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Ford Fiesta 1.0 100CV 2019 - Dúvidas

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    Ford Fiesta 1.0 100CV 2019 - Dúvidas

    Boa tarde. tenho o veiculo que tenho em cima com 22.000Km e digam-me uma coisa,é normal o oleo estar nos 36% um carro comprado em Julho de 2019? E é norml ter o liquido de refrigeração no minimo? Outra situação é no cano de escape por vezes largar agua tipo no meio do mesmo onde tem quase o encaixe,alguem já lhe aconteceu o mesmo? Alguem se a garantia cobre isto tudo ou terei de pagar mesmo estando na garantia que é de 7 anos? Obrigado.

    #2
    Tenho um do mesmo ano, mas com 125 cv. Tem 14.000km e óleo está nos 44% (mais coisa menos coisa).

    O liquido de refrigeração, aos 3.000 km, baixou um pouco (ficou entre o meio e o mínimo), atestei até meio com água destilada e até agora está normal.

    O meu larga água, mas pela ponteira, não pelo meio do escape.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
      Tenho um do mesmo ano, mas com 125 cv. Tem 14.000km e óleo está nos 44% (mais coisa menos coisa).

      O liquido de refrigeração, aos 3.000 km, baixou um pouco (ficou entre o meio e o mínimo), atestei até meio com água destilada e até agora está normal.

      O meu larga água, mas pela ponteira, não pelo meio do escape.

      Pelos vistos o meu está ela por ela igual ao teu visto ter mais km,não achaste anormal? Chegaste a ligar para o stand/oficina?

      Está aqui este exemplo para verem se conseguem perceber pela imagem:



      Comentário


        #4
        Não. Quando o carro era novo, estava a 100% e vai baixando conforme os km's que fazes e o tipo de percursos.

        Só contactei a oficina no caso do anti-congelante, e visto faltar pouco, pediram para acrescentar água destilada, mas caso o problema persistisse para passar lá imediatamente. Curiosamente o C3 Aircross da minha namorada também baixou o anticongelante quando era novo.

        Provavelmente terás aí um furo e está a sair água por aí. Eu acionava a garantia.

        Comentário


          #5
          Presumo que ainda não tenha feito nenhuma revisão, certo?
          Desde julho 2019 já lá vão quase 1,5 anos, e com 22 mil km's estás já a 8 mil km's do "limite" muito discutível de 30 mil km's, que a meu ver é um exagero sem qualquer sentido! Mas está dentro do previsto, e nada de anormal.

          O líquido de refrigeração,no meu só notei que baixou qualquer coisa no ano que teve uma utilização mais intensa, mas estava dentro do normal e logo depois foi à revisão.

          O do tubo de escape é perfeitamente normal, são condensações. O meu já o apanhei a "mijar" para o lado contrário à saída de escape. Depois espreitei e tem na panela um furo para drenagem, não fosse isso e o escape ia apodrecendo...algo comum em alguns carros a gasolina com utilização em trajetos curtos.

          Posto isto, nada me parece anormal, de resto é estar atento aos níveis de refrigeração, óleos...e saber se queres esperar pelos 2 anos ou 30 mil km's, ou antecipar essa revisão que com esse intervalo é um pouco demais...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Presumo que ainda não tenha feito nenhuma revisão, certo?
            Desde julho 2019 já lá vão quase 1,5 anos, e com 22 mil km's estás já a 8 mil km's do "limite" muito discutível de 30 mil km's, que a meu ver é um exagero sem qualquer sentido! Mas está dentro do previsto, e nada de anormal.

            O líquido de refrigeração,no meu só notei que baixou qualquer coisa no ano que teve uma utilização mais intensa, mas estava dentro do normal e logo depois foi à revisão.

            O do tubo de escape é perfeitamente normal, são condensações. O meu já o apanhei a "mijar" para o lado contrário à saída de escape. Depois espreitei e tem na panela um furo para drenagem, não fosse isso e o escape ia apodrecendo...algo comum em alguns carros a gasolina com utilização em trajetos curtos.

            Posto isto, nada me parece anormal, de resto é estar atento aos níveis de refrigeração, óleos...e saber se queres esperar pelos 2 anos ou 30 mil km's, ou antecipar essa revisão que com esse intervalo é um pouco demais...
            Pois,mas o meu liquido de refrigeração até já está um bocado abaixo do mínimo,por acaso não me lembro quando o comprei como estava mas supostamente devia estar no maximo certo... Visto estar no mínimo devo ligar para lá? Não estava a querer antecipar tanto a revisão pois depois nos anos seguintes vou ter de estar sempre a antecipar a mesma. E quanto ao óleo, è normal já estar nos 37%?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por djnata Ver Post
              Pois,mas o meu liquido de refrigeração até já está um bocado abaixo do mínimo,por acaso não me lembro quando o comprei como estava mas supostamente devia estar no maximo certo... Visto estar no mínimo devo ligar para lá? Não estava a querer antecipar tanto a revisão pois depois nos anos seguintes vou ter de estar sempre a antecipar a mesma. E quanto ao óleo, è normal já estar nos 37%?
              Se o líquido está a baixo do mínimo, convém regularizar isso...
              Já o óleo não te sei dizer se é muito ou pouco 37%, certo é que já não é novo, nem pelo tempo nem pelos km's que já leva.

              Desconheço a utilização que dás ao carro, mas se for intensiva/exigente, mais uma razão para antecipar a revisão

              Comentário


                #8
                Tudo o que reportas é normal, com a excepção do liquido de refrigeração, pode baixar um pouco, mas abaixo do mínimo não devia estar, podes atestar com água destilada e ver se continua a baixar ou vais lá e pedes para te meterem liquido+água.

                37% na qualidade do óleo é normal com 22mil km. Existe pessoas que fazem uma revisão intermédia porque devido ao tipo de condução o óleo se degrada mais. Se não estou em erro ele só te alerta a para mudar o óleo brevemente com a qualidade abaixo dos 10% e imediatamente abaixo dos 5%.

                Água no escape é normal principalmente nos carros a gasolina, como já foi dito é a condensação, quando se faz muita cidade ou trajectos curtos faz com que seja mais frequente. O que acontece com o tempo é que poderás ter que trocar a panela, o buraco até ajuda a que não apodreça tão rapidamente. Num carro a gasóleo é raro trocares uma panela, mas nos carros a gasolina costuma ser comum, principalmente para quem faz pouca Auto-Estrada, muitos trajectos curtos e rotações baixas.

                Comentário


                  #9
                  Já liguei para a assistência aqui da zona e dizem que é tudo normal e coincide com o que disseram anteriormente só que disseram-me que em vez de meter agua destilada para meter agua normal da torneira,será mesmo assim? È que vi a falarem aqui de agua destilada e não da torneira...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por djnata Ver Post
                    Já liguei para a assistência aqui da zona e dizem que é tudo normal e coincide com o que disseram anteriormente só que disseram-me que em vez de meter agua destilada para meter agua normal da torneira,será mesmo assim? È que vi a falarem aqui de agua destilada e não da torneira...


                    Esquece a água da torneira de todo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Esquece a água da torneira de todo.
                      Também achei estranho... Ainda por cima num local onde estava com ideias de fazer a revisão. Assim já fico com um pé atrás :|

                      Comentário


                        #12
                        Como está abaixo do mínimo, eu esquecia telefones e assistências, e passava logo lá. O mecânico da marca logo decide se é só repôr ou se precisa de investigar mais.

                        Comentário


                          #13
                          Confirmo que também me disseram para colocar água da torneira.

                          Ignorei e coloquei água destilada.

                          Comentário


                            #14
                            Isso da água da torneira... não será de admirar apesar de tudo...

                            Já que alguns anticongelantes supostamente conseguem "neutralizar" a água...

                            Mas porquê "inventar", quando se pode colocar realmente água destilada...

                            Comentário


                              #15
                              Eu não estava a querer passar por lá porque não é perto,fica a 1 hora de caminho mas se puder desenrascar até fazer a revisão...

                              Já agora,fazem a revisão na marca ou noutro lado? Para não perder a garantia tenho de fazer mesmo na marca? Quanto pagam? Estive a informar-me e é entre 200€ a 240€ em dois locais diferentes da marca Ford.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por djnata Ver Post
                                Eu não estava a querer passar por lá porque não é perto,fica a 1 hora de caminho mas se puder desenrascar até fazer a revisão...

                                Já agora,fazem a revisão na marca ou noutro lado? Para não perder a garantia tenho de fazer mesmo na marca? Quanto pagam? Estive a informar-me e é entre 200€ a 240€ em dois locais diferentes da marca Ford.
                                Se não queres lá ir, resolves o problema com já aqui disseram, acrescentas água destilada ou compras liquido refrigerante da mesma cor, simples.

                                Quanto às revisão, se não me engano é 210€ de preço de tabela, mas parece que há por aí muitas oficinas que gostam de fazer as coisas, digamos, de forma menos rigorosa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Estando abaixo do mínimo, significa que tens que encher praticamente o depósito todo, eu aí iria tentar encontrar anticongelante bom à venda para atestar ou, no limite, meter a água destilada. Se esperas ainda por vários meses até fazer a revisão, talvez o melhor fosse meter mesmo anticongelante. Isto porque, ao atestar apenas com água, partindo do principio que o carro não iria gastar tudo até À revisão, irias lá chegar com o depósito praticamente cheio e provavelmente eles não iriam fazer nada e assim ias continuar a andar vários km/anos sem um bom anticongelante, com tudo que de mau possa advir daí no futuro.
                                  Cuidado que se entretanto o motor aquecer e houver algum stress eles até podem alegar que deixaste andar os níveis muito em baixo, contra as recomendações do manual, e que a responsabilidade não é da Ford.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    Estando abaixo do mínimo, significa que tens que encher praticamente o depósito todo, eu aí iria tentar encontrar anticongelante bom à venda para atestar ou, no limite, meter a água destilada. Se esperas ainda por vários meses até fazer a revisão, talvez o melhor fosse meter mesmo anticongelante. Isto porque, ao atestar apenas com água, partindo do principio que o carro não iria gastar tudo até À revisão, irias lá chegar com o depósito praticamente cheio e provavelmente eles não iriam fazer nada e assim ias continuar a andar vários km/anos sem um bom anticongelante, com tudo que de mau possa advir daí no futuro.
                                    Cuidado que se entretanto o motor aquecer e houver algum stress eles até podem alegar que deixaste andar os níveis muito em baixo, contra as recomendações do manual, e que a responsabilidade não é da Ford.


                                    A diferença do MIN par ao MAX... não deve ser muita mais que 0.5 litros...

                                    Mas sim, o suposto é ter o nivel dentro desses valores e não abaixo do MIN.

                                    Comentário

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