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Como melhor suportar uma batida traseira?

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    Como melhor suportar uma batida traseira?

    Estava a discutir com um amigo

    Batida traseira, mais vale nós (que levamos com o outro carro) travar bem o nosso e aguentar a "bronca" ou deixar desengatado e totalmente solto? Com risco de bater em outro carro ou qq outra coisa....

    Fisicamente...qual é a melhor maneira de dissipar a energia do embate?

    (eu diria o carro totalmente solto..ou mal travado pelo menos.)

    Thankx

    #2
    bem logico que a melhor forma de dissipar é deixar o carro desengatado........desde que nao existam carros á frente!

    é melhor bater num veiculo que se desloca na mesma direcção que tu a uma velocidade mais lenta, que num totalmente parado!

    Comentário


      #3
      tudo depende do espaco que tenhas a frente ou nao...

      o ideal seria nao travar, para minimizar o impacto, mas isso vai catapultar o teu carro para a frente...

      Comentário


        #4
        Não há nada como perguntar ao Jose Castelo Branco.

        Brincadeiras á parte sera quanto a mim melhor ter o carro travado.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Flyer

          Estava a discutir com um amigo

          Batida traseira, mais vale nós (que levamos com o outro carro) travar bem o nosso e aguentar a "bronca" ou deixar desengatado e totalmente solto? Com risco de bater em outro carro ou qq outra coisa....

          Fisicamente...qual é a melhor maneira de dissipar a energia do embate?

          (eu diria o carro totalmente solto..ou mal travado pelo menos.)

          Thankx
          O melhor é mesmo conseguir fugir!! ;)
          A unica vez que me deram um toque por trás foi numa recta em que eu estava a fazer ponto de embraiagem, o barulho dava a entender que o estrago era grande mas não foi!Claro que o que bateu ficou pior, mas isso é normal.
          Se tivesse algum carro à frente tinha batido sem duvidas, ai sim o estrago e as dores de cabeça eram maiores. Dai concluo que depende da situação e dos cenários possiveis..e ainda do tempo de reacção!!

          Comentário


            #6
            O problema de um embate por trás não é a chapa, é a coluna cervical, que mesmo num toque que pqrece sem gravidade pode gerar danos muito difíceis de resolver.

            Se me aperceber que me vão bater por trás liberto o carro e depois logo se vê. Aliás já fiz isso por várias vezes, normalmente situações em que estou parado num semáforo, tenha ou não carros à frente.

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              #7
              Esqueci-me de mencionar que estando o carro destravado há o perigo(e maior probabilidade) de o veiculo ser projectado contra peoes..estou a pensaR NO exemplo de estares parado na passadeira e vir um distraido por trás e dar-te uma cacetada..tornã-se muito perigoso!

              Comentário


                #8
                A altas velocidades é igual ao litro. A baixas velocidades pode ser a diferença entre partir o pára-choques "apenas" ou partir também um farolim.

                Comentário


                  #9
                  Na única vez em que fui abalroado por trás "a sério", nem tive tempo de dizer "ai" quanto mais pensar em travar ou destravar. Nem vi de onde ela veio! :D

                  Mas o menos prejudicial para quem leva a bordoada será soltar o carro, desde que não esteja a meio metro do carro da frente, senão venha o diabo e escolha.

                  Há poucos dias andou por aqui um tópico muito interessante sobre o cuidado a ter-se na regulação individual do encosto de cabeça, pois mesmo a relativamente baixas velocidades (30-40 km/h) a stickada que se sente no pescoço ainda é relevante (e inesquecível mesmo após uns 13 anos).

                  Comentário


                    #10
                    Pelo sím pelo não, o melhor é encostares logo a cabeça ao banco por causa do esticão. Isso é o fundamental!

                    Comentário


                      #11
                      mesmo tendo carros adiante...para dissipar a energia n é melhor bater no da frente do que aguentar toda a energia do carro desgovernado?

                      E se batermos no da frente pq um bateu em nós...somos culpados? (já me aconteceu e n fui dado como culpado pela companhia)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Flyer

                        mesmo tendo carros adiante...para dissipar a energia n é melhor bater no da frente do que aguentar toda a energia do carro desgovernado?

                        E se batermos no da frente pq um bateu em nós...somos culpados? (já me aconteceu e n fui dado como culpado pela companhia)
                        E preferes dissipar energia cinética a acelerar outro carro ou por calor com os pneus a derrapar na estrada?;) E, como eu já disse, numa bela "porrada" terem o carro travado ou não pouca diferença faz.

                        Comentário


                          #13
                          Epá metam meia dúzia de tócolantes GPL na traseira que ninguém se mete com a vossa traseira...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por BR_STB

                            Esqueci-me de mencionar que estando o carro destravado há o perigo(e maior probabilidade) de o veiculo ser projectado contra peoes..estou a pensaR NO exemplo de estares parado na passadeira e vir um distraido por trás e dar-te uma cacetada..tornã-se muito perigoso!
                            Infelizmente aconteceu-me essa situação àcerca de 4 anos atrás em Portimão e uma âmbulancia do Hospital privado de PTM bateu-me por trás quando eu estava parado numa passadeira!!! O peão vinha a passar da esquerda para a direita, o tipo da âmbulancia que tentou ultrapassar-me pela esquerda,na passadeira, mas quando viu que ía atropelar o peão não teve outra hipotese e bateu-me por trás na minha L200.
                            Ao receber o embate o peão pode dar graças por ainda não ir a passar a faixa da direita pois com o embate que recebi mesmo com o carro travado a pickup atravessou completamente a passadeira e a ambulancia ficou precisamente atrás da passadeira no lugar que eu ocupava.
                            Não sei qual seriam as diferenças de massas a minha é uma L200 de cabine dupla e a âmbulancia era uma mercedes furgão.
                            Dentro do carro bati com o joelho na zona por baixo do tablier, e fiquei com uma dor bastante forte no pescoço.
                            A nível de estragos da perspectiva de dentro dos carros, fiquei apenas com o farol de nevoeiro traseiro e um reflector ambos partidos (do meu lado esquerdo). Por milagre o farol do lado esquerdo não se partiu embora nessa zona tenha ficado com alguns arranhões na pintura.
                            A Mercedes ficou com o farol frontal do lado direito partido, o parachoques do lado direito ficou pendurado, e o guarda-lamas do lado direito tb amassado para dentro.

                            Aparentemente a Mercedes ficou com mais estragos e os meus foram mais limitados devido a uma protecção traseira de inox num tubo com cerca de 3".

                            Fiquei a saber que íam buscar um paciente para algo de rotina, julgo que seria hemodiálise!

                            O meu maior receio foi que afirmassem que íam em marcha de urgencia, contudo foram extremamente honestos e a primeira preocupação foi perguntar se eu estava bem e que assumiam a inteira responsabilidade dos estragos. Isto aconteceu numa sexta-feira e na segunda-feira já estava o agente de seguros deles a ligar-me para deixar o carro onde eu quisesse ao que optei pelo concessionário da mitsubishi.

                            Em resumo, para além de ter ficado com o joelho roxo e uma forte dor no pescoço (efeito chicote), posso dizer que o cinto impediu maiores estragos.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Destravado. A força do embate é sempre mais reduzida. Em embates fortes se faz grande diferença ou não, não sei. Mas mesmo que seja 0,0000000001 de diferença, prefiro tê-la do meu lado do que contra mim.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Flyer

                                Estava a discutir com um amigo

                                Batida traseira, mais vale nós (que levamos com o outro carro) travar bem o nosso e aguentar a "bronca" ou deixar desengatado e totalmente solto? Com risco de bater em outro carro ou qq outra coisa....

                                Fisicamente...qual é a melhor maneira de dissipar a energia do embate?

                                (eu diria o carro totalmente solto..ou mal travado pelo menos.)

                                Thankx
                                Pelo tópico... isto não era no off-topic? [}]


                                PS:Na brincadeira

                                Comentário


                                  #17
                                  a melhor solução é colocar uma bola de reboque... [:P]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Asterix

                                    a melhor solução é meter uma bola de reboque na traseira... [:P]
                                    errado
                                    a bola esta liga directamente ao chassis de moto que todo aquele plastico/chapa que te absorve energia nao vai ter utilidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já ao meu tb foi uma ambulância q bateu por trás,ha 1 ano, sabiam q os bombeiros se por acaso baterem, tiram o premio q eles tem direito por mês se n tiverem nenhum acidente, acho q era 150€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como já aqui foi dito, depende da situação, se tivermos espaço e nos apercebermos que alguém não vai conseguir travar, podemos até andar para a frente, eu já o fiz e evitei que me batessem!
                                        Se for numa situação de transito conmpacto, com carros à frente, penso que para não irmos bater no da frente tão facilmente, se calhar é melhor travar bem a fundo!!;)

                                        Comentário

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