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    Compra de carro até 7.5k

    Olá a todos!

    Iniciei aqui o tópico porque estou a fazer 700-800km por semana e necessito obrigatoriamente de trocar de carro. Neste momento ando com um carro a gasolina, a beber nos 9-10L/100km e a situação está insustentável.

    Segue o questionário da praxe preenchido.

    1. Que tipo de carros gostas?

    Não posso comprar o carro que gosto portanto esta pergunta pouco interessa. Gosto de cabrios e jipes mas não fazem qualquer sentido para a situação atual.

    1. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc) Segmento C

    1. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Algo na gama de um toyota corolla, auris, fiestas, civics formato não azeiteiro, astras. No fundo, algo que seja meter diesel e está a rolar. Não sou esquisito com marcas, só não gosto de avarias e portanto tendo a colocar os franceses de parte.

    1. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? 5 portas é o que quero no carro, mas a resposta é não
    2. Precisarás de levar carga com frequência?
    3. Não e eu não sou pesado.
    4. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    A contar com os 800km por semana a 48 semanas ano, dará uns 35-40k km

    1. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    90% AE 10% EN
    1. Os consumos terão grande importância?

    Total importância, só não considero um elétrico porque o budget não permite precisava de uma autonomia >400km, pretendo algo o mais económico possível, preferencialmente nos 5-6L

    1. A potência do motor terá grande importância?

    Que aguente velocidades cruzeiro na AE de 130-140km/h, portanto direi algo aí nos 110-130CV para não ser demasiado bebedolas?!

    1. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    2. Sim, mas tenho acesso a outros carros para isso.

    1. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    2. Sim, 7-7.5K

    1. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    pÓS 2010, mas sempre o mais recente possível desde que abaixo dos 80-100k km


    Aparte disto, quero um carro ali nos 80-100mil Km max, que não precise de estar imaculado exteriormente porque também não quero ter de ter cuidado com o chaço, e que dê o mínimo de problemas possível. Nasci numa familia onde os carros foram maioritariamente japoneses, pelo que foi raro o momento em que tiveram de ir para a oficina, salvo para trocar o óleo.

    Outro requisito é que consiga ligar lá o tlm por bluetooth e aquilo dê som tanto para chamadas e para musicas. É-me indiferente se é automático ou com mudanças, desde que o facto de ser automático não seja mais caro no futuro, tipo as caixas de alguns civics pseudo plugins.

    Venham daí as vossas sugestões!

    #2
    Poucos km, potente, seguro e fiável e com garantia. Apesar de ultrapassar um pouco o orçamento, é bem capaz de valer a pena: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#88f5e41dc7.

    Bom estradista, seguro e bem equipado: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#086f7ddc3d

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#765f8c2ec5

    Também com garantia: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d0c3b48d68

    Comentário


      #3
      vai ser difícil com os teus parâmetros de máximo de 100 mil. se andares 2 anos nessa vida, serão 60, 70, 80 mil na estrada. é muito kms, é verdade, mas apanhares um carro só com esses kms, se calhar de um particular da região de lisboa ou assim, que usasse transportes públicos para ir trabalhar. se for de stand e com poucos kms, convém verificares bem os kms num centro de inspeções.

      aconselho um bom motor, como tu queres, dai excluiria os 1.6tdi. os 2.0tdi serão onerosos em IUC, mas porventura se calhar no momento da verdade aguentarão bem esses kms todos. ou então ires para o tal intermédio, nem motor fraco nem motor potente, ali pelos 1.5 com cv ou 1.6 dci se conseguires algum. potencialmente o multimarcas 1.6 criado pela psa/ford, 1.6 jtd (embora atualmente se ande a discutir a fiabilidade desse motor aqui no fórum), um d4d, apesar de ser um 1.4 ou até um motor honda, mas penso que esses 1.6 não serão os mais poupados. talvez um kia/hyundai, mas aí não sei grande coisa sobre esse motor. isto tudo descartano os tais 1.6hdi porque não queres franceses (citroen e peugeot), mas olha que ford, mazda, volvo, mini, é tudo com esse motor e mais marcas há com esse motor e que agora não me lembro.

      edit: não sei de que zona és, mas começa a pesquisar o quanto antes. se quiseres, podemos dar indicações relativamente à tua localização.
      Editado pela última vez por caditonuno; 02 March 2021, 21:26.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        vai ser difícil com os teus parâmetros de máximo de 100 mil. se andares 2 anos nessa vida, serão 60, 70, 80 mil na estrada. é muito kms, é verdade, mas apanhares um carro só com esses kms, se calhar de um particular da região de lisboa ou assim, que usasse transportes públicos para ir trabalhar. se for de stand e com poucos kms, convém verificares bem os kms num centro de inspeções.

        aconselho um bom motor, como tu queres, dai excluiria os 1.6tdi. os 2.0tdi serão onerosos em IUC, mas porventura se calhar no momento da verdade aguentarão bem esses kms todos. ou então ires para o tal intermédio, nem motor fraco nem motor potente, ali pelos 1.5 com cv ou 1.6 dci se conseguires algum. potencialmente o multimarcas 1.6 criado pela psa/ford, 1.6 jtd (embora atualmente se ande a discutir a fiabilidade desse motor aqui no fórum), um d4d, apesar de ser um 1.4 ou até um motor honda, mas penso que esses 1.6 não serão os mais poupados. talvez um kia/hyundai, mas aí não sei grande coisa sobre esse motor. isto tudo descartano os tais 1.6hdi porque não queres franceses (citroen e peugeot), mas olha que ford, mazda, volvo, mini, é tudo com esse motor e mais marcas há com esse motor e que agora não me lembro.

        edit: não sei de que zona és, mas começa a pesquisar o quanto antes. se quiseres, podemos dar indicações relativamente à tua localização.
        Acho que sou da tua zona, portanto não me parece ter a melhor localização para comprar carros antigos com poucos km que os minhotos são fdds

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Poucos km, potente, seguro e fiável e com garantia. Apesar de ultrapassar um pouco o orçamento, é bem capaz de valer a pena: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#88f5e41dc7.

          Bom estradista, seguro e bem equipado: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#086f7ddc3d

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#765f8c2ec5

          Também com garantia: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d0c3b48d68
          Não desgostei nem do primeiro nem do segundo, mas não carros para fazer mais do que os tais 6L de máxima com a primeira motorização?

          Não há problemas com chevys por cá? Vêem-se pouco, há alguma razão?


          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d25e0f692a

          E este? Tinha de lhe limpar o azeite que deverá ter, mas por 1600€ ia!

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d25e0f692a

          Porque é que isto tá tão barato? Por ser automático?
          Editado pela última vez por Tictac; 02 March 2021, 21:42.

          Comentário


            #6
            Vais fazer para cima de 36 000 km por ano e queres comprar um carro de 7500€? Se comprares um carro a diesel possivelmente será com cerca de 120k e com alguns anos em cima. O que quer dizer que daqui a cerca de 3 anos começarás a ter chatices...

            Comentário


              #7
              Sem ler mas vendo que colocas franceses de parte do posso recomendar o 1.5 dci.
              Melhor produto para o que pretendes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                Sem ler mas vendo que colocas franceses de parte do posso recomendar o 1.5 dci.
                Melhor produto para o que pretendes.
                Isso não é 90CV e francês?

                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                Vais fazer para cima de 36 000 km por ano e queres comprar um carro de 7500€? Se comprares um carro a diesel possivelmente será com cerca de 120k e com alguns anos em cima. O que quer dizer que daqui a cerca de 3 anos começarás a ter chatices...
                Daqui a 3 anos espero já não ter esta vida, ou a ter, que a empresa me pague o suficiente para considerar um renting.

                Eu posso comprar um carro bem melhor, simplesmente sou muito avesso ao conceito de desvalorização na compra de um bem, portanto custa-me estar a pagar demais por algo que vai ser para desgastar e usar valentemente. É o tipo de assunto onde a qualidade superior, pelo que eu posso pagar, (uns 60k se fosse necessário), não me dá o conforto de guardar esse € do meu lado.


                E importar uma coisa destas? https://www.autoscout24.de/angebote/...list_page_link

                É algo para me ficar a que valor? São carros que costumam dar problemas de motorização?
                Editado pela última vez por Tictac; 02 March 2021, 23:15.

                Comentário


                  #9
                  já tem 7 anos, mas o imposto era barato. se conseguisses um 2.0 de 120cv seria melhorzito, penso eu.

                  quanto ao astra, está há algumas semanas à venda. pode ser barato pela caixa automática, mais difícil de vender neste segmento, pode ser por causa de precisar de dinheiro, pode ter algum problema escondido. não sabemos, só indo ver.

                  aqui na zona de braga é lixado para comprar carro, estão quase todos mais caros que no centro, só se formos para a zona do porto onde por vezes aparecem alguns bons negócios, mas é mais uma questão de oportunidade de algum negócio que apareça.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                    Sem ler mas vendo que colocas franceses de parte do posso recomendar o 1.5 dci.
                    Melhor produto para o que pretendes.
                    Vinha dizer precisamente isso.
                    Um Megane 1.5dci 110cv "carne para canhão" caía ali muito bem no que pretende, e eventualmente bem mais recente que 2010.
                    Esquecia era os 100 mil km's com 10 anos. Existem alguns mas também se fazem pagar mais caro.

                    Se a ideia é algo racional, convém limpar os preconceitos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                      Não desgostei nem do primeiro nem do segundo, mas não carros para fazer mais do que os tais 6L de máxima com a primeira motorização?

                      Não há problemas com chevys por cá? Vêem-se pouco, há alguma razão?


                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d25e0f692a

                      E este? Tinha de lhe limpar o azeite que deverá ter, mas por 1600€ ia!

                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d25e0f692a

                      Porque é que isto tá tão barato? Por ser automático?



                      Vês poucos Chevrolet... pouco também não venderam assim tanto quanto isso (mas chegaram a vender ainda assim)... mas também, porque a marca deixou de operar na Europa.



                      Fora outras questões... o Astra o outro similar tem um IUC "alto" por comparação aos habituais 1.5/1.6.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                        Isso não é 90CV e francês?



                        Daqui a 3 anos espero já não ter esta vida, ou a ter, que a empresa me pague o suficiente para considerar um renting.

                        Eu posso comprar um carro bem melhor, simplesmente sou muito avesso ao conceito de desvalorização na compra de um bem, portanto custa-me estar a pagar demais por algo que vai ser para desgastar e usar valentemente. É o tipo de assunto onde a qualidade superior, pelo que eu posso pagar, (uns 60k se fosse necessário), não me dá o conforto de guardar esse € do meu lado.


                        E importar uma coisa destas? https://www.autoscout24.de/angebote/...list_page_link

                        É algo para me ficar a que valor? São carros que costumam dar problemas de motorização?



                        O 1.5 DCI tem vários níveis de potência... em que inclusive esse Mercedes Classe A que colocaste acima, tem o tal 1.5 DCI.


                        Quanto a esse Volvo... o mesmo ainda tem o motor que era fornecido pela FORD... o 1.6 TDCI.

                        Comentário


                          #13
                          Exatamente, esse Volvo tem motor igual ao usado nos Ford / Citroen / Peugeot. E tem gancho de reboque, não sabes o que andou a rebocar, esse eu nem olhava 2x. Um Volvo desses, tal como o caditonuno disse, é melhor com o 2.0 120cv mas atenção que a manutenção não tem fama de ser barata, sobretudo se fores andar nesse ritmo e fizeres 1 ou + mudanças de óleo por ano.

                          Em relação ao elétrico, tens onde carregar todos os dias? Os Leaf já estão a uns preços dentro do range: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#867b8ce919

                          Comentário


                            #14
                            Mera curiosidade... mas esse LEAF não tem ainda associado aluguer de baterias?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                              Exatamente, esse Volvo tem motor igual ao usado nos Ford / Citroen / Peugeot. E tem gancho de reboque, não sabes o que andou a rebocar, esse eu nem olhava 2x. Um Volvo desses, tal como o caditonuno disse, é melhor com o 2.0 120cv mas atenção que a manutenção não tem fama de ser barata, sobretudo se fores andar nesse ritmo e fizeres 1 ou + mudanças de óleo por ano.

                              Em relação ao elétrico, tens onde carregar todos os dias? Os Leaf já estão a uns preços dentro do range: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#867b8ce919
                              Para 40 mil km's ano, quantas vezes é preciso carregar esse Leaf com quase 10 anos e já meio "morto"?

                              Não creio que encaixe bem na utilização que o user pretende....

                              Fosse um recente com mais autonomia, ok, agora esse não me parece que sirva para mais que umas deslocações diárias curtas.

                              Comentário


                                #16
                                Não dará para 100km dia +/-?...daí o ter questionado se havia a possibilidade de carregamento diário em casa, ficaria a carregar durante a noite, por ex.

                                Apenas o incluí porque no inicio estava isto:
                                "Os consumos terão grande importância? Total importância, só não considero um elétrico porque o budget não permite precisava de uma autonomia >400km"

                                Outra opção interessante se der para deduzir IVA: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#41be679826
                                Editado pela última vez por mpereira; 03 March 2021, 10:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                  Não dará para 100km dia +/-?...daí o ter questionado se havia a possibilidade de carregamento diário em casa, ficaria a carregar durante a noite, por ex.

                                  Apenas o incluí porque no inicio estava isto:
                                  "Os consumos terão grande importância? Total importância, só não considero um elétrico porque o budget não permite precisava de uma autonomia >400km"

                                  Outra opção interessante se der para deduzir IVA: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#41be679826
                                  Preciso de autonomia superior a 300km porque há dias que posso fazer isso ou mais. Os leafs estão fora de questão.

                                  Relativamente a um Megane pós 2010 com 110cv. Não são horrorosos, se não derem muita chatice de motor, é uma opção a considerar!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                    Preciso de autonomia superior a 300km porque há dias que posso fazer isso ou mais. Os leafs estão fora de questão.
                                    Ah bom, isso não adivinhávamos do post inicial

                                    Este Fluence tem o mesmo motor e parece estar muito bem conservado: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7e81b5efd3

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como gostas de jipes, esticas o orçamento (um paitrocínio por exemplo), e compras um SUV. É mais próximo de jipe e mais económico para estrada.

                                      Como daqui a uns tempos falar em poder alterar a coisa, compras algo alemão, que já desvalorizou o que tinha a desvalorizar, e daqui a uns tempos voltas a vender pelo mesmo valor.

                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7e6921901c

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                        Preciso de autonomia superior a 300km porque há dias que posso fazer isso ou mais. Os leafs estão fora de questão.

                                        Relativamente a um Megane pós 2010 com 110cv. Não são horrorosos, se não derem muita chatice de motor, é uma opção a considerar!
                                        Um amigo em 2017, depois de tantas crises existenciais , acabou por importar de França um Mégane com 2 anos e 85 mil km, 110cv e equipamento qb, e salvo erro o preço lá não chegou aos 10 mil, ao qual se somaram os impostos.
                                        Volvidos 3 anos o carro tem-se revelado fiável.

                                        Tratou ele de tudo e nem tinha experiência no assunto, e poupou muito dinheiro face aos semelhantes no mercado de usados, que tinham sempre mais 1 ano ou 2, mais km's e mais caros.

                                        Ora, tendo em conta que o mercado está inundado destes carros, és capaz de conseguir um com 4 ou 5 anos ainda em bom estado.
                                        Por isso digo que para bater quilómetros não há muito melhor para essa faixa de preços e economia.

                                        Claro que podes incluir na lista muitos outros: Otávia, Leon, Focus, 308, Astra, Tipo,...ou então mesmo segmentos B.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Como gostas de jipes, esticas o orçamento (um paitrocínio por exemplo), e compras um SUV. É mais próximo de jipe e mais económico para estrada.

                                          Como daqui a uns tempos falar em poder alterar a coisa, compras algo alemão, que já desvalorizou o que tinha a desvalorizar, e daqui a uns tempos voltas a vender pelo mesmo valor.

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7e6921901c
                                          De gostar de jipes a gostar de SUV'S por serem parecidos vai uma longa distância.
                                          Diria até que é mais fácil quem gosta de "Patrol", "LC", "Defender"...odiar esses SUVs mais pequenos

                                          Em todo o caso, esse Q3 está a demasiado bom preço, não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            não sei o que se passa com esse Q3, mas novo são 45 ou 50 mil euros, mais caro que um Evoque ou XC40, por exemplo. por falar em volvos, o tal de importação tem também umas jantes aftermarket, esqueci-me de referir isso ontem. quanto à manutenção volvo, não será a mais barata, o motor antigo, mais um Ford/PSA, é muito fiável e aguenta 300 ou 400 mil sem grandes problemas. estes recentes, mas que já têm praticamente 10 anos em cima, são também fiáveis, com mais binário e cavalagem.

                                            mas ainda assim, se calhar o 1.5dci com 110cv, não sendo um foguete, permitir-te-á atingir os 150 quase na boa e deverá dar pouquíssimas chatices.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Como gostas de jipes, esticas o orçamento (um paitrocínio por exemplo), e compras um SUV. É mais próximo de jipe e mais económico para estrada.

                                              Como daqui a uns tempos falar em poder alterar a coisa, compras algo alemão, que já desvalorizou o que tinha a desvalorizar, e daqui a uns tempos voltas a vender pelo mesmo valor.

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#7e6921901c
                                              Gosto de jipes ou roadsters. Não gosto de pseudo jipes como isso dos suvs. Eu sei estacionar e também consigo subir passeios com carros baixos.

                                              Um SUV para a utilização pretendida não me parece se todo o ideal. Deixemos isso para a mulher

                                              O patrocínio já tenho quando precisar de um jipe, está lá e uso, mas para mim, não é carro.
                                              Editado pela última vez por Tictac; 03 March 2021, 14:10.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                não sei o que se passa com esse Q3, mas novo são 45 ou 50 mil euros, mais caro que um Evoque ou XC40, por exemplo. por falar em volvos, o tal de importação tem também umas jantes aftermarket, esqueci-me de referir isso ontem. quanto à manutenção volvo, não será a mais barata, o motor antigo, mais um Ford/PSA, é muito fiável e aguenta 300 ou 400 mil sem grandes problemas. estes recentes, mas que já têm praticamente 10 anos em cima, são também fiáveis, com mais binário e cavalagem.

                                                mas ainda assim, se calhar o 1.5dci com 110cv, não sendo um foguete, permitir-te-á atingir os 150 quase na boa e deverá dar pouquíssimas chatices.
                                                Sim, 110Cv já safam bem, não preciso de um carro rápido, apenas um que não suba a 80km em AE quando faço Braga Guimarães ou vice versa.

                                                A questão é que os meganes também não estão a preços muitíssimo bons.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Um amigo em 2017, depois de tantas crises existenciais , acabou por importar de França um Mégane com 2 anos e 85 mil km, 110cv e equipamento qb, e salvo erro o preço lá não chegou aos 10 mil, ao qual se somaram os impostos.
                                                  Volvidos 3 anos o carro tem-se revelado fiável.

                                                  Tratou ele de tudo e nem tinha experiência no assunto, e poupou muito dinheiro face aos semelhantes no mercado de usados, que tinham sempre mais 1 ano ou 2, mais km's e mais caros.

                                                  Ora, tendo em conta que o mercado está inundado destes carros, és capaz de conseguir um com 4 ou 5 anos ainda em bom estado.
                                                  Por isso digo que para bater quilómetros não há muito melhor para essa faixa de preços e economia.

                                                  Claro que podes incluir na lista muitos outros: Otávia, Leon, Focus, 308, Astra, Tipo,...ou então mesmo segmentos B.
                                                  Posso incluir na lista todos esses que dizes, só quero que ande qb e não me dê chatices, daí ter colocado os franceses de tarde inicialmente, que tenho como carros tendencialmente problemáticos.

                                                  Segmentos B também posso considerar tipo Fiesta ou corsa, mas mesmo assim, para o que pretendo, que é não levar uma bojarda com a desvalorização e meter gasoil e andar sem chatices, não vejo nada fantástico.

                                                  O ideal é que fosse até 2015, sendo que o único requisito tecnológico que eu tenho é música MP3 e vidros de abrir. Não quero cá câmeras, sensores de faixa e essas pentelhices todas.

                                                  O processo para importação da França é igual ao processo de importação para Portugal?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Podendo subir a parada, como dizes que podes, eu faria. Algo em torno dos 11/12 k € como isto...

                                                    Opel Astra ST 1.6 CDTi Excite S/S – 2016 € 11.700 | CarNext.com

                                                    2 anos de garantia dão um descanso adicional.

                                                    Faço uns km anuais ligeiramente acima dos que referes, e aumentando o orçamento conseguirás um carro menos rodado, mais recente e com menos probabilidade de imobilizações por avaria.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      se esticares o orçamento arranjas máquinas que aguentam km c fartura com motores fiaveis e agradaveis qb...

                                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#51a8abb1b7
                                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#87e07a04d1

                                                      a GPL..
                                                      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#bf2d167c58

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        De gostar de jipes a gostar de SUV'S por serem parecidos vai uma longa distância.
                                                        Diria até que é mais fácil quem gosta de "Patrol", "LC", "Defender"...odiar esses SUVs mais pequenos

                                                        Em todo o caso, esse Q3 está a demasiado bom preço, não?
                                                        Diria que para um hatch ou mesmo wagon, a distância ainda é maior, não?

                                                        O preço deve ser por ser importado...digo eu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                          Gosto de jipes ou roadsters. Não gosto de pseudo jipes como isso dos suvs. Eu sei estacionar e também consigo subir passeios com carros baixos.

                                                          Um SUV para a utilização pretendida não me parece se todo o ideal. Deixemos isso para a mulher

                                                          O patrocínio já tenho quando precisar de um jipe, está lá e uso, mas para mim, não é carro.
                                                          Escolhe então uma carrinha de "pai de família"...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Posso incluir na lista todos esses que dizes, só quero que ande qb e não me dê chatices, daí ter colocado os franceses de tarde inicialmente, que tenho como carros tendencialmente problemáticos.

                                                            Segmentos B também posso considerar tipo Fiesta ou corsa, mas mesmo assim, para o que pretendo, que é não levar uma bojarda com a desvalorização e meter gasoil e andar sem chatices, não vejo nada fantástico.

                                                            O ideal é que fosse até 2015, sendo que o único requisito tecnológico que eu tenho é música MP3 e vidros de abrir. Não quero cá câmeras, sensores de faixa e essas pentelhices todas.

                                                            O processo para importação da França é igual ao processo de importação para Portugal?



                                                            Os documentos para uma viatura importada e sua legalização, serão sempre os mesmos... quer seja a sua proveniência da França ou da Alemanha... os dos Países Baixos... etc.

                                                            Comentário

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