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[Ajuda] Escolha de carro pequeno para rebocar atrelado de mota

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    [Ajuda] Escolha de carro pequeno para rebocar atrelado de mota

    Boas pessoal,

    Estou à procura de um carro pequeno (e não muito caro) para rebocar o meu atrelado da mota e gostava de ter alguma ajuda aqui do fórum. Já dei muitas voltas aos sites de carros usados e já tenho +/- uma ideia daquilo que quero e do que não quero. Acima de tudo quero um carro fiável, barato de manter e pequeno, pois não gosto de grandes carrinhas. Tendo em conta o meu budget (6500€), já consegui reduzir a minha pesquisa a uns quantos modelos. Tenho visto vários a diesel, pois nem estou a considerar modelos a gasolina, peugeot's 207 e 307 1.6 110/90cv(versão carro, se bem que a versão carrinha do 207 nem é assim tão grande), Ford Focus 1.6 90/110cv, Renault Clio 1.5 90CV (não tenho a certeza que dê para rebocar a mota). Recentemente vi alguns Corolla e Auris 1.4D4D, apesar de serem mais caros, também dão mais garantias.

    O que eu não queria mesmo era trocar o carro que tenho (C1 1.0 gasolina de 2012) que não me dá problemas nenhuns e que é baratíssimo de manter, por um antro de chatices que passa a vida no mecânico. Acham que ao comprar o carro num stand tenho mais garantias de ter um carro sem problemas? Que modelos devo evitar/considerar tendo em conta a finalidade que pretendo?

    Estou bastante receoso de mudar pois como já disse, estou numa situação confortável em que tenho um carro que me dá garantias que não sei se o que aí vem me dará. É de referir que este carro será também o meu carro de dia-a-dia.

    #2
    Entre esses ia para o Corolla, com garantia de stand.

    Os motores 1.6 Ford/PSA foram (são!) bastante problemáticos e os 1.5 da Renault também têm os seus quês.

    Comentário


      #3
      Somando o dci da minha antiga megane e do duster temos perto de meio milhão de kms, muitos deles foram feitos com atrelado e com uma ou mais motos em cima!

      O Clio de 90 cvdá perfeitamente para o gasto!

      Qualquer turbodiesel dá conta do recado, basta ter mais de 80 ou 90 cv e algum binário logo cedo!!!

      Quanto ao estado dos motores é mais do tipo lotaria. Pode correr bem... ou não!

      Comentário


        #4
        Tinha ideia que esses motores 1.6 até eram bons, que tipo de problemas costumam dar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PalmaJM Ver Post
          Tinha ideia que esses motores 1.6 até eram bons, que tipo de problemas costumam dar?

          Fugas nas anilhas dos injectores... é recorrente, mais não muito oneroso de reparar (se bem que ao fim de uns milhares de quilómetros, volta acontecer).

          Comentário


            #6
            Um Fiat Panda.

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              #7
              Já reboquei um Smart com uma Kangoo 1.5dci de 75cv por 2500kms e tirando as dúvidas portou se bem.

              Um Clio 2/3 pode salvo erro puxar 1000kgs.

              Comentário


                #8
                Porque não usar o C1?

                Comentário


                  #9
                  [Ajuda] Escolha de carro pequeno para rebocar atrelado de mota

                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Porque não usar o C1?
                  Salvo erro só podem puxar 500kgs, consoante a Mota e o atrelado que seja pode ser curto

                  Edit: na verdade ao que parece, só podem levar malas ou bicicletas na bola de reboque até 60kgs. Aqui na Alemanha dá para legalizar e puxar até 500kgs
                  Editado pela última vez por Twingo32v; 28 August 2020, 17:18.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Fugas nas anilhas dos injectores... é recorrente, mais não muito oneroso de reparar (se bem que ao fim de uns milhares de quilómetros, volta acontecer).
                    Foram produzidos milhões desses motores. É natural alguns darem problemas.
                    Eu tive um 307 com o 1.6 HDI 110. Em 210.000 kms tive uma fuga, num dos injectores, quando já estava nos 200.000 kms.
                    Uma.

                    São motores fiáveis na generalidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Entre esses ia para o Corolla, com garantia de stand.

                      Os motores 1.6 Ford/PSA foram (são!) bastante problemáticos e os 1.5 da Renault também têm os seus quês.
                      Bastantes até.

                      https://youtu.be/hzhmKHbnNRg

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                        Salvo erro só podem puxar 500kgs, consoante a Mota e o atrelado que seja pode ser curto

                        Edit: na verdade ao que parece, só podem levar malas ou bicicletas na bola de reboque até 60kgs. Aqui na Alemanha dá para legalizar e puxar até 500kgs
                        500 kg dá para rebocar a generalidade das motas num pequeno atrelado.

                        Antes de comprar um 2o carro, e se ainda não foi feito, eu averiguava se conseguia averbar esse peso no DUA.

                        Comentário


                          #13
                          Olha bem para o peso rebocável no DUA antes de comprares o carro.

                          Não é pelo peso que vais rebocar, isso todos aguentam, é porque há por aí muitos DUA sem indicação de peso rebocável apesar de carros iguais terem!!
                          Sem isso averbado no DUA, não pode rebocar nem um talão de compras

                          Desses todos que enumeraste, Auris D4D.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            500 kg dá para rebocar a generalidade das motas num pequeno atrelado.

                            Antes de comprar um 2o carro, e se ainda não foi feito, eu averiguava se conseguia averbar esse peso no DUA.
                            Sem dúvida que vale a pena averiguar bem, eu tive uma situação que me chateou bastante...Twingo 1 pode puxar 650kgs com travões ou 350kgs sem...o Twingo 2 só pode 350kgs (com ou sem travões) apesar de ser mais pesado, ter a base do Clio 2 (que pode puxar 1000kgs) e ter motores até 133cv ou os Diesel com um binário que em muito ajuda ao serviço.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                              Sem dúvida que vale a pena averiguar bem, eu tive uma situação que me chateou bastante...Twingo 1 pode puxar 650kgs com travões ou 350kgs sem...o Twingo 2 só pode 350kgs (com ou sem travões) apesar de ser mais pesado, ter a base do Clio 2 (que pode puxar 1000kgs) e ter motores até 133cv ou os Diesel com um binário que em muito ajuda ao serviço.
                              E os travões? São os mesmos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                E os travões? São os mesmos?
                                Respondendo directamente sobre este carro não te sei dizer mas posso dar o exemplo da minha Kangoo.

                                De origem puxa 1050 segundo o livrete mas a marca passa documento para 1350 se for versão de passageiros, como todos os componentes são iguais á versão comercial que tenho (suspensão e travagem) a TÜV deu-me o documento para 1350kgs baseado nessa questão de ser tudo igual.

                                No entanto há uma firma que me passaria o documento para 1800kgs e 3900kgs de peso total do conjunto (tenho 3000kgs actualmente que era o que já vinha de origem), basicamente é uma firma que se dedica á criação de bolas de reboque com mais capacidade e as testa nos veiculos, se os veículos conseguirem puxar mais peso, travar de igual forma (ou pelo menos dentro dos parâmetros, não esquecer que um atrelado com travões também trava por si!) è então passado o documento, neste caso não o fiz porque a bola me sairia a 750€ sem a parte eléctrica enquanto a actual já com a possibilidade de ir até 1350kgs me custou cerca de 200€ já com a cablagem específica (depois visto que ao tenho 75cv também não vale a pena tentar puxar 1800/3900kgs... é um exagero!)


                                Edit: a minha Scenic 3 podia puxar 1300kgs de origem e a Renault passou um documento para subir para 1500kgs, só precisei de ter uma bola que o permitisse (controlo feito na TÜV) e pude averbar

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                                  #17
                                  Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas!

                                  Eu nem considerei utilizar o C1 porque antes de mais o carro não é feito para isso de todo, mesmo sendo um atrelado leve o carro ia arrastar-se. Quando levo 4 pessoas já é um martírio, quanto mais um atrelado, de qualquer das formas o carro não está averbado no DUA para rebocar.

                                  Também estou ciente que apesar de muitos modelos poderem rebocar, o que interessa é o que está no DUA e vou-me guiar por aí. (Já agora, existe alguma lista que possa consultar de carros habilitados a rebocar? E qual é a razão de existirem carros com o mesmo modelo e motorização mas apenas alguns terem peso averbado no DUA e outros não?)

                                  O renault clio era a minha primeira opção dado que é a alternativa mais barata, no entanto tenho visto alguns que não estão averbados para rebocar cargas "destravadas", mesmo sendo a versão diesel de 90cv.

                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                  Olha bem para o peso rebocável no DUA antes de comprares o carro.

                                  Não é pelo peso que vais rebocar, isso todos aguentam, é porque há por aí muitos DUA sem indicação de peso rebocável apesar de carros iguais terem!!
                                  Sem isso averbado no DUA, não pode rebocar nem um talão de compras

                                  Desses todos que enumeraste, Auris D4D.
                                  Em relação a esse Auris, é a opção mais cara de todas, mas também reconheço que sendo toyota dá outras garantias. A minha questão aqui é, vale a pena dar cerca de 6k€ por um Auris de 2008/2010 com + de 200mil? É que não tenho visto preços muito a baixo disso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não há mais opiniões em relação a este assunto?

                                    Comentário

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