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Fiat Punto 1.7TD / FORD FIESTA 1.8

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    Fiat Punto 1.7TD / FORD FIESTA 1.8

    Boa noite a todos
    Sou novo no grupo, desde já obrigado pela aceitação. Sou de Almada e sou um "cota" que já passou dos 50.
    Gostava da vossa opinião no seguinte. Estou comprador de um carro VAN. A sua utilização vai ser para umas curtas voltas, com algumas incursões, poucas, em viagens de 600/700 kms ida e volta. Escolho um comercial pelo facto de por vezes necessitar de transportar "tralha". Nada de peso mas sim de volume. E tomando por conta que por ano não irá fazer 25.000 kms.
    Como tal vi um FIAT PUNTO 1.7 TD, de 1998, em bom estado. Só o vou ver ao vivo na 4ª feira, mas pelas fotos parece muito bom. E reparei que o cofre do motor e o próprio motor está bem seco. Sem fugas de óleo visíveis. Segundo o proprietário o carro tem 322.000 kms. E que fez revisão onde levou o seguinte material:

    Troca do filtro de arTroca do fluido de radiadorTroca do filtro de combustívelÓleo e filtroTermostato de temperatura novo4 velas novas

    No entanto diz que precisa dos braços de suspenção e os topos dos amortecedores. Isto à frente. Pede pelo carro 500 euros. Claro que tentarei negociar.

    Por outro lado, tenho um conhecido e colega que tem um FORD FIESTA 1.8 com motor ENDURA e 244.000 kms que me pede os mesmos 500 euros, e que o carro também precisa das ponteiras de direção e dos triangulos. Este carro está muito bom de chapa, sem riscos ou mossas, tem também jantes especiais de origem, e os interiores estão quase como novos.

    Tirando as diferenças de motor e extras que o FORD não tem, só tem ABS e Air Bag. Nem vidros eléctricos... gostava da vossa opinião.
    Desde já grato e obrigado

    Troca do filtro de arTroca do fluido de radiadorTroca do filtro de combustívelÓleo e filtroTermostato de temperatura novo4 velas novas

    #2
    É ver o que está em melhor estado.

    O facto de conheceres o dono do Fiesta, poderá ser uma garantia, caso saibas como o mesmo conduzia/tratava a viatura (para o bom ou para o mal).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      É ver o que está em melhor estado.

      O facto de conheceres o dono do Fiesta, poderá ser uma garantia, caso saibas como o mesmo conduzia/tratava a viatura (para o bom ou para o mal).
      Sem duvida. Mas ele só tem o carro há 1 ano. Mudou apenas óleo e filtros. No entanto este motor sei que é derivado do PERKINS. Como tal barulhento e em AE não convém passar do limite legal. Além de pastelões não gostam de fazer uma viagem completa nos 130 ou 140 kms/h.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Costapereira57 Ver Post
        Sem duvida. Mas ele só tem o carro há 1 ano. Mudou apenas óleo e filtros. No entanto este motor sei que é derivado do PERKINS. Como tal barulhento e em AE não convém passar do limite legal. Além de pastelões não gostam de fazer uma viagem completa nos 130 ou 140 kms/h.

        Conheço perfeitamente o motor... e isto num carro adquirido na época novo e conseguia andar perfeitamente, mesmo em auto estrada.

        Mas claro... que se está a falar de viaturas usadas e como em tudo, é ver qual a que se encontra em melhor estado... porque uma viatura não é só o motor e com esses anos todos em cima, havendo descuidos ou a fazeres, as coisas podem "arruinar" a compra.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Conheço perfeitamente o motor... e isto num carro adquirido na época novo e conseguia andar perfeitamente, mesmo em auto estrada.

          Mas claro... que se está a falar de viaturas usadas e como em tudo, é ver qual a que se encontra em melhor estado... porque uma viatura não é só o motor e com esses anos todos em cima, havendo descuidos ou a fazeres, as coisas podem "arruinar" a compra.
          É isso mesmo. Há uns 13 anos andei com um Fiesta destes durante 15 dias, e apesar de não ter as "mariquices" de conforto a que estamos habituados, gostei bastante. Sei que neste ele não tira nada ao valor. Como tal terei de somar aí uns 120 euros para resolver a questão dos trângulos e das ponteiras. Porque tenho bom desconto em peças e o mecânico onde vou não se importa que seja eu a levar as peças. E se calhar ainda mudar a correia de distribuição com o kit da bomba de água. Ele diz que o mecânico o informou que estava boa. Penso que deve ser mudada aos 80 ou 90.000. Portanto nada melhor que andar descansado.
          Obrigado nto

          Comentário


            #6
            Baseado na informação disponível, eu era capaz de escolher o Fiesta, por ter menos 80.000 km e por não ter turbo, logo, menos um elemento caro a trocar e substituir.

            Comentário


              #7
              Tinha ideia que esse motor 1.8d muda aos 60000kms e só anos mais tarde passou a ser 90000kms.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Tinha ideia que esse motor 1.8d muda aos 60000kms e só anos mais tarde passou a ser 90000kms.
                Sim a troca nestes motores convém ser curta, o meu sogro tinha um e chegou mesmo a partir a correia, mas por milagre foi só por uma nova e voilà!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Tinha ideia que esse motor 1.8d muda aos 60000kms e só anos mais tarde passou a ser 90000kms.

                  Foi em 1997 que houve a mudança... até aí era 60.000km/5 anos, e em 1997 passou a ser os 90.000km ou 105.000km/5 anos... (havendo as duas infos de quilometragem).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Costapereira57 Ver Post
                    É isso mesmo. Há uns 13 anos andei com um Fiesta destes durante 15 dias, e apesar de não ter as "mariquices" de conforto a que estamos habituados, gostei bastante. Sei que neste ele não tira nada ao valor. Como tal terei de somar aí uns 120 euros para resolver a questão dos trângulos e das ponteiras. Porque tenho bom desconto em peças e o mecânico onde vou não se importa que seja eu a levar as peças. E se calhar ainda mudar a correia de distribuição com o kit da bomba de água. Ele diz que o mecânico o informou que estava boa. Penso que deve ser mudada aos 80 ou 90.000. Portanto nada melhor que andar descansado.
                    Obrigado nto



                    Seja esse ou qualquer outro carro, não sabendo como se encontram os elementos e se o pretendido é ter mesmo a certeza e começar do "zero", mas vale proceder à sua troca.

                    Assim sabes logo de antemão que por ali não cede (apesar do custo).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Baseado na informação disponível, eu era capaz de escolher o Fiesta, por ter menos 80.000 km e por não ter turbo, logo, menos um elemento caro a trocar e substituir.
                      É o que tenho pensado. Como tal também tenho de gastar euros nos triângulos e ponteiras. Apesar deste meu conhecido não ter um grande historial do carro nem ter feito muitos kms, parece-me a escolha mais sensata. E o carro está excelente de interiores e de toda a chaparia. O puro e duro carro. Sem nada daquelas mordomias a que estamos habituados.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, isso tem pouco por onde estragar!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Tinha ideia que esse motor 1.8d muda aos 60000kms e só anos mais tarde passou a ser 90000kms.
                          Segundo ele me disse no manual do carro diz que é aos 90.000

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Seja esse ou qualquer outro carro, não sabendo como se encontram os elementos e se o pretendido é ter mesmo a certeza e começar do "zero", mas vale proceder à sua troca.

                            Assim sabes logo de antemão que por ali não cede (apesar do custo).
                            É exactamente assim que penso. A prioridade é a parte da direção, depois mais uns dias e vai a correia e bomba de água. A inspeção é em Janeiro. Sou mesmo capaz de optar pelo Fiesta. Apesar de não ter turbo nem vidros eléctricos. No fundo quero é um carro robusto, que não tenha ar de charuto, e seja fiável. Nesse aspecto acho que este é o ideal. Até a chapeleira está forrada a alcatifa preta e o separador é acrilíco.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, a reparação/substituição de uns vidros eléctricos são algo que, a brincar, podem logo significar 50% do valor de compra do carro, por isso... mas um ponto a favor do Fiesta!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Costapereira57 Ver Post
                                É exactamente assim que penso. A prioridade é a parte da direção, depois mais uns dias e vai a correia e bomba de água. A inspeção é em Janeiro. Sou mesmo capaz de optar pelo Fiesta. Apesar de não ter turbo nem vidros eléctricos. No fundo quero é um carro robusto, que não tenha ar de charuto, e seja fiável. Nesse aspecto acho que este é o ideal. Até a chapeleira está forrada a alcatifa preta e o separador é acrilíco.

                                Serão coisas básicas mas que irão ajudar na manutenção.

                                Não descurar de facto a troca da bomba/liquido refrigeração, porque infelizmente e como bem se sabe.... a maioria dos carros já nem andam com liquido de refrigeração... mas sim com "água del cano"...

                                Depois são os carros que não valem um chavo e "pardais ao ninho"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora... esse motor tem um parafuso de purga no motor, para que o liquido saia aquando da sua troca...

                                  Aqui fica:





                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Aqui fica imagem com seta a apontar para o dito parafuso, que está no bloco do motor.










                                  in: https://forum.motorguia.net/veiculos...post1067035600

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Serão coisas básicas mas que irão ajudar na manutenção.

                                    Não descurar de facto a troca da bomba/liquido refrigeração, porque infelizmente e como bem se sabe.... a maioria dos carros já nem andam com liquido de refrigeração... mas sim com "água del cano"...

                                    Depois são os carros que não valem um chavo e "pardais ao ninho"...
                                    Não descuro esses pormenores. Fazem toda a diferença. Felizmente este anda com liquido... obrigado pela foto do parafuso da purga.
                                    Depois quero é meter pelicula nos vidros, daquela bem escura. Só que me quero informar. Uns dizem que sem problema, outros que é preciso inspeção B. Na lei diz que tem de ter a B. Mas depois diz que se pode forrar com plástico. Vamos lá entender.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sendo uma viatura de mercadorias, não precisa de fazer inspecção quanto às películas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Sendo uma viatura de mercadorias, não precisa de fazer inspecção quanto às películas.
                                        Tenho essa impressão. Mas depois de ler isto do IMTT,e é de 2020...

                                        Nos termos do Decreto-Lei n.º 392/2007, de 27 de dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 193/2009, de 17 de agosto, é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas. Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
                                        • de veículos pertencentes às forças de segurança e de autoridades judiciais;
                                        • correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
                                        • correspondentes à célula sanitária das ambulâncias.


                                        Primeiro pode-se pôr, desde que homologadas. Depois a excepção das peliculas plásticas...
                                        Editado pela última vez por Costapereira57; 22 September 2020, 20:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Costapereira57 Ver Post
                                          Tenho essa impressão. Mas depois de ler isto do IMTT,e é de 2020...

                                          Nos termos do Decreto-Lei n.º 392/2007, de 27 de dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 193/2009, de 17 de agosto, é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas. Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
                                          • de veículos pertencentes às forças de segurança e de autoridades judiciais;
                                          • correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
                                          • correspondentes à célula sanitária das ambulâncias.


                                          Primeiro pode-se pôr, desde que homologadas. Depois a excepção das peliculas plásticas...



                                          Mas aí está, o que pretendes é tapar o espaço de carga (já que é um VAN/2 lugares) e como tal, entra nas exclusões... no caso, no 2º ponto.

                                          Comentário

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