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Defeito motores a gasolina do grupo WV 2008-2012 - consumo exagerado óleo

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    Defeito motores a gasolina do grupo WV 2008-2012 - consumo exagerado óleo

    Bom dia a todos,

    O meu Tiguan 1.4 TSI de 2010 começou a consumir óleo (0.5l/1000km) a partir dos 70mil km.
    Fiz numerosas pesquisas na Net e é um problema conhecido (e reconhecido pela marca no USA) que abrange todos os motores FSI, TSI da marca, entre 2008 e 2012, devido a um defeito nos segmentos dos pistões. O mais atingido parece ser o TFSI 2.0
    A marca sempre tentou minimizar e dizer ser um "não problema" mas já houve vários casos em que a marca comparticipou, entre 50 a 100%, a reparação do defeito
    Gostaria de saber se neste forum alguem já teve confrontado a este problema .

    mj

    #2
    Chamo a isso consistência, o 1.4 da VW saiu de cena e tinha que ter um sucessor à altura!

    Comentário


      #3
      Os primeiros TSI foram problemáticos, nem é preciso sair deste fórum para dar por isso.
      Também neste fórum, existe quem diga que consumir 0.5l/1000km é normal, portanto não é caso para preocupação...

      Comentário


        #4
        O problema é que começa por 0.5l por 1000km e acaba, em alguns casos que li, 1.5l em 500km!!
        Por enquanto, como estou sempre a meter oleo novo, pergunto me se vale a pena trocar o óleo anualmente

        Comentário


          #5
          O meu Audi A3 1.4 TFSI de 2007, que vendi à pouco, com 140.000kms, consumia no máximo, 1 litro de óleo, cada 15.000 kms.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por drmj Ver Post
            O problema é que começa por 0.5l por 1000km e acaba, em alguns casos que li, 1.5l em 500km!!
            Por enquanto, como estou sempre a meter oleo novo, pergunto me se vale a pena trocar o óleo anualmente
            Trocar de carro, tens possibilidade?

            Comentário


              #7
              Trocas o filtro e nivelas o óleo! :D

              Comentário


                #8
                Põe lhe uns....

                Comentário


                  #9
                  Resposta da marca:
                  Apoio Clientes
                  WV
                  À moi

                  Exmo. Senhor
                  Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

                  A assistência às viaturas Volkswagen é assegurada pelas Oficinas Autorizadas nomeadas para o efeito.

                  Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que quando há defeito de produto é imediatamente lançada pelo Fabricante uma Ação aos chassis envolvidos, o que não foi o caso.

                  Relativamente ao consumo de óleo informamos que é normal o motor consumir óleo desde que dentro dos parâmetros definidos pelo Fabricante.

                  Só com a realização de um teste de consumo de óleo efetuado numa Oficina Autorizada da marca, será possível confirmar se esses valores são normais ou se é necessário implementar alguma medida técnica corretiva.

                  Para um melhor seguimento ao assunto que teve a amabilidade de nos comunicar, permitimo-nos enviar cópia do processo à Oficina Autorizada Soauto Laranjeiras.

                  Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

                  Ângela Pereira
                  Apoio a Clientes Volkswagen
                  Tel.: 808 30 89 89
                  E-mail: apoio.clientes@siva.pt

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por drmj Ver Post
                    Resposta da marca:
                    Apoio Clientes
                    WV
                    À moi
                    Exmo. Senhor
                    Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

                    A assistência às viaturas Volkswagen é assegurada pelas Oficinas Autorizadas nomeadas para o efeito.

                    Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que quando há defeito de produto é imediatamente lançada pelo Fabricante uma Ação aos chassis envolvidos, o que não foi o caso.

                    Relativamente ao consumo de óleo informamos que é normal o motor consumir óleo desde que dentro dos parâmetros definidos pelo Fabricante.

                    Só com a realização de um teste de consumo de óleo efetuado numa Oficina Autorizada da marca, será possível confirmar se esses valores são normais ou se é necessário implementar alguma medida técnica corretiva.

                    Para um melhor seguimento ao assunto que teve a amabilidade de nos comunicar, permitimo-nos enviar cópia do processo à Oficina Autorizada Soauto Laranjeiras.

                    Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

                    Ângela Pereira
                    Apoio a Clientes Volkswagen
                    Tel.: 808 30 89 89
                    E-mail: apoio.clientes@siva.pt
                    Num carro com 10 anos é uma resposta normal... O que pretendias por parte da marca?

                    Comentário


                      #11
                      Que tipo de óleo é usado?

                      Por vezes, é possível usar óleos com diferentes viscosidades no mesmo motor. Pergunta na marca se é possível usar outro óleo.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas respostas.
                        Mais do que os 10 anos de idade, são os kms que acho poucos para ter consumo de óleo assim.
                        Vou pondo o oleo recomendado e ....começar a procurar para trocar de carro. Pena , este Tiguan é um carro bonito.

                        Comentário


                          #13
                          há cerca de 1 ano estava no meu mecânico um tiguan a mudar a corrente, era precisamente um 1.4, mas de 2008, ainda da altura mais problemática. esse motor é um digno sucessor do 1.4 antigo e atravessa todos os motores, desde o 1.2 ao 2.0. inúmeros posts fez o nto com o mesmo conteúdo.

                          de todos os motores, acho que só o 1.0 do grupo é que se safa...

                          Comentário


                            #14
                            Também tenho ouvido bons relatos do 1.0, tanto de performance, consumo e fiabilidade. Possivelmente a VW por fim acertou com esse.

                            Comentário


                              #15
                              Já fui dono de um Tiguan de 2009, com esse motor 1,4TSI. Após ter levado um motor novo no final do 2º ano, a partir do 5 ano, ao fim de 7.000km após a revisão, começava acusar falta de óleo...De acordo com a oficina oficial estava dentro das especificações da marca... foi para uma nova pastagem passado alguns meses.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                Também tenho ouvido bons relatos do 1.0, tanto de performance, consumo e fiabilidade. Possivelmente a VW por fim acertou com esse.
                                Não deixa de ser curioso que, por muito que se diga que motores maiores são mais fiáveis, muitas marcas estejam a acertar melhor nas cilindradas menores que nas maiores, e nisto a VW já tem histórico e não é só de agora.

                                De qualquer modo, o 1.0 TSI ainda não está assim à tantos anos no mercado para haver muitos indicadores negativos, mas para já está a ir bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  O 1.0 vag já vem de 2012...já são uns aninhos.
                                  tens outros pequenos motores que tiveram problemas de concepção, mas não vag...o 1.2 renault/nissan...a coisa não correu de feição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desde que vi escrito num manual de 1 Mazda 2 que é normal um consumo de 0.8l / 1000 km nada me espanta...

                                    A parte engraçada ( not ) é que o carro consumia mesmo isso e levava cerca de 4L de óleo. A cada 5k / 6k tinha de se colocar o equivalente a uma muda de óleo.

                                    Isto tudo para dizer que as marcas fazem tudo para se protegerem da porcaria de motores que fazem.. Logo não esperes que por 0.5L eles comparticipem o quer que seja.

                                    Comentário


                                      #19
                                      e ainda por cima reclamar e logo passados 10 anos!

                                      quanto ao 999cm3 (ou 998?), até ia dizer que já vinha de 2011, mas se calhar estou errado. mas foi por aí... nunca ouvi nada de mau.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ao que li, o defeito desses motores dos anos 2008-2012 são a segmentação que foi mal concebida, com um dos segmentos mal posicionado e demasiado duro, lixando o cilindro ao fim de uns 60 a 80 mil km.
                                        Entretanto, repondi severamente ao apoio clientes da WV e já me contactaram a propor uma boa retoma pelo "chaço" e porpor um semi-novo a preço "imbatível"...vamos ver o que vem aí.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pesei que fosse mais recente que 2012... não entrou no Golf, Ibiza, Polo, etc só em 2015/2016?
                                          Antes disso, até 2015, era o 1.2 TSI 105cv, que também teve problemas.

                                          Sobre a questão do óleo, não há muito tempo apareceu lá em casa uma garrafa de óleo que veio na compra do Honda Jazz. Certo é que em 14 anos nunca precisou de levar óleo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais um tópico?

                                            Tenho em casa um 1.6 a gasolina com 238.000Km, usa 5W30 e gasta zero! Tudo depende do dono e do tratamento dado.

                                            Arroz...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Mais um tópico?

                                              Tenho em casa um 1.6 a gasolina com 238.000Km, usa 5W30 e gasta zero! Tudo depende do dono e do tratamento dado.

                                              Arroz...
                                              Não é uma ciência exacta, ha problemas crónicos, nem tu te safavas se fosse o caso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Repetido

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                  Não é uma ciência exacta, ha problemas crónicos, nem tu te safavas se fosse o caso.
                                                  Estás a falar com um ex-dono dum 1.4 16V, dum 1.2 TSI, dum 2.0 TSFI e actual dono dum 1.4 TSI 122 cv e claro dum 1.6 FSI. Todo motores comedores de óleo segundo as más línguas.

                                                  E esqueci-me dos diesel, 1.9 TDi 110 cv, outro de 130 cv e um 2.0 de 140 Cv.

                                                  Editado pela última vez por PSerra; 03 November 2020, 18:44.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por drmj Ver Post
                                                    Ao que li, o defeito desses motores dos anos 2008-2012 são a segmentação que foi mal concebida, com um dos segmentos mal posicionado e demasiado duro, lixando o cilindro ao fim de uns 60 a 80 mil km.
                                                    Entretanto, repondi severamente ao apoio clientes da WV e já me contactaram a propor uma boa retoma pelo "chaço" e porpor um semi-novo a preço "imbatível"...vamos ver o que vem aí.
                                                    muitos não chegavam aos 40 mil!



                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                    Pesei que fosse mais recente que 2012... não entrou no Golf, Ibiza, Polo, etc só em 2015/2016?
                                                    Antes disso, até 2015, era o 1.2 TSI 105cv, que também teve problemas.

                                                    Sobre a questão do óleo, não há muito tempo apareceu lá em casa uma garrafa de óleo que veio na compra do Honda Jazz. Certo é que em 14 anos nunca precisou de levar óleo.
                                                    um cunhado comprou um ibiza novo em outubro de 2008, o 1.4 de 85cv. até hoje nunca deu chatices, embora ande só praticamente pelas vilas daqui e cidade, mais nada. cerca de 10 mil kms a ritmos calmos também ajuda a que não consuma muito óleo, diria eu...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      muitos não chegavam aos 40 mil!





                                                      um cunhado comprou um ibiza novo em outubro de 2008, o 1.4 de 85cv. até hoje nunca deu chatices, embora ande só praticamente pelas vilas daqui e cidade, mais nada. cerca de 10 mil kms a ritmos calmos também ajuda a que não consuma muito óleo, diria eu...
                                                      Provavelmente foi bem mantido desde novo, e provavelmente até deve ter levado a norma de óleo correta e não a "da praxe".
                                                      Talvez as voltinhas ajudem nesse aspecto, mas também traz outros problemas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Provavelmente foi bem mantido desde novo, e provavelmente até deve ter levado a norma de óleo correta e não a "da praxe".
                                                        Talvez as voltinhas ajudem nesse aspecto, mas também traz outros problemas.
                                                        Pode ter sido um motor de início de 2008, que ainda estavam bons, como os do fim de 2012...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tens inúmeros posts neste fórum alem de outros específicos da marca vw ou audi em que vários users relatam más experiências com motores gasolina dessas marcas, maioriatariamente ate 2012. O problema está exatamente nos tais segmentos. Em a3 e sciroccos com motor 1.4 acho que não era só esse, havia mais problemas relatados. Pelos menos nos motores 2.0 e 1.8 da audi a solução estava na troca dos segmentos e de componentes associados que podia chegar aos 5-6 mil €. Não consigo dizer se resolvia o problema definitivamente. O motores 1.4 tfsi com tecnologia cod/act não tenho conseguido encontrar muitos relatos mas os poucos que já vi, não tem tantos problemas. Ando agora a ver se os motores 1.8 e 2.0 pós-2012 ainda tem esse problema ou se já foi mesmo resolvido

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                            Mais um tópico?

                                                            Tenho em casa um 1.6 a gasolina com 238.000Km, usa 5W30 e gasta zero! Tudo depende do dono e do tratamento dado.

                                                            Arroz...
                                                            Quando há defeitos de fabrico ou conceção, os problemas vão aparecer mesmo tratando bem os carros.

                                                            Lá porque tu não tiveste problemas com os teus carros, isso não significa que tal se deve ao tratamento, foi apenas sorte em não calhares com um limão.

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