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Ford anuncia encerramento de suas fábricas no Brasil

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    Ford anuncia encerramento de suas fábricas no Brasil

    A Ford anunciou hoje em comunicado que encerrará a produção de veículos nas fábricas no Brasil em 2021 e deverá manter no país apenas um centro de desenvolvimento de produto, um campo de provas e a sua sede regional.

    Deste modo, a Ford Brasil encerrará a produção nas fábricas de Camaçari, no estado da Bahia, a fábrica em Taubaté, no estado de São Paulo, e uma fábrica na cidade de Horizonte, no Ceará, durante este ano.Os veículos da Ford já fabricados no Brasil serão vendidos até ao fim dos estoques. Na sequência, a empresa encerrará as vendas dos automóveis dos modelos EcoSport, Ford Ka e T4.

    A empresa justificou que o fecho ocorre "à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

    Jim Farley, presidente e CEO da Ford, afirmou, no mesmo comunicado divulgado no 'site' da empresa, saber que "essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável".

    "Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autónomas", acrescentou.

    O fabricante de automóveis norte-americano informou irá promover a colaboração dos sindicatos de trabalhadores e outros parceiros no desenvolvimento de um plano para minimizar os impactos do encerramento da produção.

    "Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio", salientou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

    "Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia", concluiu.

    A empresa destacou que o fecho das fábricas no Brasil terá impacto de aproximadamente 4,1 mil milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros) em despesas não recorrentes, incluindo cerca de 2,5 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros) em 2020 e 1,6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) em 2021.

    Segundo a Ford, "aproximadamente 1,6 mil milhões de dólares será relacionado ao impacto" contabilístico "atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos.""Os valores remanescentes de aproximadamente 2,5 mil milhões de dólares impactarão diretamente o caixa [tesouraria] e estão, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos", concluiu a empresa.


    (Fonte: Lusa)
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 12 January 2021, 12:56.

    #2
    Primeira questão: de onde passam a vir os Ford para abastecer a América Latina?

    Segunda questão: o que é um "um modelo de negócios ágil e enxuto"??

    Comentário


      #3
      México e/ou MercoSul?

      Sem despesa maior, redução de custo com mão-de-obra local, LinoMarques.

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        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Segunda questão: o que é um "um modelo de negócios ágil e enxuto"??
        Ignorante.

        Um modelo de negócios enxuto é quando ninguém mete água.

        Comentário


          #5
          Penso que os brasileiros vão começar a consumir Ford made in Argentina

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            #6
            Como referido... irão receber viaturas produzidas na Argentina...

            Ainda em Dezembro, a FORD tinha manifestado investimento na fábrica argentina...



            https://valor.globo.com/empresas/not...a-do-sul.ghtml

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              #7

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                #8
                Esse cartaz está genial.

                Comentário


                  #9
                  Acho que ainda quase ninguém reparou no pormenor...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    dos melhores cartazes de sempre

                    Comentário


                      #11
                      Muito bom... mas quer queiram ou não... a Ford vai os *****....

                      Comentário


                        #12
                        ou fodê-l0S...

                        já agora, "de suas fábricas" é mesmo brasileiro.

                        eu vi anteontem essa notícia. eles disseram que tinham fábricas noutros pontos da américa latina, logo a argentina será uma grande hipótese. o problema é que se fosse do uruguai, menos mal, agora da argentina... eles não podem uns com os outros!
                        muitos clientes no dia seguinte cancelaram as suas encomendas, a outros foi pedido mais algum tempo para tentarem arranjar uma solução. houve até um comercial que foi acordado às 3h30m da matina com a mensagem de que o comprador queria anular o negócio no dia seguinte. o pobre coitado até ficou sem dormir...

                        Comentário


                          #13
                          Será??

                          Comentário


                            #14
                            Pois... a velha "estória" dos sindicatos e afins.... e quando coisas acontecem, é que são elas.


                            Pelos vistos, há uma marca Chinesa que já manifestou interesse em ficar com uma da fábricas... menos mal.

                            Comentário


                              #15
                              Já agora, relacionado com isto, fica aqui a história fascinante de uma antiga fábrica da Ford na Amazónia, que deu até origem a uma localidade chamada... Fordlândia! Com a curiosidade de o município se chamar Aveiro:

                              https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46010638
                              https://pt.wikipedia.org/wiki/Fordl%C3%A2ndia

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                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Já agora, relacionado com isto, fica aqui a história fascinante de uma antiga fábrica da Ford na Amazónia, que deu até origem a uma localidade chamada... Fordlândia! Com a curiosidade de o município se chamar Aveiro:

                                https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46010638
                                https://pt.wikipedia.org/wiki/Fordl%C3%A2ndia



                                Há uns bons anos já tinha lido sobre isso.

                                Bastante curioso de facto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Soube da história recentemente e fiquei fascinado. Gostava de lá ir um dia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Como referido... irão receber viaturas produzidas na Argentina...

                                    Ainda em Dezembro, a FORD tinha manifestado investimento na fábrica argentina...



                                    https://valor.globo.com/empresas/not...a-do-sul.ghtml
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

                                    A JOINT VENTURE AUTOLATINA, ENTRE AS DUAS MULTINACIONAIS, DUROU NOVE ANOS, ENTRE 1987 E 1996
                                    Crédito: Clovis Cranchi/Estadão

                                    "O desenvolvimento conjunto da nova Volkswagen Amarok e da nova Ford Ranger não foi adiante na Argentina. O chamado Projeto Cyclone foi descartado, e as marcas não devem mais unificar a próxima geração das picapes, que estava prevista para 2022 ou 2023. Lembra o episódio da Autolatina, nos anos 90.(...)

                                    A razão da paralisação do projeto é atribuída à crise no mercado local, agravada pela pandemia do novo coronavírus. Mas, segundo o portal Autoblog Argentina, há um outro motivo. Especula-se que a Volkswagen argentina não estaria contente de entregar a produção da Amarok à Ford. Pelo acordo, embora o desenvolvimento fosse conjunto, a fabricação das duas picapes ficaria a cargo da marca norte-americana.

                                    Isso liberaria espaço na fábrica para a Volkswagen produzir o Tarek, SUV médio que será feito na Argentina, e que estará à venda também no Brasil.
                                    Embora as relações entre Volkswagen e Ford permaneçam inalteradas a nível global, há rumores de que na Argentina as duas marcas ainda tenham ressentimentos desde a época da Autolatina, casamento que começou nos anos 80.

                                    Autolatina foi criada para possibilitar corte de custos

                                    A Autolatina foi uma joint venture criada pelas duas multinacionais, e que perdurou de 1987 a 1996. O objetivo era criar uma sinergia entre as marcas e reduzir custos. Algo semelhante estava sendo feito também em Portugal, com a criação da Autoeuropa.

                                    Também daquela vez o casamento não foi muito duradouro.
                                    Na época, a Volkswagen era líder de mercado, com cerca de 34% de participação. A Ford tinha 21%. Com a joint venture, a nova empresa criaria uma gigante com mais de 50% de mercado no Brasil e 30% na Argentina.

                                    Apesar de o acordo ter sido firmado em julho de 1987, na prática a nova empresa começou a funcionar em 1990. A Autolatina nasceu com um capital dividido em 51% da Volkswagen e 49% da Ford. Em termos de economia, a unificação de departamentos como compras aumentava muito o poder de negociação da nova empresa, porque o volume era bem maior.

                                    Casamento gerou vários irmãos

                                    Do casamento entre as duas marcas surgiram vários veículos híbridos. O Gol recebeu motor 1.0 CHT, proveniente da Ford. No início dos anos 90, a Fiat foi rápida no desenvolvimento do “carro popular”, e lançou o Uno Mille. Os concorrentes tiveram de correr atrás, e o caminho foi reduzir a cilindrada do CHT 1.6.
                                    Em troca, o esportivo Ford Escort XR3 recebeu o motor AP 1800 da Volkswagen, muito mais potente que o CHT 1.6. Com isso, ele finalmente poderia enfrentar o rival Gol GTS, que já tinha o mesmo motor.

                                    A diferença básica na mecânica era que no Ford Escort o motor já estava na posição transversal, enquanto a Volkswagen ainda empregava a posição longitudinal em seus carros.





                                    Além da troca de motores, houve também criação de automóveis irmãos, com detalhes diferentes. O sedã Santana, da Volkswagen, deu origem ao Ford Versailles. Da mesma forma, a perua Santana Quantum gerou a Versailles Royale. Na época, os modelos da Volkswagen tinham visual levemente esportivo, enquanto os da Ford eram mais orientados para o luxo.

                                    Na categoria abaixo deles, as marcas geraram os irmãos Ford Verona e Volkswagen Apollo. Além dos dois, Logus e Pointer, ambos da Volkswagen, foram desenvolvidos a partir da plataforma do Escort.

                                    Uma curiosidade do Logus é que o estilo do interior foi concebido pelo designer escocês David Wilkie, que na época trabalhava no estúdio Ghia. A história de nosso bate-papo, e que rendeu como bônus uma voltinha na Ferrari Dino dele, está aqui."


                                    Autolatina, o casamento que não deu certo
                                    Aqui a nova cooperação estratégica, com a VW poderá ter relevo na questão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Soube da história recentemente e fiquei fascinado. Gostava de lá ir um dia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        "(...)A Troller foi fundada em 1995 e é uma das poucas fabricantes de veículos genuinamente brasileiras. Em 2007 foi adquirida pela Ford, que foi responsável pelo lançamento da segunda geração do principal veículo da marca: o jipe T4. O modelo desfruta de elogiada reputação no segmento off-road e recentemente passou a ser oferecido com câmbio automático na versão TX4."

                                        Troller já tem pelo menos 3 compradores interessados, diz grupo que ajuda na venda

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Primeira questão: de onde passam a vir os Ford para abastecer a América Latina?

                                          Segunda questão: o que é um "um modelo de negócios ágil e enxuto"??
                                          "Produção Enxuta" é como os "espertos' em Administração e Marketing aqui no Brasil traduziram o conceito "Lean Manufacturing" .

                                          Ja agora a Ford deixou de fabricar carros no Brasil por que não tem mais a escala e o interesse em produzir e vender produtos de baixo custo como Ka e Ecosport. Produtos que custam entre R$ 70.000,00 e R$ 100.000,00 (onde 1,00 Real = 0,16 Euro).

                                          Com isto a Ford passará a vender apenas picapes e SUVs com valores acima de R$ 150.000,00. Os principais produtos da marca serão a picape Ford Ranger, produzida na Argentina e o SUV Territory produzido pela chinesa JMC. A Ford também vende algumas unidades do Mustang Para o final deste ano são esperados Bronco Sport (fabricado no México) e para 2022 a empresa promete trazer dos EUA o Mustang Mach-E e o Bronco.

                                          Hoje a Ford ocupa a 7ª posição no mercado brasileiro com 130.000 carros vendidos em 2020 e conta com cerca de 280 stands no pais. Mas com estas mudanças é prevista a redução da rede para pouco mais de 100 stands a marca pretende atuar em nicho premium.

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                                            #22
                                            Eu acho que em alguns anos a Ford só terá força nos EUA. Na China ela dependerá de produtos de JV chinesa e na Europa a gama Ford será restrita a elétricos fabricados em parceria com a VW. Quando chegar neste ponto veremos uma batalha entre a VW e GM pelo controle da Ford.

                                            Comentário

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