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Fará sentido adquirir um elétrico Elétrico(Zoe) vs Diesel(Fiat Tipo) ?

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    Fará sentido adquirir um elétrico Elétrico(Zoe) vs Diesel(Fiat Tipo) ?

    Boas !
    Estou em vias de comprar carro nos próximos meses e estava a ponderar comprar um diesel (Fiat tipo 2019/20). Faço cerca de 200km semanais (100km de auto-estrada) /10km anuais (por agora) e é possível que esse número aumente nos próximos 2 a 3 anos para cerca de 20k km anuais. Budget +- 14 mil. Entretanto estive a pesquisar uns Renault Zoe usados de 2017, uma hipótese muito hipotética mas gostava que alguém que estivesse mais dentro do assunto me pudesse a ajudar a perceber se faz sentido para a minha utilização.

    Algumas questões:

    - Os que vi todos tinham aluguer de baterias (+- 50euros por mês) se assim for não me interessa, se o contrato acabar é possível apenas não renovar ? Ou é necessário adquirir a bateria?
    - Por agora todos os fds tenho possibilidade de carregar em casa e iria adquirir um modelo com bateria de 40 kwh.
    - Em termos de manutenção e oficinas em lisboa, é fácil arranjar um oficina de elétricos que faça revisões? O custo das mesma é semelhante ao dos a combustão ?
    - Em média quantos km leva uma bateria a chegar aos 75% de capacidade? Considerando maioritariamente carregamentos lentos de 20% a 80% ?
    - Fará financeiramente sentido visto o que disse anteriormente ?

    Qualquer outra informação que faça falta, digam. Thanks

    #2
    Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
    Boas !
    Estou em vias de comprar carro nos próximos meses e estava a ponderar comprar um diesel (Fiat tipo 2019/20). Faço cerca de 200km semanais (100km de auto-estrada) /10km anuais (por agora) e é possível que esse número aumente nos próximos 2 a 3 anos para cerca de 20k km anuais. Budget +- 14 mil. Entretanto estive a pesquisar uns Renault Zoe usados de 2017, uma hipótese muito hipotética mas gostava que alguém que estivesse mais dentro do assunto me pudesse a ajudar a perceber se faz sentido para a minha utilização.

    Algumas questões:

    - Os que vi todos tinham aluguer de baterias (+- 50euros por mês) se assim for não me interessa, se o contrato acabar é possível apenas não renovar ? Ou é necessário adquirir a bateria?
    - Por agora todos os fds tenho possibilidade de carregar em casa e iria adquirir um modelo com bateria de 40 kwh.
    - Em termos de manutenção e oficinas em lisboa, é fácil arranjar um oficina de elétricos que faça revisões? O custo das mesma é semelhante ao dos a combustão ?
    - Em média quantos km leva uma bateria a chegar aos 75% de capacidade? Considerando maioritariamente carregamentos lentos de 20% a 80% ?
    - Fará financeiramente sentido visto o que disse anteriormente ?

    Qualquer outra informação que faça falta, digam. Thanks
    Relativamente ao aluguer de bateria, o contrato é eterno para a vida do carro. Não é possível simplesmente não renovar, a Renault pode bloquear o carro remotamente em caso de incumprimento. Também é preciso algum cuidado com os anúncios que indicam baterias em propriedade e afinal são de aluguer.

    O pack de 40kwh é excelente, há dias vi um com 300 000km sem sinais de perda de autonomia, estava a 90%. Mas em regime de compra, dificilmente consegue carro para o orçamento disponível.

    Muito importante ter onde carregar em casa ou trabalho. Não conte com a rede pública para uso regular, tanto pelos preços como pela fiabilidade da rede.

    Em relação ao Diesel não vou opinar. Não uso há demasiados anos.
    Editado pela última vez por marcopns; 30 September 2020, 16:26.

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      #3
      Realmente a opção de aluguer de baterias não me agrada pelo que acho que ainda não vai ser este que vai ser elétrico. Ainda mais tendo em consideração que a bateria me pode durar 10 anos. Pode ser que no futuro seja mais viável. Obrigado

      Comentário


        #4
        Minha opinião e apenas isso: para esses kms compraria elétrico ou a gasolina, não compres um carro AGORA a pensar no que hipoteticamente pode ser a tua vida daqui a 2 ANOS ;)

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          #5
          Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
          Realmente a opção de aluguer de baterias não me agrada pelo que acho que ainda não vai ser este que vai ser elétrico. Ainda mais tendo em consideração que a bateria me pode durar 10 anos. Pode ser que no futuro seja mais viável. Obrigado
          É verdade, 10 anos é demasiado tempo. Se achas que um elétrico actual em 2030 estará desactualizado, um a diesel pode simplesmente estar proibido de entrar nas cidades.

          Comentário


            #6
            Financeiramente acho que realmente faria mais sentido um a gasolina mas o paitrocinador prefere gasoleo . Realmente penso que o meu yaris(diesel) ainda aguenta mais km é so porque esta prestes a fazer 200k km (e ja deu umas chatices com travoes a deitar fumo que entretanto parece estar resolvido) e dps disso tenho medo que se torne mais dificil vender ... Mas tambem nao é pelo 195 ou 220 que perde assim tanto valor ...

            Comentário


              #7
              Não é que ache demasiado tempo, é so pelo tempo que elas duram acho que não faça sentido alugar. Por outro lado tmb nao tenho bem noçao da diferença de preço. Mas sim, também pesno nessa possibilidade e é bem provavel que acontece e que o valor de revenda desça substancialmente

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                Não é que ache demasiado tempo, é so pelo tempo que elas duram acho que não faça sentido alugar. Por outro lado tmb nao tenho bem noçao da diferença de preço. Mas sim, também pesno nessa possibilidade e é bem provavel que acontece e que o valor de revenda desça substancialmente
                Claro que não faz sentido alugar.
                Eu tenho um VE de 2014 e não me parece que as baterias durem apenas 10 anos. Não é algo que morra de um dia para o outro. As baterias perdem capacidade ao longo do tempo. Um carro que tem hoje 300km de autonomia, ao fim de 5 anos tem 270km, de 10 anos 240km, de 15 anos 200km, e por aí sucessivamente. Quando a autonomia não servir para o dia a dia pode optar por trocar a bateria ou vender. É que há por aí muitas pessoas a quem a autonomia de 200km dá para uma semana ou mais.

                Comentário


                  #9
                  Pois, depende tudo das necessidades. Apesar de ser um defensor das vantagens dos eletricos tb percebo q não é para toda a gente. Eu ando mais do que a maioria, mas para a outra pessoa que vive cá em casa 200km davam para 15 dias. E o que se tem visto é que a degradação das baterias, em média, tem sido lenta, tirando talvez para os primeiros modelos que surgiram no mercado.

                  Comentário


                    #10
                    Greetings!

                    Esquece o zoe. Apertado atrás e alguns problemas de fiabilidade e qualidade.

                    Vê antes este:

                    https://www.olx.pt/anuncio/kia-soul-...tml#6cdfc1ac5f

                    É muito melhor.



                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sargalha Ver Post
                      Boas !
                      Estou em vias de comprar carro nos próximos meses e estava a ponderar comprar um diesel (Fiat tipo 2019/20). Faço cerca de 200km semanais (100km de auto-estrada) /10km anuais (por agora) e é possível que esse número aumente nos próximos 2 a 3 anos para cerca de 20k km anuais. Budget +- 14 mil. Entretanto estive a pesquisar uns Renault Zoe usados de 2017, uma hipótese muito hipotética mas gostava que alguém que estivesse mais dentro do assunto me pudesse a ajudar a perceber se faz sentido para a minha utilização.

                      Algumas questões:

                      - Os que vi todos tinham aluguer de baterias (+- 50euros por mês) se assim for não me interessa, se o contrato acabar é possível apenas não renovar ? Ou é necessário adquirir a bateria?
                      - Por agora todos os fds tenho possibilidade de carregar em casa e iria adquirir um modelo com bateria de 40 kwh.
                      - Em termos de manutenção e oficinas em lisboa, é fácil arranjar um oficina de elétricos que faça revisões? O custo das mesma é semelhante ao dos a combustão ?
                      - Em média quantos km leva uma bateria a chegar aos 75% de capacidade? Considerando maioritariamente carregamentos lentos de 20% a 80% ?
                      - Fará financeiramente sentido visto o que disse anteriormente ?

                      Qualquer outra informação que faça falta, digam. Thanks
                      Respondendo apenas a esta questão, o custo de manutenção é muito inferior relativamente a um veículo a combustão;

                      Por norma são 50 euros por ano cada revisão de um carro elétrico. Os pneus duram quase o dobro, os discos de travões mais de 100.000 kms, sem contar com tudo que tens que substituir num motor a combustão a longo prazo... correia de distribuição, embreagem, etc, etc...

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                        #12
                        Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                        Greetings!

                        Esquece o zoe. Apertado atrás e alguns problemas de fiabilidade e qualidade.

                        Vê antes este:

                        https://www.olx.pt/anuncio/kia-soul-...tml#6cdfc1ac5f

                        É muito melhor.



                        Cumprimentos
                        É poucas vezes lembrando mas concordo. Excelente carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Xeplion Ver Post
                          Pois, depende tudo das necessidades. Apesar de ser um defensor das vantagens dos eletricos tb percebo q não é para toda a gente. Eu ando mais do que a maioria, mas para a outra pessoa que vive cá em casa 200km davam para 15 dias. E o que se tem visto é que a degradação das baterias, em média, tem sido lenta, tirando talvez para os primeiros modelos que surgiram no mercado.
                          Ainda estou a ponderar, a maior limitação por agora será o preço e as circunstâncias de carregamento no futuro. Acho que vou tentar aguentar o meu carro mais algum tempo e pode ser que as circunstancias mudem um pouco.Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                            Greetings!

                            Esquece o zoe. Apertado atrás e alguns problemas de fiabilidade e qualidade.

                            Vê antes este:

                            https://www.olx.pt/anuncio/kia-soul-...tml#6cdfc1ac5f

                            É muito melhor.



                            Cumprimentos
                            Obrigado pela sugestão Vou averiguar

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                              Claro que não faz sentido alugar.
                              Eu tenho um VE de 2014 e não me parece que as baterias durem apenas 10 anos. Não é algo que morra de um dia para o outro. As baterias perdem capacidade ao longo do tempo. Um carro que tem hoje 300km de autonomia, ao fim de 5 anos tem 270km, de 10 anos 240km, de 15 anos 200km, e por aí sucessivamente. Quando a autonomia não servir para o dia a dia pode optar por trocar a bateria ou vender. É que há por aí muitas pessoas a quem a autonomia de 200km dá para uma semana ou mais.
                              pode sempre ir pondo algum de lado para quando a bateria começar a morrer. mas realmente não deixam de funcionar, ficam é com cada vez menos carga. entretanto o preço das baterias também irá baixar, mesmo que lentamente.


                              Originalmente Colocado por Xeplion Ver Post
                              Pois, depende tudo das necessidades. Apesar de ser um defensor das vantagens dos eletricos tb percebo q não é para toda a gente. Eu ando mais do que a maioria, mas para a outra pessoa que vive cá em casa 200km davam para 15 dias. E o que se tem visto é que a degradação das baterias, em média, tem sido lenta, tirando talvez para os primeiros modelos que surgiram no mercado.
                              aqu
                              i é igual. o que ando numa semana, a minha mulher não anda num mês. para ela um elétrico com 200 ou 250kms de autonomia seria fantástico em vez do trambolho em que ela anda.

                              Comentário


                                #16
                                Aqui em casa só há 2 elétricos. Um velho Leaf com 140km de autonomia e um Ioniq com 260km.
                                A mulher faz 15km por dia, anda no Leaf. A vender, não será por falta de autonomia.

                                Eu faço 50km, por vezes muito mais e o Ioniq acenta como uma luva. Hoje fiz 150km, mas como não carregava há 2 dias, fui dar uma carga rápida de 15 minutos, foi dos 44% aos 80%. Sem stress de autonomia...

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                  ...fui dar uma carga rápida de 15 minutos, foi dos 44% aos 80%. Sem stress de autonomia...
                                  Deves ter carregado talvez uns 12KWh, por curiosidade por quanto ficou essa carga?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                    Deves ter carregado talvez uns 12KWh, por curiosidade por quanto ficou essa carga?
                                    15 minutos, 11,5kwh dá uma potência de 46kw. Custou cerca de 4€, dá para mais de 100km.

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