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    (Ajuda) Compra de carro a gasóleo até 5000€!!!

    Boas pessoal, venho eu mais uma vez pedir ajuda aos gurus dos automóveis deste fórum, como foi o caso de há 2 anos atrás, quando me ajudaram a escolher uma viatura para substituir, na altura, o meu velhinho Clio 1.
    Desta vez procuro um carro a gasóleo, visto que os km que percorro ao ano aumentaram drasticamente (foram de 10000 para quase 25000).
    Sendo eu um autêntico leigo do que diz respeito ao gazoile, gostaria que me indicassem quais são as motorizações a evitar e quais são as recomendadas (num âmbito geral claro, já sei que todos os carros mais tarde ou mais cedo dão sempre os seus problemas).
    O meu orçamento ronda os 5000€.

    1. Que tipo de carros gostas? Sem preferência. O orçamento tb não dá para ser muito esquisito.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B ou C
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Indiferente.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Muito raramente.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Raramente.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Cerca de 20/25 mil.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacional / AE.
    8. Os consumos terão grande importância? Sim, bastante.
    9. A potência do motor terá grande importância? Dou mais importância aos consumos.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Valor máximo 5000€.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? O melhor possível pelo orçamento.

    Agradeço desde já a vossa ajuda!

    #2
    Vou dar-te um conselho algo genérico.

    Tenta comprar o mais recente possível. Eu sei que parece um conselho um bocado banal mas explico já a minha visão.

    A maioria dos carros a diesel que por aí andam nesses valores têm motores que apesar de serem o mesmo bloco foram evoluindo ao longo do tempo.

    Encontras o 1.5 dci desde 2001 até 2020. Da mesma forma como encontras o 1.3 cdti ou mjet à venda desde 2003 até hoje, e por aí adiante.

    A questão é que foram sendo aperfeiçoados. Mas o nome deles não foi sendo alterado. As pessoas falam genericamente de um 1.6 hdi como sendo bom ou mau, mas há n gerações e evoluções, por exemplo.

    Um 1.5 dci em 2010 já era bastante fiável. Um de 2005 já não sei, podes ter sorte ou azar. Isto como exemplo.

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      #3
      penso que de 2005 em diante já não deverá ter problemas por aí além. quanto ao 1.3, eu procuraria fiat em vez de opel. os alemães andaram a inventar nos periféricos e pô-los de plástico e deu barraca. tens também os 1.4hdi se não for para pressas (ou algum 1.6hdi/tdci) se quiseres algo mais pujante, nem que seja na versão de 90cv, mas quase sempre a rondar os 200 mil.

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        #4
        Por experiência própria e junto de familiares e amigos eu arriscaria um 1.4HDI se a ideia for poupar ao máximo.

        No 206 é um motor despachado que chegue enquanto nos maiores já não é bem assim, no entanto não é nenhum embarasso no trânsito para quem não liga a velocidades.

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          #5
          Muito obrigado pelas opiniões...
          Uma coisa que me faz confusão é no que diz respeito a FAP e EGR e esse tipo de componentes exclusivo aos diesel... Tanto quanto percebi pelo pouco que li, os carros mais recentes já vêm equipados com esses componentes e muitas vezes são fruto de muitas dores de cabeça (€€€). Tb já tenho visto muito carro que anuncia FAP desmiolados e EGR anuladas, existe algum benefício nisso ou mais vale comprar um carro o mais original possível?

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            #6
            Diz-se que as IPO vão começar muito em breve a estar de olho nisso, mas não se sabe bem o que vai acontecer. Há aqui um tópico no fórum a falar disso.

            De qualquer forma, nada como ter tudo no sítio para evitar chatices futuras. Já que vais fazer bastantes km, o FAP também não deverá ser grande problema. Depende é da utilização que o carro teve anteriormente.

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              #7
              É coisa que não entendo andarem a fazer isso de tirar as FAP e EGR, tenho a Scenic já vai para 2 anos a fazer trajectos curtos (faz diariamente 4 a 5 deslocações e não mais de 800kms por mês) sendo que nunca deu um problema.
              Antigamente ainda rolava ao fim de semana mais qualquer coisa mas este ano praticamente nada.

              Hoje não compraria diesel mas felizmente também ainda não me tive que arrepender (ao início andou bastante até).

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