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IPO - Dimensões dos pneus

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    IPO - Dimensões dos pneus

    Viva!
    Quando fiz a ultima inspeção peródica ao meu carro (Corolla 93) o tipo que inspecionou o carro avisou-me que "para o proximo ano (2021) se vier com estes pneus chumba logo! vai passar a ter que ter a mesma medida que está no livrete".
    Ora, sei que normalmente ficava sempre com a anotação por as medidas dos penus serem diferentes das que estão no livrete e achei estranho mas ok.
    Tenho que fazer a IPO brevemente e já andei a pesquisar sobre se de facto este ano passou a ser obrigatório a medida do pneu coincidir com o livrete sob pena de chumbar automaticamente na inspeção, mas não encontro absolutamente nada a falar disto.
    Alguem sabe se de facto isto é verdade?

    #2
    Tenho ideia que isso avançou mesmo. continua a ser nível 1, mas deixou de poder repetir "constantemente" essa falha.

    Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nenhuma referência a isso nas notícias das alterações de novembro, mas o que conta é o que foi publicado no DRE. Se ninguém tiver a resposta na ponta dos dedos, no fim de semana procuro

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mahs27 Ver Post
      Viva!
      Quando fiz a ultima inspeção peródica ao meu carro (Corolla 93) o tipo que inspecionou o carro avisou-me que "para o proximo ano (2021) se vier com estes pneus chumba logo! vai passar a ter que ter a mesma medida que está no livrete".
      Ora, sei que normalmente ficava sempre com a anotação por as medidas dos penus serem diferentes das que estão no livrete e achei estranho mas ok.
      Tenho que fazer a IPO brevemente e já andei a pesquisar sobre se de facto este ano passou a ser obrigatório a medida do pneu coincidir com o livrete sob pena de chumbar automaticamente na inspeção, mas não encontro absolutamente nada a falar disto.
      Alguem sabe se de facto isto é verdade?
      Tens tido uns inspetores porreiros...só avisam... não tens nenhuma anotação tipo 1 na folha de inspeção verde?

      o averbamento demora o seu tempo, mas pelo menos fica tudo correto.

      tens um corolla de 1993...os pneus são de que ano? Na volta poderás estar na altura de os mudar efetivamente...o conselho são os tais 10 anos.

      3 opções se colocam...optas pela que te convier:
      1) mudas para a medida que está no livrete (se os pneus tiverem desgaste acentuado)
      2) averbas no livrete a alteração, pagas a alteração e aguardas pelo novo doc único (podes ocorrer só após a ipo e corres o risco de chumbar)
      3) ignoras o aviso do ano passado e vais à ipo como se nada fosse...podes escolher outro centro e se fores chamado à atenção fazes o habitual (ahhh a sério? nunca me tinham dito isso! muito obrigado! corrigirei assim que possivel!...pode ser que pegue).

      Comentário


        #4
        Bem... não venho acrescentar nada...

        Mas fica a deixa que mesmo que passe na IPO, se as autoridades quiserem e por não serem as medidas averbadas, podem autuar.

        Comentário


          #5
          num carro com 20 anos e se estiver aparentemente stock, só se os pneus tiverem uma jante grande ou medida muito larga é que as autoridades vão desconfiar. não estou a vê-los a irem ao livrete ver os pneus só porque sim. a mim nunca o fizeram, seja em carros normais ou com pneus mais largos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            num carro com 20 anos e se estiver aparentemente stock, só se os pneus tiverem uma jante grande ou medida muito larga é que as autoridades vão desconfiar. não estou a vê-los a irem ao livrete ver os pneus só porque sim. a mim nunca o fizeram, seja em carros normais ou com pneus mais largos.


            Em operações STOP... quando é mesmo para fiscalizar, não seria o primeiro...

            Comentário


              #7
              eles geralmente vêem os pneus a ver se tem rasto. acredito mais só mais naqueles casos de carros em que se notem alterações ou seja normal o pessoal alterá-los.

              em relação à inspeção, eu ia ao mesmo centro se não tem anotação 1. já me disseram e não anotaram, fui no ano seguinte e passou sem dizerem nada nem eu ter alterado. não me recordo já se eram matrículas ou outra coisa, mas pelo menos matrículas acho que já me disseram isso.

              Comentário


                #8
                Depende das operações STOP... mas quando são daquelas em que é para ver mesmo... acredita que verificam se o que está instalado é igual ao que está a circular.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Tens tido uns inspetores porreiros...só avisam... não tens nenhuma anotação tipo 1 na folha de inspeção verde?

                  o averbamento demora o seu tempo, mas pelo menos fica tudo correto.

                  tens um corolla de 1993...os pneus são de que ano? Na volta poderás estar na altura de os mudar efetivamente...o conselho são os tais 10 anos.

                  3 opções se colocam...optas pela que te convier:
                  1) mudas para a medida que está no livrete (se os pneus tiverem desgaste acentuado)
                  2) averbas no livrete a alteração, pagas a alteração e aguardas pelo novo doc único (podes ocorrer só após a ipo e corres o risco de chumbar)
                  3) ignoras o aviso do ano passado e vais à ipo como se nada fosse...podes escolher outro centro e se fores chamado à atenção fazes o habitual (ahhh a sério? nunca me tinham dito isso! muito obrigado! corrigirei assim que possivel!...pode ser que pegue).
                  Por acaso hoje e manha fui confirmar e o tipo até foi porreiro porque não me anotou nada na folha de inspeção.
                  Os pneus não são velhos e ainda passavam bem na inspeção, o problema é que o antigo dono até as jantes mudou, tem as jantes de um astra F, até o raio da jante é diferente, por isso a mudar tinha que ser pneus e jantes, isso é que me chateia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    num carro com 20 anos e se estiver aparentemente stock, só se os pneus tiverem uma jante grande ou medida muito larga é que as autoridades vão desconfiar. não estou a vê-los a irem ao livrete ver os pneus só porque sim. a mim nunca o fizeram, seja em carros normais ou com pneus mais largos.
                    Isso fica escrito na folha de inspeção, logo é caminho andado para multa.

                    Há uns 15 anos atrás num Corsa A que tinha no livrete apenas a medida 135 R13, e que tinha pneus 165/70 R13 também era a mesmo coisa anotação na folha.

                    Até que fui contemplado com 120€ de multa, por a medida não constar no livrete.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                      Isso fica escrito na folha de inspeção, logo é caminho andado para multa.

                      Há uns 15 anos atrás num Corsa A que tinha no livrete apenas a medida 135 R13, e que tinha pneus 165/70 R13 também era a mesmo coisa anotação na folha.

                      Até que fui contemplado com 120€ de multa, por a medida não constar no livrete.



                      Se tiver a anotação na folha de IPO de facto chama ainda mais atenção...

                      Mas mesmo que não o esteja e quando é daquelas operações para verificar minuciosamente... vêem isso das medidas vs o que consta no Livrete/DUA... e claro, se não coincidir, já se sabe o que acontece.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mahs27 Ver Post
                        Por acaso hoje e manha fui confirmar e o tipo até foi porreiro porque não me anotou nada na folha de inspeção.
                        Os pneus não são velhos e ainda passavam bem na inspeção, o problema é que o antigo dono até as jantes mudou, tem as jantes de um astra F, até o raio da jante é diferente, por isso a mudar tinha que ser pneus e jantes, isso é que me chateia.
                        Pode não ser preciso, no caso do "meu" Corsa fui à Opel e passaram-me um papel para algumas medidas inclusive jantes maiores, depois foi averbar no livrete.

                        Vais à Toyota e questionas se tem homologação para a medida que estás a usar.

                        Secalhar na pior hipótese apenas Trocas os pneus mas manténs as mesmas jantes.
                        Editado pela última vez por joliveira33; 07 May 2021, 08:00.

                        Comentário


                          #13
                          se tiver anotações na folha é óbvio que reparam. isto se pedirem a folha. a mim acho que só a pediram 1 vez. costumavam é ir ao vidro ver se estava a inspeção feita. agora como não é obrigatório, se calhar pedem a folha da inspeção.

                          já agora, ao pé de casa está uma operação stop. querem que vá lá perguntar?

                          Comentário


                            #14
                            Já agora em relação ao tópico em si.

                            Tenho ideia que há duas situações.

                            De facto os pneus não averbados ficam como anotação Tipo I que não é passível de mudar para Tipo II.
                            Isto se a diferença do pneu estiver dentro de um valor pré-defenido (não me lembro de qual).
                            Mas se a diferença for mais que X percentagem, ai sim dá chumbo na 2ª inspeção.

                            Penso que é isto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Já agora em relação ao tópico em si.

                              Tenho ideia que há duas situações.

                              De facto os pneus não averbados ficam como anotação Tipo I que não é passível de mudar para Tipo II.
                              Isto se a diferença do pneu estiver dentro de um valor pré-defenido (não me lembro de qual).
                              Mas se a diferença for mais que X percentagem, ai sim dá chumbo na 2ª inspeção.

                              Penso que é isto.

                              Nos centros de IPO há (ou havia) essa tolerância por parte dos mesmos...

                              Mas e perante as autoridades se estas quiserem, não tendo as medidas averbadas, dá direito a coima.

                              Comentário


                                #16
                                Sei que estão mais picuinhas nas motas e em algumas op stop especificas, mas nunca em 26 anos de carta, dos carros que conduzi e numa op stop tive um policia a ir confirmar as medidas dos pneus face ao livrete (agora DUC).

                                Vá também nunca tive carros do aço (saxos, gti, civics)...bem por acaso nas motas também não...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  Sei que estão mais picuinhas nas motas e em algumas op stop especificas, mas nunca em 26 anos de carta, dos carros que conduzi e numa op stop tive um policia a ir confirmar as medidas dos pneus face ao livrete (agora DUC).

                                  Vá também nunca tive carros do aço (saxos, gti, civics)...bem por acaso nas motas também não...

                                  Presumo que querias referir DUA e não DUC (Documento Unico Cobrança).

                                  Como é claro... irá das operações...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Sei que estão mais picuinhas nas motas e em algumas op stop especificas, mas nunca em 26 anos de carta, dos carros que conduzi e numa op stop tive um policia a ir confirmar as medidas dos pneus face ao livrete (agora DUC).

                                    Vá também nunca tive carros do aço (saxos, gti, civics)...bem por acaso nas motas também não...
                                    Isso também nunca me chateou, até acho todos que os carros que tive nunca tiveram o tamanho de pneu que estava no DUA e a policia nunca me disse nada apesar de muitas vezes ate ter essa anotação na folha da inspeção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Já agora em relação ao tópico em si.

                                      Tenho ideia que há duas situações.

                                      De facto os pneus não averbados ficam como anotação Tipo I que não é passível de mudar para Tipo II.
                                      Isto se a diferença do pneu estiver dentro de um valor pré-defenido (não me lembro de qual).
                                      Mas se a diferença for mais que X percentagem, ai sim dá chumbo na 2ª inspeção.

                                      Penso que é isto.
                                      Neste caso tenho pneus 195/50 R15, no DUA tenho duas medidas 175/65 R14 e 165/70 R14.
                                      Mas já uso esta medida de pneu desde que comprei o carro à uns 6/7 anos e nunca implicaram com nada na IPO só o ano passado é que o gajo me avisou logo.
                                      Uma vez que não tenho nada aponte na folha verde acho que vou arriscar ir a outro centro de inspeções e ver se passa, se implicarem digo que não sabia de nada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Nos centros de IPO há (ou havia) essa tolerância por parte dos mesmos...

                                        Mas e perante as autoridades se estas quiserem, não tendo as medidas averbadas, dá direito a coima.
                                        Sim, por isso é que disse falando só do post inicial, em relação a chumbo ou não na IPO.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se fores parado numa OS e dás ao agente um papel a avisar que tens pneumáticos divergentes, o mais certo é levares a coima de 120€.

                                          Tens mesmo que tratar disso, ou colocando os pneus certos ou averbando a nova medida no DUA.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se ele não tem nada na folha, pode sempre tentar. se ficar anotado, é ir gastando os pneus e aí quando for mudar, é meter novos nas medidas averbadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Já agora em relação ao tópico em si.

                                              Tenho ideia que há duas situações.

                                              De facto os pneus não averbados ficam como anotação Tipo I que não é passível de mudar para Tipo II.
                                              Isto se a diferença do pneu estiver dentro de um valor pré-defenido (não me lembro de qual).
                                              Mas se a diferença for mais que X percentagem, ai sim dá chumbo na 2ª inspeção.

                                              Penso que é isto.

                                              Julgo que ainda funciona assim.

                                              Em Novembro passado fui à inspeção e perguntei ao Inspetor no final, se podia montar umas jantes novas Abarth com 215/45/17 que têm pneus novos, é que o meu como foi dos primeiros no livrete trás 205/45/17 eu como sabia que aqueles jantes equipavam aquele modelo, nunca me passou pela cabeça que a Fiat tivesse lançado o mesmo modelo com medidas diferentes conforme o ano de fabrico, o Inspetor inseriu a medida no programa do Centro de Inspeções e disse que podia montar pois estava dentro da tolerância.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os centros de inspeção nunca cumpriram a lei, porque não podem repetir anotações tipo I, se estiver anotada tem de ser corrigida até à inspeção seguinte ou dá chumbo, o que é certo é que sempre fizeram um pouco de vista grossa disso.

                                                Sobre as dimensões dos pneumáticos, nunca podes colocar pneus mais pequenos, podes colocar pneus maiores desde que não alteres o diâmetro externo da roda em mais de 2%, portanto basta fazer contas.

                                                Por acaso nas OP é normal controlarem-se as medidas de pneus/rodas, especialmente em taxi, e nesses nem olham para o DUA/Livrete, apenas pedem a folha de aferição do taxímetro, onde consta a medida utilizada aquando da aferição, essa medida tem de ser mantida ou incorrem em matéria crime.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ridler Ver Post
                                                  Os centros de inspeção nunca cumpriram a lei, porque não podem repetir anotações tipo I, se estiver anotada tem de ser corrigida até à inspeção seguinte ou dá chumbo, o que é certo é que sempre fizeram um pouco de vista grossa disso.

                                                  Sobre as dimensões dos pneumáticos, nunca podes colocar pneus mais pequenos, podes colocar pneus maiores desde que não alteres o diâmetro externo da roda em mais de 2%, portanto basta fazer contas.

                                                  Por acaso nas OP é normal controlarem-se as medidas de pneus/rodas, especialmente em taxi, e nesses nem olham para o DUA/Livrete, apenas pedem a folha de aferição do taxímetro, onde consta a medida utilizada aquando da aferição, essa medida tem de ser mantida ou incorrem em matéria crime.

                                                  Mas nos Taxi é uma questão diferente, ao alterares o diâmetro/perímetro do pneu, estás a alterar o contakms ou seja será uma forma de adulterar os custos no taxímetro.

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                                                    #26
                                                    Sim Rodal eu sei disso.

                                                    Comentário

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