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Mazda 3 a curvar (duvida)

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    Mazda 3 a curvar (duvida)

    Bem, o que tenho para dizer ou questionar é meio estranho, conto com a vossa experiencia para me elucidar, passo a explicar:
    Tenho um Mazda 3 1.6 Sport (diesel) ha cerca de um ano, e um Renault Clio Van 1.5 DCI ha 5 anos, logo estou mais habituado ainda ao clio, o que se sucede é que em todas as curvas mais ou menos apertadas que faço com os dois veiculos, e sempre à mesma velocidade em ambos, fico sempre com a sensação que no mazda, sinto muito mais a força de ser puxado para fora da curva que no clio!! (força da aceleração normal). Bem, isto deixa-me algo confuso visto que o mazda é um carro de maior estabilidade e excelente comportamento, mas essa sensação, a mim não dá mais estabilidade...
    E já andou mais gente nos dois que pôde atestar o mesmo!

    Ao pensar em explicações, apenas me ocorre o seguinte:
    - Maior confiança no clio que no mazda 3
    - Amortecedores mais duros no clio
    - Mazda 3 muito maior que o clio, logo as sensaçoes ao curvar serem diferentes.
    - Outras :D
    - Descartei os pneus pois tenho no Mazda uns Potenza 050A

    Qualquer info... fico grato!
    E boas curvas a todos!



    #2
    olha eu tenho um clio 1.2 16v que a nivel de suspenções deve ser parecido com o teu dci o meu irmao tem um mazda 3 1.6 110cv tb calçados com pneus turanza o clio em si curva muito bem mas o mazda não há pai para ele é que nem tem comparação...

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      #3
      O Citroen 2CV adorna por todos os lados e no entanto tem uma estabilidade em curva incrivel.

      Comentário


        #4
        Atenção, apenas me refiro a sensação de ser puxado para o lado da curva, pq a curvar e em tudo o resto, este mazda 3 como disses-te luis, não há pai!!!

        Comentário


          #5
          força a ser puxado para fora da curva?? Bem... mas estás a falar de ti próprio? É que não sei se estou a perceber bem, mas se for isso então deve ser psicológico. Basta pensar fisicamente e força é massa x aceleração. Neste caso a tua massa.. a não ser que andes a comer uns bifes.

          Em todo o caso, apesar de nós dizermos que sentimos força... Na verdade o corpo humano sente normalmente acelerações (ou noutro contexto pressões), e a aceleração centrípeta será a mesma se curvares à mesma velocidade.

          Comentário


            #6
            diferentes apoios lombares de um e de outro banco?

            MC

            Comentário


              #7
              Eu diria que se assim for realmente, se pode dever à taragem das suspensões (o Mazda pode adornar mais em curva), e ao peso do carro (quanto maior a massa em questão, maior é a inércia em curva).

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Vortice

                Eu diria que se assim for realmente, se pode dever à taragem das suspensões (o Mazda pode adornar mais em curva), e ao peso do carro (quanto maior a massa em questão, maior é a inércia em curva).
                Penso k é ao contrário. O mazda deve ter umas suspensões mais rijas, pelo que adornará menos. Assim, sentes mais a aceleração lateral, em vez de esta se dissipar pela inclinação do carro.

                Quanto à questão do peso, faz sentido e é provável k também contribua.

                Comentário


                  #9
                  Precisas é disto:

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                    Eu diria que se assim for realmente, se pode dever à taragem das suspensões (o Mazda pode adornar mais em curva), e ao peso do carro (quanto maior a massa em questão, maior é a inércia em curva).
                    Penso k é ao contrário. O mazda deve ter umas suspensões mais rijas, pelo que adornará menos. Assim, sentes mais a aceleração lateral, em vez de esta se dissipar pela inclinação do carro.

                    Quanto à questão do peso, faz sentido e é provável k também contribua.
                    Chewbacca, penso que se adorna menos, a aceleração normal é menor. E basta ver um exemplo prático: à mesma velocidade, sentes mais "pressão lateral" num carro que no limite não adorna absolutamente nada, ou num que no limite adorna enormemente?

                    Comentário


                      #11
                      O Clio é o rei das curvas ... nao há carro do segmeno igual a curvar e talves muitos do segmento seguinte nao o acompanhem.

                      De serviço andei 1 ano num DCI 80 CV agora espetaram-me uma Almera e afirmo que o clio curva melhor e mais rapido que a almera com a desvantagem do comercial ter uns bancos terriveis e sem apoio lombar .

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                        O Clio é o rei das curvas ... nao há carro do segmeno igual a curvar e talves muitos do segmento seguinte nao o acompanhem.

                        De serviço andei 1 ano num DCI 80 CV agora espetaram-me uma Almera e afirmo que o clio curva melhor e mais rapido que a almera com a desvantagem do comercial ter uns bancos terriveis e sem apoio lombar .
                        O Fiesta é o rei das curvas no segmento...O Clio é bom, mas o Fiesta é o melhor

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Vortice

                          citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                          citação:Originalmente colocada por Vortice

                          Eu diria que se assim for realmente, se pode dever à taragem das suspensões (o Mazda pode adornar mais em curva), e ao peso do carro (quanto maior a massa em questão, maior é a inércia em curva).
                          Penso k é ao contrário. O mazda deve ter umas suspensões mais rijas, pelo que adornará menos. Assim, sentes mais a aceleração lateral, em vez de esta se dissipar pela inclinação do carro.

                          Quanto à questão do peso, faz sentido e é provável k também contribua.
                          Chewbacca, penso que se adorna menos, a aceleração normal é menor. E basta ver um exemplo prático: à mesma velocidade, sentes mais "pressão lateral" num carro que no limite não adorna absolutamente nada, ou num que no limite adorna enormemente?
                          No que <s>adorna enormemente</s>(EDIT) não adorna ! É exactamente por isso k os citroen são supostamente tão confortáveis! Apesar de terem bom comportamento, adornam, logo não se sente tanto a aceleração que, no fundo, é desconfortável.

                          Pensa assim, se passares num buraco, como é k sentes mais? Num carro duro ou num mole?
                          Há que distinguir a sensação de aceleração lateral, que é como se fosses empurrado contra o banco, daquela devida à inclinação do carro, que é devida à gravidade.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                            Penso k é ao contrário. O mazda deve ter umas suspensões mais rijas, pelo que adornará menos. Assim, sentes mais a aceleração lateral, em vez de esta se dissipar pela inclinação do carro.

                            Quanto à questão do peso, faz sentido e é provável k também contribua.
                            citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                            citação:Originalmente colocada por Vortice
                            Chewbacca, penso que se adorna menos, a aceleração normal é menor. E basta ver um exemplo prático: à mesma velocidade, sentes mais "pressão lateral" num carro que no limite não adorna absolutamente nada, ou num que no limite adorna enormemente?
                            No que adorna enormemente! É exactamente por isso k os citroen são supostamente tão confortáveis! Apesar de terem bom comportamento, adornam, logo não se sente tanto a aceleração que, no fundo, é desconfortável.
                            Não estás a entrar em contradição? Primeiro respondes que sentes mais pressão lateral no que adorna enormemente, e depois dás o exemplo dos Citroen que adornam bastane e dizes não se sentir tanto a aceleração normal?
                            citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                            Pensa assim, se passares num buraco, como é k sentes mais? Num carro duro ou num mole?
                            Há que distinguir a sensação de aceleração lateral, que é como se fosses empurrado contra o banco, daquela devida à inclinação do carro, que é devida à gravidade.
                            Acho que o exemplo do buraco neste caso não tem muito a ver, porque isso de sentires mais o buraco com uma suspensão dura tem a ver com a desaceleração mais brusca da suspensão, exactamente por ser mais rija, mas aí não entra nenhuma componente normal da aceleração.

                            E essa distinção que fazes da aceleração lateral não ter a ver com a gravidade, quanto a mim também está errada. Se tiveste física, concerteza estudaste o pêndulo gravítico, e verás que uma das componentes da aceleração normal nesse caso, se deve precisamente à aceleração gravítica.

                            Comentário


                              #15
                              Epá, peço desculpa, não sei o que é que aconteceu às letras no meu post anterior...[|)]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Vortice

                                citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                                Penso k é ao contrário. O mazda deve ter umas suspensões mais rijas, pelo que adornará menos. Assim, sentes mais a aceleração lateral, em vez de esta se dissipar pela inclinação do carro.

                                Quanto à questão do peso, faz sentido e é provável k também contribua.
                                Chewbacca, penso que se adorna menos, a aceleração normal é menor. E basta ver um exemplo prático: à mesma velocidade, sentes mais "pressão lateral" num carro que no limite não adorna absolutamente nada, ou num que no limite adorna enormemente?


                                citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                                No que adorna enormemente! É exactamente por isso k os citroen são supostamente tão confortáveis! Apesar de terem bom comportamento, adornam, logo não se sente tanto a aceleração que, no fundo, é desconfortável.
                                Não estás a entrar em contradição? Primeiro respondes que sentes mais pressão lateral no que adorna enormemente, e depois dás o exemplo dos Citroen que adornam bastane e dizes não se sentir tanto a aceleração normal?

                                citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                                Pensa assim, se passares num buraco, como é k sentes mais? Num carro duro ou num mole?
                                Há que distinguir a sensação de aceleração lateral, que é como se fosses empurrado contra o banco, daquela devida à inclinação do carro, que é devida à gravidade.
                                Acho que o exemplo do buraco neste caso não tem muito a ver, porque isso de sentires mais o buraco com uma suspensão dura tem a ver com a desaceleração mais brusca da suspensão, exactamente por ser mais rija, mas aí não entra nenhuma componente normal da aceleração.

                                E essa distinção que fazes da aceleração lateral não ter a ver com a gravidade, quanto a mim também está errada. Se tiveste física, concerteza estudaste o pêndulo gravítico, e verás que uma das componentes da aceleração normal nesse caso, se deve precisamente à aceleração gravítica.
                                UPS, enganei-me!!! Era mesmo pra dizer no outro, k não adorna...
                                Não tive grande física, n sei explicar mt bem, mas acho k se percebe... tou a tentar distinguir aquela força de o carro tar direito e tu seres empurrado daquela em que o carro inclina e tu "cais" pra esse lado.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Chewbacca
                                  UPS, enganei-me!!! Era mesmo pra dizer no outro, k não adorna...
                                  Não tive grande física, n sei explicar mt bem, mas acho k se percebe... tou a tentar distinguir aquela força de o carro tar direito e tu seres empurrado daquela em que o carro inclina e tu "cais" pra esse lado.
                                  Ok. Mas então concordamos que no caso de não haver adornamento da carroçaria, temos aceleração normal.

                                  Mas no caso de haver adornamento da carroçaria, acredita que tens, a mesma aceleração normal do primeiro exemplo, mais um valor extra provocado pela inclinação provocada no carro.

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