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Aquisição carro citadino DIESEL

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    Aquisição carro citadino DIESEL

    Que tipo de carros gostas?
    Pequenos.
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração:
    A - Citadino, B - Utilitário
    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Renault, VW, Opel, Toyota, Citroen, Peugeot.
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Muito raramente. 95% das vezes sozinho, espaço atrás não é muito relevante.
    Precisarás de levar carga com frequência?
    Pouca, só compras de supermercado, e pouco mais.
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    A rondar os 10 mil ano.
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Cidade e AE.
    Os consumos terão grande importância?
    Sim.
    A potência do motor terá grande importância?
    Não.
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não.
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Máximo 8.000€.
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Usado, a partir de 2010.

    #2
    Para as condições que metes e carro acima de 2010, esquecia o diesel, vai dar-te problemas com FAP's e afins se for para muitos percursos citadinos.

    10k kms não é grande quilometragem o que podes poupar em relação à gasolina, pode não chegar para as eventuais avarias num diesel.

    Comentário


      #3
      outro a aconselhar o mesmo. se falássemos de carros praí com 15 anos, encontrarias quase todos sem filtros.

      ainda para mais sendo carros com 8 ou 10 anos, foi numa altura ainda bastante problemática com filtros de partículas a serem menos eficientes e a entupirem muito mais facilmente. tem tudo para ser um desastre, especialmente porque quando o carro começar a atingir a temperatura normal, vais estar a desligá-lo, se calhar em 80% das vezes.

      com 8 mil compras um carrito porreiro a gasolina, aí com 5 ou 6 anitos e se calhar nem precisas desse montante todo. uns 7 mil chegarão.

      Comentário


        #4
        https://www.standvirtual.com/anuncio...l#gallery-open

        Comentário


          #5
          Mais um a dizer que para esses kms, um diesel é uma escolha errada...

          Mas se os problemas de um diesel que faz poucos kms, se resumisse à FAP, até nem era mau, falta o turbo, injetores, bomba de combustível, etc... Claro que isto não irá avariar tudo, mas basta avariar uma delas, para inviabilizar a poupança do combustível.

          Sem contar que a manutenção, que terá que ser anual, é mais dispendiosa num diesel.

          Já fizeste as contas, para ver quanto poupas em combustível num ano, em relação ao carro a gasolina... Eu diria que poupas cerca de 300€, o que dá 25€ por mês.

          Se tiveres, por exemplo, de meter um turbo novo, podem ser cerca de 1000€, com trabalho, óleo, etc. Lá se vai a poupança...

          Atenção também à diferença do IUC.

          Comentário


            #6
            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
            https://www.olx.pt/d/anuncio/vendo-c...tml#19758431bb

            Comentário


              #7
              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#c9e413d86f

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                #8
                Diesel e citadino? Tens algum amigo mecânico?

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                  #9
                  também não assustem o moço assim tanto de uma vez, com a avaria do turbo. acredito mais em injetores, bimassa, embraiagem e mudança de correia. o turbo aguenta bem, só se tiver sido mal tratado e der problems de repente. é sempre possível, mas deve ser dos componentes que dura mais, se o carro for relativamente bem tratado no seu todo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    também não assustem o moço assim tanto de uma vez, com a avaria do turbo. acredito mais em injetores, bimassa, embraiagem e mudança de correia. o turbo aguenta bem, só se tiver sido mal tratado e der problems de repente. é sempre possível, mas deve ser dos componentes que dura mais, se o carro for relativamente bem tratado no seu todo.
                    Pela minha parte, foi apenas um exemplo, poderia ter dito outro, dos que mencionas-te.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      também não assustem o moço assim tanto de uma vez, com a avaria do turbo. acredito mais em injetores, bimassa, embraiagem e mudança de correia. o turbo aguenta bem, só se tiver sido mal tratado e der problems de repente. é sempre possível, mas deve ser dos componentes que dura mais, se o carro for relativamente bem tratado no seu todo.
                      Falando por experiência própria não foi o FAP e as regenerações forçadas que me assustaram e levaram a nunca mais pensar ter carros a diesel (não me vejo a comprar carros dos anos 2000 portanto) foi mesmo os injectores e problemas de injecção! Cada vez que ouvia o martelarno motor sabia que tinha de ir à bosch car service e lá acendia uma velinha para não ser uma conta de 4 digitos.

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso entreguei o meu Fiesta MK7 1.4 TDCI de 2010 com 215 mil KM (Sem FAP) na retoma de um novo a gasolina, deram-me 4500€ mas no OLX encontras à volta dos 5000-6500€ dependendo do estado.

                        O meu tinha trocado as correias e um injector novo recentemente, assim como discos, pastilhas, maxilas, e pneus, estava em óptimo estado de pintura e de interior (não fumo) e as revisões era eu que fazia sempre dentro dos prazos e com material de qualidade.

                        Tinha que trocar de amortecedores, triângulos de direcção e batentes, ainda era tudo de origem e as borrachas já estavam a ceder. As jantes também estavam meio empenadas mesmo sem subir lancil.

                        Dito isto, normalmente os carros à volta de 10 anos ou 200 mil km é quando o material de origem começa a ceder, se for só material de desgaste, gasta-se uns 1500€ e fica o carro quase "novo", agora se o carro for mal estimado e tiver outros problemas, acaba por não compensar.

                        De qualquer maneira para o tipo de uso que vais dar acaba por compensar mais a gasolina, encontras mais baratos e com menos oportunidades de problemas futuros. (às vezes é sorte)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
                          Por acaso entreguei o meu Fiesta MK7 1.4 TDCI de 2010 com 215 mil KM (Sem FAP) na retoma de um novo a gasolina, deram-me 4500€ mas no OLX encontras à volta dos 5000-6500€ dependendo do estado.

                          O meu tinha trocado as correias e um injector novo recentemente, assim como discos, pastilhas, maxilas, e pneus, estava em óptimo estado de pintura e de interior (não fumo) e as revisões era eu que fazia sempre dentro dos prazos e com material de qualidade.

                          Tinha que trocar de amortecedores, triângulos de direcção e batentes, ainda era tudo de origem e as borrachas já estavam a ceder. As jantes também estavam meio empenadas mesmo sem subir lancil.

                          Dito isto, normalmente os carros à volta de 10 anos ou 200 mil km é quando o material de origem começa a ceder, se for só material de desgaste, gasta-se uns 1500€ e fica o carro quase "novo", agora se o carro for mal estimado e tiver outros problemas, acaba por não compensar.

                          De qualquer maneira para o tipo de uso que vais dar acaba por compensar mais a gasolina, encontras mais baratos e com menos oportunidades de problemas futuros. (às vezes é sorte)
                          Bom exemplo que deste.
                          Já se fosse a gasolina a probabilidade de encontrar algo com metade dos km's é bem maior, e se bem tratado com muitas peças de desgaste ainda dentro da "validade".

                          Dependendo do uso, uns mais cedo que outros, a partir de certa idade comeca-se a notar as mazelas da idade, então se tiver vida de rua...

                          Comentário


                            #14
                            8000 euros dá para comprar algo bastante recente e com poucos kms a gasolina.
                            Era o que eu faria.
                            Nestes ultimos anos tive um Panda Multijet que me fazia médias de 5 litros aos 100 kms. Era de 2004, sem FAP.
                            Foi trocado ao fim de 13 anos e 200.000 kms por um UP 1.0 75cv a gasolina. As médias rondavam os 5.5l aos 100.

                            Para menos de 1000 kms mensais a diferença de gasto em combustível é pequena. Compensa, como ja foi dito, por se poder conprar algo com mecânica mais simples, mais recente e com menos kms.

                            Comentário


                              #15
                              Fiesta 1.4 TDCI de 2009 ainda é exactamente o mesmo motor 1.4 HDI 68cv da PSA ?
                              É que se for, é um ponto muito positivo, na minha opinião.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Fiesta 1.4 TDCI de 2009 ainda é exactamente o mesmo motor 1.4 HDI 68cv da PSA ?
                                É que se for, é um ponto muito positivo, na minha opinião.
                                Sim é. Muda alguns periféricos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Concordo com tudo o que tem sido dito aqui no tópico.

                                  Mas talvez eu arrisque a acrescentar que, embora um segmento B tenha outro nível de conforto, equipamento e até insonorização, se estivermos a falar de motores a gasolina, o segmento A ganha facilmente no campo dos consumos.
                                  Pode não ser linear, mas o menor peso e pneus mais finos favorece muito os consumos.

                                  É que se formos a ver, os segmentos B já são carros algo burgueses, passe a expressão.

                                  Exemplo prático do qual tenho experiência MAS acredito que haja muitos mais exemplos similares:

                                  Punto EVO 1.2i 69cv / Polo 1.2i 64cv / C1 1.0i 68cv.

                                  Ora, os 2 primeiros são mais confortáveis, isolados, etc que o C1 mas em consumos a diferença facilmente chega aos 2 L .
                                  Que, para quem procura um carro económico, pode fazer muita diferença.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Sim é. Muda alguns periféricos.
                                    Foi 1 motor que me surpreendeu pelas poucas vibrações, ruido, e performance mais que aceitável nas 2000-4000 RPM.
                                    Tal como o 1.5 DCI 70 da Renault, mas entre as 1500-3000 RPM.

                                    Carros que bem conduzidos têm uma economia brutal, diria eu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com esses quilómetros anuais também iria para gasolina

                                      Comentário


                                        #20
                                        Seria importante era o user vir aqui explicar porque quer um diesel, até pode ter um motivo válido...

                                        Mas como pediu ajuda e ainda não respondeu a nada...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Punto a gasolina!

                                          Abril de 2018 com 48k km, está a terminar a rodagem!

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8LVP3Q.html

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                            Seria importante era o user vir aqui explicar porque quer um diesel, até pode ter um motivo válido...

                                            Mas como pediu ajuda e ainda não respondeu a nada...
                                            exato. eu já ajudei a tentar mudar a direção, mas não vou andar a procurar opções sem saber se poderá ser isso que ele quer ou se está só disposto a ver diesel à frente. quando cá vier, ele já dirá alguma coisa mais e aí, dependendo do que ele disser, eu já me oriento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              È só para ouvir/ler os vossos preconceitos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                qualquer 1.4 ou 1.6 tdi...este tem uns km valentes...

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#6b624288d9

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                                                  #25
                                                  O primeiro fiesta que indicaram ainda não deve ter FAP. é uma boa aposta porque é relativamente simples e barato de manter, dos melhores diesel que por aí andavam.

                                                  A menos que haja alguma coisa que obrigue a ter diesel, mais vale pensar num bom carro a gasolina. Cuidado com os "base de gama" (Fiestas 1.2, puntos 1.2, etc), geralmente gastam mais do que andam.
                                                  Os motores acima normalmente custam o mesmo porque "ninguém os quer", são bem mais agradáveis de conduzir, gastam menos, e a manutenção é exactamente igual aos modelos base.

                                                  Comentário

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