Boas
O caso é o seguinte: um familiar tem um Fiesta 1.25 de 2003 que chumbou na IPO por excesso de oxigénio, tanto ao ralentim como às 3000. O valor lambda estava bom. O técnico não adiantou mais nada. Fui ver as velas e descobri que 2 tinham algum óleo devido a fuga na tampa das válvulas. Limpei tudo como manda a NGK e dei uma olhadela também na sonda pré-catalisador. Tanto antes como depois das limpezas verifiquei as voltagens das sondas e tanto quanto consigo ver, a oscilação da sonda 1 parece normal, variando entre 0 e quase 1. Já a sonda 2 tem uma oscilação mais estranha. Tanto está regular por volta dos 0.4-0.5 como tem uma variação muito grande.
Conhecem algum software gratuito ou barato que faça o gráfico das voltagens para conseguir despistar melhor o problema?
Sabemos que as oficinas existem para isso mas a pessoa está com problemas financeiros e o carro só faz 3000km por ano e já para o fazer andar, pelo que estamos a tentar resolver a questão pelo mais barato possível...
O caso é o seguinte: um familiar tem um Fiesta 1.25 de 2003 que chumbou na IPO por excesso de oxigénio, tanto ao ralentim como às 3000. O valor lambda estava bom. O técnico não adiantou mais nada. Fui ver as velas e descobri que 2 tinham algum óleo devido a fuga na tampa das válvulas. Limpei tudo como manda a NGK e dei uma olhadela também na sonda pré-catalisador. Tanto antes como depois das limpezas verifiquei as voltagens das sondas e tanto quanto consigo ver, a oscilação da sonda 1 parece normal, variando entre 0 e quase 1. Já a sonda 2 tem uma oscilação mais estranha. Tanto está regular por volta dos 0.4-0.5 como tem uma variação muito grande.
Conhecem algum software gratuito ou barato que faça o gráfico das voltagens para conseguir despistar melhor o problema?
Sabemos que as oficinas existem para isso mas a pessoa está com problemas financeiros e o carro só faz 3000km por ano e já para o fazer andar, pelo que estamos a tentar resolver a questão pelo mais barato possível...
Comentário