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Mini Cooper D cabrio 2013

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    Mini Cooper D cabrio 2013

    Caros foristas!

    Preciso (mesmo) comprar um carro para deslocações diárias curtas, como compras e uber-kids.
    Como qualquer coisa de 4 lugares serve, pensei em comprar algo que me desse algum gozo: um Mini Cabrio.
    Para o use que vou dar, não vale a pena comprar novo. Devo fazer uns 5~10kkm por ano.
    Surgiu um Cooper D cabrio de 2013 em excelente estado e com poucos kms.

    Alguém que realmente conheça o carro? Dicas do que ver e cuidados a ter?

    #2
    Com esses kms anuais fazes mesmo questão de diesel?

    E porque não um cooper S de 184cvs? https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1286613a05

    Não sei o preço do que estás a ver, mas tendo em conta que para "voltas" e um pouco de divertimento, não teria dúvida em ir para um S.

    Comentário


      #3
      divertimento? só se for o gozo de andar com a capota para baixo, mais nada. nesse caso, gasolina sempre, se realmente são meia dúzia de milhar de kms. um cooper S é engraçado e já nem falo do JCW, mesmo o antigo de 211cv, que esse é mesmo viciante (que foram os dois que andei a gasolina, fora o 1.6 a gasóleo).

      Comentário


        #4
        Diesel para voltas curtas?

        Sou suspeito, mas sugiro um 500c normal ou Abarth, consoante a carteira permita.

        Comentário


          #5
          Mais contexto:

          Estou na Madeira e bastante limitado em termos de mercado.
          Quero mesmo o Cabrio, o clima de primavera constante daqui pede a capota sempre aberta. Há pouquíssimos à venda e dentro do budget apareceu esse cooper D, com equipamento maximo (high gate?) e em excelente estado. Já fiz um TD e o carro anda muito bem, apesar de não ser tão bom como a gasolina. Tem cerca de 80 mil km e está impecável.

          Não apetece mesmo nada ir ao continente comprar um carro e trazer para cá, com bonus de ter de ficar em isolamento por 5~7 dias quando voltar.

          Comentário


            #6
            Mazzeo, mais do que o ser mais ou menos divertido pelo facto de ser a gasolina ou a diesel, para aquilo que vais usar o carro na minha opinião o pior de ser a diesel será o FAP, esses motores de origem Peugeot não gostam lá muito de trajectos curtos e baixas velocidades...

            Um cabrio na ilha da Madeira parece-me uma excelente opção, vais andar 90% do tempo sem capota.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
              Mazzeo, mais do que o ser mais ou menos divertido pelo facto de ser a gasolina ou a diesel, para aquilo que vais usar o carro na minha opinião o pior de ser a diesel será o FAP, esses motores de origem Peugeot não gostam lá muito de trajectos curtos e baixas velocidades...

              Um cabrio na ilha da Madeira parece-me uma excelente opção, vais andar 90% do tempo sem capota.
              O motor daquele 'já' é BMW, n47, 1.6.


              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
              Mais contexto:

              Estou na Madeira e bastante limitado em termos de mercado.
              Quero mesmo o Cabrio, o clima de primavera constante daqui pede a capota sempre aberta. Há pouquíssimos à venda e dentro do budget apareceu esse cooper D, com equipamento maximo (high gate?) e em excelente estado. Já fiz um TD e o carro anda muito bem, apesar de não ser tão bom como a gasolina. Tem cerca de 80 mil km e está impecável.

              Não apetece mesmo nada ir ao continente comprar um carro e trazer para cá, com bonus de ter de ficar em isolamento por 5~7 dias quando voltar.
              No caso de se optar pelo carro, é sempre aconselhável perceber se há algum ruido da corrente ao ligar a frio e ao desligar o motor. Não te apercebeste de nada anormal?

              De resto, se gostas, está em bom estado e dentro daquilo que pretendes gastar, acho que deves avançar. Ainda que não seja um cooper S, continua a ser um carro bastante divertido (e poupadinho).

              Comentário


                #8
                Sim, o proprietário mencionou que o motor era BMW.
                Liguei o carro a frio com o capot aberto e tudo super suave. O carro foi importado com 3 anos e ~60mil km e andou muito pouco, pertencia a um senhor ja com alguma idade que tinha vários carros, veio a falecer e o filho, que tambem tem uns quantos, está a vender alguns. O carro tem estado parado numa garagem, mas parece estar tudo a 100%, excepto os pneus que estão velhos.
                Fiz umas voltinhas em cidade e via rápida e gostei da condução.

                Sobre a FAP e percursos curtos, aqui tens de dar bem no acelerador por causa das subidas, mais umas muitas voltas ao fim de semana devem chegar para queimar o carvão. As embraiagens cá duram cerca de 50mil km.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                  Sim, o proprietário mencionou que o motor era BMW.
                  Liguei o carro a frio com o capot aberto e tudo super suave. O carro foi importado com 3 anos e ~60mil km e andou muito pouco, pertencia a um senhor ja com alguma idade que tinha vários carros, veio a falecer e o filho, que tambem tem uns quantos, está a vender alguns. O carro tem estado parado numa garagem, mas parece estar tudo a 100%, excepto os pneus que estão velhos.
                  Fiz umas voltinhas em cidade e via rápida e gostei da condução.

                  Não me parece que isso de carregar o acelerador nas subidas seja o suficiente para o FAP não dar problemas, mas se estás confortável com isso é avançar com a compra.

                  Sobre a FAP e percursos curtos, aqui tens de dar bem no acelerador por causa das subidas, mais umas muitas voltas ao fim de semana devem chegar para queimar o carvão. As embraiagens cá duram cerca de 50mil km.
                  O carro é castanho chocolate com aplicações a azul na pele dos bancos? Acho que todos os Highgate eram assim, são bonitos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                    O carro é castanho chocolate com aplicações a azul na pele dos bancos? Acho que todos os Highgate eram assim, são bonitos.
                    Exactamente, estofos e lona em castanho. A cor é branco pérola/metalizado
                    Peca por não ter sistema multimédia, o Bluetooth é apenas para chamadas (há ainda forma de alterar?).

                    Sobre o motor, estive a ler e suponho que a primeira coisa a fazer é recisao da corrente, certo?
                    Há algum upgrade/reprogramação interessante? Esse motor vinha de origem nos série 3 com mais 30CV...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post

                      Sobre o motor, estive a ler e suponho que a primeira coisa a fazer é recisao da corrente, certo?
                      Há algum upgrade/reprogramação interessante? Esse motor vinha de origem nos série 3 com mais 30CV...
                      Com 80 mil km e sem barulho, penso que será cedo para haver preocupações.

                      O 1.6d n47 só foi utilizado no mini, os serie 3 eram todos 2.0... De qualquer forma, há sempre a possibilidade de reprogramares e ganhares 20-25% de potência sem grande problema. Quem não vai gostar muito será a embraiagem, especialmente tendo em conta os factores que mencionaste em relação à condução na Madeira.

                      Comentário


                        #12
                        eu experimentei esse mesmo motor por volta de 2008, penso que nesse mesmo ano, em outubro e para um 1.6, até gostei do motor. mas já se sabe que o problema não deixa de corrente não deixa de estar lá.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          eu experimentei esse mesmo motor por volta de 2008, penso que nesse mesmo ano, em outubro e para um 1.6, até gostei do motor. mas já se sabe que o problema não deixa de corrente não deixa de estar lá.
                          Mas isso não tem solução? Tambem afecta esse metor 1.6?
                          Não me importo de mudar a corrente...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            eu experimentei esse mesmo motor por volta de 2008, penso que nesse mesmo ano, em outubro e para um 1.6, até gostei do motor. mas já se sabe que o problema não deixa de corrente não deixa de estar lá.
                            Este motor apenas começou a equipar os MINI a partir de 10.2010.

                            Comentário


                              #15
                              Caros, conclusão da história:
                              Levei o carro à Mini para um checkup completo (fazem-no por 60€), veio com a lista de problemas:
                              2 pneus novos (pensava que seriam os 4)
                              Atestar o nível do óleo (long life, tem menos de 1 ano e umas centanas de kms)
                              1 lampada H4
                              Calços dos travões

                              De resto, tudo impecável!

                              Comprei o carro! Já lhe fiz uns miminhos (condicionador de plásticos, impermeabilizante da capota de lona e hidratante de cabedal, comprado na Mini). Levei ao meu mecânico e afinal o óleo estava no máximo e os calços pouco abaixo do meio... acabou por ser só a lâmpada (os pneus tiveram de ser encomendados). Dei umas boas voltas e o carro conduz-se ainda melhor, esteve muito tempo parado e precisava de calor

                              Estou completamente deliciado com o carro!

                              Comentário


                                #16
                                Cuidado com o óleo no máximo, se fizer percursos curtos pode injetar gasóleo para forçar a regeneração do FAP.

                                Como deves calcular, óleo misturado com gasóleo não augura grande saúde, troca o óleo e faz revisões de 15 em 15 ou ao ano, não vás pelo sistema LL.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                  Mas isso não tem solução? Tambem afecta esse metor 1.6?
                                  Não me importo de mudar a corrente...
                                  tinha ideia de o ter experimentado em 2008, afinal só acertei no mês.


                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                  Caros, conclusão da história:
                                  Levei o carro à Mini para um checkup completo (fazem-no por 60€), veio com a lista de problemas:
                                  2 pneus novos (pensava que seriam os 4)
                                  Atestar o nível do óleo (long life, tem menos de 1 ano e umas centanas de kms)
                                  1 lampada H4
                                  Calços dos travões

                                  De resto, tudo impecável!
                                  parece que estava tudo bem. cuidado só com o óleo.
                                  abraço e bons kms.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado pelas dicas!
                                    O curso da vareta de óleo é bem curtinho, pouco mais de 1cm entre mínimo e máximo. Está na parte mais alta, mas bem dentro dos limites. O óleo está viscoso e translúcido (e limpinho), mas vou mudar só para ter controlo.
                                    Já tinha lido sobre isso, que as mudanças de óleo devem ser mais frequentes do que o que diz o fabricante, principalmente pelo tema da corrente.

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