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Como funcionam as válvulas TPMS (controlo de pressão dos pneus)?

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    Como funcionam as válvulas TPMS (controlo de pressão dos pneus)?

    Boas,

    Tenho um Fiesta de 2019, que me diz a pressão de cada uma das rodas. A minha ideia é gastar os pneus da frente e então passar os pneus de trás para a frente e colocar 2 novos atrás.

    A questão é, ao fazer isto, e sem trocar as válvulas de controlo de pressão, o carro vai passar as ler as pressões ao contrário? Ou seja, a pressão que ele no quadrante vai ler à frente, na realidade vai estar atrás?

    Não sei se me fiz entender, até porque não faço a minima ideia de como funcionam estas válvulas.

    Cumprimentos,

    #2
    Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    Boas,

    Tenho um Fiesta de 2019, que me diz a pressão de cada uma das rodas. A minha ideia é gastar os pneus da frente e então passar os pneus de trás para a frente e colocar 2 novos atrás.

    A questão é, ao fazer isto, e sem trocar as válvulas de controlo de pressão, o carro vai passar as ler as pressões ao contrário? Ou seja, a pressão que ele no quadrante vai ler à frente, na realidade vai estar atrás?

    Não sei se me fiz entender, até porque não faço a minima ideia de como funcionam estas válvulas.

    Cumprimentos,
    Podes permutar as rodas à vontade.

    Ajustas a pressão recomendada como de costume e fazes reset/memorizar a nova pressão.

    Comentário


      #3
      Assim por "grosso" o TPMS explora indiretamente o ABS da viatura,para calcular a velocidade de rotação de cada roda indivudualmente.

      Se uma roda gira mais depressa do que as outras significa que a pressão baixou.

      Em geral a partir de 15 a 25% da baixa de pressão um sinal é dado ao condutor através de um sinal no painel de instrumentos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        Assim por "grosso" o TPMS explora indiretamente o ABS da viatura,para calcular a velocidade de rotação de cada roda indivudualmente.

        Se uma roda gira mais depressa do que as outras significa que a pressão baixou.

        Em geral a partir de 15 a 25% da baixa de pressão um sinal é dado ao condutor através de um sinal no painel de instrumentos.
        Mas por exemplo, basta encher o pneu para uma determinada pressão, e ao ligar o carro, ele acusa imediatamente a pressão colocada em cada um dos pneus, sem sequer colocar o carro a andar.

        Uma vez como tive de fazer uma viagem grande e bastante carregado, coloquei a pressão máxima recomendada. Quando voltei ao quotidiano, fui à bomba baixar a pressão, e mal liguei o carro ele acusou logo baixa de pressão.

        O menu é igual a este (foto retirada de um vídeo do youtube):

        Editado pela última vez por ricardoanjos23; 28 December 2020, 20:21.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
          Assim por "grosso" o TPMS explora indiretamente o ABS da viatura,para calcular a velocidade de rotação de cada roda indivudualmente.

          Se uma roda gira mais depressa do que as outras significa que a pressão baixou.

          Em geral a partir de 15 a 25% da baixa de pressão um sinal é dado ao condutor através de um sinal no painel de instrumentos.
          acho que estás a falar do itpms que usa o tal sistema do abs e nem tem sensores na roda, mas tambem não dá a pressão real.
          ele diz que o carro dele dá a pressão real e não apenas avisos, nesse caso tem os tais sensores e o receptor.
          a questão é que acho que existem carros em que se faz o reset e "casamento" do tpms de forma simples, outros é preciso recorrer a equipamentos externos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
            Boas,

            Tenho um Fiesta de 2019, que me diz a pressão de cada uma das rodas. A minha ideia é gastar os pneus da frente e então passar os pneus de trás para a frente e colocar 2 novos atrás.

            A questão é, ao fazer isto, e sem trocar as válvulas de controlo de pressão, o carro vai passar as ler as pressões ao contrário? Ou seja, a pressão que ele no quadrante vai ler à frente, na realidade vai estar atrás?

            Não sei se me fiz entender, até porque não faço a mínima ideia de como funcionam estas válvulas.

            Cumprimentos,
            Tens de ver que sistema TPMS tens montado, se tiver a pressão indicada no CB deves ter o sistema direto em que as válvulas dos pneus são eletrónicas e comunicam com o carro.
            Se tiveres o sistema indireto ele reconhece a baixa pressão através da variação de velocidade das 4 rodas lidas pelos sensores de ABS.
            Para fazer reset por norma se for indireto é mais simples, não sei indicar como fazer nesse modelo em especifico.

            Comentário


              #7
              Resumindo, para permutar as rodas, das duas uma:

              - Ou tenho de montar os pneus das rodas traseiras nas rodas da frente
              - Ou então descobrir como "casar" cada emissor com o receptor correto ...

              Tou tramado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                acho que estás a falar do itpms que usa o tal sistema do abs e nem tem sensores na roda, mas tambem não dá a pressão real.
                ele diz que o carro dele dá a pressão real e não apenas avisos, nesse caso tem os tais sensores e o receptor.
                a questão é que acho que existem carros em que se faz o reset e "casamento" do tpms de forma simples, outros é preciso recorrer a equipamentos externos.
                Sim,do indireto.

                O direto tem sensores que captam a temperatura e pressão em tempo real.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                  Resumindo, para permutar as rodas, das duas uma:

                  - Ou tenho de montar os pneus das rodas traseiras nas rodas da frente
                  - Ou então descobrir como "casar" cada emissor com o receptor correto ...

                  Tou tramado.
                  Tás tramado porquê?

                  Podes permutar,ou mudar os pneus à vontade.

                  Só ficas tramado quando o sensor for à vida,ou se for um tpms direto lhe tiveres que mudar a pilha ou fonte de alimentação.

                  Aí terás que dar entrada de um novo elemento,ou reset ao elemento existente.

                  Alguns sistemas reconhecem automáticamente,outros é só dar sinal do novo elemento.

                  Qualquer casa de pneus,concessionário te faz isso.

                  Mas isso só quando se troca de sensor,ou alimentação,pilha,bateria dos mesmos.

                  Comentário


                    #10
                    Então o CB vai reconhecer a posição do pneu/sensor automáticamente?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                      Resumindo, para permutar as rodas, das duas uma:

                      - Ou tenho de montar os pneus das rodas traseiras nas rodas da frente
                      - Ou então descobrir como "casar" cada emissor com o receptor correto ...

                      Tou tramado.
                      Se mudares as rodas de sitio e anotares os sitios quando te der aviso da roda x sabes que é a y que precisa de encher.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                        Resumindo, para permutar as rodas, das duas uma:

                        - Ou tenho de montar os pneus das rodas traseiras nas rodas da frente
                        - Ou então descobrir como "casar" cada emissor com o receptor correto ...

                        Tou tramado.
                        Basicamente precisas de um aparelho que faz o reconhecimento de cada sensor e o regista na centralina. Existe para venda a partir dos 10/15€ no caso, penso que até precisas do mesmo sistema que está na foto.

                        Fiz recentemente isso num Opel Astra de 2017, no meu caso ajudou um vídeo do YouTube que mostrou exactamente como fazer, também deve haver para o teu modelo algum vídeo a explicar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                          Resumindo, para permutar as rodas, das duas uma:

                          - Ou tenho de montar os pneus das rodas traseiras nas rodas da frente
                          - Ou então descobrir como "casar" cada emissor com o receptor correto ...

                          Tou tramado.
                          Por via das dúvidas faz o óbvio: não permutes as jantes! Troca só os pneus! Ou seja, assinalas ligeiramente cada uma das jantes (por exemplo com um giz ou um marcador, passível de remover no final), sacas as 4 fora e respetivos pneus e depois decides onde colocas pneus novos e usados.
                          Exemplo:
                          FD: frente direita;
                          FE: frente esquerda;
                          TD: trás direita;
                          TE: trás esquerda.

                          PS: vi isto a ser feito numa casa de pneus...

                          Comentário


                            #14
                            ......
                            Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 15:06.

                            Comentário


                              #15
                              Vou investigar. É que quando comprei o carro, li o manual de início ao fim, e não me lembro de ler isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                Confirma no manual do carro, mas nos Ford tenho ideia que é ir ao menu da pressão de pneus e carregar em reinicializar. Depois circular com o carro durante uns 10 minutos acima dos 50km/h.

                                No meu carro anterior também funcionava assim, só era preciso codificar ao mudar o sensor. No meu actual nem isso é preciso, assume automaticamente os novos sensores sem programação.


                                eduardomaio
                                ... bons olhos te vejam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                  Confirma no manual do carro, mas nos Ford tenho ideia que é ir ao menu da pressão de pneus e carregar em reinicializar. Depois circular com o carro durante uns 10 minutos acima dos 50km/h.

                                  No meu carro anterior também funcionava assim, só era preciso codificar ao mudar o sensor. No meu actual nem isso é preciso, assume automaticamente os novos sensores sem programação.
                                  E não é que tinhas razão? Porra, devia ter ido ao manual por via das dúvidas.

                                  É basicamente deixar o carro em repouso durante 20min, fazer reset e circular durante 15min acima dos 40km/h.

                                  Fico é curioso de que forma funcionará a comunicação entre estes aparelhos e o carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                    E não é que tinhas razão? Porra, devia ter ido ao manual por via das dúvidas.

                                    É basicamente deixar o carro em repouso durante 20min, fazer reset e circular durante 15min acima dos 40km/h.

                                    Fico é curioso de que forma funcionará a comunicação entre estes aparelhos e o carro.
                                    Para demorar tanto deve ser por carta! Eheh

                                    Comentário


                                      #19
                                      ......
                                      Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 15:05.

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