Bom dia.
Na Volvo V40 D2 de um familiar (motor 1.6 D4162T), acontece o seguinte:
A frio, no primeiro arranque no dia, o motor fica com o ralenti instável e, se tentar acelerar, deita algum fumo branco (se o deixar a "mancar", pouco ou nenhum fumo deita).
Passados 30 segundos / 1 minuto, o motor comporta-se de forma normal.
Possíveis causas:
- Velas (já verificadas, estão ok);
- Fuga no circuito de combustível (sei que nestes motores o filtro de gasóleo é bastante sensível, mas foi trocado na ultima revisão e não se vê vestígios de fuga);
- Injetores;
- Software.
A primeira coisa que me passou pela cabeça foi passagem de água pela junta da colassa, mas se fosse esse o caso, creio que teria os sintomas a quente e a frio.
Já pesquisei por outros fóruns/páginas nacionais e internacionais e parece que ninguém tem solução para este problema. Algumas correcções de software ajudam, mas não resolvem.
Facto curioso e que parece comum em todos os casos: quanto mais frio estiver o tempo, menos o problema se manifesta.
Abaixo dos 12 graus, aparentemente o problema deixa de existir, e volta a atacar no Verão seguinte.
Já alguém teve o mesmo problema? Alguém tem ideia do que possa ser?
Obrigado desde já
Na Volvo V40 D2 de um familiar (motor 1.6 D4162T), acontece o seguinte:
A frio, no primeiro arranque no dia, o motor fica com o ralenti instável e, se tentar acelerar, deita algum fumo branco (se o deixar a "mancar", pouco ou nenhum fumo deita).
Passados 30 segundos / 1 minuto, o motor comporta-se de forma normal.
Possíveis causas:
- Velas (já verificadas, estão ok);
- Fuga no circuito de combustível (sei que nestes motores o filtro de gasóleo é bastante sensível, mas foi trocado na ultima revisão e não se vê vestígios de fuga);
- Injetores;
- Software.
A primeira coisa que me passou pela cabeça foi passagem de água pela junta da colassa, mas se fosse esse o caso, creio que teria os sintomas a quente e a frio.
Já pesquisei por outros fóruns/páginas nacionais e internacionais e parece que ninguém tem solução para este problema. Algumas correcções de software ajudam, mas não resolvem.
Facto curioso e que parece comum em todos os casos: quanto mais frio estiver o tempo, menos o problema se manifesta.
Abaixo dos 12 graus, aparentemente o problema deixa de existir, e volta a atacar no Verão seguinte.
Já alguém teve o mesmo problema? Alguém tem ideia do que possa ser?
Obrigado desde já
Comentário