Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro parado muito temo, como ligar o carregador de bateria?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro parado muito temo, como ligar o carregador de bateria?

    Boa tarde,

    Um dos meus carros terá de ficar um tempo prolongado (1 mês) parado,

    Tenho um carregador da Norauto que comprei para um carro "antigo" e tenho-o mantido ligado à bateria,

    Mas esse carro antigo, era muito pratico de tirar a bateria, este agora é mais complexo,

    Para começar a bateria está na bagageira e não à frente como antigamente (quase) todos estavam.

    Depois tem mais "predicados" à volta (dadas as modernices tecnológicas)

    A pergunta é:

    Posso ligar diretamente as pinças do carregador aos bornos da bateria sem desligar cabos nenhuns?

    #2
    Podes sim.

    Comentário


      #3
      E o carro deve permanecer aberto ao posso fechar com o alarme?

      Comentário


        #4
        fechas tudo, abres a mala com o comando, montas os cabos e deixas a mala semi-cerrada

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          fechas tudo, abres a mala com o comando, montas os cabos e deixas a mala semi-cerrada
          Obrigado!

          e utilizar o polo positivo (vermelho) que tem no compartimento do motor? também dá para carregar a bateria?

          Portanto, ligar a pinça vermelha ao polo positivo e ligar o preto a um "parafuso" perto?

          Comentário


            #6
            em vez de estar um mês a dar carga, a gastar luz, etc, pelo trabalho não é mais direto tirar a tampa que protege a bateria e tirar um dos bornes?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FSA Ver Post
              Obrigado!

              e utilizar o polo positivo (vermelho) que tem no compartimento do motor? também dá para carregar a bateria?

              Portanto, ligar a pinça vermelha ao polo positivo e ligar o preto a um "parafuso" perto?
              pinça vermelha no positivo(+), pinça preta no negativo(-)

              pelo menos é assim que eu faço no meu e tem funcionado

              @caditonuno: a bateria descarrega naturalmente, com ou sem borne ligado. Não convém deixar ir a zeros porque a eletrónica é sensível. Um carregador de ligar à corrente custa 25-40 euros e é um bom investimento para evitar chatices (já me aconteceu lixar um módulo de controle à conta de tentar ligar o carro com a bateria em baixo)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                Obrigado!

                e utilizar o polo positivo (vermelho) que tem no compartimento do motor? também dá para carregar a bateria?

                Portanto, ligar a pinça vermelha ao polo positivo e ligar o preto a um "parafuso" perto?


                Podes ligar de facto o preto/negativo a um ponto do carro/chapa.. ou ao próprio borne negativo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  em vez de estar um mês a dar carga, a gastar luz, etc, pelo trabalho não é mais direto tirar a tampa que protege a bateria e tirar um dos bornes?
                  Não me parece que seja a melhor solução para preservar a vida útil da bateria,

                  E depois, julgo, que o carregador não gasta assim tanta energia quanto isso..digo eu...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    fechas tudo, abres a mala com o comando, montas os cabos e deixas a mala semi-cerrada

                    Não deu! Quando encosto a mala automaticamente ela sobe o que obrigaria a ficar com as luzes da bagageira ligadas,

                    Eu sei que elas ao fim de algum tempo desligam automaticamente mas queria deixar o carro trancado e creio que não existe forma de o fechar sem ter o fechar sem ligar o alarme (é alarme de origem, não foi instalado posteriormente à compra)

                    Portanto:

                    Liguei os cabos e acendeu logo a luz vermelha (o que deduzo que o nível já estaria a ficar baixo),

                    Delicadamente apertei a mala e ela fechou "esmagando" um pouco os fios do carregador e tranquei o carro com o alarme, acham que ha crise?

                    O carregador é da norauto e tem os cabos (preto e vermelho) muito finos..não tive de fazer quase nenhum esforço para a mala fechar!

                    Comentário


                      #11
                      Qual o carregador mesmo?

                      É que apesar de ele estar ligado... por regra depois é preciso carregar no botão para seleccionar se é 6V ou 12V... a não ser que seja um que faz a "leitura" sozinho e adapta-se...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Qual o carregador mesmo?

                        É que apesar de ele estar ligado... por regra depois é preciso carregar no botão para seleccionar se é 6V ou 12V... a não ser que seja um que faz a "leitura" sozinho e adapta-se...
                        Sim claro!

                        Coloquei nos 12v já o outro carro onde estava era de 6v.

                        É o mais barato que encontrei - Norauto

                        ESTE:

                        https://www.norauto.pt/p/carregador-...goryName=48702

                        Comentário


                          #13
                          Para verificares que esta a carregar, a lampada do "charge" tem de estar acesa...

                          Em todo o caso, depois de estar a bateria carregada, ele entra em modo "manutenção"...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                            1. Não deu! Quando encosto a mala automaticamente ela sobe o que obrigaria a ficar com as luzes da bagageira ligadas. Eu sei que elas ao fim de algum tempo desligam automaticamente mas queria deixar o carro trancado e creio que não existe forma de o fechar sem ter o fechar sem ligar o alarme (é alarme de origem, não foi instalado posteriormente à compra)

                            2. Portanto:
                            Liguei os cabos e acendeu logo a luz vermelha (o que deduzo que o nível já estaria a ficar baixo),

                            3.Delicadamente apertei a mala e ela fechou "esmagando" um pouco os fios do carregador e tranquei o carro com o alarme, acham que ha crise?
                            O carregador é da norauto e tem os cabos (preto e vermelho) muito finos..não tive de fazer quase nenhum esforço para a mala fechar!
                            1. Deve haver forma de desligar o alarme, mas regra geral isso não é preciso. Se o carro não permite deixar a mala semicerrada, terás de a fechar completamente, com ou sem alarme ligado.

                            2. O código de luzes depende do carregador. A luz vermelha não quer dizer "bateria baixa" porque o carregador, que eu sabia não mede o nível da bateria. Simplesmente tenta depositar carga na bateria e, quando esta está a 100%, não consegue e desliga até que a bateria baixe um pouco de carga (alguns carregadores indicam luz verde quando deixa de carregar), altura em que tenta de novo colocar carga (normalmente a luz fica a vermelho, amarelo ou laranja). O gasto de eletricidade é mínimo. Não deve ser sequer 0,50 € ao fim do mês.

                            3. Alguns carros têm um local para passar o fio de carga. Talvez o teu tenha. Em todo o caso, se tiveres de trincar mesmo os fios com fechar da mala, a borracha isolante da mala normalmente tem flexibilidade suficiente para que o fio não fique trilhado e em risco de quebrar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Para verificares que esta a carregar, a lampada do "charge" tem de estar acesa...

                              Em todo o caso, depois de estar a bateria carregada, ele entra em modo "manutenção"...
                              Sim ficou com a luz charge ligada

                              Tenho aqui um parceiro a dizer que fiz mal ligar diretamente aos bornos da bateria (pode danificar algum sensor) e que também deixar os fios sobre pressão pode ser prejudicial,

                              Diz que deveria ligar apenas ao polo positivo que tem no compartimento do motor!

                              Fiz asneiras???

                              Comentário


                                #16
                                Não tens problemas em ligar directamente ao borne negativo...
                                A questão é quando se está a dar carga através de outra bateria/carro... é aconselhado colocar o negativo num ponto de chapa ou afim, para não correr o risco de encostar os cabos positivos e negativos... e ao fazer, ocorrer um curto circuito.


                                Quanto aos de facto, se eventualmente "dobrar" em demasia, por acabar por danificar os própios fios... e lá se vai o carregador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Não tens problemas em ligar directamente ao borne negativo...
                                  A questão é quando se está a dar carga através de outra bateria/carro... é aconselhado colocar o negativo num ponto de chapa ou afim, para não correr o risco de encostar os cabos positivos e negativos... e ao fazer, ocorrer um curto circuito.


                                  Quanto aos de facto, se eventualmente "dobrar" em demasia, por acabar por danificar os própios fios... e lá se vai o carregador.
                                  Ótimo! Posso então ficar tranquilo?

                                  Até acredito que os cabos ao fim de algumas utilizações até se podem danificar mas não acredito que numa só utilização isso aconteça

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                    Ótimo! Posso então ficar tranquilo?

                                    Até acredito que os cabos ao fim de algumas utilizações até se podem danificar mas não acredito que numa só utilização isso aconteça


                                    Sim podes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ola meus caros!

                                      Segui as vossas instruções! Ao fim de vários dias ainda tem a luz vermelha (charge) ligada. Tenho tido sempre o carro com o alarme ligado (o que or si só consume alguma energia) mas será que a bateria já não está nas melhores condições?

                                      Não seria suposto estar na posição verde (manutenção)?

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X