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Problemas 1.9 TDI (130cv)

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    Problemas 1.9 TDI (130cv)

    Boa tarde a todos,

    estou prestes a comprar o meu primeiro automóvel (a3 de 2001) e sendo de conhecimento de todos, estes motores são dos melhores motores a diesel. No entanto eu gostava de saber, as vossas opiniões quanto a problemas que tenham surgido nesses motores.

    Sou novo no fórum e agradeço a todos a vossa colaboração, obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por BrianYWL Ver Post
    Boa tarde a todos,

    estou prestes a comprar o meu primeiro automóvel (a3 de 2001) e sendo de conhecimento de todos, estes motores são dos melhores motores a diesel. No entanto eu gostava de saber, as vossas opiniões quanto a problemas que tenham surgido nesses motores.

    Sou novo no fórum e agradeço a todos a vossa colaboração, obrigado!
    Tenho um Golf IV 1.9tdi 101cv comprado novo 0km e até hoje nada de problemas com o motor nunca me deixou na estrada, mas com a caixa da direcção assistida (fuga).
    Tem 235000km, óleo e filtros (óleo, ar e habitáculo) troco a cada 15000km e gasóleo a cada 30000km.
    Bons motores, recomendo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrianYWL Ver Post
      Boa tarde a todos,

      estou prestes a comprar o meu primeiro automóvel (a3 de 2001) e sendo de conhecimento de todos, estes motores são dos melhores motores a diesel. No entanto eu gostava de saber, as vossas opiniões quanto a problemas que tenham surgido nesses motores.

      Sou novo no fórum e agradeço a todos a vossa colaboração, obrigado!
      No motor não há registo de problemas crónicos, no entanto não esquecer os 20 anos, e os +300k (raras excepções andarão por menos).

      E não esquecer que o carro não é só motor. Caso os anteriores proprietários não tenham feito manutenção na suspensão, toda ela precisará de substituição.

      Comentário


        #4
        De motor podes ficar descansado, tem atenção ao estado do carro e aos reais kms
        Na minha opinião, o a3 é mais carro que o Golf IV e o Ibiza, por isso boa sorte com ele!

        Comentário


          #5
          O carro está com 270k. Do que percebo minimamente de carros e com a opinião do mecânico que por coincidência trabalha na audi, o carro está em ótimas condições, correia de distribuição nova, bimassa novo, uma peça qualquer do turbo foi substituía (desculpem a minha falta de conhecimento sobre mecânica, mas penso que é um centro qualquer), discos e pastilhas novas e para um carro com quase 20 anos está com interiores e exterior muito bons.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelo seu comentário! Tanto o golf IV como o a3, são carros que adorava ter, apareceu me esta relíquia e penso que irei seguir com o negócio.

            Originalmente Colocado por L031 Ver Post
            Tenho um Golf IV 1.9tdi 101cv comprado novo 0km e até hoje nada de problemas com o motor nunca me deixou na estrada, mas com a caixa da direcção assistida (fuga).
            Tem 235000km, óleo e filtros (óleo, ar e habitáculo) troco a cada 15000km e gasóleo a cada 30000km.
            Bons motores, recomendo!

            Comentário


              #7
              Penso que MAF`s e árvore de cames sao os problemas mais comuns

              Comentário


                #8
                que o ibiza é de certeza, pois é uma gama cima, esse A3!

                eu tenho um 150cv que faz 100kms por dia. comprei há 3 anos e meio um a gpl para fazer kms, com 145 mil kms. tive que o vender passados 2 anos, pois era problemas de tudo e mais alguma coisa e pus o tdi a andar novamente. até hoje não levou nenhuma peça de desgaste desde há 1 ano. conta com 322 mil kms e só não tem mais uns 30 ou 40 mil porque eu andei a poupá-lo. nunca lhe mudei nada de especial, mas nota-se que a idade já começa a acusar o desgaste de algumas peças fora motor. é teres em atenção este tipo de situações e se tiver sido bem mantido de motor, deverás ter carro para uns anos ainda.

                que valores estarás a dar? uns 4 mil, suponho...


                edit: já vi que tem menos cerca 50 mil que o meu. é estimá-lo. assim ainda dura mais alguns anos em relação aos que eu já disse.

                Comentário


                  #9
                  Parece bastante ok pelo que dizes...

                  Tem ouro ou não? A pergunta pode parecer retórica, mas partilha o preço com a malta!

                  PS: tive um de 110 que por volta dos 150.000 levou maf e pouco depois o turbo... mas eu também não era meigo nessa altura

                  Comentário


                    #10
                    O máximo que pretendo gastar são 5500.

                    Obrigado também pela sua opinião!

                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    que o ibiza é de certeza, pois é uma gama cima, esse A3!

                    eu tenho um 150cv que faz 100kms por dia. comprei há 3 anos e meio um a gpl para fazer kms, com 145 mil kms. tive que o vender passados 2 anos, pois era problemas de tudo e mais alguma coisa e pus o tdi a andar novamente. até hoje não levou nenhuma peça de desgaste desde há 1 ano. conta com 322 mil kms e só não tem mais uns 30 ou 40 mil porque eu andei a poupá-lo. nunca lhe mudei nada de especial, mas nota-se que a idade já começa a acusar o desgaste de algumas peças fora motor. é teres em atenção este tipo de situações e se tiver sido bem mantido de motor, deverás ter carro para uns anos ainda.

                    que valores estarás a dar? uns 4 mil, suponho...


                    edit: já vi que tem menos cerca 50 mil que o meu. é estimá-lo. assim ainda dura mais alguns anos em relação aos que eu já disse.

                    Comentário


                      #11
                      O preço é precisamente 5500. Tenho garantia de motor e caixa de 1 ano!
                      Também um ponto a favor desta compra. Já tive um Polo 1.2 de 2009, comprei a privado, passado 6/7 meses o carro teve problema de bielas. Portanto se tivesse garantia teria evitado essa despesa...

                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Parece bastante ok pelo que dizes...

                      Tem ouro ou não? A pergunta pode parecer retórica, mas partilha o preço com a malta!

                      PS: tive um de 110 que por volta dos 150.000 levou maf e pouco depois o turbo... mas eu também não era meigo nessa altura

                      Comentário


                        #12
                        Ainda que não seja o mesmo motor, partilha muitos componentes.
                        Tive um 1.4 TDI AMF 75cv e tava com quase 390.000kms e estava impecável.
                        Se não tivesse tido um acidente com perda total o carro ainda andava aí a bombar.

                        Únicas intervenções foram, troca de embraiagem e alternador por volta dos 320.000kms, e um injector e o sensor da árvore de cames (isto é barato) por volta dos 370.000kms

                        Tens também o ponto positivo da manutenção/peças para esses carros serem relativamente acessíveis.

                        Tens aí carro para te fazer à vontade 500.000kms ou mais

                        Comentário


                          #13
                          5.500 € por um compacto com 20 anos e 270.000 km e apenas garantia "motor e caixa"??

                          Editado pela última vez por LinoMarques; 24 September 2020, 19:25.

                          Comentário


                            #14
                            e eu a pensar que andava nos 4000 depois de negociado. tem realmente ouro...

                            dar garantia de motor e caixa é o mesmo que não dar garantia... ou, por outro prisma se quiseres, dar garantia a tudo, já que "garantia de motor e caixa" não existe. se for através de stand, ele tem que dar garantia total e isso por escrito, já agora.

                            Comentário


                              #15
                              tenta baixar esse valor pelo menos em 500€ senão é deitar dinheiro fora...

                              Comentário


                                #16
                                Esse carro não vale isso, nem tem 270k...

                                O Stand recebeu à troca por cerca de 2k euros e agora dá-te uma banhada de garantia "caixa e motor", que é ilegal, e ainda ganhar mais de 3k euros com o charuto.

                                Comprei em 2011 um Golf IV 1.9 TDI, full extras, por 5500e...

                                O A3 é sempre um carro interessante e pode nem dar muitas chatices, mas não há milagres, o motor pode aguentar mais porrada mas os periféricos não: Mafs, turbo, radiadores, tubagem, caixa da direção, sem falar da manutenção normal como casquilhos, apoios de motor, se tiver sido importado atenção se tem ou não ferrugem, etc, etc, etc.

                                Com 5k arranjas um carro bem mais recente, aliás, com esse dinheiro até compras um A3 8P, com um 2.0 TDI ou 1.9 TDI (sim, com a cabeça trocada), ou até um Leon Mk2, Focus Mk2, enfim, qualquer segmento C da geração seguinte.

                                E se é primeiro carro pensa bem quantos KM's é que fazes por ano, se for para dar umas voltinhas curtas em meio urbano e um ou outro passeio mais longo de vez em quando, então equaciono um a gasolina, com menos de 10 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nem de proposito apareceu no marketplace do facebook um A3 tdi com 295mil km de 2002 com kits abt por todo o lado e pedem uns famosos 5500euros...deve ser a promoção até ao fim do ano...para o ano valoriza concerteza...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    5.500 € por um compacto com 20 anos e 270.000 km e apenas garantia "motor e caixa"??
                                    estiveste bem ao mudar. gosto mais desta imagem do que da outra!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tive 2 A3 130. Um com mais de 400 mil kms, vendi para um amigo. Zero dramas. Apenas troca de peças de desgaste. E ou muito me engano, ou este 130 com mais de 400 mil kms tem turbo e embraiagem de origem.

                                      Tens de ver que é um carro com muitos anos e kms, mas se fizeres um refresh nos principais componentes de desgaste e uma manutenção/utilização cuidada e faz muitos muitos kms.

                                      Diria que um carro desses se não tiver sido escafiado, é dar um check nos componentes de suspensão/travagem (pode precisar de sinoblocos, um terminal aqui, uma ponteira ali, etc), ver o comportamento da embraiagem, o turbo, ver se o trabalhar está ok, se não deita fumos estranhos, se pega bem a frio, diria que é para avançar.

                                      Atenção que os TDI 99% deles a quente estão sempre impecáveis, a frio é que podem denunciar deficiências na injecção, touches, bimassa, etc... MUITA atenção ao estado do circuito de refrigeração, já comprei dois TDI que levaram água e para limpar o circuito é uma dor de cabeça, mas o ideal é comprar um que tenha o circuito limpinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                        Esse carro não vale isso, nem tem 270k...

                                        O Stand recebeu à troca por cerca de 2k euros e agora dá-te uma banhada de garantia "caixa e motor", que é ilegal, e ainda ganhar mais de 3k euros com o charuto.

                                        Comprei em 2011 um Golf IV 1.9 TDI, full extras, por 5500e...

                                        O A3 é sempre um carro interessante e pode nem dar muitas chatices, mas não há milagres, o motor pode aguentar mais porrada mas os periféricos não: Mafs, turbo, radiadores, tubagem, caixa da direção, sem falar da manutenção normal como casquilhos, apoios de motor, se tiver sido importado atenção se tem ou não ferrugem, etc, etc, etc.

                                        Com 5k arranjas um carro bem mais recente, aliás, com esse dinheiro até compras um A3 8P, com um 2.0 TDI ou 1.9 TDI (sim, com a cabeça trocada), ou até um Leon Mk2, Focus Mk2, enfim, qualquer segmento C da geração seguinte.

                                        E se é primeiro carro pensa bem quantos KM's é que fazes por ano, se for para dar umas voltinhas curtas em meio urbano e um ou outro passeio mais longo de vez em quando, então equaciono um a gasolina, com menos de 10 anos.
                                        Que Golf era esse (ou seja, que potência) e qts kms tinha ?


                                        Por 5k compras um A3 8P até com a cabeça trocada (presumo que a C) ? Nem com mais de 300k km arranjas um 8P PD140 todo impec (estética e manutenção), sem problema nenhum e com a cabeça C por 5k certos.

                                        Andei meses a ver esses carros até comprar e até por carros desses todos cheios de problemas e mal arranjados queriam 6k e até mais (ok, estes talvez conseguisses por 5k?, mas esses nem por 5k os queria...).

                                        Antes de começar a ver o A3 8P PD140 em concreto fartei-me de ver outros carros até 5k e cheguei à conclusão que carros minimamente interessantes (ou seja, para mim, o típico segmento C diesel com algum power com 12-14/15 anos) e "direitos" dentro deste plafond é difícil mesmo arranjar (isto foi entre o fim do ano passado e o início deste ano).

                                        Até estava disposto a comprar um A3 PD140 com ~200k km (até uns 220k km ou por aí) mas nem por 6,5k estava a conseguir e havia um preto com xénon porreiro com ~230k km com cabeça C e alguma manutenção feita e o tipo não baixava dos 7k por nada (e ainda tinha de gastar uns 400e a arranjar/mandar pintar choques e meter o teto novo etc.). Este por 6,2/6,3k talvez desse, nunca mais que isso.

                                        Dp, convencido que tudo o que está no SV vai para o olx automaticamente (com isto descobri que nem smp, depende do que pagas ao SV...), deixei passar um A3 PD140 Sport nacional preto com xénon, pele preta, RNS-E, pneus decentes (Conti SC5) e ~160k km. Estava a 7,9k fixos, foi vendido no dia seguinte (só vi o anúncio 2/3 dias dp qdo fui ao SV... liguei para o sr e já tinha sido vendido..., tinha os alertas só para o olx).

                                        Não sei por qto foi vendido, mas se tivesse de apostar diria que nunca menos de 7,5k, e possivelmente foi mais, talvez 7,7k? (na verdade não vamos saber, mas vendido tão rápido é fácil perceber que não deve ter andado longe).

                                        Claramente não viste ao vivo e em detalhe esses tais A3 8P dos 5/6k, maioria importados, todos achanatados, jantes, grelhas não correspondem às versões etc.

                                        Entretanto mantive os filtros do SV ativos para estes carros (e mtos outros) e continua a não aparecer A3s destes decentes (e em anúncio nem se tem a certeza disto, só vendo) a 6k certos qto mais a 5k...


                                        No fim acabei por comprar um 8P PD140 Sport nacional com 110k km reais (sim, são reais, foi tudo cruzado). Sim, não foi barato para um carro com 16 anos, sim calhou ser em stand (abdiquei da garantia para pagar menos), mas são opções.

                                        Agora não duvides que mesmo com o dobro dos kms em cima nem €1000 conseguia poupar face ao que paguei e nem estaria neste estado (interior praticamente "novo", até o teto foi estofado, e exterior tb mto bom para a idade, exceto alguns swirls...).


                                        Portanto como sempre aqui neste cantinho, tudo fácil na teoria, os carros que os outros têm em mente estão sempre caros etc. Gostava de ser mosca e saber os negócios que mta gente faz por aqui.

                                        Comentário


                                          #21
                                          infelizmente é mesmo isto, há sempre quem esteja disposto a pagar, seja por este ou outro tipo de carros e geralmente os anúncios não duram 3 dias ativos. seja carros já com mais de 200 mil, seja carros menos rodados e mais caros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            infelizmente é mesmo isto, há sempre quem esteja disposto a pagar, seja por este ou outro tipo de carros e geralmente os anúncios não duram 3 dias ativos. seja carros já com mais de 200 mil, seja carros menos rodados e mais caros.
                                            se for pug 308sw hdi importada corre o risco de não durar 3 semanas nas mãos do novo dono....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                              Que Golf era esse (ou seja, que potência) e qts kms tinha ?


                                              Por 5k compras um A3 8P até com a cabeça trocada (presumo que a C) ? Nem com mais de 300k km arranjas um 8P PD140 todo impec (estética e manutenção), sem problema nenhum e com a cabeça C por 5k certos.

                                              Andei meses a ver esses carros até comprar e até por carros desses todos cheios de problemas e mal arranjados queriam 6k e até mais (ok, estes talvez conseguisses por 5k?, mas esses nem por 5k os queria...).

                                              Antes de começar a ver o A3 8P PD140 em concreto fartei-me de ver outros carros até 5k e cheguei à conclusão que carros minimamente interessantes (ou seja, para mim, o típico segmento C diesel com algum power com 12-14/15 anos) e "direitos" dentro deste plafond é difícil mesmo arranjar (isto foi entre o fim do ano passado e o início deste ano).

                                              Até estava disposto a comprar um A3 PD140 com ~200k km (até uns 220k km ou por aí) mas nem por 6,5k estava a conseguir e havia um preto com xénon porreiro com ~230k km com cabeça C e alguma manutenção feita e o tipo não baixava dos 7k por nada (e ainda tinha de gastar uns 400e a arranjar/mandar pintar choques e meter o teto novo etc.). Este por 6,2/6,3k talvez desse, nunca mais que isso.

                                              Dp, convencido que tudo o que está no SV vai para o olx automaticamente (com isto descobri que nem smp, depende do que pagas ao SV...), deixei passar um A3 PD140 Sport nacional preto com xénon, pele preta, RNS-E, pneus decentes (Conti SC5) e ~160k km. Estava a 7,9k fixos, foi vendido no dia seguinte (só vi o anúncio 2/3 dias dp qdo fui ao SV... liguei para o sr e já tinha sido vendido..., tinha os alertas só para o olx).

                                              Não sei por qto foi vendido, mas se tivesse de apostar diria que nunca menos de 7,5k, e possivelmente foi mais, talvez 7,7k? (na verdade não vamos saber, mas vendido tão rápido é fácil perceber que não deve ter andado longe).

                                              Claramente não viste ao vivo e em detalhe esses tais A3 8P dos 5/6k, maioria importados, todos achanatados, jantes, grelhas não correspondem às versões etc.

                                              Entretanto mantive os filtros do SV ativos para estes carros (e mtos outros) e continua a não aparecer A3s destes decentes (e em anúncio nem se tem a certeza disto, só vendo) a 6k certos qto mais a 5k...


                                              No fim acabei por comprar um 8P PD140 Sport nacional com 110k km reais (sim, são reais, foi tudo cruzado). Sim, não foi barato para um carro com 16 anos, sim calhou ser em stand (abdiquei da garantia para pagar menos), mas são opções.

                                              Agora não duvides que mesmo com o dobro dos kms em cima nem €1000 conseguia poupar face ao que paguei e nem estaria neste estado (interior praticamente "novo", até o teto foi estofado, e exterior tb mto bom para a idade, exceto alguns swirls...).


                                              Portanto como sempre aqui neste cantinho, tudo fácil na teoria, os carros que os outros têm em mente estão sempre caros etc. Gostava de ser mosca e saber os negócios que mta gente faz por aqui.
                                              Era um "reles" VP90.

                                              Eu no ano passado andei a ver muitos A3 8P, Leon Mk2, N47 E87...

                                              Já em 2017 andei à procura de um afamado 8P 2.0 TDI com a cabeça C, isto para um amigo. Bem, nessa altura fomos os 2 buscar um 8P, 230k KM's, por 5200e, fez uma revisão geral, discos e pastilhas e penso que uma treta qualquer barata na direção. Até hoje impecável, já lhe meteu mais 90k KM's...

                                              O ano passado andei eu à procura de um carro destes, andei indeciso entre um N47 com 290k e um PD170 com 235k...

                                              O A3 estava super bem equipado, estimado, estava a negociar nos 6,5k... mas fui ver primeiro o parte correntes e foi amor à primeira vista...

                                              Já lhe meti 23k KM's em 11 meses (podia ser mais se não fosse o covid), até agora impecável, ainda tem os principais componentes de desgaste de origem (excluindo a corrente e a poli da cambota que foram mudadas aos 260k/280k).

                                              Os KM's a mim pouco me dizem, o importante é como foi mantido, como foram feitos os KM's, a estima da pessoa pelo carro...

                                              Por exemplo este N47, sempre teve o mesmo dono, sempre dormiu em garagem (a bateria original durou 12 anos), sempre fez as revisões certinhas e antecipadas na BMW, super bem equipado e sem marcas de uso no interior (tirando a manete que já a troquei).

                                              Audi A3 8P, estimados a rondas os 5/5,5k arranjam-se, obviamente que podem estar anunciados a rondar os 7k, e muitas vezes é preciso apenas ter sorte e estar atento que aparecem bons negócios. Mas sim, grande parte deles estão bem escafiados! º


                                              O tal Golf IV que tive, foi vendido em 2018 por 4900e... com mais 100k KM's em cima, mas também posso garantir que saiu das minhas mãos em muito melhor estado do que quando chegou às minhas, e a pessoa que o comprou já lhe espetou 40k KM's e não se queixou (muito)

                                              Comentário


                                                #24
                                                As garantias de motor e caixa existem, e geralmente são prestadas por outras entidades (mapfre, etc). O que isso indica é que a mapfre assume a garantia desses items, e que o stand assume a garantia do resto durante os 24 meses(ou 12, por mutuo acordo). Não precisa de estar explicito, é mesmo assim que funciona. O stand tem forma de "contornar" isso, mas poucos sabem faze-lo e é impossível faze-lo sem que o cliente note (se bem que há muita gente burra ou incapaz de ler 2 ou 3 frases antes de assinar..)

                                                Se ele se armar em FDP, sê fdp e meio Negoceia bem a venda do carro sem garantia mas pede fatura da venda do stand a ti, particular. Até pode dizer que não tem garantia por mutuo acordo e a tua assinatura, é ilegal. ou ele prova que és profissional do ramo (outro stand, oficina, etc), ou então tens garantia de 2 anos, total.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca hei-de perceber a historia das garantias, sobretudo para carros com quase 20 anos, como e' este o caso.
                                                  Se um gajo nao fizer a manutencao do carro pelo plano de manutencao da marca a garantia deixa de valer. Mas um carro com 20 anos, assistido sabe-se la' onde, sao 2 anos de garantia e nao chia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                    Era um "reles" VP90.

                                                    Eu no ano passado andei a ver muitos A3 8P, Leon Mk2, N47 E87...

                                                    Já em 2017 andei à procura de um afamado 8P 2.0 TDI com a cabeça C, isto para um amigo. Bem, nessa altura fomos os 2 buscar um 8P, 230k KM's, por 5200e, fez uma revisão geral, discos e pastilhas e penso que uma treta qualquer barata na direção. Até hoje impecável, já lhe meteu mais 90k KM's...

                                                    O ano passado andei eu à procura de um carro destes, andei indeciso entre um N47 com 290k e um PD170 com 235k...

                                                    O A3 estava super bem equipado, estimado, estava a negociar nos 6,5k... mas fui ver primeiro o parte correntes e foi amor à primeira vista...

                                                    Já lhe meti 23k KM's em 11 meses (podia ser mais se não fosse o covid), até agora impecável, ainda tem os principais componentes de desgaste de origem (excluindo a corrente e a poli da cambota que foram mudadas aos 260k/280k).

                                                    Os KM's a mim pouco me dizem, o importante é como foi mantido, como foram feitos os KM's, a estima da pessoa pelo carro...

                                                    Por exemplo este N47, sempre teve o mesmo dono, sempre dormiu em garagem (a bateria original durou 12 anos), sempre fez as revisões certinhas e antecipadas na BMW, super bem equipado e sem marcas de uso no interior (tirando a manete que já a troquei).

                                                    Audi A3 8P, estimados a rondas os 5/5,5k arranjam-se, obviamente que podem estar anunciados a rondar os 7k, e muitas vezes é preciso apenas ter sorte e estar atento que aparecem bons negócios. Mas sim, grande parte deles estão bem escafiados! º


                                                    O tal Golf IV que tive, foi vendido em 2018 por 4900e... com mais 100k KM's em cima, mas também posso garantir que saiu das minhas mãos em muito melhor estado do que quando chegou às minhas, e a pessoa que o comprou já lhe espetou 40k KM's e não se queixou (muito)
                                                    Bem que estava a achar mto pouco esse valor do Golf TDi, era um VP90... Ainda assim, face ao mercado imagino que tenha sido bom.

                                                    O que relatas não bate certo com a minha experiência e acho que estamos a falar de coisas diferentes (ou seja carros nacionais todos direitos vs importados+mts kms etc.). Mas confesso que durante algum tempo não segui este mercado (os A3 TDi smp foram bastante caros..., e em 2017 não me lembro de ver esse tipo de carros) mas qdo comecei esta pesquisa faz um ano para aí agora em novembro tudo o que aparecia nesses valores ou perto "era lixo".

                                                    Mesmo tirando uns 10% a cada anúncio continua tudo a ser acima dos 5k, mesmo com 200-250k km. O mais perto disso foi naquele stand um bocado duvidoso (Edax ou lá como se chama) um 8P PD140 Sport nacional com 300k e mts kms (330 mas dp era 360k?) por 5,9k fixos sem garantia (garantia mais €500) de 2003 dos primeiros, e foi vendido do dia para a noite segundo percebi. E nem sequer estava em bom estado sequer estético pq até em fotos se notava que precisava de pintar choques, teto descolado etc.

                                                    Imagino estado mecânico...

                                                    Ainda vi um 8P na versão PD170 (preto S-Line xénon...) mas estava um bocado caro, tinha coisas duvidosas e acho que era coisa para 8,5k acho ?. E tinha quase 300k km, 275k km acho. E tb precisava de várias atenções a nível estético.

                                                    Os kms a ti pouco te dizem ? Certo, e eu percebo o que queres dizer com isso, mas goste-se ou não, o fator kms tem impacto na valor comercial de um carro, tal como o ser nacional, o não ter alterações, os extras etc.

                                                    Se me disseres que em carros de ~15 anos por exemplo 150k vs 200k km pode ser pouco relevante se o segundo estiver em tudo melhor, ok, mas se compararmos por exemplo 150k vs 300k km já não é bem assim. Sobretudo se os baixos kms coincidirem com boa solidez geral, estado do interior, exterior, componentes de suspensão etc.

                                                    Há coisas que dificilmente são revertíveis e há carros que já sofreram mto.

                                                    Se calhar nisso tive azar com as pessoas que apanhei pq de anúncios de 7,5k nem aos 7k queriam ir, de 6,7k só a 6,2k (este é o tal que para mim nem 5k valia mas ok) e por aí.

                                                    Até comecei por ver uns 147 1.9 150cv FL. Vi dois pretos, mas um era um bocado caro e tinha batido forte, o outro era 5k mas precisava arranjos vários por fora, por dentro tb deixava a desejar (estes carros não envelhecem bem) e tinha de levar mta coisa a nível de suspensão, embraiagem+bimassa etc. Portanto os 5k facilmente chegavam a 6,5/7k...

                                                    Grande parte é ser simpático, diria que mais de 90% dos 8P diesel abaixo dos 6k não devem estar bons e/ou são importados, e/ou já passaram por 10 mãos etc. etc. etc.

                                                    Ah não disse, mas o 8P que comprei tinha um único registo, sei que esta então "vale o que vale", mas no caso isso notava-se e pela conversa batia tudo certo (o homem do stand meteu-me ao telf com a ex dona que me disse "o carro anda mto*" e me disse qdo trocou a cabeça ainda em garantia etc.). Até a segunda chave tinha aquela coisa de plástico com códigos do rádio (?) ainda lá metida.

                                                    Continuo a ter sérias dúvidas que arranjes um bom 8P PD140 Sport nacional com até 200-220k km (vá), tudo certinho, bem mantido, "direito" por 5k. Aliás dei uma pesquisa rápida e mm dando um desconto nos valores pedidos nem por 6k.

                                                    E entretanto meteu-se o COVID que em teoria desvalorizou mais os carros no geral (embora este tipo de carro com tantos anos seja menos afetado por esse fator).

                                                    Compraste um 118 ou 120d ? De que mês/ano de produção ? Se tudo correr bem tão depressa a corrente não "reclama" de novo. Já eu quero ver se aguento a 320d N47 até aos ~220k km no máximo conseguindo não precisar de trocar nem corrente nem embraiagem/bimassa. Se lá chegar sem trocar isso dou-me por feliz.

                                                    BTW, a próxima vez que comprar carro tenho de falar ctg para arranjar algo do género desse 8P PD140 por 5,2k


                                                    *mal imagina a sra que estou habituado a performances ainda um bom bocado acima de um 8P PD140 e não acho que ande assim tanto, mas percebo que para mta gente este tipo de carro "ande mto".
                                                    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 25 September 2020, 19:52.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      tanta coisa escrita!!! (mas é bom ler, pois fica-se a perceber melhor o que anda por aí e de que forma são tratados os negócios).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Bem que estava a achar mto pouco esse valor do Golf TDi, era um VP90... Ainda assim, face ao mercado imagino que tenha sido bom.

                                                        O que relatas não bate certo com a minha experiência e acho que estamos a falar de coisas diferentes (ou seja carros nacionais todos direitos vs importados+mts kms etc.). Mas confesso que durante algum tempo não segui este mercado (os A3 TDi smp foram bastante caros..., e em 2017 não me lembro de ver esse tipo de carros) mas qdo comecei esta pesquisa faz um ano para aí agora em novembro tudo o que aparecia nesses valores ou perto "era lixo".

                                                        Mesmo tirando uns 10% a cada anúncio continua tudo a ser acima dos 5k, mesmo com 200-250k km. O mais perto disso foi naquele stand um bocado duvidoso (Edax ou lá como se chama) um 8P PD140 Sport nacional com 300k e mts kms (330 mas dp era 360k?) por 5,9k fixos sem garantia (garantia mais €500) de 2003 dos primeiros, e foi vendido do dia para a noite segundo percebi. E nem sequer estava em bom estado sequer estético pq até em fotos se notava que precisava de pintar choques, teto descolado etc.

                                                        Imagino estado mecânico...

                                                        Ainda vi um 8P na versão PD170 (preto S-Line xénon...) mas estava um bocado caro, tinha coisas duvidosas e acho que era coisa para 8,5k acho ?. E tinha quase 300k km, 275k km acho. E tb precisava de várias atenções a nível estético.

                                                        Os kms a ti pouco te dizem ? Certo, e eu percebo o que queres dizer com isso, mas goste-se ou não, o fator kms tem impacto na valor comercial de um carro, tal como o ser nacional, o não ter alterações, os extras etc.

                                                        Se me disseres que em carros de ~15 anos por exemplo 150k vs 200k km pode ser pouco relevante se o segundo estiver em tudo melhor, ok, mas se compararmos por exemplo 150k vs 300k km já não é bem assim. Sobretudo se os baixos kms coincidirem com boa solidez geral, estado do interior, exterior, componentes de suspensão etc.

                                                        Há coisas que dificilmente são revertíveis e há carros que já sofreram mto.

                                                        Se calhar nisso tive azar com as pessoas que apanhei pq de anúncios de 7,5k nem aos 7k queriam ir, de 6,7k só a 6,2k (este é o tal que para mim nem 5k valia mas ok) e por aí.

                                                        Até comecei por ver uns 147 1.9 150cv FL. Vi dois pretos, mas um era um bocado caro e tinha batido forte, o outro era 5k mas precisava arranjos vários por fora, por dentro tb deixava a desejar (estes carros não envelhecem bem) e tinha de levar mta coisa a nível de suspensão, embraiagem+bimassa etc. Portanto os 5k facilmente chegavam a 6,5/7k...

                                                        Grande parte é ser simpático, diria que mais de 90% dos 8P diesel abaixo dos 6k não devem estar bons e/ou são importados, e/ou já passaram por 10 mãos etc. etc. etc.

                                                        Ah não disse, mas o 8P que comprei tinha um único registo, sei que esta então "vale o que vale", mas no caso isso notava-se e pela conversa batia tudo certo (o homem do stand meteu-me ao telf com a ex dona que me disse "o carro anda mto*" e me disse qdo trocou a cabeça ainda em garantia etc.). Até a segunda chave tinha aquela coisa de plástico com códigos do rádio (?) ainda lá metida.

                                                        Continuo a ter sérias dúvidas que arranjes um bom 8P PD140 Sport nacional com até 200-220k km (vá), tudo certinho, bem mantido, "direito" por 5k. Aliás dei uma pesquisa rápida e mm dando um desconto nos valores pedidos nem por 6k.

                                                        E entretanto meteu-se o COVID que em teoria desvalorizou mais os carros no geral (embora este tipo de carro com tantos anos seja menos afetado por esse fator).

                                                        Compraste um 118 ou 120d ? De que mês/ano de produção ? Se tudo correr bem tão depressa a corrente não "reclama" de novo. Já eu quero ver se aguento a 320d N47 até aos ~220k km no máximo conseguindo não precisar de trocar nem corrente nem embraiagem/bimassa. Se lá chegar sem trocar isso dou-me por feliz.

                                                        BTW, a próxima vez que comprar carro tenho de falar ctg para arranjar algo do género desse 8P PD140 por 5,2k


                                                        *mal imagina a sra que estou habituado a performances ainda um bom bocado acima de um 8P PD140 e não acho que ande assim tanto, mas percebo que para mta gente este tipo de carro "ande mto".
                                                        Em 2011, tinha 19 anos e começado a fazer mais KM's com o estudar fora e tal, e como sempre gostei dos Golf IV resolvi adquirir um, foi em Stand, fui enganado porque era um nabo, duvido que tivesse os 192k que apresentava (posteriormente descobri que o antigo dono e único proprietário fazia Portugal-Suiça 2x por mês), mas de mecânica nem estava muito mal, pior estava o interior, mas sabe-se bem que aqueles interiores são uma lástima por si só.

                                                        Aos poucos fui metê-lo em condições, meti os bicos do 110, fiz reprogramação na garagem de um amigo, ficou com 140cv, sempre se portou lindamente nem c@gava fumo (mais que o normal), tudo tranquilo.


                                                        Quanto aos 8P, sim, maior parte são importados, mas vi ainda um bom número de carros nacionais, na altura o 2.0 TDI ficava cerca de 1000e a mais que o 1.9 TDI, o que levou a que houvesse um bom número de vendas a nível nacional (seja a Octavia, Golf V, Leon Mk2, Audi A3, etc).

                                                        Em 2017 cheguei a ir ver uns quantos aqui pela zona centro/norte, tudo um pouco escafiado, valores a rondarem os 6,5/7k (de anúncio).

                                                        Depois calhou vermos um exemplar em Lisboa, pedia 6300e, era nacional, a cabeça já tinha sido trocada, de 2004, tinha o banco coçado, mas nem estava muito desgastado. Como tinha os pneus quase carecas, distribuição por mudar, revisão geral de filtros e óleos, baixou-se até aos 5200e a pronto pagamento.

                                                        O PD170 que andei de olho, era nacional, já ia no 4º dono, as folhas de inspeção batiam certo com os KM's, pelas fotos parecia estar decente, o dono parecia que lhe estava a fazer um favor em ir buscar o carro, não gostei muito da atitude (demorava muito a responder, por chamada a disposição não era das mais simpáticas, mas era o único PD170 que estava dentro do que queria gastar, ainda por cima tinha DSG, e era o sportback, que era o meu alvo, 5p.


                                                        Mas já vi muitos abandalhados, sem sombra de dúvida, na altura o mais barato que vi ficava a 4100e, de 2005, importado, 310k KM's, o carro era utilizado para andar em terra batida e parecia que o carro nunca tido conhecimento do que era um aspirador...

                                                        Mesmo agora numa breve pesquisa no OLX, tens de todo o tipo...

                                                        O meu é um 18d, 2007, bimassa, fap, turbo, tudo de origem, funciona perfeitamente. A fatura que o antigo dono mostrou da troca da corrente era de 3000e (já com revisão), 2700e só a corrente a mão de obra.

                                                        Até agora tem-se portado bem, mas se o 8P 170 estivesse direitinho, o espaço extra e a praticabilidade podia dar jeito, mas até ver estou contente.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                          De motor podes ficar descansado, tem atenção ao estado do carro e aos reais kms
                                                          Na minha opinião, o a3 é mais carro que o Golf IV e o Ibiza, por isso boa sorte com ele!
                                                          pode ficar descansado.. ou não

                                                          O motor quando bem estimado é bom mas estão lá os anos e os kms.

                                                          conheço quem comprou carros destes com a ilusão da fiabilidade e apanhou um belo dum limão
                                                          Editado pela última vez por ravager; 26 September 2020, 03:14.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            5.500 € por um compacto com 20 anos e 270.000 km e apenas garantia "motor e caixa"??
                                                            Continua-se a achar que um carro com 20 anos é o mesmo que um carro com 5 anos e depois o mercado de usados tem destas coisas.

                                                            As pessoas facilmente olham para aquilo que um carro foi mas nunca para aquilo que um carro actualmente com 20 anos é.

                                                            Eu tambem fico deliciado com um Classe S de 20 anos ou mais até, mas ignoro é a parte de ter que o manter .

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