Boas,
Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.
Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.
Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
Que mais poderá ser?
Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.
O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.
Obrigado pela ajuda!
Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.
Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.
Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
Que mais poderá ser?
Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.
O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.
Obrigado pela ajuda!
Comentário