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    Gases IPO

    Boas

    O caso é o seguinte: um familiar tem um Fiesta 1.25 de 2003 que chumbou na IPO por excesso de oxigénio, tanto ao ralentim como às 3000. O valor lambda estava bom. O técnico não adiantou mais nada. Fui ver as velas e descobri que 2 tinham algum óleo devido a fuga na tampa das válvulas. Limpei tudo como manda a NGK e dei uma olhadela também na sonda pré-catalisador. Tanto antes como depois das limpezas verifiquei as voltagens das sondas e tanto quanto consigo ver, a oscilação da sonda 1 parece normal, variando entre 0 e quase 1. Já a sonda 2 tem uma oscilação mais estranha. Tanto está regular por volta dos 0.4-0.5 como tem uma variação muito grande.
    Conhecem algum software gratuito ou barato que faça o gráfico das voltagens para conseguir despistar melhor o problema?

    Sabemos que as oficinas existem para isso mas a pessoa está com problemas financeiros e o carro só faz 3000km por ano e já para o fazer andar, pelo que estamos a tentar resolver a questão pelo mais barato possível...

    #2
    Tenho ideia que a app Car Scanner faz isso.

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      #3
      Obrigado, acabei por usar essa aplicação.

      Deixo aqui estes gráficos:







      Pergunto porque é que o sensor 2 vai aumentando a amplitude e frequência à medida que aquece. Havendo um problema, não deveria ser visível logo a frio?
      Ficheiros anexados
      Editado pela última vez por Zell; 20 December 2020, 17:35.

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        #4
        Procura por fugas na linha de escape e ou entradas falsas de ar no coletor de admissão.
        Excesso de oxigénio se for mistura pobre notas bem nas velas, se apenas se encontravam com resíduos de óleo em principio não vem dai.

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          #5
          Nem me lembres disso , a ultima vez que aconteceu- me isso chumbou tb mas fiz o fadinho e o tipo foi porreiro e passei ;) era a junta da colaça foram 300 paus á vida ...

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            #6
            Fazendo uma actualização, descobri que a válvula do respiro de óleo não tem força na mola e que apesar da sonda 1 parecer normal, os valores de fuel trim estão muito negativos, especialmente o LTFT (~ -16), ao ralentim ou não. Portanto parece que o carro stá constantemente a empobrecer a mistura para (tentar) compensar. Não vos parece que há uma entrada de gasolina ou óleo que foge ao controlo da centralina?

            Outra coisa: o catalisador parece estar com alta ineficiência. Para além do chumbo na IPO, a sonda 2 diz o mesmo e a temperatura do mesmo é baixa na saída. Acham que vale a pena experimentar um aditivo de limpeza de filtros de particulas / catalisadores para ver se ele ainda tem salvação? Já usaram algum?

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