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Ar condicionado - 2 oficinas, alguma fez asneira? Não? Sim? Qual? Aceitam-se palpites

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    Ar condicionado - 2 oficinas, alguma fez asneira? Não? Sim? Qual? Aceitam-se palpites

    Boas pessoal,

    Tenho uma dúvida, não sei se esta é a secção indicada ou se há sequer alguém que me consiga responder à seguinte questão, mas cá vai.

    Num dia de manhã, fui a uma oficina oficial pedir orçamento para carregar o ar condicionado. A oficina mete no computador, faz os testes para detectar se há fugas e o mecânico dá indicação que não há fugas no sistema e o talão do computador diz "vácuo sistema".

    Como era muito caro lá, fui de tarde a uma oficina de uma dessas cadeias de oficinas conhecidas, pois ficava mais em conta, mas o mecânico, quando vou para levantar o carro diz, um pouco atrapalhado, que não meteu o gás porque "o sistema tinha uma fuga, que não era bem uma fuga" e o problema era devido à válvula logo à entrada que, segundo ele, estava "solta" e precisava de ser trocada. Só reparou quando meteu a mangueira. Ele também meteu no computador e lá indicava que tinha menos gás do que dava indicação de manhã no talão.

    Ele disse que alguém pode ter metido a mangueira errada em outro lado e estragou aquilo... Ninguém mexeu entre o teste na oficina oficial de manhã para a tarde.

    Não percebo, na oficina oficial indicaram que não tinha fugas, na outra já tem... A minha questão é, ao testar o sistema com o computador, o que fazem exactamente? A tal válvula à entrada é testada também? Para testar têm de meter uma mangueira lá ou algo do género?

    É que se dá vácuo e a válvula é testada, então a segunda oficina fez asneira, estragou a peça e tentou demarcar-se da culpa... Ou então a válvula não é testada e a oficina oficial não viu isso...

    Eu dei indicação do tipo/referência de gás que era preciso meter para não haver dúvidas.

    O que eu precisava de saber é como é feito o teste ao sistema e se a válvula é verificada/faz parte desse teste.

    Será que alguém me consegue esclarecer? Obrigada desde já.

    #2
    apagar
    Editado pela última vez por Jarbas83; 17 October 2020, 00:05.

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      #3
      Se o AC está descarregado é porque há fuga, é quase certo.

      Por norma quem carrega os AC limpa 50e e diz que está tudo bem, passado um tempo está descarregado de novo...

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        #4
        Quem foi pouco importa.

        Já sabemos quem vai pagar a peça solta.

        Comentário


          #5
          Pois, também não percebi mesmo.

          A oficina oficial disse que só dava orçamento depois de meter na máquina e ver o tipo de gás, porque não conseguia saber de outra forma, segundo eles claro. Lá fui eu de manhã para dar o orçamento e disseram que antes de dar orçamento iam fazer uma verificação do sistema para tentar detectar fugas, eu disse ok. Esperei cerca de 45 minutos, não sei que testes fez porque não dava para ficar dentro da oficina. Veio o mecânico, deu o orçamento para o gás, disse que não havia fugas e deu uma cópia do talão do computador onde dizia vácuo sistema.

          Na parte da tarde, fui a outra oficina, pois o mesmo gás lá ficava muito mais barato e foi esse mecânico que me disse que ia para meter o gás e percebeu ao meter a mangueira que supostamente a válvula estava estragada...

          Eu não tinha problema nenhum, só queria recarregar o ar condicionado... Agora segundo a segunda oficina tenho um problema na válvula que a oficina oficial não detectou...

          Sinceramente, parece-me que a segunda oficina fez asneira, estragou a válvula e fez-me de parva. Queria ir lá reclamar mostrando o talão desse mesmo dia na oficina oficial a indicar que não tinha fugas, mas queria ter um pouco mais de certeza.
          Editado pela última vez por Tamara; 17 October 2020, 00:20.

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            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Quem foi pouco importa.

            Já sabemos quem vai pagar a peça solta.
            Isso é certo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Tamara Ver Post
              Pois, também não percebi mesmo.

              A oficina oficial disse que só dava orçamento depois de meter na máquina e ver o tipo de gás, porque não conseguia saber de outra forma, segundo eles claro. Lá fui eu de manhã para dar o orçamento e disseram que antes de dar orçamento iam fazer uma verificação do sistema para tentar detectar fugas, eu disse ok. Esperei cerca de 45 minutos, não sei que testes fez porque não dava para ficar dentro da oficina. Veio o mecânico, deu o orçamento para o gás, disse que não havia fugas e deu uma cópia do talão do computador onde dizia vácuo sistema.

              Na parte da tarde, fui a outra oficina, pois o mesmo gás lá ficava muito mais barato e foi esse mecânico que me disse que ia para meter o gás e percebeu ao meter a mangueira que supostamente a válvula estava estragada...

              Eu não tinha problema nenhum, só queria recarregar o ar condicionado... Agora segundo a segunda oficina tenho um problema na válvula que a oficina oficial não detectou...

              Sinceramente, parece-me que a segunda oficina fez asneira, estragou a válvula e fez-me de parva. Queria ir lá reclamar mostrando o talão desse mesmo dia na oficina oficial a indicar que não tinha fugas, mas queria ter um pouco mais de certeza.
              Se não tinhas gás, podias ter um problema na válvula. Falta saber qual é a válvula que falam.

              Para tirar gás e fazer vácuo, é porque estava tudo a funcionar..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Se não tinhas gás, podias ter um problema na válvula. Falta saber qual é a válvula que falam.

                Para tirar gás e fazer vácuo, é porque estava tudo a funcionar..
                A válvula é uma que está logo à entrada do tubo. Eu fui recarregar o gás porque já não ia há um tempo e pela análise na oficina oficial já não tinha gás quase nenhum, mas não tinha fugas.

                Quando cheguei à segunda oficina, no mesmo dia, já tinha um problema na válvula e tinha menos gás que o que vinha no talão da máquina de manhã (não liguei o ac entre uma oficina e outra).

                Alguma fez asneira, ou a primeira porque não viu, ou porque estragou ou a segunda porque estragou. Claro que eu vou acabar a pagar a peça, mas gostava de saber o que aconteceu e caso tenha mesmo sido erro de alguém, pelo menos reclamar.

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                  #9
                  O sistema é estanque. Se perde gás, há fuga.

                  Seja ela microfuga ou maior. O teste de vácuo mede se há perdas num espaço de 15 minutos(ou mais se pedido).

                  Comentário


                    #10
                    Ha 2 anos , fiquei sem gás e fui a electrecista auto perto de minha casa, ja tinha o carro ha 10 anos e nunca tinha sido carregado, ao colocar o gás o carro aceitou e durou uma semana, voltei lá para ver o contraste da fuga, disse que provavelmente era do radiador do a/c mas engracado que não tinha marcas flurescentes, deu me logo prontamente orcamento, 300 euros...

                    Achei estranho, o radiador do a/c não tinha marcas, as tubagens do a/c não tinham sinais de fuga, fui a outro electrecista auto e ao meter a maquina apercebeu que tinha uma grande fuga, e que as valvulas de entrada estavam danificadas, 2,5€ cada uma, carregou o a/c e ficou porreiro, paga isso e esquece, no meu caso tb fiquei a pensar se foi de propósito a questão das válvulas, mas o estranho foi o orçamento na hora sem consultar nada...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                      Ha 2 anos , fiquei sem gás e fui a electrecista auto perto de minha casa, ja tinha o carro ha 10 anos e nunca tinha sido carregado, ao colocar o gás o carro aceitou e durou uma semana, voltei lá para ver o contraste da fuga, disse que provavelmente era do radiador do a/c mas engracado que não tinha marcas flurescentes, deu me logo prontamente orcamento, 300 euros...

                      Achei estranho, o radiador do a/c não tinha marcas, as tubagens do a/c não tinham sinais de fuga, fui a outro electrecista auto e ao meter a maquina apercebeu que tinha uma grande fuga, e que as valvulas de entrada estavam danificadas, 2,5€ cada uma, carregou o a/c e ficou porreiro, paga isso e esquece, no meu caso tb fiquei a pensar se foi de propósito a questão das válvulas, mas o estranho foi o orçamento na hora sem consultar nada...
                      Pois é difícil perceber realmente o que aconteceu e onde. Eu tinha feito tudo na oficina oficial, mas recarregar o ac ficava em +/- 350€ mais mão de obra (supostamente o carro leva um gás caro) e na outra oficina ( o mesmo gás) ficava em menos de metade. Agora a peça são mais uns 20€ e tal e não há em lado nenhum, tenho de mandar vir na marca...

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                        #12
                        Deve ser o gás R1234yf que é bem mais caro que o R134a.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Deve ser o gás R1234yf que é bem mais caro que o R134a.
                          É esse. Alguém deve ter ficado sem imaginação ao escolher que nome/código lhe dar.

                          Mas engraçado, não percebo como, o mesmo gás na marca e numa outra oficina fora (das que há em todo o lado) é metade do preço...
                          Editado pela última vez por Tamara; 17 October 2020, 14:08.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                            Ha 2 anos , fiquei sem gás e fui a electrecista auto perto de minha casa, ja tinha o carro ha 10 anos e nunca tinha sido carregado, ao colocar o gás o carro aceitou e durou uma semana, voltei lá para ver o contraste da fuga, disse que provavelmente era do radiador do a/c mas engracado que não tinha marcas flurescentes, deu me logo prontamente orcamento, 300 euros...

                            Achei estranho, o radiador do a/c não tinha marcas, as tubagens do a/c não tinham sinais de fuga, fui a outro electrecista auto e ao meter a maquina apercebeu que tinha uma grande fuga, e que as valvulas de entrada estavam danificadas, 2,5€ cada uma, carregou o a/c e ficou porreiro, paga isso e esquece, no meu caso tb fiquei a pensar se foi de propósito a questão das válvulas, mas o estranho foi o orçamento na hora sem consultar nada...
                            Aconteceu algo parecido no carro do meu pai o ano passado. A VW queria logo trocar compressor e tudo o resto, por várias centenas de €...

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