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O velho Honda Civic sedan 1.5 Lsi

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    O velho Honda Civic sedan 1.5 Lsi

    Bom dia amigos,

    Á pouco mais de 1 mês adquiri o primeiro carro em meu nome. Fui bem longe de onde vivo busca-lo, um civiczinho sedan 1.5 lsi 90 cv.

    De viagem tudo bem, a chegar aos 170 na boa sem problemas, sem aquecimento do motor, nada a apontar de grave a não ser um barulho na parte inferior direita (traseira) do carro, parece um chocoalhar de algo que não consegui descobrir ainda pois ainda não o "levantei", apenas acontece quando faço algumas curvas á direita.

    Só passado uma semana mais ou menos de o adquirir é que comecei a ter "problemas" no relantim, quem mo vendeu disse-me que era normal pois diz que estes veiculos oscilam no relantim entre os 800 e 1100 rpm ((o senhor que mo vendeu disse que lhe abriu um pouco as goelas pq o carro andava pela serra da estrela e então precisava ser assim, e eu estando no alentejo se calhar era por isso, diz ele) coisa que não sei se é bem assim, embora não entenda ainda muito bem de mecânica e de civics ou de qualquer motor... penso que era suposto o carro rodar que nem um relogio e não ter oscilações muito grandes mas pronto). Há vezes que chega a descer dos 800 para ainda mais baixo quase a ameaçar ir abaixo... Não sei o que poderá ser, liguei ao senhor que mo vendeu, e ele disse que era para dar um quarto de volta no parafuso que regula a entrada de ar no carburador (como não percebo patavina disso ainda não o fiz nem sei se devia fazer, nem sei se é lá que se faz com certezas). Já me disseram para ver os cabos de vela, as velas, a placa do distribuidor e o rotor do distribuidor... Ainda não vi mas gostava de saber mais opiniões... Porque também me disseram que podia ter sido um reparo mal feito, podia ter sido uma junta da cabeça nova que não tivesse sido bem reparada nem levada ao torneiro... Não sei, que me dizem? Algumas opiniões diferentes? Onde posso ver e regular o relantim? Não queria gastar muito dinheiro em mecânicos e se houver algo que eu mesmo possa fazer ainda melhor, como gosto de mecânica e de aprender coisas novas, gostaria de tentar eu.
    Editado pela última vez por Dxcivic; 25 October 2020, 11:56.

    #2
    Up up up

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      #3
      Boas, não se escreve e não se diz "relantim" mas sim "ralenti". Dito isto deverás levar o carro a um mecânico que tenha a competência necessária para diagnosticar esse problema. Hoje em dia isso não se faz de chave de fendas na mão, ao contrário do que possas pensar. É preciso ter os conhecimentos necessários para recolher as informações da centralina do carro através da ficha OBD e isso requer ter também um computador portátil com o programa adequado. Por isso não penses que sem teres formação em mecânica poderás arranjar o teu Civic. A propósito: quantos anos tem a viatura e quantos quilómetros mostra ter?

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        #4
        Pronto, é isso, ralenti amigo, obrigado pela correção. Mostra ter 153mil km e tem 26 anos

        Comentário


          #5
          Esse é de injecção e não carburador. Esquece esse parafuso. Podes começar pelo mais simples: velas. Sim, é suposto o ralenti não ter oscilações. Com o.motor frio, a rotação sobe e vai descendo progressivamente até aquecer.

          Comentário


            #6
            Retirei os cabos das velas e há um que tem a borracha um bocado rachada, terei que muda-los. Se o problema persistir, colocarei update. Obrigado pelas dicas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dxcivic Ver Post
              Retirei os cabos das velas e há um que tem a borracha um bocado rachada, terei que muda-los. Se o problema persistir, colocarei update. Obrigado pelas dicas.
              Substitui os cabos de vela.

              Esse motor é de injeção monoponto, ou seja, tem apenas um injector.

              Existe grupos do clube honda onde o pessoal te ajuda melhor visto só serem de malta com muitos desses motores.

              De resto faz uma manutenção :
              Rotor e capa do distribuidor
              Oleo 5w40 ou 10w40 shell
              Anti congelante somente original honda
              Óleo de caixa somente original MTF honda

              E se mantiveres esse carro mais tempo muda a admissão para uma multiponto, ou seja, 4 injectores

              Sobre o relanti, tiras a caixa da admissão e limpas a borboleta e o sensor de relanti com limpa carburadores
              Editado pela última vez por Miguelspc; 02 November 2020, 10:49.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Substitui os cabos de vela.

                Esse motor é de injeção monoponto, ou seja, tem apenas um injector.

                Existe grupos do clube honda onde o pessoal te ajuda melhor visto só serem de malta com muitos desses motores.

                De resto faz uma manutenção :
                Rotor e capa do distribuidor
                Oleo 5w40 ou 10w40 shell
                Anti congelante somente original honda
                Óleo de caixa somente original MTF honda

                E se mantiveres esse carro mais tempo muda a admissão para uma multiponto, ou seja, 4 injectores

                Sobre o relanti, tiras a caixa da admissão e limpas a borboleta e o sensor de relanti com limpa carburadores
                Já me informei na honda sobre esses produtos, entretanto Shell não consigo arranjar na minha zona, os da honda recomendaram Galp no caso de não haver Shell, já meti da Galp 10w40, tá fixe. Os restantes só encomendando. Em relação aos cabos de vela é o passo seguinte, quando ao rotor e capa, estou á espera do mês que vem para o fazer. Obrigado amigo.

                Onde posso encontrar esses grupos?

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                  #9
                  por acaso tinha ideia que o 1.5lsi tinha o vtec para consumos e debitava uns 115cv...o de 90cv era o 1.4i sem esse sistema.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    por acaso tinha ideia que o 1.5lsi tinha o vtec para consumos e debitava uns 115cv...o de 90cv era o 1.4i sem esse sistema.
                    Nao é o 1.5 lsi mas sim o 1.5ils

                    O ILS veio com vtec-e com 114cvs no civic ek3

                    O LSI é da geracao anterior com monoponto

                    Comentário


                      #11
                      O carro pega bem? Digo isto porque uma vez no meu antigo 206, a bateria ficou nas couves e o ralenti andava assim maluco, a pontos de quase se desligar ou desligar mesmo. Troquei bateria e voltou tudo ao normal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                        O carro pega bem? Digo isto porque uma vez no meu antigo 206, a bateria ficou nas couves e o ralenti andava assim maluco, a pontos de quase se desligar ou desligar mesmo. Troquei bateria e voltou tudo ao normal.
                        O meu pega super bem e nunca vai abaixo, a única coisa que vai abaixo e acima são as rotações. Este modelo é sem vtec

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Substitui os cabos de vela.

                          Esse motor é de injeção monoponto, ou seja, tem apenas um injector.

                          Existe grupos do clube honda onde o pessoal te ajuda melhor visto só serem de malta com muitos desses motores.

                          De resto faz uma manutenção :
                          Rotor e capa do distribuidor
                          Oleo 5w40 ou 10w40 shell
                          Anti congelante somente original honda
                          Óleo de caixa somente original MTF honda

                          E se mantiveres esse carro mais tempo muda a admissão para uma multiponto, ou seja, 4 injectores

                          Sobre o relanti, tiras a caixa da admissão e limpas a borboleta e o sensor de relanti com limpa carburadores
                          Isso de mudar para multiponto é aquilo a que chamam de minime? Ou estou em erro?
                          Já fui comprar o limpa carburadores, agora só preciso de tempo para abrir aquilo e limpar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dxcivic Ver Post
                            Isso de mudar para multiponto é aquilo a que chamam de minime? Ou estou em erro?
                            Já fui comprar o limpa carburadores, agora só preciso de tempo para abrir aquilo e limpar.
                            Nop
                            O minime consiste em mudar a cabeça do motor para uma com vtec

                            No teu caso podias mudar a admissão de monoponto (1 injector para 4 cilindros) para multiponto ( 4 injectores para 4 cilindros)

                            Ou então fazes logo o minime que até ficas com vtec

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              Nop
                              O minime consiste em mudar a cabeça do motor para uma com vtec

                              No teu caso podias mudar a admissão de monoponto (1 injector para 4 cilindros) para multiponto ( 4 injectores para 4 cilindros)

                              Ou então fazes logo o minime que até ficas com vtec
                              Mudar isso ajuda nos consumos? Sem fazer minime, apenas mudar a admissão? Obrigado!

                              Comentário


                                #16
                                o meu civic quando fazia essas oscilações de ralenti era porque estava sem líquido no radiador

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu tem líquido, não deve ser isso penso eu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pessoal, qual a melhor marca para capa do distribuidor e afins? No honda digo... Bosch? Ou recomendam outra marca?


                                    Já agora, para este modelo que bateria devo comprar? 45ah e com quanto de arranque a frio? De que marca também?

                                    Desde já obrigado a quem resolver ajudar.
                                    Editado pela última vez por Dxcivic; 01 December 2020, 22:03.

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                                      #19
                                      Up pfv

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei se o teu Civic é este modelo, mas podes ter uma ideia, na Norauto tá em promoção: https://www.norauto.pt/c/48699-bateria-auto.html

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                                          #21
                                          Obrigado amigo, não é essa mas já sei qual ir buscar

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                                            #22
                                            Boa noite pessoal.

                                            Bom, comprei cabos de velas da ngk, meti no carro, tudo ok.
                                            A ponta do tubo que conecta á vela parece ligeiramente diferente do original, mandei vir por uma loja que tem pagina de facebook para evitar andar em viagens agora por causa do covid, e acho que a pessoa me enviou as coisas erradas. Pelo menos as velas (segundo o manual de fabricante do honda) são claramente as erradas. As velas que pedi e os cabos que pedi, clarifiquei que seriam para um motor d15b2 de um EG8... No entanto mandaram-me velas codigo bkr6e-n-11, que (novamente segundo o manual de fabricante do honda) são para os 1.6 e não para os 1.5, que neste caso só desaparece o "n" ficando bkr6e-11. Quanto aos cabos, não sei qual a diferença que fará, pois desde que mudei os cabos de vela (ainda não mudei as velas por achar que são as erradas), o carro continua com o mesmo problema (ás vezes) em ralenti.
                                            Alguem me pode dar umas dicas?
                                            Editado pela última vez por Dxcivic; 13 December 2020, 19:35.

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