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Possivel disfarçar fuga de Óleo?

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    Possivel disfarçar fuga de Óleo?

    É possivel mecânicamente camuflar um problema de fugas de oleo de motor utilizando um oleo mais grosso? Ou seja, se utilizar um oleo mais grosso vai fazer com que "tape" as fugas de forma a não se notar essas fugas, mesmo depois de três anos.
    Possivel ou impossivel, ou não tem nada a ver? É conversa para enganar leigos na matéria?

    Pergunto porque tenho em mãos um carro com problemas e vou precisar de me defender de quem fez este serviço.

    Obrigado!
    Editado pela última vez por xdrp; 27 December 2020, 21:17.

    #2
    Não, na minha opinião nunca vai disfarçar o que quer que seja e poderá ainda causar problemas no próprio motor

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      #3
      Se não tiver óleo, não pinga.

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        #4
        Camuflar só se for lavando o motor mas não tarda volta a reaparecer as fugas. Isso nao se resolve com oleo grosso ou aditivos, mas sim com kit juntas
        Editado pela última vez por Rools; 27 December 2020, 22:33.

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          #5
          Se souberes onde estão as fugas é seguir a sugestão do Rools...para quê disfarçar? Vais vender e não queres ter o ónus da reparação?

          Essa do óleo mais "grosso"...se o motor usar 5w30 e colocares um 15w40...poderás é provocar danos no dito por não usares o óleo adequado...

          Com o motor a quente e spray de limpeza de travões consegues detetar onde tenhas eventuais fugas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Se souberes onde estão as fugas é seguir a sugestão do Rools...para quê disfarçar? Vais vender e não queres ter o ónus da reparação?

            Essa do óleo mais "grosso"...se o motor usar 5w30 e colocares um 15w40...poderás é provocar danos no dito por não usares o óleo adequado...

            Com o motor a quente e spray de limpeza de travões consegues detetar onde tenhas eventuais fugas...
            É ao contrario! Eu é que tenho o carro e fui enganado por uma oficina:
            Deixei o carro na oficina e detectaram que o oleo estava grosso, uma pasta, até tinha pasta no reservatório de água, mas nunca teve fugas, pois tinha o carro há dois anos e nenhum problema tinha acontecido. Sugeriram fazer uma limpeza do motor, que foi feita, e ficou a funcionar bem sem nenhuma baba no reservatório de água.

            Passados dois meses volto lá com o carro para mudar o oleo de novo, trocar pneus e ir à inspeção. Ligam-me a perguntar se quero pagar para passar na inspeção porque o carro estava com fugas de oleo que se passaram a notar por causa da limpeza que se tinha feito que limpou o motor e utilizou-se um oleo mais fino e aí notaram as fugas de oleo. Ao que eu disse que não que queria arranjar o carro completamente e que nao queria pagar para passar na inspeção. No mesmo dia ligam a dizer que o carro tinha passado na inspeçao e que estacva pronto, assim que vi a ficha de chumbo na inspeçao com a anotação "motor babado" perguntei o que queria dizer aquilo ao que me responderam que nao é nada de mais para nao me preocupar. Pego no carro ando uns 25kms e noto a luz do oleo acender, paro o carro e vejo que não tem nenhum oleo. Ligo para a oficina a explicar e dizem que foi um colega que ja tinha feito asneira e para lá ir, vou à oficina e em vez de me trocarem o oleo simplesmente encheram o deposito de oleo com oleo e deram-me uma garrafa de oleo para ter no carro dizendo para ter atenção ao nivel de oleo e quando faltasse para repor. Ou seja, o carro andou 20kms sem oleo nenhum! Pergunta: como é que o carro passou na inspeçao minutos depois de ter chumbado e com o motor babado e sem oleo nenhum? Porque é que me ocultaram o problema grave de motor? Levaram o carro à inspeçao ou compraram a inspeção? Mentiram-me ao dizer que o carro tinha ido à inspeção?

            Andei assim 4 meses a repor oleo e a perguntar quando é que me alinhavam a direção, pois quando trocaram os pneus nem a direção alinharam, ando estes meses com a direção toda torta!!! Agora em Dezembro estava a andar com ele e o carro começa a sobre aquecer fora do normal, abro o capot e a correia tinha saltado, vou à oficina devagar para nao explodir o motor. Ficou lá quase 15 dias e não me disseram nada, eu ligava e nao me atendiam o telefone, tive de ligar de outro numero para atenderem, tive de me deslocar lá mais de 4 vezes, adiaram a entrega 3 ou 4 vezes, foi a saca-rolhas.
            Lá me entregam o carro 600€ de conta para pagar avisaram-me que o turbo estava com problemas, coisa que nunca deu problemas, o carro sempre disparou bem e agora faz um barulho metálico quando dispara que outros mecanicos, incluindo engenheiro mecanicos disseram-me que isso podia ser da ventoinha do turbo, a muito custo, ando 30kms com ele e acontece o mesmo problema, salta a correia, mas desta vez abri logo o capot e agarrei na correia para não perde-la. Por sorte encontrei um senhor mecanico que em dois minutos percebeu logo que o tensor estava avariado e que talvez a polia do alternador tambem estivesse. Ligo para a oficina mas estavam fechados, levo o carro (lentamene) a uma oficina onde muito rapidamente trocam o tensor e apolia (200€). Ou seja, na oficina onde me enganaram nem se dignaram a dar uma volta com o carro se não tinham reparado que o tensor nao estava bom, pior, entregaram-me o carro pior do que ao que estava, pois agora o problema novo é do turbo!

            A oficina continua a dizer que o carro já tinha essas fugas (coisa que nunca me foi reportada quando la fui a primeira vez fazer a troca de oleo e limpeza de motor) e dizem que era o oleo grosso/pastoso que estava no motor e no circuito que impedia que as fugas de oleo viessem ao decima e se mostrassem. Do turbo dizem que é normal ter problemas porque quando se tem o oleo pastoso esse tipo de problemas e outros podem acontecer. Ou seja, todos os problemas que o carro possa ter eles remetem o problema para o oleo pastoso e não saeem disso.
            Editado pela última vez por xdrp; 28 December 2020, 15:17.

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              #7
              Sem querer ser minucioso demais faltam dados na equação...mas no geral dá para perceber que a tua oficina de confiança te enfiou um barrete descomunal.

              Entretanto, qual o carro ou pelo menos o motor? quantos e km tem o veiculo? antes da tal pasta no reservatório de água quando tinha sido a última revisão?

              Bem na volta ou é um punto 1.3jtd ou um corsa 1.3cdti não?

              quando ficou a funcionar sem nenhuma baba no reservatório de água...o que é que lhe fizeram? tens a fatura da intervenção? mudaram o liquido de refrigeração?

              sugeriram uma limpeza de motor, ou seja, nada orçamentado, só palpite de mecânico certo?

              2 meses depois...e quantos km depois...para mudares o óleo de novo??

              tens a noção da especificidade do óleo que tinhas? do que meteram entretanto e qual o recomendado pelo fabricante?

              um colega que fez asneira...ou seja, limparam-se dessa e tu em vez de carregar o carro no reboque e enviar para a oficina deslocaste te para lá pelos teus meios e agravaste o problema?

              Inspeção...se tens o distico verde e o comprovativo...está passado...tem alguma anotação no papel?

              Andaste 4 meses a repor óleo e que quantidade de óleo e ao fim de quantos km?

              Vais à oficina devagar para não explodir o motor?? Caramba já a segunda vez que não chamas o reboque...mas não tens reboque incluido no seguro ou quê?

              Desse mecânico já não obténs nada porque literalmente ele pode sempre limpar-se e dizer que trouxeste o carro sempre a rolar...(essa é um bocado à anjinho)

              Muda de mecânico e informa-te legalmente se podes obter algum ressarcimento legal...o que de certa forma duvido com tantas derrapadelas da tua parte...andar 4 meses a acrescentar óleo...caramba agora é que reparei...rolaste com ele uma terceira vez sem chamar o reboque para o levar a uma oficina....

              Mas esses gajos da oficina a que costumas ir gostam mesmo de te enfiar o barrete...

              Um óleo mais grosso digamos pode não fluir tão bem, correndo o risco de lubrificar deficientemente as peças móveis do motor, mas a questão das fugas isso basicamente foram as juntas que se foram deteriorando com o tempo, corro o risco de dizer que mesmo a troca de óleo não terá sido a mais adequado...e ao que parece o que fez asneira nem óleo meteu inicialmente na muda...

              Os gajos da oficina não te vão ressarcir de nada, por isso, tens de explorar a opção menos onerosa, troca de mecanico.

              Comentário


                #8
                Ora, texto um bocado confuso, mas vou tentar responder.

                Primeiro, o carro passa na IPO com pequenas babadelas de óleo, desde que não seja reincidente. Não é nada de anormal e grande parte dos carros com alguma idade têm pequenas babadelas de óleo. Daí a anotação que tens na folha. A oficina não tem culpa.

                Segundo, quando na vareta não acusa óleo, tal não significa que esteja sem óleo. A vareta apenas acusa, aproximadamente, os últimos 20% do nível. Em todo o caso, não deviam ter entregue com o carro sem o óleo ao nível como é óbvio.

                A oficina tem culpa desta questão da falta de nível e da incompetência de não detectar os problemas de forma mais assertiva.

                Em todo o caso, nada do que a oficina fez iria levar a que o carro passasse a ter fugas de óleo.

                Logo à partida um carro com óleo pastoso e óleo no circuito de refrigeração indica logo à partida falta de manutenção e/ou que há, ou houveram, problemas graves (junta ou radiador a dar passagem, etc...).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                  Entretanto, qual o carro ou pelo menos o motor? quantos e km tem o veiculo? antes da tal pasta no reservatório de água quando tinha sido a última revisão?
                  Bem na volta ou é um punto 1.3jtd ou um corsa 1.3cdti não?
                  O carro tem 170.000kms, 1.3cdti, ultima revisão antes da pasta tinha sido há 6 meses aproximadamente.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  quando ficou a funcionar sem nenhuma baba no reservatório de água...o que é que lhe fizeram? tens a fatura da intervenção? mudaram o liquido de refrigeração?
                  Quando ficou a funcionar sem baba fui lá para a muda de óleo, filtro e filtro de ar, e limparam com um produto que colocaram para limpar, realmente ficou bem feito porque o reservatorio de água ficou limpo e colocaram liquido refrigeração sim.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  sugeriram uma limpeza de motor, ou seja, nada orçamentado, só palpite de mecânico certo?
                  Nunca me deram orçamentos por escrito, mesmo depois de eu ter pedido. Só palpite mecanico falado apenas.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  2 meses depois...e quantos km depois...para mudares o óleo de novo??
                  Neste momento faço aproximadamente cerca de 150kms por semana, ou seja, cerca de 1500kms depois. Mas fui trocar o oleo da segunda vez só porque ia à inspeção e porque aconselharam a fazer uma segunda limpeza.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  tens a noção da especificidade do óleo que tinhas? do que meteram entretanto e qual o recomendado pelo fabricante?
                  Neste momento não sei isso de cor mas tenho quase a certeza que colocaram 5w30 e a marca recomenda 5w40
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  um colega que fez asneira...ou seja, limparam-se dessa e tu em vez de carregar o carro no reboque e enviar para a oficina deslocaste te para lá pelos teus meios e agravaste o problema?
                  Colega esse que disseram depois mais tarde que foi despedido. Da primeira vez eu nao sabia as consequencias, nao sou mecanico nao sei, mas tambem o fiz porque o seguro nao pode levar a carga que eu tinha na carrinha e eu nao tinha forma de sair do local de onde estava;
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Inspeção...se tens o distico verde e o comprovativo...está passado...tem alguma anotação no papel?
                  Não, nenhuma anotação no verde! Na folha vermelha de chumbo na inspeçao, feita minutos antes do chumbo, aparece "motor babado" e foi quando eu perguntei o que queria dizer aquilo.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Andaste 4 meses a repor óleo e que quantidade de óleo e ao fim de quantos km?
                  Não sei perdi a conta da quantidade de oleo que coloquei ao fim desse tempo mas cerca de 15/20L. Cerca de 2000kms. Mais coisa menos coisa porque com a pandemia andei um pouco menos mas não foge muito disso.
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Vais à oficina devagar para não explodir o motor?? Caramba já a segunda vez que não chamas o reboque...mas não tens reboque incluido no seguro ou quê?
                  Tenho mas é o tal problema, carrinha com carga que o reboque se recusa de transportar. É o primeiro carro de serviço que tenho ainda estou a aprender...uma coisa é certa, daqui para a frente vai ser muito mais dificil enganarem-me de certeza.


                  obrigado pela opinião!
                  Editado pela última vez por xdrp; 28 December 2020, 19:54.

                  Comentário


                    #10
                    O sindrome de "fui enganado 1x agora tenho a certeza que estou a ser constantemente enganado mesmo quando não estou" é lixado...

                    Ficas a saber que é impossível disfarçar uma fuga de óleo durante 2 ou 3 anos. Não vai lá com oleos mais grossos.

                    Um carro que é usado, vai sempre ter desgaste. Portanto, fugas de óleo, turbo, correias a saltar, etc, são tudo coisas que podem acontecer com o uso normal e com o tempo. Se a oficina fez alguma coisa para contribuir para esses problemas, ninguém sabe, só talvez com a história bem contada e uma valente inspecção ao carro.

                    Não sei se te aldrabaram, estás tão exaltado que é impossível perceber ao certo o que é que se passou. Agora, dá para perceber que são incompetentes e devias mudar de oficina rápidamente.
                    Mecânico que troca uma correia e não vê o tensor, nem para ele é bom, quanto mais para o cliente.
                    por outro lado, quem troca de pneus e anda 4 meses a discutir com a oficina o alinhamento, não está muito preocupado com as despesas do carro...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                      Ora, texto um bocado confuso, mas vou tentar responder.

                      Primeiro, o carro passa na IPO com pequenas babadelas de óleo, desde que não seja reincidente. Não é nada de anormal e grande parte dos carros com alguma idade têm pequenas babadelas de óleo. Daí a anotação que tens na folha. A oficina não tem culpa.

                      Segundo, quando na vareta não acusa óleo, tal não significa que esteja sem óleo. A vareta apenas acusa, aproximadamente, os últimos 20% do nível. Em todo o caso, não deviam ter entregue com o carro sem o óleo ao nível como é óbvio.

                      A oficina tem culpa desta questão da falta de nível e da incompetência de não detectar os problemas de forma mais assertiva.

                      Em todo o caso, nada do que a oficina fez iria levar a que o carro passasse a ter fugas de óleo.

                      Logo à partida um carro com óleo pastoso e óleo no circuito de refrigeração indica logo à partida falta de manutenção e/ou que há, ou houveram, problemas graves (junta ou radiador a dar passagem, etc...).
                      Não eram pequenas babadelas porque na altura vertia oleo visivelmente, tanto que onde paro o carro ficou cheio de oleo no chão. A oficina tem culpa quando não explica as coisas transparentemente, faz tudo pela calada, mente ao cliente, corrompe o centro de inspeções com subornos. Então se passou com o motor babado como é passou sem oleo nenhum?

                      Mas é que nao foi só na vareta, primeiro foi a luz laranja de aviso que o oleo esta a chegar ao fim e depois foi a luz vermelha a dizer que nao tem oleo nenhum. Foi bem sinalizado no painel, tanto que a oficina voltou a colocar óleo porque não tinha.


                      Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                      Em todo o caso, nada do que a oficina fez iria levar a que o carro passasse a ter fugas de óleo.
                      Não bate certo com que a oficina diz, a propria oficina diz que as fugas surgiram porque o carro tinha oleo que parecia pasta e que foi devido à limpeza que as fugas surgiram! Eles centram a questão toda aí, mas como já me disseram, inclusivamente aqui no forum também, é impossivel isso acontecer. Em dois anos nunca tive problemas com o carro, andei 30.000kms +- sem grandes problemas a não ser recentemente essa baba no circuito de água e de há um ano para cá não pegava à primeira, essa foi outra coisa que na tal oficina pedi para me verem e nao conseguiram arranjar nem nenhum orçamento me foi apresentado. A primeira vez que lá fui apenas mudar oleo e mais nada nenhum problema mais foi reportado, para eles bastava a limpeza e ficava tudo ok, ninguem me falou que se limpassem o motor as fugas podiam aparecer, isso nunca me foi explicado, fizeram e pronto. Sempre sem orçamento escrito à sapateiro.

                      Também me questionei sobre isso, vamos supor que nao tinha fugas nenhumas (e que nao tinha!!!), o que poderá ter acontecido na altura para as fugas acontecerem? A fuga pode vir da bomba de oleo e nao do motor em si, esta ultima vez disseram que arranjaram a bomba de oleo em vez de colocar uma nova, mas continua a verter oleo, nada foi arranjado, ou entao foi mal arranjado. Não sou mecanico por isso vim aqui ouvir opiniões, mas gostava de perceber também se é possivel provocar fugas, nao sei, colaboradores incompetentes que deixam cair algo em cima do motor ou desapertam o que não se pode desapertar, ou se colocam oleo de mota, seilá pergunto eu!
                      Editado pela última vez por xdrp; 28 December 2020, 19:58.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        O sindrome de "fui enganado 1x agora tenho a certeza que estou a ser constantemente enganado mesmo quando não estou" é lixado...

                        Ficas a saber que é impossível disfarçar uma fuga de óleo durante 2 ou 3 anos. Não vai lá com oleos mais grossos.

                        Um carro que é usado, vai sempre ter desgaste. Portanto, fugas de óleo, turbo, correias a saltar, etc, são tudo coisas que podem acontecer com o uso normal e com o tempo. Se a oficina fez alguma coisa para contribuir para esses problemas, ninguém sabe, só talvez com a história bem contada e uma valente inspecção ao carro.

                        Não sei se te aldrabaram, estás tão exaltado que é impossível perceber ao certo o que é que se passou. Agora, dá para perceber que são incompetentes e devias mudar de oficina rápidamente.
                        Mecânico que troca uma correia e não vê o tensor, nem para ele é bom, quanto mais para o cliente.
                        por outro lado, quem troca de pneus e anda 4 meses a discutir com a oficina o alinhamento, não está muito preocupado com as despesas do carro...

                        Concordo totalmente! Desleixei-me também por causa do momento que estamos a passar precisava de trabalhar (€€€€€) e enquanto ele andava fui empurrando com a barriga o problema, saiu-me caro. Tens razão é a pior sensação do mundo o "fui enganado 1x agora tenho a certeza que estou a ser constantemente enganado mesmo quando não estou".

                        Sim eu sei que o carro não estava novo, tinha 170.000! O desgaste das peças é obvio, nao quero que paguem peças em que não são responsaveis, quero apenas que se responsabilizem por tudo o que estragaram, pelo atendimento, pela falta de transparecia, pela corrupção que tentaram comigo e que fizeram mais tarde com o IPO, no fundo o que eles queriam era que eu pagasse para passar porque com a asneira que fizeram não passava, então pagaram eles do bolso deles para passar. A ASAE vai adorar saber disto!
                        Já me dava por quase contente se me devolvessem os 1200€ que gastei lá, mas mesmo assim achava pouco porque para todos os efeitos o carro entrou na oficina bom e a funcionar e saiu de lá todo partido de motor e a andar arrastando-se, sem me informarem previamente de qualquer possivel futuro risco de estragar alguma coisa ao mexer nele. Se tivessem sido sinceros e informarem-me do real problema e o que podia gastar, eu simplesmente tinha dito que não queria arranjar e que ia buscar outro carro, mas nada me foi dito, para mim era uma simples limpeza de motor, ponto.


                        Eu acho que se nao tivesse feito limpeza nenhuma e levasse eu o carro à inspeção ele passava como passou na inspeçao anterior quando levei eu à inspeção e passou sem anotação alguma. Desde o momento que o carro entrou naquela oficina a segunda vez foi a morte dele com problemas atras de problemas, mais valia estar quieto e a esta hora tinha oleo pastoso mas andava e passava na inspeção. Quem nao sabe nao mexe, podiam ter dito "nao sabemos fazer isto" que eu pegava no carro e ia a outra oficina.
                        Editado pela última vez por xdrp; 28 December 2020, 20:04.

                        Comentário


                          #13
                          Consumo tao elevado de oleo, esse motor esta condenado.
                          Vai pensando em repara-lo ou substitui-lo ou entao... poe oleo no nivel lava o motor e largas isso num stand e levantas outro.
                          Nem penses em vender a um particular para nao teres problemas sérios

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                            Consumo tao elevado de oleo, esse motor esta condenado.
                            Vai pensando em repara-lo ou substitui-lo ou entao... poe oleo no nivel lava o motor e largas isso num stand e levantas outro.
                            Nem penses em vender a um particular para nao teres problemas sérios
                            Pois, antes de perceber que fui enganado estava a pensar na possibilidade de substituir o motor (queria um motor isuzu mas nao dá para colocar nesta versão do carro), mas trocando o motor e supondo que ele está bom, depois podem vir outros problemas certo? O carro é de 2005, já tem uns anos, está muito estimado de pintura e interiores, se calhar algo mais potente e atual seria mesmo o indicado. 1.3 para puxar carga é ridiculo, é a unica coisa que nao gosto naquele carro, motor muito fraco para o que tem de puxar, passar a vida a fazer ponto de embraiagem, enfim, estou a equacionar isso tudo.

                            Impensavel enganar alguem porque eu fui enganado, fora de questão, mesmo que seja para troca vou ser bem claro e explicar o estado dele. Nem dormia bem ao fazer isso tal como não durmo agora!
                            Editado pela última vez por xdrp; 28 December 2020, 19:42.

                            Comentário


                              #15
                              Ao entregares carro ao stand fazes bem contar toda a verdade, so por esse gesto de louvar eles ainda te oferecem um carro com tanque cheio, manutenções incluídas durante 100 anos e um bilhete para ires ao cinema com a namorada

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                                #16
                                Rools . Pelo menos ficava bem comigo mesmo. Isso não se faz, honestidade acima de tudo, aldrabices não.

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                                  #17
                                  Conheço um tipo entregou um carro de 2010 e apresentava ligeiras perdas performance e uma luz de ABS acesa e mencionou isso no stand quando o entregou como retoma perante essas afirmações so lhe deram 3 mil euros e atualmente esta a venda por 9 mil, quase certo que so apagaram luz de ABS e resto deixaram assim, pois garantia de um ano passa bem rapidinho. Isso da tua consciência guarda para o dia do juízo final, nao tenhas pena dos stands que quando te venderem um carro nao vao ter de ti

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