui o plano de manutenções normal sempre na mesma oficina oficial VW). Além disso já marcaram um diagnóstico sem custos para mim no final desta semana.
Assumindo que a bateria foi mudada há cerca de ano e meio, imagino que existe algum tipo de problema. Se é defeito na bateria deverá haver garantia da mesma, mas pelo que pesquisei poderia ser problema de alternador ou mesmo falta de parametrização aquando da troca. Depois de investigar em tutoriais por mim mesmo fui comprar um multimetro e deixo abaixo as leituras da voltagem em sequência temporal (intervalos de cerca de 2 min):
- Motor desligado e carro parado há 2 horas: 12.9v
- Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 12.5v
- Desligo acessórios: 12.6v
- Ligo o motor: 13.1v
- Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 13.4v
- Desligo tudo: 12.9v
As leituras são iguais quer use o pólo negativo, a caixa do alternador ou aquele ponto na carroçaria perto do pólo negativo. Não há corrosão.
(não consegui fazer o teste de olhar para a evolução da voltagem no momento do arranque, mas pelo que percebi os multimetros baratos são muito lentos e não apanham o ponto mais baixo da)
Adicionalmente informo que quando começo a andar o carro informa que o start stop não está activo porque: "necessidade de energia elevada" e "é necessário o motor estar em funcionamento", passados uns 15min a última mensagem apaga e fica apenas a primeira.
Gostaria de saber a vossa opinião para ir mais preparado à oficina, evitando assim aceitar de ânimo leve que "é necessário trocar a bateria".
Não tenho nenhum scanner que me permita lêr códigos ou ver qual é a bateria que o carro pensa que tem.
Obrigado!
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