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    Comprar carro

    Boa noite, pessoal

    Estou à procura do meu primeiro carro e ando com algumas dúvidas. Estava pensar comprar um carro usado (até 10 mil €, que fosse algo decente e não desse problemas) porque não tenciono fazer viagens muito longas e estou habituado a não ter carro e andar de transportes. No entanto, pelo que estive a ver, o que mais me agradou até esse preço, foi um Clio. Vi alguns Clios a 10/11 mil € mas depois reparei que na Renault Retail se consegue um Clio mais recente e com menos km por cerca de 13/14 mil € (o que me parece que compensa). E, depois disso, vi que o novo Peugeot 208 fica por volta de 15 mil novo (e eu gosto muito deste novo modelo).

    Essencialmente, a minha questão é se vale a pena esticar o orçamento para um carro por volta dos 14/15 mil ou se não faz muita diferença para um usado na gama dos 10 mil?


    Que tipo de carros gostas?

    Gosto de muitos mas preferia um carro pequeno. Gosto de carros do género de um Clio, Polo, Focus, Fiesta ou do Peugeot 208 (bónus para este porque gosto muito do novo modelo).

    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    A - Citadinos

    Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Os que mencioneiacima, Clio, Polo, Focus, Fiesta, Peugeot 208, Corsa, ...

    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Uma vez por semana, talvez.

    Precisarás de levar carga com frequência?

    Não

    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Não faço ideia. Numa semana normal, talvez uns 200km mínimo.

    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Não muito, espero

    Os consumos terão grande importância?
    Sim, de preferência, um carro económico neste aspecto

    A potência do motor terá grande importância?

    Um pouco secundário

    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Evitarei terra e trilhos

    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    Idealmente, 10 mil. Se compensar, até 15 mil.

    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Pouco usado ou novo. Pode ser usado mas que não esteja em mau estado.

    #2
    Se der para esticar o orçamento, novo é sempre novo e se gostas do 208 é esse que deves comprar.

    Cumps

    Comentário


      #3
      novo é novo, no entanto também tens a desvalorização enorme nos primeiros 2 a 3 anos. eu apostaria numa situação intermédia entre carro novo e carro já usado por alguém. se calhar algo até 2 anos de stand minimamente de confiança, até 40 mil kms, porventura 50 mil. no segmento que queres serão quase todos ex-rent-a-car, mas pode não vir mal ao mundo nessa situação.

      tens que ter atenção ao seguro, que será caro no teu caso por não teres experiência nem registos anteriores, IUC, inspeção, caso tenha quase 4 anos, porventura algum outro item que precise de trocar. se compensa dar 15 em vez de 10? se calhar não, caso encontres um bom negócio. é veres a diferença entre novo negociado e um pouco rodado...

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        #4
        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
        Se der para esticar o orçamento, novo é sempre novo e se gostas do 208 é esse que deves comprar.

        Cumps
        já há 208 com pouquíssimos kms mai baratos cerca de 3000€ em relação a preço de novo de tabela. valem a pena, se o preço for mesmo esse. se der para negociar, então essa diferença já se esbaterá. é pedir cotações para novo numa ou duas versões. para o user, até um sem turbo será a melhor opção, se ele faz 200 ou 300kms por semana. isso dá 1000kms por mês.

        Comentário


          #5
          já há 208 com pouquíssimos kms mai baratos cerca de 3000€ em relação a preço de novo de tabela. valem a pena, se o preço for mesmo esse. se der para negociar, então essa diferença já se esbaterá. é pedir cotações para novo numa ou duas versões. para o user, até um sem turbo será a melhor opção, se ele faz 200 ou 300kms por semana. isso dá 1000kms por mês.
          Eu vi alguns usados (carros de serviço), mas o preço era semelhante ao novo porque tinham alguns extras e poucos km. Mas se souberes onde há esses usados mais baratos, agradecia eheh.

          Comentário


            #6
            Tens também o Citroen C3 que se enquadra no segmento dos modelos que falas. No intervalo de preço que referes consegues um C3 do ano passado ou já desde ano por volta dos 13000€. Se fores para um C3 novo que já será o restyling que saiu agora conseguirás a partir dos 15000€. Temos 2 C3 (um da anterior geração e um da actual), ambos com o 1.2 Purtech 82cv e até agora nada a apontar. Fica a sugestão. Entre novo e semi-novo preferia sempre novo, mas isso sou eu. Porque por vezes há excelentes negócios de carros muito recentes com poucos kms.

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              #7
              Por ~11 000 consegues carros do segmento B com 2 anos e poucos km. Poupas a desvalorização inicial e continuas a ter na mesma um carro que te vai durar.

              A questão é mais se preferes o modelo novo e achas que justifica mais 4/5 mil €.

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                #8
                Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                Tens também o Citroen C3 que se enquadra no segmento dos modelos que falas. No intervalo de preço que referes consegues um C3 do ano passado ou já desde ano por volta dos 13000€. Se fores para um C3 novo que já será o restyling que saiu agora conseguirás a partir dos 15000€. Temos 2 C3 (um da anterior geração e um da actual), ambos com o 1.2 Purtech 82cv e até agora nada a apontar. Fica a sugestão. Entre novo e semi-novo preferia sempre novo, mas isso sou eu. Porque por vezes há excelentes negócios de carros muito recentes com poucos kms.
                Não tinha pensado no C3. Vou investigar. Obrigado.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por dasauto Ver Post
                  Por ~11 000 consegues carros do segmento B com 2 anos e poucos km. Poupas a desvalorização inicial e continuas a ter na mesma um carro que te vai durar.

                  A questão é mais se preferes o modelo novo e achas que justifica mais 4/5 mil €.
                  Não é que prefira o modelo novo porque acho que saímos sempre um pouco a perder com aquela desvalorização inicial. Estou mais inclinado para um 208 semi-novo (um carro de serviço). Sabes quais são os melhores sítios para esses carros de serviço? Alguns stands ou assim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fmont Ver Post
                    Não é que prefira o modelo novo porque acho que saímos sempre um pouco a perder com aquela desvalorização inicial. Estou mais inclinado para um 208 semi-novo (um carro de serviço). Sabes quais são os melhores sítios para esses carros de serviço? Alguns stands ou assim.
                    Um qualquer concessionário da peugeot vai ter 208's semi-novos de serviço sejam de comerciais deles sejam de frotas empresariais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fmont Ver Post
                      Eu vi alguns usados (carros de serviço), mas o preço era semelhante ao novo porque tinham alguns extras e poucos km. Mas se souberes onde há esses usados mais baratos, agradecia eheh.
                      no SV deve ter. vi lá alguns 208 quase novos. agora se o preço compensa ou não...

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