Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor desalvorado - Mais um!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor desalvorado - Mais um!!!!

    Olá,

    É o meu primeiro post, e queria desde já, saudar toda a comunidade e agradecer pela oportunidade.
    Sou proprietário (único proprietário) de um Volvo V40 1.9D de 2003 com 240,000Km, e estou muito contente com a viatura.
    Já recorri a este fórum anteriormente, para a resolução de algumas duvidas e fui bem sucedido.
    Foi uma grande ideia a criação deste fórum.

    Como o titulo indica, tive um problema com o turbocompressor, que teve como sintomas o assobiar, fumo branco e perda de potência, característicos desta avaria, e com a ajuda do Vida Dice 2014 (software dedicado) procedi a sua desmontagem, e aproveitei para dar uma limpeza na admissão e na Egr, pois desconfio que um problema de soluço entre as 1500 rpm e 2500 rpm era causado pela Egr, como já foi referido noutros tópicos.
    A estrutura (carcaça) do turbo estava boa, apenas o CHRA/ cartucho estava danificado deixando passar o óleo pela parte da turbina para o intercooler. Após a substituição do CHRA, foi tudo instalado no sitio respeitando sempre o torque de aperto recomendado pelo VIDA/ Fabricante.
    Foi injetado óleo na entada de alimentação do óleo no turbocompressor, e também procedi ao arranque com o motor de arranque desligado, em varias tentativas, para proporcionar assim, a circulação do óleo das partes internas. O óleo claro, foi mudado assim como o respetivo filtro.

    Após a fase de teste, com o trabalhar ao ralenti e verificação do nível do óleo, decidi dar uma volta para ver o seu comportamento em estrada, quando aconteceu o pior! Não tinha feito 10 m e o motor começou a desalvorar durante 5 seg. pois consegui engatar a 5 mudança e ele foi abaixo sem esforço. Mas ainda assim, fez uma fumaceira terrível!
    Fiquei aterrorizado com o sucedido, e ao mesmo tempo estupefacto pois não conseguia compreender o que tinha causado tal fenómeno. Afinal, tudo tinha sido instalado segundo as regras, pensava eu… Após nova desmontagem do turbocompressor, fiquei de certa maneira contente, pois este estava operacional, sem nenhum defeito a assinalar. Continuei as investigações para averiguar de onde tinha surgido a falha, e ao desmontar a admissão esta estava cheia de óleo e então comecei a perceber o que tinha acontecido… Fiz um erro terrível, inadmissível mesmo, quando não limpei o intercooler! Tinha limpo todas as tubagens adjacentes, mas não o principal suspeito! Que deceção! A salientar, que o óleo que passou para a admissão era o óleo velho depositado no intercooler, como já mencionei.

    Bom, atualmente foi tudo limpo como deve ser, o intercooler foi desmontado e limpo, a admissão foi toda desmontada até a entrada das válvulas de admissão e saída de gazes, o pré catalisador e o catalisador foram lavados com lavadora de alta pressão de onde saiu imenso óleo.
    O óleo que estava nas válvulas do coletor de admissão foi aspirado (as válvulas estão fechadas), ainda existe alguma humidade no interior, consegui introduzir um tubo com 3mm de diâmetro pelo orifício das velas incandescentes para averiguar se existe óleo nos pistões/ cilindros, e com a ajuda de uma mega seringa suguei e não há vestígio de óleo no seu interior.

    Estes passos estão corretos? Quais as vossas sugestões? Mesmo que fique um pouco de óleo existe algum problema no reativar do motor?
    Quando sair desta embrulhada, vou fazer um teste de compressão dos cilindros,
    para apurar se está tudo ok.
    Não sou mecânico de profissão, mas, sou o mecânico do meu Volvo, á vários anos. Já efetuei outros trabalhos, para a sua boa manutenção e sou um adepto fervoroso do DIY.

    Grato desde já pela atenção, votos de um bom ano!
    mikev40
    Editado pela última vez por mikev40; 12 January 2021, 07:33.

    #2
    O motor tecnicamente não desalvorou.

    Queimou o oleo que estava na admissão como combustivel.

    Comentário


      #3
      Sim, bem visto. Mas ainda assim, fez uma aceleração e fumaceira terrivel! Eu estava em crer, que tinha sido o motor a desalvorar. Bem fico mais descansado.
      Ainda assim, pode haver consequencias para os cilindros? Se ficar uma restea de oleo no seu interior, vai prejudicar o seu funcionamento?
      Os passos descritos em cima, estão correctos?

      Grato,
      mikev40

      Comentário


        #4
        Não, não haverá problema mais que o normal que haveria num arranque a frio em que se começa logo a acelerar.

        Um não faz mal por si, mas vai somando ao desgaste.

        Deixa o motor ao ralenti por pelo menos 3 minutos no próximo arranque e depois muito gradualmente sobe as rotações para queimar o resto.

        Já com a 5 engatada para ser fácil segurar o motor caso aconteça novamente, o que acho difícil
        Editado pela última vez por Illusion; 06 January 2021, 16:08.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          Não, não haverá problema mais que o normal que haveria num arranque a frio em que se começa logo a acelerar.

          Um não faz mais por si, mas vai somando ao desgaste.

          Deixa o motor ao ralenti por pelo menos 3 minutos no próximo arranque e depois muito gradualmente sobe as rotações para queimar o resto.

          Já com a 5 engatada para ser fácil segurar o motor caso aconteça novamente, o que acho difícil

          Ok, obrigado pelos comentários.

          Hoje ou amanhã, vou metê-lo a trabalhar, depois reporto o resultado.
          Só mais uma questão, relacionada com o líquido de refrigeração, já que tive que retirar todo o líquido para desmontar o intercooler, que está acoplado ao radiador e à ventoinha... E, como tenho o aditivo em concentrado, gostaria
          de saber a vossa opinião, se devo utilizar água destilada ou água desmineralizada?
          Na net há várias teorias sobre ambas, o que me deixa um pouco confuso!
          Qual é na vossa opinião o recomendável?

          Grato,
          mikev40
          Editado pela última vez por mikev40; 06 January 2021, 13:14.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
            Ok, obrigado pelos comentários.

            Hoje ou amanhã, vou metê-lo a trabalhar, depois reporto o resultado.
            Só mais uma questão, relacionada com o líquido de refrigeração, já que tive que retirar todo o líquido para desmontar o intercooler, que está acoplado ao radiador e à ventoinha... E, como tenho o aditivo em concentrado, gostaria
            de saber a vossa opinião, se devo utilizar água destilada ou água desmineralizada?
            Na net há várias teorias sobre ambas, o que me deixa um pouco confuso!
            Qual é na vossa opinião o recomendável?

            Grato,
            mikev40
            Até agua normal poderias usar dentro de certos parametros.

            Mas não precisas mais que agua destilada, é um preciosismo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
              Ok, obrigado pelos comentários.

              Hoje ou amanhã, vou metê-lo a trabalhar, depois reporto o resultado.
              Só mais uma questão, relacionada com o líquido de refrigeração, já que tive que retirar todo o líquido para desmontar o intercooler, que está acoplado ao radiador e à ventoinha... E, como tenho o aditivo em concentrado, gostaria
              de saber a vossa opinião, se devo utilizar água destilada ou água desmineralizada?
              Na net há várias teorias sobre ambas, o que me deixa um pouco confuso!
              Qual é na vossa opinião o recomendável?

              Grato,
              mikev40
              O resultado é +/- o mesmo. O processo de a obter é que é diferente. Tenho ideia de a água desmineralizada ser utilizada mais na industria quimica e na saúde. Podes colocar a vontade agua destilada que é mais barata.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
                Ok, obrigado pelos comentários.

                Hoje ou amanhã, vou metê-lo a trabalhar, depois reporto o resultado.
                Só mais uma questão, relacionada com o líquido de refrigeração, já que tive que retirar todo o líquido para desmontar o intercooler, que está acoplado ao radiador e à ventoinha... E, como tenho o aditivo em concentrado, gostaria
                de saber a vossa opinião, se devo utilizar água destilada ou água desmineralizada?
                Na net há várias teorias sobre ambas, o que me deixa um pouco confuso!
                Qual é na vossa opinião o recomendável?

                Grato,
                mikev40




                Como referido, vai para a água destilada... serve perfeitamente, sendo mais barata e fácil de encontrar.

                Comentário


                  #9
                  Cá em casa, agora no inverno, usa-se muito um desumidificador...

                  A água recolhida é, ao fim e ao cabo, água destilada. Serve para o ferro de engomar e outras coisas, incluindo os circuitos de refrigeração.

                  Para o autor do tópico: vamos aprendendo... fazendo, mas há riscos!
                  Há uns anos largos mudei o pistão e segmentos da minha ktm 4 tempos da altura. Fiz tudo pelo manual menos um detalhe: não tinha chave dinamométrica e fui apertando de acordo com a minha sensibilidade...

                  Depois de finalizado, pus o motor a trabalhar ao ralenti e esperei um bocado para ver se havia fugas... estes motores aquecem muito depressa e a minha não tinha ventoinha...
                  Quando começo a acelerar, sai um esguicho de óleo pela junta e chega ao coletor que ainda não estava em brasa, mas já estava bem quente!

                  Para cagaço chegou bem! Não estraguei nada, mas no dia a seguir encomendei duas dinamométricas!!!

                  Comentário


                    #10
                    Não venho acrescentar nada ao tópico, venho apenas felicitar pela habilidade mecânica sem seres mecânico de profissão e o facto de "meteres mãos á obra".
                    Sou apologista da filosofia: "se queres um trabalho bem feito, fá-lo tu mesmo", no entanto, há determinados trabalhos de mecânica que não me arrisco a fazer, por várias razões.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
                      Olá,

                      É o meu primeiro post, e queria desde já, saudar toda a comunidade e agradecer pela oportunidade.
                      Sou proprietário (único proprietário) de um Volvo V40 1.9D de 2003 com 240,000Km, e estou muito contente com a viatura.
                      Já recorri a este fórum anteriormente, para a resolução de algumas duvidas e fui bem sucedido.
                      Foi uma grande ideia a criação deste fórum.

                      Como o titulo indica, tive um problema com o turbocompressor, que teve como sintomas o assobiar e fumo branco característicos desta avaria, e com a ajuda do Vida Dice 2014 (software dedicado) procedi a sua desmontagem, e aproveitei para dar uma limpeza na admissão e na Egr, pois desconfio que um problema de soluço entre as 1500 rpm e 2500 rpm era causado pela Egr, como já foi referido noutros tópicos.
                      A estrutura (carcaça) do turbo estava boa, apenas o CHRA/ cartucho estava danificado deixando passar o óleo pela parte da turbina para o intercooler. Após a substituição do CHRA, foi tudo instalado no sitio respeitando sempre o torque de aperto recomendado pelo VIDA/ Fabricante.
                      Foi injetado óleo na entada de alimentação do óleo no turbocompressor, e também procedi ao arranque com o motor de arranque desligado, em varias tentativas, para proporcionar assim, a circulação do óleo das partes internas. O óleo claro, foi mudado assim como o respetivo filtro.

                      Após a fase de teste, com o trabalhar ao ralenti e verificação do nível do óleo, decidi dar uma volta para ver o seu comportamento em estrada, quando aconteceu o pior! Não tinha feito 10 m e o motor começou a desalvorar durante 5 seg. pois consegui engatar a 5 mudança e ele foi abaixo sem esforço. Mas ainda assim, fez uma fumaceira terrível!
                      Fiquei aterrorizado com o sucedido, e ao mesmo tempo estupefacto pois não conseguia compreender o que tinha causado tal fenómeno. Afinal, tudo tinha sido instalado segundo as regras, pensava eu… Após nova desmontagem do turbocompressor, fiquei de certa maneira contente, pois este estava operacional, sem nenhum defeito a assinalar. Continuei as investigações para averiguar de onde tinha surgido a falha, e ao desmontar a admissão esta estava cheia de óleo e então comecei a perceber o que tinha acontecido… Fiz um erro terrível, inadmissível mesmo, quando não limpei o intercooler! Tinha limpo todas as tubagens adjacentes, mas não o principal suspeito! Que deceção! A salientar, que o óleo que passou para a admissão era o óleo velho depositado no intercooler, como já mencionei.

                      Bom, atualmente foi tudo limpo como deve ser, o intercooler foi desmontado e limpo, a admissão foi toda desmontada até a entrada das válvulas de admissão e saída de gazes, o pré catalisador e o catalisador foram lavados com lavadora de alta pressão de onde saiu imenso óleo.
                      O óleo que estava nas válvulas do coletor de admissão foi aspirado (as válvulas estão fechadas), ainda existe alguma humidade no interior, consegui introduzir um tubo com 3mm de diâmetro pelo orifício das velas incandescentes para averiguar se existe óleo nos pistões/ cilindros, e com a ajuda de uma mega seringa suguei e não há vestígio de óleo no seu interior.

                      Estes passos estão corretos? Quais as vossas sugestões? Mesmo que fique um pouco de óleo existe algum problema no reativar do motor?
                      Quando sair desta embrulhada, vou fazer um teste de compressão dos cilindros,
                      para apurar se está tudo ok.
                      Não sou mecânico de profissão, mas, sou o mecânico do meu Volvo, á vários anos. Já efetuei outros trabalhos, para a sua boa manutenção e sou um adepto fervoroso do DIY.

                      Grato desde já pela atenção, votos de um bom ano!
                      mikev40
                      Tiveste azar em não te teres lembrado de limpar o intercooler, porque de resto fizeste tudo bem (ou pelo menos como eu já fiz e correu bem)

                      Live and learn

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
                        Olá,

                        É o meu primeiro post, e queria desde já, saudar toda a comunidade e agradecer pela oportunidade.
                        Sou proprietário (único proprietário) de um Volvo V40 1.9D de 2003 com 240,000Km, e estou muito contente com a viatura.
                        Já recorri a este fórum anteriormente, para a resolução de algumas duvidas e fui bem sucedido.
                        Foi uma grande ideia a criação deste fórum.

                        Como o titulo indica, tive um problema com o turbocompressor, que teve como sintomas o assobiar e fumo branco característicos desta avaria, e com a ajuda do Vida Dice 2014 (software dedicado) procedi a sua desmontagem, e aproveitei para dar uma limpeza na admissão e na Egr, pois desconfio que um problema de soluço entre as 1500 rpm e 2500 rpm era causado pela Egr, como já foi referido noutros tópicos.
                        A estrutura (carcaça) do turbo estava boa, apenas o CHRA/ cartucho estava danificado deixando passar o óleo pela parte da turbina para o intercooler. Após a substituição do CHRA, foi tudo instalado no sitio respeitando sempre o torque de aperto recomendado pelo VIDA/ Fabricante.
                        Foi injetado óleo na entada de alimentação do óleo no turbocompressor, e também procedi ao arranque com o motor de arranque desligado, em varias tentativas, para proporcionar assim, a circulação do óleo das partes internas. O óleo claro, foi mudado assim como o respetivo filtro.

                        O turbo foi calibrado?

                        Após a fase de teste, com o trabalhar ao ralenti e verificação do nível do óleo, decidi dar uma volta para ver o seu comportamento em estrada, quando aconteceu o pior! Não tinha feito 10 m e o motor começou a desalvorar durante 5 seg. pois consegui engatar a 5 mudança e ele foi abaixo sem esforço. Mas ainda assim, fez uma fumaceira terrível!
                        Fiquei aterrorizado com o sucedido, e ao mesmo tempo estupefacto pois não conseguia compreender o que tinha causado tal fenómeno. Afinal, tudo tinha sido instalado segundo as regras, pensava eu… Após nova desmontagem do turbocompressor, fiquei de certa maneira contente, pois este estava operacional, sem nenhum defeito a assinalar. Continuei as investigações para averiguar de onde tinha surgido a falha, e ao desmontar a admissão esta estava cheia de óleo e então comecei a perceber o que tinha acontecido… Fiz um erro terrível, inadmissível mesmo, quando não limpei o intercooler! Tinha limpo todas as tubagens adjacentes, mas não o principal suspeito! Que deceção! A salientar, que o óleo que passou para a admissão era o óleo velho depositado no intercooler, como já mencionei.

                        Bom, atualmente foi tudo limpo como deve ser, o intercooler foi desmontado e limpo, a admissão foi toda desmontada até a entrada das válvulas de admissão e saída de gazes, o pré catalisador e o catalisador foram lavados com lavadora de alta pressão de onde saiu imenso óleo.
                        O óleo que estava nas válvulas do coletor de admissão foi aspirado (as válvulas estão fechadas), ainda existe alguma humidade no interior, consegui introduzir um tubo com 3mm de diâmetro pelo orifício das velas incandescentes para averiguar se existe óleo nos pistões/ cilindros, e com a ajuda de uma mega seringa suguei e não há vestígio de óleo no seu interior.

                        Se suspeitas algo que possa fazer hydrolock, retiras as velas, desligas os injectores e dás à chave, o que lá houver, sai pelos furos das velas.

                        Teste de compressão é imperativo também. A unica coisa que pode ter acontecido com o desalvorar é entortar uma biela, aparece a diferença de compressão nos testes. Se os testes de compressão estiverem ok, estás safo.

                        Estes passos estão corretos? Quais as vossas sugestões? Mesmo que fique um pouco de óleo existe algum problema no reativar do motor?
                        Quando sair desta embrulhada, vou fazer um teste de compressão dos cilindros,
                        para apurar se está tudo ok.
                        Não sou mecânico de profissão, mas, sou o mecânico do meu Volvo, á vários anos. Já efetuei outros trabalhos, para a sua boa manutenção e sou um adepto fervoroso do DIY.

                        Grato desde já pela atenção, votos de um bom ano!
                        mikev40
                        Respondido a bold.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          O motor tecnicamente não desalvorou.

                          Queimou o oleo que estava na admissão como combustivel.
                          O motor tambem desalvora com oleo.

                          Comentário


                            #14
                            Dado que se mexeu no turbo é possivel a wastegate n tiver ficado conectada?

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              Regresso com novidades, e começo por dizer que correu tudo bem. O carro pegou à primeira tentativa, ficando ligeiramente acelerado nos momentos iniciais, mas rapidamente voltou ao normal. O único contratempo foi o surgimento de uma batida, que inicialmente, começou com um som forte, e que foi atenuando com passar do tempo. Ainda estou a investigar a sua proveniência, mas tenho a impressão que vem das válvulas.
                              Aguardo pela chegada do kit para fazer o teste de compressão, para descartar que não existe nenhum problema com as bielas, pistões etc…
                              Aparte este ruido, o motor aparenta estar normal. Já tive a oportunidade dar umas quantas voltas aqui no bairro, e, com exempção do fumo, que ainda é muito, tive a impressão que o motor está com outra dinâmica.
                              Aguardo ansiosamente o teste de compressão, para depois o poder dar-lhe uma esticadela na auto estrada, para assim queimar o resto do óleo que ainda se encontra na parte do escapamento.
                              Dento do habitáculo o barulho passa despercebido.
                              Deixo um vídeo que encontrei no youtube, para terem uma ideia do que se trata. Trata-se do mesmo motor, embora que no meu caso, o barulho é menor. Afinal, não sou o único proprietário de um Volvo V40 com este tipo de sintomas… Só é de lamentar, que o autor do vídeo não comente qual é foi a causa.
                              Qual é a vossa opinião?

                              https://www.youtube.com/watch?v=75VgmzPAAxQ

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                Cá em casa, agora no inverno, usa-se muito um desumidificador...

                                A água recolhida é, ao fim e ao cabo, água destilada. Serve para o ferro de engomar e outras coisas, incluindo os circuitos de refrigeração.

                                Para o autor do tópico: vamos aprendendo... fazendo, mas há riscos!
                                Há uns anos largos mudei o pistão e segmentos da minha ktm 4 tempos da altura. Fiz tudo pelo manual menos um detalhe: não tinha chave dinamométrica e fui apertando de acordo com a minha sensibilidade...

                                Depois de finalizado, pus o motor a trabalhar ao ralenti e esperei um bocado para ver se havia fugas... estes motores aquecem muito depressa e a minha não tinha ventoinha...
                                Quando começo a acelerar, sai um esguicho de óleo pela junta e chega ao coletor que ainda não estava em brasa, mas já estava bem quente!

                                Para cagaço chegou bem! Não estraguei nada, mas no dia a seguir encomendei duas dinamométricas!!!
                                Boa dica a da água destilada

                                Claro que há riscos inerentes, mas se o trabalho for feito com determinação, ou seja, ter o bichinho pela mecânica/ serralharia, ter o apoio de um software dedicado da marca em questão com os esquemas dos componentes, explicações de como desmontar e montar respetivamente, números e referências das peças para proceder à sua troca, ter o apoio da da internet, etc… Tudo o mais, é puro prazer!
                                Os torques são sempre a respeitar, se não acabam por dar prolemas e trabalhos redobrados.
                                Neste projeto por ex., quando desmontei o turbocompressor, houve a cabeça de um parafuso que partiu, não por falta de lubrificante, mas por corrosão mesmo, a final o carro já tem 18 anos, e por conseguinte, perdi imenso tempo para conseguir tirar aquela rosca do orifício, mas com alguma artimanha lá consegui. Se não estava tudo perdido!
                                Como este exemplo, existem outros contratempos associados ao não respeito das consignas que acabam por ditar na maioria das vezes o insucesso de uma operação!

                                Estas chaves são um bom investimento, sem duvida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                  Não venho acrescentar nada ao tópico, venho apenas felicitar pela habilidade mecânica sem seres mecânico de profissão e o facto de "meteres mãos á obra".
                                  Sou apologista da filosofia: "se queres um trabalho bem feito, fá-lo tu mesmo", no entanto, há determinados trabalhos de mecânica que não me arrisco a fazer, por várias razões.
                                  Obrigado!
                                  Também não vou a todas como é obvio, existem algumas limitações! Refiro-me à logística, e também aos materiais. Mas, no que tiver ao meu alcance, no fear!
                                  Isto já é assim, desde o tempo das motorizadas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                    Tiveste azar em não te teres lembrado de limpar o intercooler, porque de resto fizeste tudo bem (ou pelo menos como eu já fiz e correu bem)

                                    Live and learn
                                    Sim, correria bem sem duvida da primeira vez. O software da Volvo poderia ter sido mais amplo nesta situação, como o é, para bem da verdade, noutras situações, alertando para a “associação” mecânica e riscos associados, que existem em torno dos diversos mecanismos.
                                    Enfim, é como tu dizes - Live and learn -

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      O turbo foi calibrado?
                                      Percebo o que queres dizer. Não, o turbo não foi recondicionado. Como a carcaça estava boa, decidi trocar apenas o cartucho CHRA. Adquiri um original, não da Garrett mas da Melett e a instalação é fácil. A geometria variável encaixou no sitio correspondente, e a instalação ficou top. Estes cartuchos vêm com uma lacra que perdem automaticamente a garantia, se esta lacra for retirada. Portanto estes cartuchos CHRA vêm calibrados de fabrica para o turbocompressor em questão, que é o GTA1749V.

                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Se suspeitas algo que possa fazer hydrolock, retiras as velas, desligas os injectores e dás à chave, o que lá houver, sai pelos furos das velas.
                                      Boa sugestão! E, é esse o termo indicado para este tipo de ocorrência, sem duvida.
                                      Já não fui a tempo para proceder desta maneira, mas fica a sugestão. Ainda assim, optei por introduzir um tubo de 3mm, que comprei na farmácia, no orifício das velas incandescentes, e com a ajuda de uma seringa suguei o seu interior e para meu espanto não saiu nada. As propiás velas estavam secas, sem vestígio de óleo “fresco”.
                                      E finalmente na repartida do motor, tudo correu bem.

                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Teste de compressão é imperativo também. A unica coisa que pode ter acontecido com o desalvorar é entortar uma biela, aparece a diferença de compressão nos testes. Se os testes de compressão estiverem ok, estás safo.
                                      É o próximo passo. Espero que o resultado seja satisfatório! Continuo a ter fé

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                                        Dado que se mexeu no turbo é possivel a wastegate n tiver ficado conectada?
                                        Não, a wastegate (atuador) ficou conectada/o. É sempre uma das primeiras coisas a verificar quando se muda um turbo, é precisamente a atuação da wastegate. Quando se liga e desliga o motor esta movimenta-se conforme o modo. E a válvula solenoide também esta operacional.
                                        O problema foi mesmo o encharcamento com o óleo do intercooler.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
                                          Boas,

                                          Regresso com novidades, e começo por dizer que correu tudo bem. O carro pegou à primeira tentativa, ficando ligeiramente acelerado nos momentos iniciais, mas rapidamente voltou ao normal. O único contratempo foi o surgimento de uma batida, que inicialmente, começou com um som forte, e que foi atenuando com passar do tempo. Ainda estou a investigar a sua proveniência, mas tenho a impressão que vem das válvulas.
                                          Aguardo pela chegada do kit para fazer o teste de compressão, para descartar que não existe nenhum problema com as bielas, pistões etc…
                                          Aparte este ruido, o motor aparenta estar normal. Já tive a oportunidade dar umas quantas voltas aqui no bairro, e, com exempção do fumo, que ainda é muito, tive a impressão que o motor está com outra dinâmica.
                                          Aguardo ansiosamente o teste de compressão, para depois o poder dar-lhe uma esticadela na auto estrada, para assim queimar o resto do óleo que ainda se encontra na parte do escapamento.
                                          Dento do habitáculo o barulho passa despercebido.
                                          Deixo um vídeo que encontrei no youtube, para terem uma ideia do que se trata. Trata-se do mesmo motor, embora que no meu caso, o barulho é menor. Afinal, não sou o único proprietário de um Volvo V40 com este tipo de sintomas… Só é de lamentar, que o autor do vídeo não comente qual é foi a causa.
                                          Qual é a vossa opinião?

                                          https://www.youtube.com/watch?v=75VgmzPAAxQ
                                          Esse motor não é de origem Renault?
                                          Pelo aspecto parece.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                            Esse motor não é de origem Renault?
                                            Pelo aspecto parece.
                                            Sim é Renault

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mikev40 Ver Post
                                              Boas,

                                              Regresso com novidades, e começo por dizer que correu tudo bem. O carro pegou à primeira tentativa, ficando ligeiramente acelerado nos momentos iniciais, mas rapidamente voltou ao normal. O único contratempo foi o surgimento de uma batida, que inicialmente, começou com um som forte, e que foi atenuando com passar do tempo. Ainda estou a investigar a sua proveniência, mas tenho a impressão que vem das válvulas.
                                              Aguardo pela chegada do kit para fazer o teste de compressão, para descartar que não existe nenhum problema com as bielas, pistões etc…
                                              Aparte este ruido, o motor aparenta estar normal. Já tive a oportunidade dar umas quantas voltas aqui no bairro, e, com exempção do fumo, que ainda é muito, tive a impressão que o motor está com outra dinâmica.
                                              Aguardo ansiosamente o teste de compressão, para depois o poder dar-lhe uma esticadela na auto estrada, para assim queimar o resto do óleo que ainda se encontra na parte do escapamento.
                                              Dento do habitáculo o barulho passa despercebido.
                                              Deixo um vídeo que encontrei no youtube, para terem uma ideia do que se trata. Trata-se do mesmo motor, embora que no meu caso, o barulho é menor. Afinal, não sou o único proprietário de um Volvo V40 com este tipo de sintomas… Só é de lamentar, que o autor do vídeo não comente qual é foi a causa.
                                              Qual é a vossa opinião?

                                              https://www.youtube.com/watch?v=75VgmzPAAxQ
                                              Não conheço o motor mas se for de touches hidráulicas, pode ser uma touche. Num dos meus motores cheguei a ter uma touche partida, demorava uns 5 minutos a carregar, até lá mancava.

                                              https://www.instagram.com/p/BjdBxGLjRHX/?utm_source=ig_web_copy_link

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                Espero que estejam bem!

                                                Já passou algum tempo desde a minha ultima intervenção, e volto para dizer, que o meu Volvo continua de "vento em popa".
                                                Na altura fiz o teste dos cilindros e os resultados foram bons!

                                                Já lhe espetei com mais 25,000 Km, e sem dar um nega!

                                                Aquela batida estranha que supostamente vinha das touches hidráulicas continua, mas mais discreta.(Pode ser do oléo - 5w40) O vídeo que coloquei e que entretanto tinha encontrado no YouTube é manifestamente exagerado. Mas foi para ficarem com uma ideia.

                                                Aproveito a oportunidade para perguntar, qual é na vossa opinião o oléo recomendado para este motor com 19 anos e com cerca de 250,00 Km? Sabendo que este motor já tem alguma rodagem, justifica-se a recomendação da marca para utilizar a viscosidade 5w40?

                                                Agradeço uma vez mais a todos os que contribuíram neste tópico.

                                                Um abraço,

                                                mikev40

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podes experimentar o petronas 7000 0w40

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X