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SERIE 1 116D 1.6 (4 Cilindros) ou 116D 1.5 (3 Cilindros)

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    SERIE 1 116D 1.6 (4 Cilindros) ou 116D 1.5 (3 Cilindros)

    Boas, já ouvi e li varias coisas sobre este assunto e as opiniões são bastante diversas. Já ouvi que os 4 cilindros andam mais mas dão mais problemas e já ouvi que os de 3 cilindros sao melhores, consomem menos e andam o mesmo. Na verdade não percebo muito sobre este assunto portanto peço a vossa opinião e que me expliquem as diferenças que existem entre estes 2 motores sff.

    Obrigado

    #2
    Tive um colega de trabalho que deu o salto do 4 cilindros para o 3, na verdade até acabou por manter o 4cilindros como carro de reserva para a família.

    Segundo ele o 3 cilindros gasta menos (litro e meio) e é mais nervoso. Ao fim de 90.000kms no 3 cilindros ele não pensa em trocar o carro, com o 4 cilindros fez menos KMS. Na altura fez me alguma confusão mas já os conduzi a ambos e tirando ali um tremer ligeiro no relanti realmente o 3 cilindros parece me superior e muito agradável de usar. Seria essa a minha escolha.

    Comentário


      #3
      same shit, diferent smell

      Resumidamente, é isto. tenho um 4cyl e ja conduzi muitos 3cyl (entre S1 e minis), e sinceramente são a mesma coisa. O 1.6 não teve assim tantos defeitos quanto isso (ao contrario do irmão de 2L), a única coisa que me lembro de ler (e sofri) eram os injectores. talvez um 1.5 tenha mais vibrações, dada a natureza da arquitectura, mas sinceramente não se nota nada face ao 1.6 quando estas ao volante. sinceramente, de dentro do carro até parece mais suave. De resto, é meter gasóleo e andar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
        Tive um colega de trabalho que deu o salto do 4 cilindros para o 3, na verdade até acabou por manter o 4cilindros como carro de reserva para a família.

        Segundo ele o 3 cilindros gasta menos (litro e meio) e é mais nervoso. Ao fim de 90.000kms no 3 cilindros ele não pensa em trocar o carro, com o 4 cilindros fez menos KMS. Na altura fez me alguma confusão mas já os conduzi a ambos e tirando ali um tremer ligeiro no relanti realmente o 3 cilindros parece me superior e muito agradável de usar. Seria essa a minha escolha.
        A mesma pessoa a conduzir os 2 teve essa diferença? custa-me a acreditar, mas quem sou eu para negar tal afirmação...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
          A mesma pessoa a conduzir os 2 teve essa diferença? custa-me a acreditar, mas quem sou eu para negar tal afirmação...
          Sim foi o que ele me disse na altura e ao longo do tempo (hoje não somos colegas mas ele é meu cliente e como tal conduzo os carros volta e meia) nunca mudou o discurso.

          O uso dele pouca nacional e muita Autobahn, 1x por dia tem a Autobahn vazia e ele não é de grandes contenções. Cidade ele não faz.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
            Sim foi o que ele me disse na altura e ao longo do tempo (hoje não somos colegas mas ele é meu cliente e como tal conduzo os carros volta e meia) nunca mudou o discurso.

            O uso dele pouca nacional e muita Autobahn, 1x por dia tem a Autobahn vazia e ele não é de grandes contenções. Cidade ele não faz.
            Ok, nesses casos talvez seja possível, nunca fiz um estudo intensivo dos consumos em autoestrada a fundo. Mas é uma diferença gigantesca, é um facto

            No meu, numa utilização quase exclusiva de nacionais e AE (quando anda em cidade, é fora de horas) , costuma fazer perto 5.5l/100km, mas já fiz viagens a acabar nos 3.6. Mas isso é preciso muita paciência e andar com muita calma, é um bom exercício de relaxamento e meditação hehe

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
              Ok, nesses casos talvez seja possível, nunca fiz um estudo intensivo dos consumos em autoestrada a fundo. Mas é uma diferença gigantesca, é um facto

              No meu, numa utilização quase exclusiva de nacionais e AE (quando anda em cidade, é fora de horas) , costuma fazer perto 5.5l/100km, mas já fiz viagens a acabar nos 3.6. Mas isso é preciso muita paciência e andar com muita calma, é um bom exercício de relaxamento e meditação hehe
              Ele trabalha por turnos de 12h e literalmente tem 4 sinais luminosos a caminho do trabalho e na volta num total de 55/60 KMS para cada lado. (Trabalhando ele em turnos de 12h chega ao ponto de a maioria dos sinais luminosos estarem desligados numa das viagens, ou seja pouco pára ou abranda em 50kms)

              Por vezes ele usa a potência mais a sério mas sei que ele é mais o tipo de pessoa que anda ali nos 160-180 numa das viagens diárias, a outra já vai a rolar com o trânsito e duvido que passe muitos dos 120-130.

              Uma diferença entre os dois há que é o facto do 3 cilindros ser automático face ao outro que é manual.

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                #8
                Originalmente Colocado por Kikobgcc Ver Post
                Boas, já ouvi e li varias coisas sobre este assunto e as opiniões são bastante diversas. Já ouvi que os 4 cilindros andam mais mas dão mais problemas e já ouvi que os de 3 cilindros sao melhores, consomem menos e andam o mesmo. Na verdade não percebo muito sobre este assunto portanto peço a vossa opinião e que me expliquem as diferenças que existem entre estes 2 motores sff.

                Obrigado
                Mas estás a pensar comprar um deles é estás indeciso qual escolher, ou essa dúvida é por outros motivos?

                Conforme referes e bem, o 3 cilindros é mais fiável, mais económico e em termos de andamento deve ser muito semelhante ao de 4.

                Já a estética do 3 cilindros mete o 4 cilindros a um canto na minha opinião. Nunca fui à bola com a frente do série 1 F20, com aquelas óticas sobredimensionadas que parecem pertencer a um série 7.

                No LCI além da introdução do motor 3 cilindros, a estética melhorou muito, tornou-se um carro bonito com proporções corretas.

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