Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda Total (nova legislação)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda Total (nova legislação)

    Eis algo que inevitavelmente vai dar o que falar... e por azar tudo indica que vou ser uma das primeiras "vítimas".

    O novo decreto-lei 83/2006 (que entrou em vigor a 01/09/2006), legislou o conceito de "perda total" e o apuramento do famigerado "valor venal" do usado.
    Isto veio por alguma ordem na coisa, embora a meu ver o lesado saia sempre a perder.

    À poucos dias tive um acidente que me danificou severamente o carro. O orçamento da reparação superou em muito o valor que o carro tem segundo as tabelas da EuroTax.
    Tudo indica que seja declarada a perda total por parte da seguradora (confirmou-me o perito).
    Ora, com o valor venal atribuido pela EuroTax, n é possível comprar um carro "igual" (marca/modelo/ano) em lado algum. De facto, o concessionário onde fizeram a peritagem ao meu carro, tinha para venda um igualzinho, por pouco menos do DOBRO do referido "valor venal" (ironicamente, em pior estado e com mais klm).

    Alguém sabe como reagir perante esta situação com a nova legislação?

    Encontrei algo q talvez valha a pena investigar:

    Trascrição do N.º2 do Art.º 20.º-I do Decreto-Lei 83/2006

    "O valor venal do veículo antes do sinistro é calculado com base no valor de venda no mercado no momento anterior ao acidente ou com base nas tabelas de desvalorização comummente utilizadas, se superior."

    Ora, se temos a EuroTax, GuiaAutomóvel, etc. como as "tabelas de desvalorização comummente utilizadas", o que é entendido por "valor de venda no mercado"?
    Só posso (e quero :P) ver esta referência como o valor que o veículo apresenta na venda ao público em geral, ou seja, nos stands e concessionários. Ou não?!

    Se alguém tiver ideias, conhecimentos de causa ou opiniões construtivas, agradecem-se... É claro que [u]tudo isto só se aplica para situações posteriores a 01/09/2006</u>.

    #2
    Curiosamente, esta situação dá que pensar no caso do Land Cruiser SW (HDJ80).

    O valor para uma seguradora ronda os 10-11 mil EUR para um modelo de 96. Ainda não encontrei nenhum em bom estado que se transaccione por menos de 19-20 mil EUR.

    Como é? :D

    Comentário


      #3
      tudo isto resume-se a uma palavra: XULOS!

      Comentário


        #4
        e ainda ha quem defenda as seguradoras...e essa corja toda de "C-H-U-L-O-S"...

        Comentário


          #5
          é por isso que não faço seguros!!;)

          Comentário


            #6
            É um Roubo, depois as seguradoras apresentam lucros Brutais !!

            Comentário


              #7
              Pois, o meu carro custou à um ano cerca de 22500€, recebi à dias a carta da seguradora a dizer que agora vale 17050€.
              Têm o direito de perder um seguro, pois informaram-me quando o fiz que durante os primeiros 2 anos o valor do carro mantinha-se. Aliás, o tipo continua a dizer o mesmo mas já não me convencem com palavras. Exigi isso por escrito e como falta pouco mais de um mês estou já a pensar na mudança.
              A companhia era a Zurich e fiz simulações na Allianz http://www.allianz.pt/
              Os preços agradaram-me bastante.
              Concordo é que são todos uns XULOS.
              Alguém conhece a Allianz?
              Boa sorte para o teu problema, lembra-te que não és o primeiro e não serás o ultimo a passar por isso.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                é por isso que não faço seguros!!;)
                :D

                Comentário


                  #9
                  Não entendo como é possível deixarem estes casos existirem. É algo que pode estragar a vida a muito boa gente, podendo obrigar outros tantos a passarem de cavalo para burro por não terem possibilidades financeiras para compensar a diferença entre o valor ao qual o veículo é comercializado e o valor dado pela seguradora em caso de perda total.
                  Eu tive um AX GT que me custou 1000€, valor normal de comercialização dele na altura, e para a seguradora o valor era cerca de 600€. Bateram-me no carro, partiram-me uma óptica e pára-choques. amolgaram o capot, furaram-me o radiador,e adivinhem, o perito teve de fazer o orçamento com o valor de peças rectificadas/usadas para poder arranjar o carro, senão seria dado como perda total. Tinha a frente do carro toda de origem, e para além de ficar sem carro uma eternidade, ainda fiquei com o carro com peças de sucata.
                  Fui lesado e lixado![8][8][8][8]
                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Amigo, só para ilucidar, e não para defender as Companhias, informo que esta questão tem um "pequeno" porquê. No mercado de comércio automóvel, existem dois valores, o de compra e o de venda do veículo. Como saberá, ao entregar o seu veículo à troca na compra de outro, o seu valor será sempre bastante inferior àquele pelo qual ele será comercializado depois. Ora bem as companhias, e a lei, aqui são pelo menos coerentes ao se guiarem pelo valor de venda do veículo, uma vez que, efectivamente não poderá comprar um carro igual, por aquele valor, mas se o vendesse naquela data, o valor seria próximo do que a companhia oferece (não falo de vender o carro a particulares, uma vez que aí impera o valor de compra).
                    Quanto a este assunto, raros são os casos em que as companhias, aldrabam os valores, sendo que muitas vezes são por baixo, mas que facilmente se chega a um consenso. O Pior às vezes é a negociação de valor de indeminização mais salvado, mas mesmo aqui, bem trabalhado o cliente poderá realizar uns dinheiros a mais(falo com conhecimento de causa).

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      O meu seguro prevê o valor de compra em caso de perda total, por isso penso que esta situação não me vai afectar.

                      Comentário


                        #12
                        Quanto à nova lei não estou a par nem tenho experiência própria sobre o assunto!

                        Mas posso dar uma ideia!
                        Se de facto decidirem dar perda total e o valor oferecido fôr o que falas ou mesmo um pouco mais, tenta negociar para ficares com o carro batido e o dinheiro e depois, procura uma oficina de confiança que te faça a reparação com garantia de qualidade, MAS por um valor igual ou inferior da indemenização!

                        Depois da reparação, decides se queres ficar com o carro ou vender!

                        Agora nunca aceites ficar sem guito para um novo e sem carro arranjado ou não!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Gamboa


                          Alguém conhece a Allianz?
                          Mudei o meu seguro para lá há umas semanas. O carro estava em ALD, logo o seguro estava em nome da locadora.
                          Em todas as seguradoras em q fiz simulação pessoalmente (tranquilidade, liberty, axa) me disseram q não iriam contar o facto de o condutor do carro não ter acidentes há mais de 6 anos (tecnicamente, o condutor não tinha seguro em seu nome desde q o carro era novo, por estar em nome da locadora) para diminuir o prémio, pelo facto de o seguro anterior ter estado em nome da locadora, o q considero uma parvoíce e uma injustiça.

                          Na Allianz tiveram em conta o nº de anos sem acidentes do condutor, independentemente de o carro segurado ter estado em nome dele ou em nome da locadora, e o valor do prémio é significativamente mais baixo [^].
                          É q nem pensei duas vezes [8D]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por pmc_jtd

                            Quanto à nova lei não estou a par nem tenho experiência própria sobre o assunto!

                            Mas posso dar uma ideia!
                            Se de facto decidirem dar perda total e o valor oferecido fôr o que falas ou mesmo um pouco mais, tenta negociar para ficares com o carro batido e o dinheiro e depois, procura uma oficina de confiança que te faça a reparação com garantia de qualidade, MAS por um valor igual ou inferior da indemenização!

                            Depois da reparação, decides se queres ficar com o carro ou vender!

                            Agora nunca aceites ficar sem guito para um novo e sem carro arranjado ou não!
                            É possivel ( em caso de perca total), ficar com o dinheiro e o carro?

                            Comentário


                              #15
                              No meu caso de perda total do meu Micra de 97 deram-me 1900€, e que carro como o meu comprava com esta miseria?
                              O que vale é que com o dinheiro da indeminização consegui repará-lo, mas se ficasse num estado que não pudesse reparar, a esta altura andava eu a pé, porque não tinha dinheiro suficiente pra comprar um carro em condições.
                              O que eu aconselho é fazer orçamentos em vários sítios antes de dar a resposta à seguradora, porque é mais vantajoso mandar reparar o carro, e depois de repadado se se quiser vende-se pelo preço que o carro realmente vale.
                              Ou então vai-se juntando dinheiro pra comprar um, que é o meu caso.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por brunoclio

                                citação:Originalmente colocada por pmc_jtd

                                Quanto à nova lei não estou a par nem tenho experiência própria sobre o assunto!

                                Mas posso dar uma ideia!
                                Se de facto decidirem dar perda total e o valor oferecido fôr o que falas ou mesmo um pouco mais, tenta negociar para ficares com o carro batido e o dinheiro e depois, procura uma oficina de confiança que te faça a reparação com garantia de qualidade, MAS por um valor igual ou inferior da indemenização!

                                Depois da reparação, decides se queres ficar com o carro ou vender!

                                Agora nunca aceites ficar sem guito para um novo e sem carro arranjado ou não!
                                É possivel ( em caso de perca total), ficar com o dinheiro e o carro?
                                Podes, nesse caso eles pagam-te o valor comercial e retiram o valor do salvado.
                                O que eu acho muito mal, não basta darem um valor abaixo do que o carro vale ainda lhe tiram mais uma parte.
                                Enfim...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X