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RENAULT ZOE - Sim ou Não? Que usado comprar?

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    RENAULT ZOE - Sim ou Não? Que usado comprar?

    Viva!

    Estou à procura do meu 1.º carro e estou a ponderar optar por um Renault Zoe (usado).
    No entanto, quero ter a certeza de que vale a pena fazer este investimento...

    Questões:
    • Visto que será o meu 1.º carro, um elétrico é boa opção? Algum contra?
    • Dentro dos elétricos, o Zoe é realmente o melhor?
    • Optando por um usado, haverá alguma diferença significativa entre o Zoe de 2016, 2017 ou 2018? Por qual deveria optar, se for esse o caso e porquê?
    • A autonomia atual do Zoe é de confiança ou consideram ainda fraca?
    • Outras sugestões e conselhos que tenham, agradecia muito!


    O meu orçamento encontra-se nos 13.000€, 13.500€ máximo.

    Muito obrigada desde já!

    #2
    Originalmente Colocado por cfcardoso Ver Post
    Viva!

    Estou à procura do meu 1.º carro e estou a ponderar optar por um Renault Zoe (usado).
    No entanto, quero ter a certeza de que vale a pena fazer este investimento...

    Questões:
    • Visto que será o meu 1.º carro, um elétrico é boa opção? Algum contra?
    • Dentro dos elétricos, o Zoe é realmente o melhor?
    • Optando por um usado, haverá alguma diferença significativa entre o Zoe de 2016, 2017 ou 2018? Por qual deveria optar, se for esse o caso e porquê?
    • A autonomia atual do Zoe é de confiança ou consideram ainda fraca?
    • Outras sugestões e conselhos que tenham, agradecia muito!


    O meu orçamento encontra-se nos 13.000€, 13.500€ máximo.

    Muito obrigada desde já!
    Boas

    Respondendo às tuas perguntas:

    • Visto que será o meu 1.º carro, um elétrico é boa opção? Algum contra? R.: Depende, se fizeres muitos km por dia ou se andares sempre com muita pressa.
    • Dentro dos elétricos, o Zoe é realmente o melhor? R.: O ZOE utiliza baterias com refrigeração, da LG Chen, parecem-me ter boa qualidade, ou pelos tendem a resistir bem ao longo dos anos. Posso dizer que o ZOE é dos que tem melhor relação qualidade/preço. No entanto, quanto mais investes melhor qualidade consegues em veículos deste tipo.
    • Optando por um usado, haverá alguma diferença significativa entre o Zoe de 2016, 2017 ou 2018? Por qual deveria optar, se for esse o caso e porquê? R.: Sim, há. Existem várias versões diferentes, com diferentes potências não só em motor como na capacidade da bateria (kWh). Eu acho que deves sempre optar por um que tenha maior autonomia, a versão R75/R90/Q90 para não teres de parar mais vezes para carregar, no caso de fazeres viagens longas. É uma questão de veres na Wikipédia, por exemplo: https://fr.wikipedia.org/wiki/Renault_Zoe
    • A autonomia atual do Zoe é de confiança ou consideram ainda fraca? R.: Pelo preço que pretendes consegues encontrar Renault ZOE com 300 km de autonomia, se não és uma pessoa que faz longas viagens todos os dias pode ser uma opção.
    • Outras sugestões e conselhos que tenham, agradecia muito! R.: Se nunca conduziste um elétrico, vais notar uma grande diferença em relação a automóvel de gasóleo/gasolina, não só no barulho como no comportamento do mesmo. Não é um carro grande, portanto para levar muitas pessoas com bastantes malas pode não ser o melhor veículo elétrico, há outros no mercado também VEs e com mais espaço do que este. Muita atenção aos modelos com baterias de aluguer, se não queres estar a pagar todos os meses o aluguer da mesma! A manutenção também é mais barata e menos preocupante, pois tem menos componentes mecânicos do que um veículo a combustão interna. Mesmo as baterias sendo de boa qualidade (a meu ver), tenta ver sempre qual a capacidade em % que têm no momento da venda. Mesmo acima dos 90% é muito bom, mas convém estar em atenção. É bom que tenhas uma garagem ou uma vivenda/moradia para poderes carregar o VE, em casa, em segurança, na tomada doméstica. Apesar do preço por km de um elétrico estar muito mais baixo do que um a diesel/gasolina, se carregares em casa ainda vais sentir melhor a diferença. Não paga imposto único de circulação (IUC). O seguro tende a ser mais barato, por se tratar de um veículo com menor manutenção. Não é um carro para ir a abrir (como fazem aqueles tipos da via da esquerda) na autoestrada, se fores desse tipo de pessoas então só mesmo com um Tesla , é para cumprires os limites de velocidade se queres que a bateria faça bastantes km.


    Por esse preço consegues arranjar, com alguma certeza, a versão de 2017 com autonomia de 300 kms, o que vai garantir viagens muito mais confiantes sem teres de te preocupar com quanto o carro vai andar. Se fizeres uma viagem Lisboa-Porto, só precisarias de parar o carro 1 vez para carregar durante uns 20 minutos pelo menos (dependendo da velocidade, se é autoestrada ou nacional, etc.).

    Algumas ideias para um Renault ZOE com 300 kms de autonomia:

    https://www.olx.pt/anuncio/renault-z...tml#32c60406fb (não sei se tem contrato de baterias)

    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (não sei se tem contrato de baterias)

    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link (não sei se tem contrato de baterias)

    https://www.motores24h.pt/renault-zo...6f43e019dc118/ (sem contrato de baterias)

    Isto é daqueles casos que, se queres encontrar um peixinho bom sem aluguer 300 kms a 13500€, vais ter de esperar, ou então é uma questão de sorte. Por vezes aparecem anúncios em que o preço está atraente, com o veículo em bom estado e em poucos dias são vendidos, como já aconteceu comigo, por exemplo.
    Se não queres mesmo subir o orçamento tens duas opções:
    - Esperar que apareça o ZOE de 300kms por esse preço, sem contrato de baterias;
    - Optar por um Renault ZOE com 140 kms de autonomia, sem contrato de baterias;
    - Escolher um Nissan Leaf de 30kWh, por exemplo, também tem autonomia superior a 140 kms (170km) (desde que em bom estado), mas requer um cuidado com as baterias para durarem bastantes anos.
    Editado pela última vez por tgfj555; 11 October 2020, 17:17.

    Comentário


      #3
      O primeiro post de resposta está muito completo, só vinha acrescentar uns pontos:
      -Ponto um: apesar de ser um defensor das vantagens de carros elétricos, sei ver que não são para toda a gente. Tens que ver qual é a distancia diária pretendida e se a opção elétrica te dá uma boa margem de segurança para imprevistos (50-80km). Atualmente, ter um eletrico quase obriga a ter uma garagem ou tomada acessivel, pois a rede publica pode tornar pouco pratico o dia a dia. Se a distancia pretendida for grande, algo acima de 100kms por dia, tens que pensar em investir num ponto de carreamento mais rápido, e isso custa naturalmente mais dinheiro.
      -Sinceramente, se for economicamente possível, acho que faz todo o sentido comprar o Zoe de 40kw, a possibilidade de fazer quase 300km é muito mais pratica do que o modelo anterior que faz metade desta distância. A menos que andes mesmo muito pequenas distâncias e o Zoe for uma oportunidade de negócio irresistível .
      -Foge dos contratos de baterias se puderes, a menos que, tal como no post anterior , seja um negócio fantástico. As baterias já demonstraram portar-se de modo relativamente fiável
      Editado pela última vez por Xeplion; 11 October 2020, 17:48.

      Comentário


        #4
        Está quase tudo dito.

        Só tenho a acrescentar que a maior parte dos Zoe não tem carga rápida. É apenas semi-rápida de 22kw AC. Vantagem - há muito mais postos. Desvantagem - precisa de 2h para abastecer a bateria de 40kwh, ou 1h para a de 20kwh.
        Importantíssimo poder carregar em casa.

        Não seria a minha primeira escolha, mas claro que todos temos necessidades diferentes.

        Comentário


          #5
          Bem, mais completo era impossível! MUITO, muito obrigada por estas respostas, foi mesmo muito útil!!
          Editado pela última vez por cfcardoso; 11 October 2020, 21:16.

          Comentário


            #6
            De facto não vou andar a fazer viagens longas, de todo, e também não sou pessoa de acelerar. Por isso acho que posso ser a pessoa ideal para este carro haha
            muito obrigada a todos!
            Editado pela última vez por cfcardoso; 11 October 2020, 21:17.

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              #7
              sendo assim e se és mais citadina, tens duas hipóteses, que são a de comprares um de 300kms e não te preocupares durante 4 ou 5 dias sem carregar ou um de 140 e carregas mais vezes, mas também arranjas algo mais recente 1 ou 2 anos. é uma questão de equilíbrio e ponderação.

              Comentário


                #8
                Relativamente à rede de carregamento o utilizador tem de avaliar que opções tem no sítio onde vive e nos percursos que faz.
                Há cidades com muitos postos espalhados, uns lentos outros rápidos, com postos nas superfícies comerciais, etc.
                Mas no interior do país a quantidade de postos de carregamento é muito mais reduzida.
                Uma pessoa até pode pensar "vou carregar sempre em casa" mas vai haver um momento inconveniente em que se tem relativamente pouca bateria e surge a necessidade de fazer um trajecto mais longo do que o previsto e nessa altura a existência de postos rápidos (ou semi-rápidos) faz toda a diferença.
                Editado pela última vez por AstonM; 11 October 2020, 21:38.

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                  #9
                  Greetings!

                  Já experimentei o Zoe há uns meses. Não fiquei fan da posição de condução muito elevada e o volante algo deitado ao estilo das carrinhas comerciais. A qualidade dos plásticos também não pareceu muito durável, principalmente depois de ter visto alguns carros com apenas 60.000km mal estimados. O espaço atrás não é muito recomendável para pessoas com mais de 1.65m.
                  Não gosto também dos ruidos/avisos que o carro faz.

                  Recomendo-te a procurares antes um Kia Soul EV. Por vezes aparecem uns com valores mais simpáticos.
                  O espaço, conforto não tem nada a ver. Não tem histórias de alugueres de baterias, e problemas de fiabilidade de alguns componentes frágeis como no ZOE (Faróis, AC, porta de carregamento).



                  https://www.olx.pt/anuncio/kia-soul-...tml#3b37000a6c


                  Já cheguei a ver Kia Soul Ev à venda por 13.000€.

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                    Greetings!

                    Já experimentei o Zoe há uns meses. Não fiquei fan da posição de condução muito elevada e o volante algo deitado ao estilo das carrinhas comerciais. A qualidade dos plásticos também não pareceu muito durável, principalmente depois de ter visto alguns carros com apenas 60.000km mal estimados. O espaço atrás não é muito recomendável para pessoas com mais de 1.65m.
                    Não gosto também dos ruidos/avisos que o carro faz.

                    Recomendo-te a procurares antes um Kia Soul EV. Por vezes aparecem uns com valores mais simpáticos.
                    O espaço, conforto não tem nada a ver. Não tem histórias de alugueres de baterias, e problemas de fiabilidade de alguns componentes frágeis como no ZOE (Faróis, AC, porta de carregamento).



                    https://www.olx.pt/anuncio/kia-soul-...tml#3b37000a6c


                    Já cheguei a ver Kia Soul Ev à venda por 13.000€.

                    Cumprimentos
                    É preciso ter em conta que o Kia Soul EV tem uma autonomia inferior ao Renault ZOE R75/R90/Q90, numa diferença de 90-100 kms. Por outro lado, é possível que a qualidade de construção dos interiores seja um pouco melhor. O preço também faz a diferença.

                    O KIA Soul EV é um SUV sub-compacto.
                    O Renault ZOE é um utilitário - segmento B.

                    Comentário


                      #11
                      Aproveito este tópico para tirar uma dúvida. Algumas versões do Zoe 40 kw não tem disponível carga rápida? É que nalguns anúncios publicitam "carga rápida", noutros não. Só algumas versões é que tem essa hipótese?

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