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Seat Toledo 2001 1.9 TDI 110

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    Seat Toledo 2001 1.9 TDI 110

    Caros senhores,

    Tenho a possibilidade de adquirir sem custo um Seat Toledo 1M2 1.9 TDI de 2001 de 110cv, com 250000 km.

    O carro precisa de alguma manutenção e atenção, quer se mecânica quer de restauro a nível de interiores.

    A minha questão é se vale a pena investir no carro, dado que o gasto total para o conserto é de cerca 2000 euros.

    Tenho dúvidas se compensa investir algum tempo e dinheiro neste tipo de carro/motor.

    Muito obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por RuiSilva06 Ver Post
    Caros senhores,

    Tenho a possibilidade de adquirir sem custo um Seat Toledo 1M2 1.9 TDI de 2001 de 110cv, com 250000 km.

    O carro precisa de alguma manutenção e atenção, quer se mecânica quer de restauro a nível de interiores.

    A minha questão é se vale a pena investir no carro, dado que o gasto total para o conserto é de cerca 2000 euros.

    Tenho dúvidas se compensa investir algum tempo e dinheiro neste tipo de carro/motor.

    Muito obrigado
    Considerando que os 2000€ que gastes são suficientes para deixar o carro em bom estado, o seu valor comercial é superior a esse montante... Se não gostares do carro após a reparação, podes sempre vender.

    Por outro lado, se esse carro necessita de 2000€ para reparação de mecânica e interiores, ele deve estar mesmo em muito mau estado.

    Comentário


      #3
      2000€? só se estiver todo assassinado! arranja as coisas de mecânica primeiro, depois vem a parte estética. o motor aguenta mais 150 mil em cima se for bem cuidado. ou seja, ainda o vendes ou abates primeiro que o motor dê o berro. deve ser o motor mais fiável de sempre, pelo menos nos TDI.

      Comentário


        #4
        Dependendo do que tenha para arranjar / restaurar, 2000 euros pode perfeitamente até ser pouco.
        Isto, se falarmos de colocar o carro como novo ou semi novo.

        Não é preciso estar assassinado para ter que se gastar 2000 euros, contando com mão de obra.

        Comentário


          #5
          Estou a considerar a troca de alguns componentes mais caros, com o embraiagem e distribuição. E também alguns trabalhos de pintura exterior. Daí ter colocado um valor guia de 2000.

          Comentário


            #6
            Se o carro estiver bom de motor, vale apena ainda faz muitos kms.

            Como foi dito, mesmo que não fiques como o carro não pedes dinheiro numa futura venda.

            Comentário


              #7
              Se é oferecido claro que vale a pena. É um bom motor e o carro é razoável

              Não recomendo gastar tanto dinheiro logo a seguir a comprar o Seat, porque só depois de circular com o carro 1 a 2 meses é que te apercebes da maioria dos problemas. Ai sim, podes fazer uma lista e ir arranjando o que for prioritário.

              Comentário


                #8
                Esse carro é uma máquina.

                Em 2012 tive o prazer de chamar a um desses "o meu primeiro carro". Deixou muitas saudades.

                Se o custo para o meteres a rolar jeitosinho é ~2k€, não hesites. Ainda vão valendo mais que isso.

                Comentário


                  #9
                  O que me espanta é valer 2000 euros em mercado, de facto o mercado é uma coisa incrivel Tenho aqui 1 Polo 1.2 base de gama com 16 anos que ainda deve valer 1000 e tal paus. Surreal.
                  Mas pronto é o que é.

                  Comentário


                    #10
                    Não entendo porque acham 2k€ em reparações muito!
                    Vamos assumir que não sabes muito bem o histórico do carro e que a manutenção não passou de óleo e filtros.
                    - Óleo e filtros;
                    - Distribuição;
                    - Embraiagem;
                    - Rever sistema de injecção;
                    - Trocar liquido de travões, refrigeração, direção assistida;
                    - Trocar provavelmente metade das pastilhas/discos;
                    - Casquilhos/sinoblocos ou rótulas que é coisa que o pessoal só troca quando sente o carro inseguro ou a fazer barulho;
                    - Trocar provavelmente metade dos pneus;
                    - Recarregar o A/C;

                    Se a isto somarmos, assumindo que queres que tenha um aspecto decente:
                    - Pintar 1, 2 ou 3 paineis;
                    - Trocar uma ou outra peça desgastada do interior.

                    Basta que tenha que fazer metade desta lista numa oficina decente e rapidamente gasta valores nessa ordem. Obviamente que pode fazer algumas coisas posteriormente, aliás como alguém disse, convém anda com o carro para perceber o que se passa.
                    O problema é que em Portugal ( e muitos outros locais) não se faz revisões, muda-se o lubrificante e filtros como se o carro estivesse na 1ª ou 2ª revisão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Não entendo porque acham 2k€ em reparações muito!
                      Vamos assumir que não sabes muito bem o histórico do carro e que a manutenção não passou de óleo e filtros.
                      - Óleo e filtros;
                      - Distribuição;
                      - Embraiagem;
                      - Rever sistema de injecção;
                      - Trocar liquido de travões, refrigeração, direção assistida;
                      - Trocar provavelmente metade das pastilhas/discos;
                      - Casquilhos/sinoblocos ou rótulas que é coisa que o pessoal só troca quando sente o carro inseguro ou a fazer barulho;
                      - Trocar provavelmente metade dos pneus;
                      - Recarregar o A/C;

                      Se a isto somarmos, assumindo que queres que tenha um aspecto decente:
                      - Pintar 1, 2 ou 3 paineis;
                      - Trocar uma ou outra peça desgastada do interior.

                      Basta que tenha que fazer metade desta lista numa oficina decente e rapidamente gasta valores nessa ordem. Obviamente que pode fazer algumas coisas posteriormente, aliás como alguém disse, convém anda com o carro para perceber o que se passa.
                      O problema é que em Portugal ( e muitos outros locais) não se faz revisões, muda-se o lubrificante e filtros como se o carro estivesse na 1ª ou 2ª revisão.
                      Mas é que é isto mesmo sem tirar nem pôr !
                      E isto que referes, em muitos casos é o mínimo a fazer. Depois poderá haver mais coisas.
                      Válido para qualquer carro cujo tratamento tenha sido isso que dizes e bem.

                      Infelizmente muita malta adora gabar-se das revisões 80 paus já com mão de obra....pois

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Mas é que é isto mesmo sem tirar nem pôr !
                        E isto que referes, em muitos casos é o mínimo a fazer. Depois poderá haver mais coisas.
                        Válido para qualquer carro cujo tratamento tenha sido isso que dizes e bem.

                        Infelizmente muita malta adora gabar-se das revisões 80 paus já com mão de obra....pois
                        Dei-me ao trabalho de brincar um pouco num site de peças, e assumindo distribuição e embraiagem, metade da travagem e um triangulo e rotula são quase 750 em peças.

                        Comentário


                          #13
                          O carro anda? Passou na última inspeção?
                          Há bens dados que são caros, mas talvez não seja o caso!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Não entendo porque acham 2k€ em reparações muito!
                            Vamos assumir que não sabes muito bem o histórico do carro e que a manutenção não passou de óleo e filtros.
                            - Óleo e filtros;
                            - Distribuição;
                            - Embraiagem;
                            - Rever sistema de injecção;
                            - Trocar liquido de travões, refrigeração, direção assistida;
                            - Trocar provavelmente metade das pastilhas/discos;
                            - Casquilhos/sinoblocos ou rótulas que é coisa que o pessoal só troca quando sente o carro inseguro ou a fazer barulho;
                            - Trocar provavelmente metade dos pneus;
                            - Recarregar o A/C;

                            Se a isto somarmos, assumindo que queres que tenha um aspecto decente:
                            - Pintar 1, 2 ou 3 paineis;
                            - Trocar uma ou outra peça desgastada do interior.

                            Basta que tenha que fazer metade desta lista numa oficina decente e rapidamente gasta valores nessa ordem. Obviamente que pode fazer algumas coisas posteriormente, aliás como alguém disse, convém anda com o carro para perceber o que se passa.
                            O problema é que em Portugal ( e muitos outros locais) não se faz revisões, muda-se o lubrificante e filtros como se o carro estivesse na 1ª ou 2ª revisão.
                            De facto não se tinha falado em embraiagem e distribuição (não é algo normal de se trocar 'só porque sim'), só aí diria que entre 800 a 1200 €, dependendo do que se queira.

                            Se o carro tiver para resolver tudo o resto que estiver nessa lista, está efectivamente em mau estado de conservação. Nunca tive nenhum carro que a qualquer altura da sua vida que necessitasse de 1/3 desse material.

                            Em relação à injeção, é bomba injetora. À partida, a menos que exista uma poça de gasóleo por baixo do carro, não há que fazer nada.

                            Comentário


                              #15
                              há aí alguns componentes que podem ser trocados já, outros nem por isso. a embraiagem está a dar problemas? ou é para mudar por descargo de consciência? sabes quando foi mudada a correia pela última vez? os injetores estão mais? algum deles tem que ser mudado? o ar condicionado não funciona? só aqui podes poupar um pedaço. ao andar com o carro é que se verifica isso!

                              o carro esteve parado muito tempo? anos? conheço um 316i de 85 que esteve 6 anos à chuva e ao sol, abandonado. entretanto lá o puseram a circular. era a gás, daqueles depósitos antigos de 100lts. foi só rodar o motor, meter gasolina nova e pouco mais e pôs-se a andar. mudou-se o óleo, filtros, pneus e praticamente mais nada. andava a gás certinho e tinha muita força para os 90cv, acho eu. só tive medo de andar lá dentro por causa do gás, que não foi revisto e que devia ter sido. andou assim meio ano ou um ano e agora está guardado dentro de uma garagem. tem uma peça qualquer a dar o berro, mas é normal, são 35 anos de carro, ainda que com pouco uso. outro caso foi de uma 505, apanhada depois de estar 13 anos abandonada. quase 150 mil kms. esta já precisou de uma pintura (o outro ainda mais, mas não foi pintado), restauro de chapa, mudar algumas peças. o mesmo procedimento com o motor, limpeza do tanque, pneus, etc, mas nada de muito exaustivo. andou 3 ou 4 anos, acho, pôs-se à venda sem fotos na net e 10min depois estava apalavrada. foi vendida a um senegalês que vivia a 400kms daqui e que a veio buscar uns dias depois e que a enviou para o país dele. ainda levou algumas peças mudadas nesses dias em que se ia fazer o negócio.

                              não sei de onde é o autor do tópico, mas eu mudei a distribuição do meu 1.9 por 240€ + 15€ do termostato. a embraiagem foram 250€, material igual ao que vinha no carro. pintura por aqui são 750€, mas isso para mim seria algo não essencial. mudaria pneus, travões, se precisasse, óleo e filtros, distribuição se não soubesse quando foi mudada e mais alguma situação imediata que precisasse a nível mecânico. de resto com o andar é que veria o que mais seria necessário. esses carros ainda valem bem mais que 2000€. diria que pedir 3000€ não seria nada descabido, dado o mercado deles.

                              Comentário


                                #16
                                Não se seduzam com o " bom estado " = " pronto para andar ".

                                É que estar em bom estado para andar é diferente de estar a andar em bom estado

                                O que o ESPRIT referiu é absolutamente verdade. Pode ser mais ou menos do que ele referiu na lista, mas é muito normal carros de 20 anos precisarem de 1000 ou 2000 euros em interveções e peças.

                                É aliás o normal, nada de surpreendente.

                                Só o conjunto amortecedores/pneus/revisão sai logo umas largas centenas de euros.

                                E falo de intervenções a sério e não a cantiga dos " óleos e filtros ".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Não entendo porque acham 2k€ em reparações muito!
                                  Vamos assumir que não sabes muito bem o histórico do carro e que a manutenção não passou de óleo e filtros.
                                  - Óleo e filtros;
                                  - Distribuição;
                                  - Embraiagem;
                                  - Rever sistema de injecção;
                                  - Trocar liquido de travões, refrigeração, direção assistida;
                                  - Trocar provavelmente metade das pastilhas/discos;
                                  - Casquilhos/sinoblocos ou rótulas que é coisa que o pessoal só troca quando sente o carro inseguro ou a fazer barulho;
                                  - Trocar provavelmente metade dos pneus;
                                  - Recarregar o A/C;

                                  Se a isto somarmos, assumindo que queres que tenha um aspecto decente:
                                  - Pintar 1, 2 ou 3 paineis;
                                  - Trocar uma ou outra peça desgastada do interior.

                                  Basta que tenha que fazer metade desta lista numa oficina decente e rapidamente gasta valores nessa ordem. Obviamente que pode fazer algumas coisas posteriormente, aliás como alguém disse, convém anda com o carro para perceber o que se passa.
                                  O problema é que em Portugal ( e muitos outros locais) não se faz revisões, muda-se o lubrificante e filtros como se o carro estivesse na 1ª ou 2ª revisão.
                                  Junta nisso mudar amortecedores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu pai tem um.
                                    Existe um problema recorrente nestes carros relacionado com a acumulacao de agua na porta o que faz com que água entre para dentro do habitáculo. Olha debaixo dos tapetes do lugar da frente para ver se tem alguma ferrugem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sabes dizer de onde virá essa água? das borrachas da porta na parte de baixo que se vão desgastando? já tive isso e não descobri.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        sabes dizer de onde virá essa água? das borrachas da porta na parte de baixo que se vão desgastando? já tive isso e não descobri.
                                        Dentro das forras existem umas chapas metálicas onde são fixados alguns componentes, nomeadamente os elevadores dos vidros.
                                        A massa de vedação apodrece e deixa de isolar, e a água em vez de escorrer para fora, escorre para dentro das forras e cai para dentro do carro.

                                        Já resolvi isso no meu com um bom silicone cola e veda, mas pode-se comprar a tal massa de vedação e ficar como de origem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fui fazer uma lista de coisas a comprar para meter o meu quase classico a funcionar e cheguei ao 700€. O que vale é que pode não ter que ser tudo ao mesmo tempo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                            Não entendo porque acham 2k€ em reparações muito!
                                            Vamos assumir que não sabes muito bem o histórico do carro e que a manutenção não passou de óleo e filtros.
                                            - Óleo e filtros;
                                            - Distribuição;
                                            - Embraiagem;
                                            - Rever sistema de injecção;
                                            - Trocar liquido de travões, refrigeração, direção assistida;
                                            - Trocar provavelmente metade das pastilhas/discos;
                                            - Casquilhos/sinoblocos ou rótulas que é coisa que o pessoal só troca quando sente o carro inseguro ou a fazer barulho;
                                            - Trocar provavelmente metade dos pneus;
                                            - Recarregar o A/C;

                                            Se a isto somarmos, assumindo que queres que tenha um aspecto decente:
                                            - Pintar 1, 2 ou 3 paineis;
                                            - Trocar uma ou outra peça desgastada do interior.

                                            Basta que tenha que fazer metade desta lista numa oficina decente e rapidamente gasta valores nessa ordem. Obviamente que pode fazer algumas coisas posteriormente, aliás como alguém disse, convém anda com o carro para perceber o que se passa.
                                            O problema é que em Portugal ( e muitos outros locais) não se faz revisões, muda-se o lubrificante e filtros como se o carro estivesse na 1ª ou 2ª revisão.


                                            A isso... ainda acrescentaria amortecedores... que como bem se sabe... a maioria só os troca quando começam a babar...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              2000€? só se estiver todo assassinado! arranja as coisas de mecânica primeiro, depois vem a parte estética. o motor aguenta mais 150 mil em cima se for bem cuidado. ou seja, ainda o vendes ou abates primeiro que o motor dê o berro. deve ser o motor mais fiável de sempre, pelo menos nos TDI.
                                              O motor aguenta mais 750mil em cima se for bem cuidado*

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                                                #24
                                                Eh pah, estar a prever que um motor dura mais 750 mil KM, mesmo que fosse novo, é algo muito arriscado.
                                                Que muitos o fazem eu não duvido, mas não é somente com óleos e filtros.

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                                                  #25
                                                  O meu toledo 1.9 tdi, ao longo de 320.000km, levou 3 distribuições, 0 embraiagens, 0 injeções, 0 turbos, 2 amortecedores à frente (90 euros), 2 MAF, 1 termostato... sinoblocos casquilhos e isso não me recordo, sei que levou sinoblocos aos 200 e tal mil.

                                                  Discos tenho ideia que duraram muiiiiiiiiito mesmo (tipo + 100mil km cada jogo), pastilhas também se aguentavam bastante.

                                                  Foi tendo algumas reparações ocasionais, que me lembre partiu o canhão da ignição, as portas tiveram que ser forradas por infiltração de água, switches das fechaduras das portas, reparou uma vez as touches por fazer 'tac tac'... É possível que tenha havido mais coisas durante os seus 19 anos de existência, mas nada de relevante ou grave. Tirando uma fuga num tubo da sofagem e AC que me obrigaria a desmontar por completo toda a zona frontal do carro, não cheguei a efetuar a reparação.


                                                  O que acho estranho é alguém andar dentro de um carro que foi negligenciado ao ponto de necessitar de 2000€ em componentes de desgaste que influenciam em grande medida tanto a vida do condutor como a do motor.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                    Dentro das forras existem umas chapas metálicas onde são fixados alguns componentes, nomeadamente os elevadores dos vidros.
                                                    A massa de vedação apodrece e deixa de isolar, e a água em vez de escorrer para fora, escorre para dentro das forras e cai para dentro do carro.

                                                    Já resolvi isso no meu com um bom silicone cola e veda, mas pode-se comprar a tal massa de vedação e ficar como de origem.
                                                    muito obrigado. será trabalho para fazer quando vier a primavera e tiver uns dias de férias.


                                                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                    O motor aguenta mais 750mil em cima se for bem cuidado*
                                                    mas eu sou um tipo que não pede muito. mais 150 mil a juntar aos que já tem já era bom...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      muito obrigado. será trabalho para fazer quando vier a primavera e tiver uns dias de férias.




                                                      mas eu sou um tipo que não pede muito. mais 150 mil a juntar aos que já tem já era bom...
                                                      Sim, é algo para se fazer com tempo.

                                                      Se fosse agora teria comprado a fita original e ficava um trabalho mais bem feito (https://www.amazon.co.uk/gp/aw/d/B00...6TQRH664&psc=1)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pode ter apenas um problema de juntas: juntas tudo e vai para a sucata!

                                                        O carro que tens é uma carta fechada! Eu fazia de outra forma: vendia o carro "no estado em que se encontra" e ficava com o dinheiro! Vale sempre mais de 1000 euros!

                                                        PS: tive um Golf IV com o mesmo motor (tdi 110 cv) e até aos 200.000 (altura em que o despachei) aparte peças de desgaste normal levou turbo, maf e a bomba injetora volta e meia fazia com que entrasse em "safe mode" e a vw não resolvia o problema!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          O meu toledo 1.9 tdi, ao longo de 320.000km, levou 3 distribuições, 0 embraiagens, 0 injeções, 0 turbos, 2 amortecedores à frente (90 euros), 2 MAF, 1 termostato... sinoblocos casquilhos e isso não me recordo, sei que levou sinoblocos aos 200 e tal mil.

                                                          Discos tenho ideia que duraram muiiiiiiiiito mesmo (tipo + 100mil km cada jogo), pastilhas também se aguentavam bastante.

                                                          Foi tendo algumas reparações ocasionais, que me lembre partiu o canhão da ignição, as portas tiveram que ser forradas por infiltração de água, switches das fechaduras das portas, reparou uma vez as touches por fazer 'tac tac'... É possível que tenha havido mais coisas durante os seus 19 anos de existência, mas nada de relevante ou grave. Tirando uma fuga num tubo da sofagem e AC que me obrigaria a desmontar por completo toda a zona frontal do carro, não cheguei a efetuar a reparação.


                                                          O que acho estranho é alguém andar dentro de um carro que foi negligenciado ao ponto de necessitar de 2000€ em componentes de desgaste que influenciam em grande medida tanto a vida do condutor como a do motor.
                                                          Se um carro ao longo de 20 anos é bem tratado, claro que dificilmente precisará de 2000 euros em peças incluindo mão de obra.
                                                          Agora, se a manutenção foi apenas a básica ( que apenas serve para desenrascar ) então é claro que não surpreende esses 2000 paus, ainda para mais se estivermos a falar de restauros de interiores.

                                                          É que repara, há muita gente com os carros " pelos arames ".

                                                          A começar desde logo pelos pneus. Basta ver em qq estacionamento a pilha de carros com " slicks ".
                                                          E depois é tudo o resto.

                                                          Basta ver a quantidade de carros que páram em dias de 40º ou mais....é óleo no mínimo, liquido radiador no minimo, etc...

                                                          Comentário

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