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Motor Gripado

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    Motor Gripado

    Boa noite,

    Abro este tópico porque tenho dúvidas relativas ao que me disseram numa oficina relativamente a um problema que o meu carro (Daewoo Lanos) tem apresentado. Esse problema consiste no desligamento do mesmo em andamento, sendo que passado uns segundos ele volta a ligar. Já vi que pode ser de várias coisas como algum relé, do filtro ou bomba de combustível, entre outras coisas.
    Nessa oficina repararam que o tubo de admissão de ar do carro está roto, queriam substituí-lo, no entanto acabaram por me dizer e mostrar que, vendo o motor por dentro, há uma falta de óleo que fez com que o mesmo gripasse. O estranho no meio disto tudo é que o meu carro anda e só apresenta um soluçar antes de ir abaixo e depois voltar a ligar. Noutra oficina fizeram uma limpeza à borboleta e, como não resultou, disseram-me que o problema era de um cilindro e da cabeça do motor que tinham de ser substituídos, ao que desconfiei e mudei para outra oficina.
    Estou perante uma tentativa de engano? Há a hipótese de este problema estar só a ser causado por causa do tubo de admissão furado?

    Cumprimentos e obrigado pela atenção.
    Editado pela última vez por ; 24 September 2020, 23:03.

    #2
    Esse tubo é cronico abrir fendas.


    Um tubo de ar desses custa 50€. Novo.


    Se o motor tem outros problemas, não vai ser um tubo de 50€ que resolve.

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      #3
      Exato, eu compreendo isso. Mas disseram-me que o motor está gripado. Estando
      gripado à partida não anda, penso eu...

      Comentário


        #4
        E se está, o tubo é inútil.

        Comentário


          #5
          Claro, mas ele anda, daí a minha desconfiança ao me dizerem que está gripado. Já me aconteceu por três vezes o carro ir abaixo em andamento, no entanto nada de luzes e vou controlando o óleo regularmente. A minha questão com o tubo prende-se com a pressão do ar no motor, se pode provocar esse desligar ou não. Mas tenho consciência de que pode ser de muitas outras coisas.

          Comentário


            #6
            No trabalhar do motor notas algum bater? O carro desliga-se passado quanto tempo depois de o pores a trabalhar?

            Como está o oleo e o nivel de água?

            Mesmo que tudo aparente estar bem nada impede de haver uma falha de compressão num dos cilindros.

            Comentário


              #7
              O carro desliga-se inesperadamente, depois de ter ido abaixo a primeira vez cheguei a fazer 40km sem que nada acontecesse. Noutro dia já foi abaixo duas vezes, não consigo arranjar um padrão, já se desligou tanto ao virar de uma rua como a 70km/h.
              O que este mecânico me referiu foi falta de óleo, o que não faz muito sentido visto que eu costumo verificar o óleo regularmente.
              Não noto bater nenhum, nem aparece sinal nenhum. A única coisa que consigo referir é que quando ia a 70km/h senti uns solavancos até ele ir definitivamente abaixo, e mesmo sem ir abaixo, de vez em quando sinto-o a "engasgar" ligeiramente.

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                #8
                Tens que distinguir se é gripe ou covid! Os sintomas podem confundir-te!

                Mais a sério, se o motor tivesse gripado de verdade (por falta de água, de óleo...) já não andava e ponto final, portanto, o título do tópico não faz sentido.

                Não dizes os anos e os km's do carro, como tem sido a manutenção, se existem outras queixas... e andar a saltar de mecânico em mecânico não costuma ser boa ideia. É tipo ter um problema de saúde um médico dá o diagnóstico e depois vais ouvir uma 2.ª e uma 3.ª opinião...

                Para acabar, será que o carro vale o trabalho, as chatices e a despesa? Um carro parar em andamento pode ser o suficiente para teres um acidente grave!

                Em tempos, ia num velhinho ranhô e o gajo parou mesmo repentinamente (motor embrulhou) e vi-me negro para o parar! A descer o Marão, fui ficando sem travões, direção perdeu assistência, a chover e eu com medo de reduzir porque sabia que se a mudança mais abaixo não entrasse podia acabar mal!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Tens que distinguir se é gripe ou covid! Os sintomas podem confundir-te!

                  Mais a sério, se o motor tivesse gripado de verdade (por falta de água, de óleo...) já não andava e ponto final, portanto, o título do tópico não faz sentido.

                  Não dizes os anos e os km's do carro, como tem sido a manutenção, se existem outras queixas... e andar a saltar de mecânico em mecânico não costuma ser boa ideia. É tipo ter um problema de saúde um médico dá o diagnóstico e depois vais ouvir uma 2.ª e uma 3.ª opinião...

                  Para acabar, será que o carro vale o trabalho, as chatices e a despesa? Um carro parar em andamento pode ser o suficiente para teres um acidente grave!

                  Em tempos, ia num velhinho ranhô e o gajo parou mesmo repentinamente (motor embrulhou) e vi-me negro para o parar! A descer o Marão, fui ficando sem travões, direção perdeu assistência, a chover e eu com medo de reduzir porque sabia que se a mudança mais abaixo não entrasse podia acabar mal!!!
                  Não sei quanto aos sintomas mas a doença em si está-me a deixar confuso!
                  Relativamente aos kms tem 100.000, é de 2000, tenho-o há 4 anos. Antes acho que não era muito bem cuidado, tanto que ainda gastei umas coroas a repará-lo no início. Entretanto não tem dado problemas nenhuns.
                  Eu percebo a tua questão relativamente ao se vale a pena ou não, mas a verdade é que se fosse uma coisa relativamente simples/ barata escusava de estar a gastar numa eventual troca. Faço poucos kms com o carro, portanto dava para o efeito.

                  Comentário


                    #10
                    Isso até pode ser o sensor da cambota marado e que faz desligar o carro, mas se for isso numa maquina de diagnóstico acusa alguma coisa.

                    Comentário


                      #11
                      mostraram o motor por dentro? Isso é muito à frente...nem parece duma oficina capaz de dizer qeu o carro vai abaixo mas pega logo de seguida porque está gripado.

                      O tubo de admissão furado não causa nem uma coisa nem outra, quanto muito podia estar relacionado com o soluçar. no entanto seria mais frequente e não apenas antes de ir abaixo...

                      O que é que causa o motor ir abaixo e ligar passado uns segundos, sem quaisquer outros sintomas?
                      Algo no sistema de combustível entupido/avariado. Bomba, relé da bomba, filtro, injector, tubos, etc.
                      um sensor, nomeadamente o da cambota ou temperatura.
                      centralina avariada
                      pouco mais...

                      O motor gripado pode ter N sintomas, todos eles diferentes do que descreves.

                      esses motores não são a ultima palavra em termos de tecnologia, portanto para identificar o problema, basta ir a uma boa oficina com bons profissionais.

                      Comentário


                        #12
                        Para vos atualizar, pessoal: hoje fui esclarecer e ao que parece o motor não está gripado (nem faria sentido estar, ou eu percebi mal ou ele fez-se entender mal). O que acontece é que o óleo não está a chegar ao motor nas devidas condições e abrindo o motor viam-se limalhas. Como disse num comentário anterior o carro esteve uns anos na mão de outra pessoa que não verificava absolutamente nada, não sei se isso pode ter a ver ou não.

                        Muito basicamente o orçamento que me apresentaram foi para o seguinte: kit árvore de cames com touches e martelos, retentor, óleo, filtro de óleo, jogo de cabos de velas e o tubo flexível de origem que estava rasgado.

                        Vou esperar que seja disto que o carro se desliga em andamento e passado um pouco volta a ligar, mas pelo que já andei a pesquisar é bem possível.

                        Comentário


                          #13
                          Já tens aí uma boa despesa, não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Já tens aí uma boa despesa, não?
                            650€.

                            Comentário


                              #15
                              Não me parece que isso vá resolver o problema dele se desligar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DiogoMendonca Ver Post
                                650€.
                                Não quero ser mau, mas esse valor não bate o valor comercial do carro?

                                Talvez o ideal seja mesmo despachares isso e comprares outro carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Foi o que pensei. Por outro lado, assim poderá ficar com o carro porreiro durante mais uns bons anos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quanto à falta de óleo na parte de cima, não mencionaram o que iam fazer? verificar ou trocar a bomba de oleo?

                                    Na minha opinião isso do "gripado" não tem a haver com ele se desligar será mais outro problema, e enquanto esse não fosse resolvido não avançava com essa reparação até porque nada te garante que não possa haver estragos por baixo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sou da opinião do joliveira33, não me parece que essa reparação fazendo falta fazê-la ou não te garanta que não voltes a ter problemas sérios num futuro próximo, até porque a falta de óleo pode ser algo simples como o chupador estar entupido com borra de não ter feito manutenções adequadas e é facil resolver, já os danos de ter andando assim é outra história. Além disso essa questão de ter limalhas se fosse eu ficava um bocado assustado com o resto do motor que com essa reparação não é mexido...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                        Não me parece que isso vá resolver o problema dele se desligar.
                                        E será que não é do sensor da árvore de cames? É que eu não ouço barulho nenhum vindo do motor nem acende luz nenhuma do motor.

                                        Pelo que vi houve uma recall para os modelos de 2000 da Daewoo que dizia o seguinte:

                                        "ON CERTAIN PASSENGER VEHICLES, THE CAMSHAFT POSITION SENSOR MAY MELT RESULTING IN A BURNING SMELL AND VISIBLE SMOKE, WHICH MAY SUBSEQUENTLY LEAD TO THE MELTING OF THE CAMSHAFT COVER AND THE CAMSHAFT POSITION SENSOR WIRE HARNESS.".
                                        Editado pela última vez por ; 26 September 2020, 18:56.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                          Não quero ser mau, mas esse valor não bate o valor comercial do carro?

                                          Talvez o ideal seja mesmo despachares isso e comprares outro carro.
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Foi o que pensei. Por outro lado, assim poderá ficar com o carro porreiro durante mais uns bons anos...
                                          Eu compreendo perfeitamente mas a questão é que sou trabalhador-estudante, logo o carro só anda para um trabalho de fim-de-semana, e o que juntei nos últimos anos não queria gastar num outro carro que pelo budget que tenho seria provavelmente da mesma idade e que até me arriscava a vir com mais problemas...
                                          Editado pela última vez por ; 26 September 2020, 18:53.

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                                            #22
                                            Eu já recorri a duas oficinas e nenhuma me conseguiu fazer o diagnóstico... Será que é melhor recorrer à marca? A marca responsável pelo Daewoo neste momento é a Chevrolet, penso eu.

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                                              #23
                                              Pensa se não valerá a pena levar o carro a um mecânico. Qualquer um, desde que seja mesmo mecânico.

                                              Também podes gastar os 650€ e esperar que, por milagre, os problemas desapareçam. Tem que ser mesmo milagre, porque nada do que te apresentaram até agora vai de encontro aos problemas que o carro supostamente tem.

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