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IUC quem paga?

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    IUC quem paga?

    Olá a todos,

    Estou a vender o meu carro e o mês que vem é o mês de pagamento do IUC e da inspeção.

    A minha dúvida é a seguinte; Se eu vender o carro em Novembro (mês de pagamento do IUC), legalmente quem tem que pagar o IUC e fazer a inspeção?

    É o vendedor (eu) ou o comprador?

    #2
    Outra vez?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
      Olá a todos,

      Estou a vender o meu carro e o mês que vem é o mês de pagamento do IUC e da inspeção.

      A minha dúvida é a seguinte; Se eu vender o carro em Novembro (mês de pagamento do IUC), legalmente quem tem que pagar o IUC e fazer a inspeção?

      É o vendedor (eu) ou o comprador?
      É uma questão de bom senso.

      Vendi um carro de Novembro em Outubro, e o comprador ficou responsável por esses encargos.

      Caso ele indicasse que eu deveria pagar pelo menos o IUC, também o faria sem problema.

      Comentário


        #4
        Por norma para evitar chatices e outras coisas mais vale fazer a inspecção e pagar o IUC assim o novo proprietário não tem encargos e outros trabalhos a não ser efectuar ou pagar o registo.

        Comentário


          #5
          Quem paga é o proprietário no dia da matrícula, se o carro é de 16/09, até dia 16 paga o atual, se o vender no dia 15, paga o novo proprietário, se for vendido às 12h do dia 16, paga o atual proprietário, conta para a AT o proprietário as 00h00 do dia da matrícula.

          Quanto ao resto, deve imperar o bom senso.
          Editado pela última vez por Varejo; 18 October 2020, 20:08.

          Comentário


            #6
            mais um caso de venda no mês anterior para poupar IUC e inspeção...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Varejo Ver Post
              Quem paga é o proprietário no dia da matrícula, se o carro é de 16/09, até dia 16 paga o atual, se o vender no dia 15, paga o novo proprietário, se for vendido às 12h do dia 16, paga o atual proprietário, conta para a AT o proprietário as 00h00 do dia da matrícula.

              Quanto ao resto, deve imperar o bom senso.
              É um bocado isso!

              Mas um pouco de inteligência emocional é ótimo!

              Há uns anos vendi um carro que no mês seguinte tinha IUC para pagar e inspeção. Optei por fazer eu as duas coisas com antecedência e usar isso como argumento a meu favor na venda e resultou porque foi mais fácil de vender!

              Não esquecer ainda que a velocidade dos registo pode não ser a mesma da venda. Ou seja, imagina que o IUC vence no final de outubro e a venda do carro ocorre a 30 de outubro (último dia útil). Tens o comprovativo do registo nesse dia, mas a atualização no site das finanças blá, blá, blá... e a multa é bem capaz de vir ter contigo!

              Resumindo, não vale a pena complicar!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                mais um caso de venda no mês anterior para poupar IUC e inspeção...
                O IUC é só no mês que vem, mas posso jogar isso a meu favor e este mês colocar o carro mais barato 200 euros (mais ou menos o IUC+inspeção) e assim ter um preço mais apetecível na venda

                Comentário


                  #9
                  Atenção que por vezes há enganos nas finanças.

                  Já me aconteceu legalizar um carro importado em dezembro 2014 e só me vir IUC para pagar em 2015, referente a 2014. O IUC de 2014 nunca me chegou.

                  Mas o que disse o user Varejo é o que normalmente acontece, e é o que está previsto na lei.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                    O IUC é só no mês que vem, mas posso jogar isso a meu favor e este mês colocar o carro mais barato 200 euros (mais ou menos o IUC+inspeção) e assim ter um preço mais apetecível na venda


                    Como referido... tem sempre a cautela, da demora que possa existir no registo... é que se assim for, o IUC é emitido na mesma em teu nome, mesmo a venda já ter sido feita e depois... em caso de falta de pagamento, quem arca no imediato com consequências és tu.


                    Mas como referido, até o a IPO em dia (já feita para próximo ano) será um argumento a favor, que viatura está nos "conformes" (ainda que se saiba que aí é dúbio)... mas pelo menos, o novo proprietário sabe que não terá o custo com a mesma...

                    Comentário


                      #11
                      Já fiz grandes negócios com carros que estavam prestes a ficar sem IPO.

                      Ah espera, eu era comprador. Do ponto de vista do vendedor, é fixe para perder dinheiro

                      se o carro está bom, faz ipo. Vendes mais depressa e ainda corres o risco de vender por um valor maior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        Já fiz grandes negócios com carros que estavam prestes a ficar sem IPO.

                        Ah espera, eu era comprador. Do ponto de vista do vendedor, é fixe para perder dinheiro

                        se o carro está bom, faz ipo. Vendes mais depressa e ainda corres o risco de vender por um valor maior.
                        Tenho um dos carros em processo de venda e tenho perfeita noção que perdi dinheiro ao completar os afazeres do mês de matrícula...
                        Paguei IPO, IUC e ainda a revisão (na marca, como sempre faço), porque não sabia bem quanto tempo mais ia andar com o carro e não gosto de ter o aviso da revisão a "apitar" no CB.
                        Basicamente a avaliação (como retoma, à troca) não valorizou nada disto, mas pelo menos a minha consciência ficou "tranquila" (em termos das obrigações legais).
                        No caso da revisão só não seria perda de dinheiro em caso de venda a particular ou num stand mais "local".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                          O IUC é só no mês que vem, mas posso jogar isso a meu favor e este mês colocar o carro mais barato 200 euros (mais ou menos o IUC+inspeção) e assim ter um preço mais apetecível na venda
                          A grande maioria dos compradores vai preferir dar + 200€ e ter IPO e IUC no acto da compra. Assim sabem que passou na inspeção e que não haverá esquecimento ou atrasos no registo que possam incapacitar o novo proprietário de pagar o imposto. Ter tudo em dia, isso sim, é um argumento...

                          Comentário


                            #14
                            Acho que também é uma grande vantagem vender já com todas as coisas que têm que ser feitas, feitas.

                            Até o comprador encara isso com confiança e como um "bombom".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                              Acho que também é uma grande vantagem vender já com todas as coisas que têm que ser feitas, feitas.

                              Até o comprador encara isso com confiança e como um "bombom".
                              Compreendo o que dizes, mas se te disser que estou a vender o carro com revisão feita à um mês, amortecedores mudados à 3 meses, pneus e kit de distribuição mudados à 1 ano e ainda em garantia... ainda não apareceu ninguém a valorizar isso. A ideia que fico é que as pessoas na sua maioria, querem o carro mais barato que encontrarem, sem pensar muito no que virá depois...

                              Dizem aos amigos que compraram por X, os amigos dizem que foi um otimo negócio e ficam todos felizes. O que quem compra não diz, é que passado pouco tempo, teve que gastar uma pipa de massa em substituição de peças de desgaste.

                              Comentário


                                #16
                                Teoricamente o IUC que vais pagar agora é referente ao que falta de 2020 e 2021 até novembro, por isso tem mais lógica ser o novo proprietário a pagar.

                                No entanto, tendo em conta a situação eu pagaria o IUC e a inspeção como já foi dito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                  O IUC é só no mês que vem, mas posso jogar isso a meu favor e este mês colocar o carro mais barato 200 euros (mais ou menos o IUC+inspeção) e assim ter um preço mais apetecível na venda
                                  E depois os serviços atrasam-se a concluir os processos, na data a viatura ainda está em teu nome, e depois tens de pagar o IUC e os 200 euros já foram.

                                  E claro, se eu tivesse a comprar uma viatura e o actual proprietário estivesse a empurrar essa responsabilidade para mim iria encarar isso um pouco de má fé, e quiçá, abortar o negócio!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                    E depois os serviços atrasam-se a concluir os processos, na data a viatura ainda está em teu nome, e depois tens de pagar o IUC e os 200 euros já foram.

                                    E claro, se eu tivesse a comprar uma viatura e o actual proprietário estivesse a empurrar essa responsabilidade para mim iria encarar isso um pouco de má fé, e quiçá, abortar o negócio!
                                    Não estou a empurrar nada, o mês de pagamento é só em Novembro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      mais um caso de venda no mês anterior para poupar IUC e inspeção...
                                      Até porque se adivinha quando se vende...

                                      O carro que eu vendi esteve mais de 3 meses para ser vendido!

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso é diferente. eu tive um chaço à venda desde maio a julho. faltava o agosto e ia pagar IUC e IPO. consegui vendê-lo a faltar 1 mês e tinha ofertas todos os dias, mas valores abaixo e alguns queriam-no praticamente dado. o raio da lata enquanto eu o tinha à venda começou a dar uns sintomas e acabei por gastar 100€ nele para o arranjar, pois de estar parado "sofreu". tinha-o vendido uma semana antes e o problema não era meu nem sequer ia saber de nada. depois o que veio a seguir vendi-o em 3 dias, com IPO e IUC pagos há uns 2 meses. numa 3ª "vendi-o" e o comprador veio no sábado buscá-lo. tecnicamente uns 5 diazitos, vá. quando o comprei foi precisamente no mês em que acabava a inspeção. combinei com o vendedor pagar a inspeção e se estivesse tudo ok ficava com o carro. até o inspetor fez uma inspeção mais minuciosa, pois eu disse-lhe que era para comprar o carro. ele pagava o IUC. entretanto atrasei-me e ele pagou a inspeção e eu fiquei com IUC, mais caro 20€, depois de lhe ter telefonado a dizer que faltavam dias para acabar o IUC e ele lá me deu a volta dizendo que tinha pago a inspeção...

                                        agora metê-lo à venda 1 mês antes ou no próprio mês, vejo N casos assim. sempre pessoal que quer despachar a correr. mais valia terem metido com 2 meses de antecedência. esses negócios para mim mostram ou indicam que o vendedor pode ter sido desmazelado na manutenção, já que não quer gastar mais 30€ de inspeção. dá pelo menos aquela sensação de insegurança para quem procura veículo, mesmo que nalgumas vezes seja só psicológico.

                                        tecnicamente, o pessoal todo quer comprar carros usados o mais baratos possível e sem terem problemas. se dão problemas, somos uns *******, se vendemos com tudo arranjado, não querem dar mais. no meu caso, para quem vende, é arranjar o mínimo possível e ter o carro bonitinho e apresentável, com tudo legal. para quem compra, por outro lado, é tentar fazer o melhor compromisso entre ter o carro funcional e peças que possam ter sido mudadas recentemente. mas há sempre algo para arranjar, claro. agora com IPO a a acabar e IUC dos atuais para pagar, ninguém quer, seja vendedor ou comprador.

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