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VW polo 9n, PD100. correia do alternador foi para onde não devia

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    VW polo 9n, PD100. correia do alternador foi para onde não devia

    Long story short: a correia do alternador partiu-se e eu ao volante percebi logo que além de se partir foi para algures onde não devia ir.
    A boa notícia é que a correia de distribuição estava intacta, pelo que não se meteu aí.
    A má é que ouvi o senhor do reboque dizer "está ali metida na polie".
    Estava escuro e não consegui confirmar, mas se for o caso, com quê que posso contar?

    Obrigado pela ajuda

    #2
    Nada de especial, é tirar os restos da antiga e por a nova.

    A correia em si não custara mais que 20€

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
      Nada de especial, é tirar os restos da antiga e por a nova.

      A correia em si não custara mais que 20€
      Illusion, obrigado pela pronta resposta!

      Mas é normal o motor ter parado a marcha logo no momento? Neste carro sempre que se parte a correia sempre consegui continuar a andar, sem ar condicionado, ABS, entre outras coisas. Pelo menos até ao mecânico!

      Neste caso, não. A correia partiu e o motor morreu logo para a vida. Súbito e instantâneo. Não tive tempo de dizer ai nem ui.
      Editado pela última vez por JFAO; 17 August 2020, 16:02.

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        #4
        Quando motor parou deste a chave a ver se pegava? Se sim como reagiu motor?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rools Ver Post
          Quando motor parou deste a chave a ver se pegava? Se sim como reagiu motor?
          Dei. Faz algo parecido com o que acontece quando se tenta ligar um carro engatado. Parece estar algo a bloquear a rotação, se é que me faço entender. Mas a bateria tem força, e dá para ouvir que o motor de arranque está bom.

          Edit: quando o motor morreu, ia a +-20-30 Km/h e ainda tentei por o motor em marcha, engatando a 2a com a chave no on. O carro não pegou. O motor estava a rolar mas a travar o movimento.
          Editado pela última vez por JFAO; 17 August 2020, 16:47.

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            #6
            Após tua resposta pelos sintomas ocorreu-me correia distribuição, mas dizes que esta intacta... Tirar essa correia alternador nem seja cortando aos pedaços e meter uma nova ate ver...

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              #7
              Depende a que polie ela se foi agarrar, pode estar a bloquear o movimento da polie da cambota por exemplo.
              Também pode ter danificado o sensor, as possibilidades ainda são algumas nada como ver o que se passou.
              Mas já não é a primeira vez que acontece?

              Comentário


                #8
                Ela está lá, debaixo da protecção de plástico,intacta e no sítio! ;) isso yenho a certeza que vi. É possível que estejam restos da correia do alternador entrelaçados na de distribuição, sem que eu tenha visto e sem que a correia de distribuição tenha saído do seu sítio?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                  Depende a que polie ela se foi agarrar, pode estar a bloquear o movimento da polie da cambota por exemplo.
                  Também pode ter danificado o sensor, as possibilidades ainda são algumas nada como ver o que se passou.
                  Mas já não é a primeira vez que acontece?
                  A percepção de facto é de estar algo a bloquear o movimento. Mas repito: não descartando a possibilidade de alguma parte da correia do alternador se ter metido na de distribuição e eu não conseguir ver só "espreitando" (nem sei se isso é possível?), a correia de distribuição está intacta, no seu sítio!

                  Respondendo: a correia do alternador partir-se, neste carro é o pão nosso de cada dia. O tensor estraga-se sempre ao fim de 2 anos. É uma despesa barata e já estou habituado. Agora, isto que aconteceu... totalmente inesperado e novo
                  Editado pela última vez por JFAO; 17 August 2020, 17:10.

                  Comentário


                    #10
                    Como a malta diz só mesmo ver como e onde está enfiada, mas só se estiver trilhada na polie da cambota é que há motivo parra isso acontecer o que não é bom sinal pois lá também passa a de distribuição. Apesar de não estar partida a correia de distribuição pode ter ficado bloqueada pela correia partida e haver estragos.

                    Comentário


                      #11
                      Isso sao casos raros acontecer difícil calcular estrago, melhor tirar a tampa da correia distribuição e limpar tudo o que resta da correia alternador e colocar tudo em ordem que vai fica 5*****

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JFAO Ver Post

                        Respondendo: a correia do alternador partir-se, neste carro é o pão nosso de cada dia. O tensor estraga-se sempre ao fim de 2 anos. É uma despesa barata e já estou habituado. Agora, isto que aconteceu... totalmente inesperado e novo
                        Tenho um colega que já me falou disso, e que em tensores não é qualquer marca que mete no carro dele pois acontece isso.

                        Lembro-me de há algum tempo de ele ter comprado na Autodoc e reclamado com eles por lhe enviarem outra marca.

                        Na altura disseram-lhe que era uma excelente marca (Stark ) que não iria ter problemas...

                        Passado um ano andava todo Fdo a troca-lo por outro pois tinha empenado....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          Como a malta diz só mesmo ver como e onde está enfiada, mas só se estiver trilhada na polie da cambota é que há motivo parra isso acontecer o que não é bom sinal pois lá também passa a de distribuição. Apesar de não estar partida a correia de distribuição pode ter ficado bloqueada pela correia partida e haver estragos.
                          Pois, é o meu medo. A ideia que tenho (disclaimer: não sou mecânico!) é que se estiver a correia de distribuição envolvida no desastre tenho uma chance muito grande de poder mandar o motor fora, ou pelo menos de ter uma despesa de reparação bem negra. Obrigado pela ajuda a todos! Eu mantenho a par.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                            Tenho um colega que já me falou disso, e que em tensores não é qualquer marca que mete no carro dele pois acontece isso.
                            É mesmo. Só não sei se o problema é comum aos polo 9N 1.4TDI e 1.9SDI, ou se é um "extra" do meu (mas nunca ouvi nenhum dono de motorizações dessas a queixar-se, confesso). Mas apesar de barato é um pouco aborrecido. Ainda hei de arranjar forma de resolver isso.
                            Editado pela última vez por JFAO; 17 August 2020, 17:45.

                            Comentário


                              #15
                              O dele é um A4 1.9 tdi 90cv mas o tensor deve ser igual ou parecido.

                              Ele usa tensor da marca SKF.
                              Editado pela última vez por joliveira33; 17 August 2020, 17:51.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Ele usa tensor da marca SKF.
                                E sabe se resolve/diminui o problema? Sou bem capaz de experimentar... Claro que neste momento a escolha do tensor é o menor problema. Se o mecânico me diz que o bloco está bom ou pelo menos reparável sem gastar um disparate de dinheiro, eu já me dou bem por contente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha com aquela marca não se queixa, o da Autodoc durou coisa de um ano senão menos, diz que é menos reforçado e depois dobra.

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                                    #18
                                    A última coisa que eu andaria a fazer era a tentar forçar novamente o motor a pegar com isso assim. Melhorar a situação é que não deve de certeza absoluta!

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                                      #19
                                      Já aconteceu em vários a correia de acessórios enfiar-se no compartimento da correia de distribuição...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        A última coisa que eu andaria a fazer era a tentar forçar novamente o motor a pegar com isso assim. Melhorar a situação é que não deve de certeza absoluta!
                                        Não posso discordar. Depressa me arrependi

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Já aconteceu em vários a correia de acessórios enfiar-se no compartimento da correia de distribuição...
                                          Exacto! Mas nesse caso a de distribuição não estaria partida/danificada/fora do sítio?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JFAO Ver Post
                                            Exacto! Mas nesse caso a de distribuição não estaria partida/danificada/fora do sítio?
                                            A correia distribuição por interferência da outra poderá ter saltado do ponto... Mas o bom é abrir isso e ver do que andar tirar conclusões precipitadas

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                                              #23
                                              Uns partiram, outros ficaram fora de ponto...

                                              Comentário

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