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    Decisão sinistro ajuda

    Boa noite. Há umas semanas atrás bateram-me por trás e enfiaram-me a bagageira toda para dentro. O carro anda mas ficou feio. Foi para a oficina e quando esperava que me consertassem o carro (a outra pessoa deu-se por culpada), a peritagem deu perda total. Na altura pensei que era a pior decisão mas hoje já nem sei. O carro é um fiesta 2008 diesel 1.4 70 cv (+/-) e segundo percebi neste documento, eles dão-me 3150€ e eu posso ficar com o carro na mesma, certo? Ou então posso ainda receber os 3150€ + 800€ se não ficar com o carro, é isso? Podem-me ajudar a compreender os valores? Eu pensava que o carro já nem valia isto.

    Já agora, qual a diferença entre perda total ou parcial? É a mesma coisa? Que fariam vocês?

    Obg
    Ficheiros anexados

    #2
    Acho que é mesmo o que dizes. Se gostas do carro e o queres manter, eu tentava repará-lo ou seja, iria pedir outros orçamentos. Se te queres ver livre disso, então entrega o carro.

    Quanto às perguntas do final, eu não sabia e fui pesquisar, mas não bate certo com o teu caso...dizia que perda total acontecia quando o valor da reparação fosse igual ou superior a 75% e perda parcial quando fosse inferior a 75%. Portanto no teu caso, e fazendo fé nisto e na minha interpretação, devia ter sido dado como perda total.

    Comentário


      #3
      Sim, é como dizes.

      Mas isso puxadinho, ainda consegues reparar o carro. Tens de apertar com eles, porque os valores de reparação não estão longe do valor do carro.

      Ou então reparas cá fora, não te esqueças que esses valores de reparação, foram atribuídos por uma oficina da marca, logo serão tendencialmente mais elevados.

      Comentário


        #4
        Eu partia para outra. Tive um Lancia y que foi batido por trás, até nem parecia mau e o embate foi a baixa velocidade, mas chegou para dobrar a longarina/chassis(?) traseira(o) e o carro encurtou 1 ou 2cm do lado esquerdo.

        Andei com ele 3 meses enquanto não arranjava outra coisa e depois foi para a sucata. Quem olhasse para ele dizia que não tinha problema nenhum

        Comentário


          #5
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            #6
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            Comentário


              #7
              Ui o que aí está
              O carro tem de ir ao "esticador" penso ser esse o nome dado e não sei se fica em condições

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                Ui o que aí está
                O carro tem de ir ao "esticador" penso ser esse o nome dado e não sei se fica em condições
                Ficar em condições fica, agora a questão da perda total deve dever-se, ao custo total da mão de obra
                A olho deve necessitar, chão da mala, porta bagagens, para choques, ver se não afectou os painéis laterais, puxar toda a traseira para o lugar, medir folgas e ver que mais peças necessitam de ser substituídas, pintura. Acredito que seja uma perda total económica e não técnica

                Comentário


                  #9
                  Também me acredito que será mesmo pelo custo em si (peças + M.O).

                  Comentário


                    #10
                    Por amor de deus, 5k€ para reparar isso? Estão a brincar comigo?

                    Eu sei que por baixo daquilo será preciso esticar um pouco a chapa e sinceramente duvido muito que tenha chegado à longarina.

                    O ano passado, um amigo meu despistou-se e foi bater de traseira num poste de betão, mandou-o abaixo. É um Audi A3 8P. Não encontro as fotos por fora, mas basicamente foi um para-choques e mala. Não afetou longarina.









                    2500€ de arranjo, não afetou longarina.

                    Comentário


                      #11
                      Mas aí está... tendo sido numa oficina da marca a fazer o orçamento, não me admira os valores "altos".


                      Por isso e como referido, "cá fora" se a coisa não é por demais, certamente que conseguirá reparar por menos.

                      Comentário


                        #12
                        Esse veiculo é perfeitamente reparável. A PT é apenas derivada ao custo da reparação, especialmente por ser numa oficina da marca.

                        Pegas no carrinho, arranjas uma oficina competente, metes lá o carro, e pedes que te tentem arranjar uma tampa da bagageira, um pára-choques, e o reforço interior do mesmo, usados. O restante material pode ser novo. Ficas com o carro reparado, e ainda ficas com uns bons trocos para as férias!

                        Comentário


                          #13
                          No lugar do "DDarko", procuraria mais orçamentos, ainda para mais o carro anda, o que é uma ENORMÍSSIMA vantagem.

                          Não te deixes comer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Esse veiculo é perfeitamente reparável. A PT é apenas derivada ao custo da reparação, especialmente por ser numa oficina da marca.

                            Pegas no carrinho, arranjas uma oficina competente, metes lá o carro, e pedes que te tentem arranjar uma tampa da bagageira, um pára-choques, e o reforço interior do mesmo, usados. O restante material pode ser novo. Ficas com o carro reparado, e ainda ficas com uns bons trocos para as férias!


                            Não falta de facto, material desse usado e seria esse o procedimento, que teria no caso.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo com o que foi dito o carro é reparável é apenas uma questão de ver preços fora da marca
                              Quando referi que pode não ficar em condições foi no sentido de não ficar perfeito, já sofri uma traseirada e depois de reparado o carro encurtou uns milímetros, mesmo depois de ir ao esticador(isto segundo a oficina), e no chão da bagageira ficou ali um pequeno relevo mas nada que comprometesse a segurança

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                Concordo com o que foi dito o carro é reparável é apenas uma questão de ver preços fora da marca
                                Quando referi que pode não ficar em condições foi no sentido de não ficar perfeito, já sofri uma traseirada e depois de reparado o carro encurtou uns milímetros, mesmo depois de ir ao esticador(isto segundo a oficina), e no chão da bagageira ficou ali um pequeno relevo mas nada que comprometesse a segurança
                                Isso foi porque a reparação não foi bem feita. Há casos em que o chão da bagageira pode ser recuperado, outros em que tem que levar novo, mas num caso ou noutro, se o trabalho for bem feito, fica tudo certinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Isso foi porque a reparação não foi bem feita. Há casos em que o chão da bagageira pode ser recuperado, outros em que tem que levar novo, mas num caso ou noutro, se o trabalho for bem feito, fica tudo certinho.
                                  Foi numa oficina de marca na altura mas como se sabe nem sempre isso é sinônimo de qualidade

                                  Edit: mas acredito que tenhas razão em relação a reparação tanto que a concessão fechou portas uns tempos depois
                                  Editado pela última vez por jogador; 29 December 2020, 18:16. Razão: Edit

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                    Foi numa oficina de marca na altura mas como se sabe nem sempre isso é sinônimo de qualidade
                                    Nem mais, infelizmente, por vezes a realidade é essa.

                                    Ainda há uns 3/4 anos, vi um veiculo reparado numa oficina da marca, que estava miserável, e inclusive disse ao homem para não deixar aquilo assim e reclamar.

                                    O homem deu uma traseirada em cheio noutro veiculo, e basicamente o veiculo dele levou a frente toda nova (toda mesmo).

                                    Para teres uma noção, a folga entre o capot e o guarda-lamas esquerdo era quase nula, e na folga entre o capot e o guarda-lamas direito cabia lá um dedo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Nem mais, infelizmente, por vezes a realidade é essa.

                                      Ainda há uns 3/4 anos, vi um veiculo reparado numa oficina da marca, que estava miserável, e inclusive disse ao homem para não deixar aquilo assim e reclamar.

                                      O homem deu uma traseirada em cheio noutro veiculo, e basicamente o veiculo dele levou a frente toda nova (toda mesmo).

                                      Para teres uma noção, a folga entre o capot e o guarda-lamas esquerdo era quase nula, e na folga entre o capot e o guarda-lamas direito cabia lá um dedo!
                                      Acredito, mais do que ninguém deves saber bem a m€___ que muitas vezes as oficinas oficiais ou não fazem
                                      Como referi no edit do post acabaram por fechar uns tempos depois
                                      Mas vergonha alheia esse trabalho dessa folga

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto à primeira questão, a seguradora paga os 3150€ e os outros 800€ serão pagos por uma empresa de salvados, a seguradora não tem nada a ver com o salvado e não fica com ele.

                                        És tu que tens de contactar a empresa de salvados, preencher uma série de documentos e depois de recolherem o carro pagam os 800€, passei por isso recentemente.

                                        Nao creio que essa reparação com peças usadas numa oficina generalista ultrapasse muito os 1000€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Felizmente tens aí um leque alargando de possibilidades, é questão de fazer alguns "ajustes", como já foi referido.

                                          Se fosse eu, como sou um gajo picuinhas com essas coisas, primeiro avaliava quanto valia o carro direito se o vendesses/desses de retoma, que mesmo que seja acima desse valor, não me parece que seja muito acima.
                                          Até pensei que fosse um mk7, mas ainda é dos últimos mk6.5, por isso já tem uns anitos...
                                          Se já tinhas ideias de do trocar, se fosse eu partia para outra e arrumava já o assunto, em vez de tentar ganhar aí alguns €'s extra, que certamente não serão muitos...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                            Felizmente tens aí um leque alargando de possibilidades, é questão de fazer alguns "ajustes", como já foi referido.

                                            Se fosse eu, como sou um gajo picuinhas com essas coisas, primeiro avaliava quanto valia o carro direito se o vendesses/desses de retoma, que mesmo que seja acima desse valor, não me parece que seja muito acima.
                                            Até pensei que fosse um mk7, mas ainda é dos últimos mk6.5, por isso já tem uns anitos...
                                            Se já tinhas ideias de do trocar, se fosse eu partia para outra e arrumava já o assunto, em vez de tentar ganhar aí alguns €'s extra, que certamente não serão muitos...
                                            Os carros atuais sendo monobloco, uma traseirada centrada num ponto apenas têm tendência, em afetar a zona das portas traseiras, pois À medida que a traseira entra para dentro do carro, os paineis laterais traseiros amolgam para fora. Vejam por exemplo os videos do canal da TOnimak e da rubrica Bati Meu Carro

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                              Os carros atuais sendo monobloco, uma traseirada centrada num ponto apenas têm tendência, em afetar a zona das portas traseiras, pois À medida que a traseira entra para dentro do carro, os paineis laterais traseiros amolgam para fora. Vejam por exemplo os videos do canal da TOnimak e da rubrica Bati Meu Carro
                                              Claro, daí o que eu faria era deixá-lo ir para perda total e ficava com os 3900€.
                                              Aliás, basta dar uma olhada no SV e os carros semelhantes à venda estão na casa dos 4000€, com negociação à mistura, não me parece mau negócio.

                                              Uma batida por mais pequena que seja pode-se notar sempre.
                                              O carro da minha irmã sofreu um acidente do género desses onde amassou o para choques, tampa da mala e estalou um acrílico do farol, e nota-se no bater da tampa da mala e nos ruídos parasitas que não está exactamente igual.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E podes sempre negociar a proposta de valor dada pela companhia, apresenta uma contraproposta

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Claro, daí o que eu faria era deixá-lo ir para perda total e ficava com os 3900€.
                                                  Aliás, basta dar uma olhada no SV e os carros semelhantes à venda estão na casa dos 4000€, com negociação à mistura, não me parece mau negócio.

                                                  Uma batida por mais pequena que seja pode-se notar sempre.
                                                  O carro da minha irmã sofreu um acidente do género desses onde amassou o para choques, tampa da mala e estalou um acrílico do farol, e nota-se no bater da tampa da mala e nos ruídos parasitas que não está exactamente igual.
                                                  E se ele ficar com os 3150€ da companhia, ficar com o salvado, gastar 1000 ou 1500€ para reparar e depois usá-lo mais uns anos ou então vender por esses 4000€? Creio que é mais vantajoso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                    E se ele ficar com os 3150€ da companhia, ficar com o salvado, gastar 1000 ou 1500€ para reparar e depois usá-lo mais uns anos ou então vender por esses 4000€? Creio que é mais vantajoso.
                                                    De momento o orçamento que ele têm são 5000€, e não 1000 ou 1500€ para o arranjar...
                                                    Se o co seguir fazer por esse preço, óptimo, mas também há outras circunstâncias a ter em conta:
                                                    - tempo que vai ficar sem o carro, que pode ser um transtorno
                                                    - se for o próprio a arranjar o carro, é um preço, se o colocar numa oficina é outro.

                                                    Depois tens casos onde a malta nem sequer tem interesse em vender a particular, prefere entregar de retoma nem que para isso perca dinheiro.
                                                    São opções

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O orçamento é numa oficina da marca com substituição de todas as peças por novas e mão de obra paga a preço de ouro, esses 1000/1500€ são fora da marca e com material usado, se lesses os posts anteriores tinhas percebido isso.

                                                      Agora cabe ao user decidir se não se quer chatear mais com o assunto ou beneficiar com a situação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como foi uma traseirada eu reparava o carro. Poucas surpresas irão aparecer e em princípio será só necessário reparar de acordo com o orçamentado. 3 dias são suficientes para o carro entrar na oficina e sair de lá reparado.

                                                        A técnica é mesmo essa: peritagem em oficinas de marca para inflacionar o orçamento e depois, em caso de perda total, ficarmos com o carro, com o dinheiro e repararmos por fora.

                                                        Em casos de perda total ou de 50/50 temos o direito à receber o valor orçamentado. Ou caso vendas o carro.

                                                        Hà 2 anos bateram-me no carro por trás.
                                                        Orçamento da reparação na marca: 550€
                                                        Orçamento numa oficina multimarcas com peças usadas: 250€
                                                        Tive de "vender" o carro a um membro do meu agregado familiar para receber a massa (paguei 65€) e ganhei com isso mais de 200€.

                                                        Esse lucro serviu para compensar o prejuízo de um acidente que tive uns anos antes com o mesmo carro. Deram perda total. Valor a receber: 2000€ quer ficasse com o carro, quer não. Reparei-o com peças usadas mas gastei mais de 2500€...

                                                        Temos de saber jogar...

                                                        Comentário

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