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Consumos elevados Volvo S40 2.0d 136cv

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    Consumos elevados Volvo S40 2.0d 136cv

    Boa noite,
    Ao fim de muito pesquisa decidi criar este tópico na esperança da vossa ajuda.
    Adquiri recentemente um Volvo S40 2.0 136cv de 07/2004, acontece que a média de consumos deste se encontra um pouco elevada (8.4 l aos 100) , já consegui fazer menos com mais AE (7,5) , devido à pandemia agora os trajetos são mais curtos e maioritariamente cidade. Mesmo assim por várias opinioes ainda não encontrei usuários a falar em médias tão altas com conduções moderadas.
    Sendo deste ano ainda não tem FAP.
    Outros sintomas que notei:
    - Dificuldade na ignição a frio, quando o carro está parado 8 ou mais horas, no entanto se insistir pega à primeira.
    Já troquei velas e filtro de combustivel, assim como os restantes mudados pelo vendedor do stand, bateria Varta nova tambem.
    Este carro tem uma garantia SNG de 1 ano que já pensei em utilizar para fazer diagnosticos ao carro.
    Outro possivel e ultimo sintoma é a demora a responder, sendo que este pode ser psicologico visto que venho de motores a gasolina.
    Poderá ser valvula EGR suja...? estou a tentar não pensar em injetores, pra já..

    Obrigado!

    #2
    Dizes que já trocaste velas, mas já viste se chega tensão ás mesmas?

    Para ver se melhora um pouco a parte dos injectores começa por colocar LIQUIMOLY - Diesel Spülung, directamente no filtro do gasóleo. Abres, tiras o gasoleo que lá está e colocas a lata, o resto poe no deposito.

    https://www.youtube.com/watch?v=OgrQh3ZFa4g

    Quanto a baixa performance poderá ser o turbo preso, ou alguma perda de pressão algures entre turbo, intercooler, admissão.

    A egr não é muito dificil de limpar nesse motor também

    https://www.youtube.com/watch?v=cWSTmh-GFAE

    Comentário


      #3
      Já agora... os cálculos dessa média, foram feitos com depósitos cheios?

      Comentário


        #4
        Com essa cilindrada e potencia acho esses consumos dentro dos normal.
        Em relação a outros problemas que notas no carro alguém mais entendido irá se pronunciar

        Comentário


          #5
          Illusion - Pedi ao mecânico que as trocasse, acredito que não tenha medido a tensão destas..
          Esta semana atestei o deposito e coloquei um aditivo Redex, pelo que ouvi é dos mais "rascas" mas achei melhor do que nada.. Será que haverá problema se usar esse depois de acabar este deposito?
          Sinto o turbo a disparar , mas até lá parece me um pouco amorfo.. principalmente a engatar uma quarta velocidade - o consumo instantaneo aumenta como se estivesse a tentar compensar a subida de marcha (passo de 3a para 4a as normais 2000rpm, não antes)
          Poderá ser admissão suja? Assim como a Egr que não deve apoiar a isso..
          Mas acho que vale a pena verificar, e se possivel limpar os dois, tudo neste motor parece dificil de fazer e gastador de tempo e trabalho..

          nto - os consumos foram medidos "á caneta e papel" , atestei , deixei acender a reserva e atestei de novo - acredito que estes depositos sejam de 55litros e para minha surpresa ao atestar apenas me "pediu" 40.70l ?? Reserva de 15 litros?!
          Os valores calculados coincidem com o CB - 8.4 - + de 475km com 40.70 litros

          Rools - Já pensei nisso, no entanto para o que estou a exigir deste motor os consumos parecem me um pouco "desportivos" , já sei que os consumos instantaneos assustam, no entanto estes parecem me bem mais altos do que tenha visto em outros carros a gasoleo.. mesmo sendo 2.0 - por vezes em andamentos brandos o consumo instantaneo está nos 7 / 8 litros


          Não tinha referido isto mas o carro após ignição faz um pouco de fumo branco - dentro do normal pelo que me parece.. no entanto ontem encontrei um topico de uma v50 1.6d que referia este problema por causa do motor de arranque - como este não estava a 100% não pegava bem a frio e afetava a bomba de alta pressão - consequencia - fumo branco resultante do combustivel mal comprimido/queimado
          (quando a este ponto não sei bem o que comentar, eu sei que no inverno o gasoleo custa mais a queimar e dai o fumo branco, mas visto o problema da ignição a frio , será este o problema.. e o motor de arranque afeta bomba de alta pressao?!!)

          Até agora, obrigado pelo vosso interesse em ajudar me malta

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            #6
            em relação aos consumios, acho que mais de 6,5lts aos 100 é mau, seja em que diesel for dos últimos 15 anos, a não ser um carro mais pesadão ou com menos binário. o meu pai tem esse carro mas de 2004/09 (o teu deve ser praí de matrícula XS) e já ultrapassou os 400 mil. deve andar nos 410, 415 mil. ele faz a cada 15 dias viagens de 150kms para cada lado e desde que começou a pandemia tem-nas feito até no próprio dia, ida e volta. já fez chaves-quarteira seguido e tudo, já o carro contava praí 250 mil ou mais e já andou por grande parte do país. a média dele nunca se alterou muito e muitas das vezes rolava abaixo de 5 que eu já vi com os meus olhos, média de CB. acho que a média maior de que me falou foram 5.2lts.

            ele tinha anteriormente um S40 de 2002 1.9d de 115cv, comprado novo, ao contrário deste, que veio, mesmo assim, da volvo mas já com uns quantos kms. o anterior andei eu nele todos os dias durante 3 meses a fazer 120kms por dia, ali em 2004 e mesmo assim não o achava muito lento. neste andei pouco nestes anos todos, mas é qualquer coisa mais rápido. daí esses consumos não serem nada normais. acho que nem um 525d de caixa automática faria esses 8,4 numa condução normal e esse motor é maior cerca de 1000cc. realente passa-se alguma coisa com o motor e acho que deverias mesmo levá-lo à máquina, mas numa oficina de jeito e não numa norauto ou roady. uma bosch ou então alguém independente que te possam recomendar. mesmo relatando os sintomas, só poderemos vaticinar ao calhas e se calhar dar umas luzes, nada mais.

            até agora o carro tem-se aguentado, mas já deu problemas nos injetores por causa do gasóleo low-cost. ele tem metido quase sempre, depois disso, na galp e por vezes aditivado para limpar qualquer coisa. no último ano e meio, fruto da idade e dos kms, é que gastou cerca de 1000€ nele em alternador, bateria e mais umas coisas penso que elétricas. agora tem umas barras quaisquer dos amortecedores para mudar, são quase 1000€ e o mecânico disse que por ele não mudaria, que não seria um investimento, dada a quilometragem do carro. sente-se muito o bater da suspensão, que eu já senti, mas não sei explicar mais, só perguntando.

            Comentário


              #7
              ah, o depósito leva 55lts, se não estou em erro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                ah, o depósito leva 55lts, se não estou em erro.
                Obrigado pelo feedback!
                O meu carro é sim matricula XS! No entanto conta com 203 mil km, comprado com 200 mil, em dezembro do ano passado. Confirmei estes km no documento da revisão aquando compra.
                Tenho tentado tambem evitar gasoleos low cost para não haver chatices, e sim tambem acho que os consumos estao exagerados, embora sejam muitos em cidade acho alto.. Ja fiz com cruise control ligado em AE a 100 km e os consumos foram mais baixos , mas a essas velocidades a exigencia do motor é muito mais baixa, saindo de AE os consumos disparam logo absurdamente.
                Sabes me dizer quanto ficaria um diagnostico numa Bosch e que tipo de diagnostico deveria pedir?
                Ja contava com manutenções mais caras por ser Volvo, no entanto como acredito serem motorizações fiaveis achei que valia o risco..

                Comentário


                  #9
                  Sim... o depósito é de 55 Litros, tal como o Focus...


                  Já agora, fica um ensaio na época ao mesmo:


                  https://www.km77.com/coches/volvo/s4...y-consumo-bajo

                  Comentário


                    #10
                    Em relação a gasoleos, não vas por aí, o aditivado do jumbo por exemplo é melhor do que o basico normal de outras marcas. Principalmente para arranques a frio, porque tem um nivel mais elevado de cetano.

                    Honestamente começava pelo aditivo que falei, se melhorar é porque tens de tirar os injectores fora e limpar com ultrassons.

                    Depois sim com 220k é tempo de limpar a EGR e admissão.


                    Estás também a usar o oleo correcto? Deverá ser um a5/b5 ou c2 0W30 ou 5W30

                    TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30

                    MOBIL 1 ESP 5W-30

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                      #11
                      Em mil novecentos e troca o passo, havia quem adicionasse de tempos a tempos 1L de óleo de motor a cada deposito cheio
                      Mas agora carros sao mais delicados então usa-se coisa mais fina como aditivos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                        Em mil novecentos e troca o passo, havia quem adicionasse de tempos a tempos 1L de óleo de motor a cada deposito cheio
                        Mas agora carros sao mais delicados então usa-se coisa mais fina como aditivos
                        Normas antipoluição.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                          Em mil novecentos e troca o passo, havia quem adicionasse de tempos a tempos 1L de óleo de motor a cada deposito cheio
                          Mas agora carros sao mais delicados então usa-se coisa mais fina como aditivos
                          E só fazia asneiras...

                          Porque adicionar óleo de 2t era uma coisa, próprio para ser queimado, pouco ou nenhums aditivos, baixo ponto de inflamação...


                          Adicionar óleo de motor com elevados valores de zinco, fósforo etc... Pronto para criar depósitos é só estúpido.

                          Comentário


                            #14
                            Era mezinhas de outros tempos usados nos carros da altura, boas maquinas e duravam duravam sem problemas maiores nada ver com estes descartáveis de agora

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Em relação a gasoleos, não vas por aí, o aditivado do jumbo por exemplo é melhor do que o basico normal de outras marcas. Principalmente para arranques a frio, porque tem um nivel mais elevado de cetano.

                              Honestamente começava pelo aditivo que falei, se melhorar é porque tens de tirar os injectores fora e limpar com ultrassons.

                              Depois sim com 220k é tempo de limpar a EGR e admissão.


                              Estás também a usar o oleo correcto? Deverá ser um a5/b5 ou c2 0W30 ou 5W30

                              TOTAL Quartz INEO ECS 5W-30

                              MOBIL 1 ESP 5W-30

                              Quando dizer que o aditivado do Jumbo é melhor do que o basico normal de outras marcas então o aditivado Jumbo é melhor do que gasoleo simples Repsol p.ex.? Antes atestava sempre com aditivado do Jumbo mas comecei a ficar com receio, e é bem mais barato.. Onde posso encontrar facilmente o aditivo que recomendas? Para tirar injetores e limpar iria rondar por volta de que valores? Isto para não ser "enganado".. como este carro nao tem mts kilometros para os anos que tem fico com ideia que talvez a EGR esteja um pouco entupida..
                              Quanto ao oleo, sinceramente ainda não reparei.. O vendedor tratou disso na altura e nao voltei a ver, alem que não percebo muito de oleos.. não sei se colocaram a etiqueta para eu poder confirmar qual o oleo..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                Em mil novecentos e troca o passo, havia quem adicionasse de tempos a tempos 1L de óleo de motor a cada deposito cheio
                                Mas agora carros sao mais delicados então usa-se coisa mais fina como aditivos
                                Sim, também ja vi muitos utilizadores a darem essa "dica" xD

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vieira0307 Ver Post
                                  Quando dizer que o aditivado do Jumbo é melhor do que o basico normal de outras marcas então o aditivado Jumbo é melhor do que gasoleo simples Repsol p.ex.? Antes atestava sempre com aditivado do Jumbo mas comecei a ficar com receio, e é bem mais barato.. Onde posso encontrar facilmente o aditivo que recomendas? Para tirar injetores e limpar iria rondar por volta de que valores? Isto para não ser "enganado".. como este carro nao tem mts kilometros para os anos que tem fico com ideia que talvez a EGR esteja um pouco entupida..
                                  Quanto ao oleo, sinceramente ainda não reparei.. O vendedor tratou disso na altura e nao voltei a ver, alem que não percebo muito de oleos.. não sei se colocaram a etiqueta para eu poder confirmar qual o oleo..
                                  Sim melhor (comprovado nos testes)


                                  O aditivo por exemplo

                                  https://www.autopartslogistic.com/di...id-2509_ta-LIQ

                                  https://www.kuantokusta.pt/auto-moto...ml-p-16-517304


                                  Penso que ficaria algo entre 70-80€ para os 4.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Sim melhor (comprovado nos testes)


                                    O aditivo por exemplo

                                    https://www.autopartslogistic.com/di...id-2509_ta-LIQ

                                    https://www.kuantokusta.pt/auto-moto...ml-p-16-517304


                                    Penso que ficaria algo entre 70-80€ para os 4.

                                    Já encomendei o LIQUIMOLY Diesel Spülung.. não haverá problema se colocar no proximo depósito? Visto que este ja levou aditivo REDEX.. É mais eficaz colocar diretamente no filtro do gasoleo do que no depósito? Não é uma reparaçao complicada mas mesmo assim preferia não mexer, ou entao pedir ao mecânico..
                                    Para este tipo de consumos será exagerado pensar já em injetor/es avariados? Se bem que ao tirar fora para limpar também ficava com uma ideia do estado de funcionamento deles..

                                    Comentário


                                      #19
                                      foi mesmo esse que comporei na última semana de dezembro, vido daí, do autopartslogistic. meti tudo lá para dentro com 30€ de combustível.

                                      poderá mesmo ser dos injetores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        foi mesmo esse que comporei na última semana de dezembro, vido daí, do autopartslogistic. meti tudo lá para dentro com 30€ de combustível.

                                        poderá mesmo ser dos injetores.
                                        Mas mais a possibilidade de injetores estragados e necessidade de substituir ou limpeza apenas? Comprei o carro há pouco tempo , mudar já injetores deveria implicar falar disso com o vendedor do stand acerca disso.. o carro tem pouco mais de um mês..
                                        Sabem me dizer quanto pode custar um diagnostico de injetores numa Bosch Service?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depende de quanto queres pagar. Se queres desmontar ou não ou ficas pelo diagnóstico de software.

                                          Comentário


                                            #22
                                            provavelmente precisarão de uma limpeza apenas, a confiar nesses 200 mil kms. mas pode ser que haja mais problemas. se não melhorar com esse líquido, eu iria mesmo verificar a uma casa conhecida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Primeiro, tens um motor com 2.000 cm³, logo, na utilização que lhe estás a dar, os consumos até podem ser normais.

                                              Trajectos curtos e ainda por cima de Inverno, são a receita ideal para consumos elevados.

                                              Há quanto tempo tens e quantos quilómetros tens o carro? Que carro anterior tinhas? Para perceber se tens a real noção dos consumos que o carro pode fazer ou a tua expectativa.

                                              Coisas simples que podes verificar antes de desesperares:
                                              - substituir óleo (usar o indicado para esse motor) e respectivo filtro;
                                              - substituir filtro de ar e filtro combustível (encher com o tal aditivo).

                                              Segundo, verificar se o termoestato está a funcionar correctamente.

                                              Terceiro, após a verificação dos pontos anteriores e de ter feito uns milhares de quilómetros, e se a situação se mantiver, aí sim, aí poderás verificar outros elementos, nomeadamente:
                                              - circuito de admissão de ar (colector);
                                              - circuito de sobrealimentação;
                                              - EGR.

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                                                #24
                                                ele já referiu penso que pelo menos 2 vezes os kms do carro, 203 mil, comprou com 200 mil. mesmo em circuito urbano, esse carro NUNCA pode consumir 8,5. isso nem um 30d, só se forem circuitos de 3 ou 4 kms. aí realmente não há milagres. agora se fizer 12 ou 15kms para cada lado, a coisa já tem que baixar. esse carro não consome mais de 6,5 em circuito misto e é com má utilização. claro que para cidade não é o melhor exemplo de carro para circular, mas se for numa zona semi-urbana, só se apanhar muito pára-arranca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  provavelmente precisarão de uma limpeza apenas, a confiar nesses 200 mil kms. mas pode ser que haja mais problemas. se não melhorar com esse líquido, eu iria mesmo verificar a uma casa conhecida.
                                                  Aquando pesquisa do produto LIQUIMOLY vi alguns utilizadores a falar que devido à sua eficácia "extrema" estragou outros componentes (turbo,etc) devido a grandes quantidades de carvão expelidas.. Talvez coloque mesmo no depósito..
                                                  Sim.. ainda por cima o carro foi comprado há pouco tempo para ja estar assim.. secalhar nao convem adiar o problema..

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Primeiro, tens um motor com 2.000 cm³, logo, na utilização que lhe estás a dar, os consumos até podem ser normais.

                                                    Trajectos curtos e ainda por cima de Inverno, são a receita ideal para consumos elevados.

                                                    Há quanto tempo tens e quantos quilómetros tens o carro? Que carro anterior tinhas? Para perceber se tens a real noção dos consumos que o carro pode fazer ou a tua expectativa.

                                                    Coisas simples que podes verificar antes de desesperares:
                                                    - substituir óleo (usar o indicado para esse motor) e respectivo filtro;
                                                    - substituir filtro de ar e filtro combustível (encher com o tal aditivo).

                                                    Segundo, verificar se o termoestato está a funcionar correctamente.

                                                    Terceiro, após a verificação dos pontos anteriores e de ter feito uns milhares de quilómetros, e se a situação se mantiver, aí sim, aí poderás verificar outros elementos, nomeadamente:
                                                    - circuito de admissão de ar (colector);
                                                    - circuito de sobrealimentação;
                                                    - EGR.

                                                    Também considerei inicialmente essa hipotese, no entanto já conduzi carros com a mesma cilindrada, tdi's (sim, mais economicos por norma) e a "esgalhar" consegui consumos na ordem dos 6,2-6,4
                                                    Por vezes até tento fazer percursos mais longos para "compensar" e realmente obter os resultados certos..
                                                    Comprei a passar pouco dos 200 mil km, agora perto dos 203 mil.. Anteriormente tinha um Renault Clio 1.2 RN 60cv (02/2000), em usos abusados conseguia 6,5l/7 aos 100... em velocidades mais altas ja nem sei.. nao tinha CB e aí ja nem fazia a média..
                                                    O oleo e filtros (ar e oleo) foram trocados pelo vendedor, mais tarde cheguei a "conferir" .. só o filtro de gasoleo nao foi mudado, mas por iniciativa pedi ao mecanico que o trocasse.. já a pensar nos consumos altos..
                                                    Quanto à verificação do termoestato, é simples de fazer? Já pensei em pedir uma verificação ao mecanico...
                                                    Editado pela última vez por Vieira0307; 24 January 2021, 22:52.

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                                                      #27
                                                      Isso não tem termómetro no painel de instrumentos?

                                                      Esses Clio em cidade gastam em torno dos 6, em AE vão alegremente acima dos 7/8.

                                                      O meu ex-1.9 dCi fazia em torno dos 6/6.5 mas não fazia voltinhas ou cidade...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vieira0307 Ver Post
                                                        Aquando pesquisa do produto LIQUIMOLY vi alguns utilizadores a falar que devido à sua eficácia "extrema" estragou outros componentes (turbo,etc) devido a grandes quantidades de carvão expelidas.. Talvez coloque mesmo no depósito..
                                                        Sim.. ainda por cima o carro foi comprado há pouco tempo para ja estar assim.. secalhar nao convem adiar o problema..
                                                        Não expele nenhum carvão de lado nenhum, apenas limpa os injectores e circuito de injeção.

                                                        O que leste é treta.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Isso não tem termómetro no painel de instrumentos?

                                                          Esses Clio em cidade gastam em torno dos 6, em AE vão alegremente acima dos 7/8.

                                                          O meu ex-1.9 dCi fazia em torno dos 6/6.5 mas não fazia voltinhas ou cidade...
                                                          Ele parece me atingir a temperatura normal de funcionamento a um ritmo normal..
                                                          Ps. pelo print ate ja passou dos 203 mil.. Tenho tentando fazer alguns kilometros para medidas reais

                                                          s40.jpg

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                                                            #30
                                                            Quando falam em ter o óleo certo isto significa que um oleo menos adequado pode resultar numa grande diferença em consumos?

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