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Alemanha “guerra” aos Plug in?

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    Alemanha “guerra” aos Plug in?

    Tropecei neste artigo:

    “ A associação ambiental e de defesa do consumidor alemã Deutsche Umwelthilfe, que não tem fins lucrativos e que integra o European Environmental*Bureau, de Bruxelas, debruçou-se sobre uma temática que envolve sempre alguma controvérsia: as emissões dos híbridos plug-in (PHEV). E as conclusões a que chegou, depois de serem efectuadas medições em estrada, levaram este organismo a pedir ao Executivo de Angela Merkel o fim dos apoios atribuídos aos PHEV, que acusam de ser “particularmente prejudiciais para o ambiente”.


    https://observador.pt/2020/09/06/ale...erra-aos-phev/

    Não é tema que tenha muito aprofundado (nem de perto nem de longe) mas não estou propriamente surpreendido.

    Nota: @Moderacao, se por acaso isto já andar por aqui em algum lado, pf, apaguem. Obg

    #2
    Tem algum sentido exigir outro tipo de homologação... Apesar do plug in cá de casa ter mais de 50kkms com uma média de menos de metade dos 1.3L/100 wltp declarados, a verdade é que os resultados dependem muito da utilização de cada um...mas atenção, nas outras motorizações acontece o mesmo... declarado vs realidade... só que nos plug in essa discrepância pode ser maior... Aproveitem enquanto dá...

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      #3
      Pois... não me admira...

      Já agora e como "exemplo", na Holanda já desde há uns tempos que se queixam, que houve uma corridas aos PHEV (devido aos benefícios associados)... mas que depois e na realidade, poucos são os que lhes dão o devido uso... isto é, só os usam com o motor convencional, não recarregando o electrico.

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        #4
        As situações de mau uso resolviam se bem com electrónica... De X em X kms ( por ex autonomia média do depósito) o carro tinha de carregar... ou não andava... tal como um puro eléctrico...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
          As situações de mau uso resolviam se bem com electrónica... De X em X kms ( por ex autonomia média do depósito) o carro tinha de carregar... ou não andava... tal como um puro eléctrico...


          Um facto...

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            #6
            https://www.spritmonitor.de/de/ueber...=6&powerunit=2
            Um exemplo de um dos melhores phevs à venda... De 0,2 L/100 a 6.6...com toda a certeza o de 6,6 nunca vê uma tomada...

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              #7
              Já tinha colocado em tempos um video de coches.net onde explica o engano no cálculo das emissões destes carros.

              https://youtu.be/6gCRm9wY4DM

              Comentário


                #8
                A homologacao dos PHEV segundo WLTP foi claramente feita para permitir os construtores baixar as emissoes medias no papel apenas.

                A homologacao dos PHEV e feita em modo eletrico e modo hibrido com a bateria cheia nos primeiros 100 km.

                Pela sua utilizacao real deveria ser feita em modo eletrico e em modo hibrido com a bateria vazia para se saber o real consumo quando a bateria acaba.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Já tinha colocado em tempos um video de coches.net onde explica o engano no cálculo das emissões destes carros.

                  https://youtu.be/6gCRm9wY4DM
                  Não há nenhum engano nos cálculos... O que acontece é que a fórmula de cálculo não é a ideal... pois permite utilizações com emissões bem acima do anunciado... mas também bem abaixo do anunciado...

                  Comentário


                    #10
                    Ai que os alemães também conseguem ser tão burrinhos quando querem...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                      As situações de mau uso resolviam se bem com electrónica... De X em X kms ( por ex autonomia média do depósito) o carro tinha de carregar... ou não andava... tal como um puro eléctrico...
                      Mau uso?
                      Porquê mau uso? Não posso usar o carro, o meu carro, como bem entender?

                      As entidades que arranjem outra forma de medir.

                      Até podem forçar essa tua ideia, entendo a lógica, mas isso irá reduzir as vendas dos híbridos em sentido dos ICE outra vez - o que não é o objetivo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post

                        Pela sua utilizacao real deveria ser feita em modo eletrico e em modo hibrido com a bateria vazia para se saber o real consumo quando a bateria acaba.
                        Concordo... deixar claro no entanto que quando um phev tem 0 kms em Ev, a bateria não está vazia... na realidade tem 15 a 20% de bateria para funcionar como um híbrido convencional...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                          Até podem forçar essa tua ideia, entendo a lógica, mas isso irá reduzir as vendas dos híbridos em sentido dos ICE outra vez - o que não é o objetivo.
                          Não vejo o porquê de baixar as vendas... Só eram obrigados a ligar à tomada... Os benefícios fiscais e na utilização continuavam presentes...

                          Comentário


                            #14
                            Descobriram que um Cayenne E-Hybrid sem carga na bateria e em sport plus pode gastar até 5x mais do que o anunciado... Burocratas ambientalistas, what else?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                              Descobriram que um Cayenne E-Hybrid sem carga na bateria e em sport plus pode gastar até 5x mais do que o anunciado... Burocratas ambientalistas, what else?
                              Esse exemplo ainda é mais caricato que o do IONIQ.
                              No spritmonitor, para o Cayenne E-Hybrid, temos mínimo de de 3,86lt, média de 8,80lt e máx de 13,19lt. A marca anuncia média de 3.7-3.9 lt/100 km
                              Se bem que, 13lt para o que carro que é, para mim seria perfeito

                              Comentário


                                #16
                                É uma questão de os PHEV serem homologados sempre com base no uso em térmico com bateria vazia e as emissões serem calculadas na base de uma média ponderada de um depósito de 50 lts menos autonomia eléctrica. Isso é que é a realidade do uso desses carros.
                                Já agora, porque é que a homologação dos térmicos não levam em conta a possibilidade de desligar nas descidas? Dava logo uns números do catano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                  Concordo... deixar claro no entanto que quando um phev tem 0 kms em Ev, a bateria não está vazia... na realidade tem 15 a 20% de bateria para funcionar como um híbrido convencional...
                                  Claro, vazia em termos praticos, neste caso ja nao ser possivel usar propulsao 100% eletrica.

                                  Uma bateria 100% vazia esta morta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                    Claro, vazia em termos praticos, neste caso ja nao ser possivel usar propulsao 100% eletrica.

                                    Uma bateria 100% vazia esta morta.
                                    Foi o que tentei explicar... Em termos práticos, quando uma bateria de um phev informa ter 0 kms em Ev, na realidade não está vazia mas sim ronda os 15 a 20% de carga visível ao utilizador... A margem que falas é que está escondida ao utilizador é outra coisa e serve para proteger a bateria... Em média, e nos phevs, quando o utilizador vê 0% na realidade deve ter uns 5%...e quando vê 100, deverão ser uns 95 reais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      As situações de mau uso resolviam se bem com electrónica... De X em X kms ( por ex autonomia média do depósito) o carro tinha de carregar... ou não andava... tal como um puro eléctrico...
                                      Obviamente que ninguém os iria comprar com esse tipo de condicionamento.

                                      Eu sei que muito pessoal se esquece deste pormaior mas, guess what, os carros são para servir os seus utilizadores e não o contrário.

                                      Acho que muita gente perdeu mesmo essa noção básica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Obviamente que ninguém os iria comprar com esse tipo de condicionamento.

                                        Eu sei que muito pessoal se esquece deste pormaior mas, guess what, os carros são para servir os seus utilizadores e não o contrário.

                                        Acho que muita gente perdeu mesmo essa noção básica.
                                        A única coisa óbvia é que não tens ideia do que falas... Por um lado os particulares que ganham muito em carregar sempre que possível... Para serem servidos pelo carro... são segundos... ter o carregador instalado no local da ligação ao carro ( a não ser que em tua casa és tu que serves a casa quando tens de ligar o interruptor para teres luz... interruptor que para te complicar a vida está no meio da divisão para te complicar a vida)... Por outro lado as empresas que fiscalmente ganham bastante em comprar plug ins... Mas que não poderiam obrigar os funcionários a carregar... Já ter gps a controlar os seus movimentos é fácil... Oh Good...

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                                          #21
                                          A ideia de que quem compra um PHEV depois não o carrega na tomada está errada.

                                          De facto isso acontece em alguns casos, mas os estudos mais recentes de que tenho conhecimento (artigos científicos, não bitaites de café ou de jornal), apontam para uns 5% de utilizadores que nunca carregam. Os outros 95% usam os PHEV como é suposto. Se querem um caso prático, tenho dois amigos com PHEV e ambos os carregam sempre que podem. Um deles têm o carro desde fevereiro e até agora só o atestou duas vezes. Já lá vão mais de 6 meses.

                                          Quanto ao CO2 e consumos homologados, eles são realistas se o PHEV for usado em modo elétrico na cidade. Se o dono nunca o carregar e passar o tempo na autoestrada obviamente que vai consumir e emitir mais do que os valores homologados.

                                          Agora, não percebi bem que testes andam os alemães andam a fazer, mas comparar uso em estrada com valores homologados é ridículo.

                                          Comparar uso em estrada com outros carros a ICE já me parece mais sensato. Ainda assim não se entende como é que conseguem emissões de 500 g/km.. um valor exorbitante mas perfeitamente alcançável a assapar. Mas se é para andar na ganga, têm ver emissões dos dois com o mesmo estilo de condução. Não me espanta que o PHEV emita um pouco mais porque é mais pesado. Mas 7 vezes mais parece-me erro de tradução, sinceramente.

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                                            #22
                                            o meu phev a última vez que levou combustível foi há cerca de 6 meses e já fez uns (poucos) milhares de km... se bem que com o Covid as condições são bastantes diferentes do "habitual" pré-covid...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                              Esse exemplo ainda é mais caricato que o do IONIQ.
                                              No spritmonitor, para o Cayenne E-Hybrid, temos mínimo de de 3,86lt, média de 8,80lt e máx de 13,19lt. A marca anuncia média de 3.7-3.9 lt/100 km
                                              Se bem que, 13lt para o que carro que é, para mim seria perfeito
                                              O Cayenne coupé E-Hybrid faz uma média a volta dos 5 lt e sem carga 13,5 lt, é carregado todos os dias e a autonomia em eléctrico, depende do trajecto mas ronda os 30 km.

                                              Cumps

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