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Trocar sonda lambda VW Polo 1.0

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    Trocar sonda lambda VW Polo 1.0

    Boa tarde,

    Alguém me sabe dizer exactamente onde se encontra a sonda lambda num VW Polo 1.0 de 1999?

    A máquina de diagnóstico mostrou-me estes 2 erros:

    20201005_095545.jpg

    20201005_095533.jpg

    Obrigado!

    #2
    Essa é a que está depois do catalisador.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Essa é a que está depois do catalisador.
      Eu sou um leigo total na matéria. Onde está o catalisador? É acessível através do capot? Ou perto do tubo de escape? Ou por baixo do carro?

      Comentário


        #4
        Esse deve ser por baixo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Esse deve ser por baixo.
          Mas na parte da frente ou de trás do carro?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ad73738 Ver Post
            Mas na parte da frente ou de trás do carro?
            É só seguir a linha de escape, logo a seguir ao catalizador ela deve aparecer.
            Provavelmente será mais a frente do que atrás

            Comentário


              #7
              Bom dia,


              Alguém me pode esclarecer se este cabo é a sonda lambda? Banco 1, Sensor 2


              sonda.jpg

              Obrigado!

              Comentário


                #8
                Esse é o 1. Tem uma depois.

                Comentário


                  #9
                  Podes mudar o catalisador e a sonda que está depois dele...

                  Ou mudas só o catalisador e voltas lá no mês seguinte para mudar a sonda.

                  Se já fizeste a IPO... tens 10 meses para tratar do assunto.

                  Já agora... foste fazer esse teste porquê? O carro está a consumir demasiado (e não tem nada a ver com o catalisador nem a 2ª sonda...) ou porque a emissão de gases de escape chumbou na IPO? E aí é voltar ao início... cat e sonda 2 novos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Esse é o 1. Tem uma depois.
                    Depois onde? É possível identificar na foto que enviei o local exacto? Obrg!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      Podes mudar o catalisador e a sonda que está depois dele...

                      Ou mudas só o catalisador e voltas lá no mês seguinte para mudar a sonda.

                      Se já fizeste a IPO... tens 10 meses para tratar do assunto.

                      Já agora... foste fazer esse teste porquê? O carro está a consumir demasiado (e não tem nada a ver com o catalisador nem a 2ª sonda...) ou porque a emissão de gases de escape chumbou na IPO? E aí é voltar ao início... cat e sonda 2 novos.
                      Acendeu a luz "CHECK" e eu tenho um aparelho para detectar (e apagar) esses avisos e as mensagens de erros são as que apresentei no post inicial.

                      Para além disso, também aconteceu 3 oui 4 vezes o carro arrancar mas 1 segundo depois ir logo a baixo (tenho que esperar uns minutos para voltar a arrancar outra vez). E neste processo já aconteceu a bateria ir abaixo (talvez algum curto circuito)

                      Comentário


                        #12
                        A luz MIL ou luzinha maravilha vem do sinal da sonda 2 que, como já disseram, é a que está depois do catalisador.

                        Num carro com 20 anos, estamos a falar de quantos km? 300 mil? É o cat de origem? São as sondas de origem?

                        As sondas, a Bosch manda analisar/substituir a cada 130 mil km, o cat faz 200-250-300 mil km em condições óptimas... (eu sei porque tenho um de 2001 com quase 300k km... mesmo cat, mesmas sondas, sempre a passar na IPO... mas um dia algo irá ter que morrer porque senão a economia pára!).

                        A luz de "check" só por si... não quer dizer rigorosamente nada! Been there... Mudei tudo desde rampa de injectores (com os ditos cujos, regulador de injecção), 1ª sonda lambda (de facto até foi o colector todo de escape porque me ficou barato...).


                        Se me disseres que o motor tem quase 300k km ou já os passou e o cat ainda é o original... eu iria por aí! Cat e 2ª sonda novos!

                        O ir abaixo... acho que poderá depender dos interlocks das várias ECUs... umas poderão ser mais sensíveis às mensagens de erro do que outras... umas funcionam sempre desde que a 1ª sonda, que é a de regulação (a que puseste na foto) e que é a que interessa mesmo!, funcione bem.

                        Comentário


                          #13
                          O carro tem 160 mil (no ínicio andava muito, mas nos últimos anos ando muito pouco). Tudo de origem, sondas e catalizador.

                          Na mensagem de erro diz mesmo que o problema é no Banco 1, sensor 2. Podes-me identificar na foto onde está o sensor 2? Ou não é visível na foto? Desculpa, mas sou leigo nisto.

                          Obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            O sensor 2 está por baixo do carro, depois do catalisador. Poderá estar escondido com alguma protecção térmica e contra pedras. Mas será fácil!

                            Se o pretenderes substituir por ti próprio, tem cuidado ao trabalhar debaixo do carro!

                            Eu iria a uma oficina para fazer isso... eles que façam o diagnóstico, que suem, que mandem vir a sonda correcta, já com a ficha correcta... nada de sondas universais, que depois se tem que andar a soldar os cabinhos à ficha e, se der mau resultado... o cliente continua a entrar com o guito até um dia aquilo dar certo...

                            Nah... material d'orige! É mais caro? Ah pois é! Mas é arrancar dali a 200! E não lhes ver a fuça por mais 3 anos...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                              O sensor 2 está por baixo do carro, depois do catalisador. Poderá estar escondido com alguma protecção térmica e contra pedras. Mas será fácil!

                              Se o pretenderes substituir por ti próprio, tem cuidado ao trabalhar debaixo do carro!

                              Eu iria a uma oficina para fazer isso... eles que façam o diagnóstico, que suem, que mandem vir a sonda correcta, já com a ficha correcta... nada de sondas universais, que depois se tem que andar a soldar os cabinhos à ficha e, se der mau resultado... o cliente continua a entrar com o guito até um dia aquilo dar certo...

                              Nah... material d'orige! É mais caro? Ah pois é! Mas é arrancar dali a 200! E não lhes ver a fuça por mais 3 anos...

                              Mas ninguem precisa de andar a soldar nada, é retirar as sondas ver os numeros e mandar vir igual, num punto á mais de um ano o motor de passo do corpo da borboleta foi á vida, desmontei aquilo tudo, vi o numero de série do corpo de borboleta e mandei vir tudo já com sensores e motor de passo já instalado, entretanto aproveitei para ver as sondas e apesar de ainda estarem em condições, como não eram muito caras, mandei vir as duas, ambas com o mesmo numero da bosh, foi enroscar e ligar a ficha nem 5m levou a instalar as novas.

                              O curioso foi eu antes de fazer estes trabalhos na admissão e escape, tinha pedido um orçamento á bosh para ver o que se passava e possivel reparação, nem chegaram a dar orçamento, o tipo que lá estava veio com uma conversa que tinha de ligar o corpo da borboleta á máquina e sei lá o quê mais, dei logo meia volta e fiz eu +oupei muito mais sem precisar de nada do que ele estava para ali a inventar.
                              Montei dei á chave o carro enrolou no principio, passado nem 1m depois de estar a trabalhar assumiu os dados da centralina.
                              Até hoje sem qq problema.
                              Qqer dia tambem vou montar um catalisador, mas terei de ver os do 1.2 16v se são iguais em termos de material interno ou se têm mais material mas menos denso.

                              Comentário


                                #16
                                Boa tarde,

                                Alguém me consegue identificar neste video onde fica a dita sonda (banco 1, sensor 2, a tal que está depois do catalisador?

                                https://photos.app.goo.gl/z2WDaQMEcWHk87Go6

                                Ou então neste vídeo:

                                https://photos.app.goo.gl/PrZiEuyVxcHDUNyn9

                                Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ad73738 Ver Post
                                  Boa tarde,

                                  Alguém me consegue identificar neste video onde fica a dita sonda (banco 1, sensor 2, a tal que está depois do catalisador?

                                  https://photos.app.goo.gl/z2WDaQMEcWHk87Go6

                                  Ou então neste vídeo:

                                  https://photos.app.goo.gl/PrZiEuyVxcHDUNyn9

                                  Obrigado

                                  Não sei como é na vw e nesses videos é confuso, no entanto essas sondas a pré e pós cat.
                                  ... vais vendo o colector de escape em principio deve estar directamente aparafusado ao cat. (a não ser que use o outro sistema do cat. após manga met.), aí deves ver a pré e depois do cat. antes daquela manga de malha que passaste diversas vezes com a camera por cima no video, deve estar o pós cat.
                                  Como disse não sabendo como é na vw e existindo carros que só usam uma conforme a norma euro.

                                  Procura alguns fios que liguem ao escape, esses fios em principio são a(s) sonda(s), desmonta o escudo térmico, (a peça de aluminio que envolve o colector de escape e cat.
                                  No meio dos tubos deve estar uma, a outra se existir não deve estar longe no tubo que sai do cat. vê bem por cima e por baixo.

                                  Comentário

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