Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mahle apresenta motor elétrico sem terras raras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mahle apresenta motor elétrico sem terras raras

    Eficiente e sem manutenção. Mahle apresenta motor elétrico sem terras raras



    #2
    Sabendo dos problemas geopolíticos relacionados com as terras raras e a forte dependência da China (que é o maior produtor e o fornecedor a nível mundial desta matéria prima), este parece ser um volte-face importante para a garantia de um futuro elétrico sem constrangimentos na indústria automóvel.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
      Sabendo dos problemas geopolíticos relacionados com as terras raras e a forte dependência da China (que é o maior produtor e o fornecedor a nível mundial desta matéria prima), este parece ser um volte-face importante para a garantia de um futuro elétrico sem constrangimentos na indústria automóvel.
      Sim. Fica apenas a questão da patente.

      Comentário


        #4
        O problema das terras raras não é tão grave assim, há meia dúzia de produtores que se preparam para operar minas fora da China. Não há fome que não dê em fartura...

        Comentário


          #5
          O link não está a funcionar.
          Aqui pode se encontrar uma boa explicação do funcionamento:

          https://www.linkedin.com/posts/mahle...863270400-RQR7

          Comentário


            #6
            Sabem que o BMW iX3 que se encontra em comercialização não recorre ao uso de rare-earths, certo?
            A eficiência de 95% também não impressiona, o e-Axle apresentado pela Bosch no ano passado já anuncia 96% de eficiência.
            A Mahle está a fazer o que os outros já fazem...
            Editado pela última vez por AstonM; 17 May 2021, 18:06.

            Comentário


              #7
              Boa opção.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                O link não está a funcionar.
                Aqui pode se encontrar uma boa explicação do funcionamento:

                https://www.linkedin.com/posts/mahle...863270400-RQR7
                Estranho, no meu PC o link funciona perfeitamente.

                Fica aqui o artigo na íntegra:


                Eficiente e sem manutenção. Mahle apresenta motor elétrico sem terras raras



                Depois de, há cerca de cinco anos, a Honda ter anunciado estar em condições de fabricar o primeiro motor elétrico sem metais pesados de terras raras, eis que a alemã Mahle, empresa fornecedora de peças para automóveis, anuncia o seu primeiro motor elétrico, livre de quaisquer tipo de imãs. Ou, dito de outra forma, sem qualquer tipo de elemento das chamadas terras raras.

                Em comunicado, a empresa alemã de componentes para automóveis Mahle garante que a tecnologia por si desenvolvida, sem quaisquer elementos de terras raras, não só “torna a produção mais compatível com o meio ambiente”, como traz, igualmente, “vantagens em termos de custos e segurança de recursos”.

                “Com o nosso novo motor elétrico, estamos a cumprir a nossa responsabilidade como empresa que opera de forma sustentável”, afirma o presidente da Mahle, Michael Frick, acrescentando que, “dispensar a utilização de imãs e, portanto, o uso de elementos de terras raras, oferece um grande potencial, não apenas do ponto de vista geopolítico, como também no que diz respeito ao uso responsável da natureza e dos seus recursos. ”

                De resto e além de ser ambientalmente mais correcto, o novo motor elétrico agora apresentado pela Mahle anuncia-se, também, como altamente eficiente. Com a companhia a prometer, desde logo, uma eficácia na ordem dos 95%, seja em que regime for.

                Com esta promessa, este novo componente passa a rivalizar directamente com os motores dos monolugares de Fórmula E, os únicos até aqui a conseguirem um tal nível de eficácia.

                A par destas qualidades, a Mahle promete, ainda, "elevados níveis de durabilidade", graças ao recurso a uma transmissão sem contacto de correntes elétricas, entre as partes rotativas e estacionárias, no interior do motor. O que, dito de outra forma, significa um motor sem necessidade de qualquer manutenção ao longo da vida, além de passível de ser utilizado numa ampla gama de aplicações.

                “O nosso motor sem ímã pode ser, facilmente, descrito como uma inovação, já que oferece várias vantagens que ainda não haviam sido combinadas, num produto deste tipo”, acrescenta o vice-presidente corporativo da Mahle, Martin Berger. Sublinhando que, "em resultado desta conquista, podemos oferecer aos nossos clientes um produto com excelente eficiência, a um custo comparativamente baixo.”

                Editado pela última vez por PauloRaposo; 17 May 2021, 19:25.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                  Sabem que o BMW iX3 que se encontra em comercialização não recorre ao uso de rare-earths, certo?
                  A eficiência de 95% também não impressiona, o e-Axle apresentado pela Bosch no ano passado já anuncia 96% de eficiência.
                  A Mahle está a fazer o que os outros já fazem...
                  Sim, não é inédito. O proprio artigo refere que a Honda, já há cinco anos atrás, havia anunciado estar em condições de fabricar o 1º motor elétrico sem terras raras. A Bentley também desenvolveu um motor elétrico inovador sem terras raras que vai ser utilizado em veículos de produção a partir de 2026.

                  Comentário


                    #10
                    Há aqui algo que não percebo... motores elétricos de indução (sem ímanes permanentes) existem desde o jurássico.

                    Afinal qual é a inovação deste motor ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Há aqui algo que não percebo... motores elétricos de indução (sem ímanes permanentes) existem desde o jurássico.

                      Afinal qual é a inovação deste motor ?
                      Material

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                        Sabem que o BMW iX3 que se encontra em comercialização não recorre ao uso de rare-earths, certo?
                        A eficiência de 95% também não impressiona, o e-Axle apresentado pela Bosch no ano passado já anuncia 96% de eficiência.
                        A Mahle está a fazer o que os outros já fazem...
                        E a bmw está a fazer o mesmo que qq outra marca de varinhas mágicas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Germany Ver Post
                          Material


                          As terras raras são usadas nos ímanes permanentes. Motores sem ímanes permanentes não usam terras raras.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                            Sabendo dos problemas geopolíticos relacionados com as terras raras e a forte dependência da China (que é o maior produtor e o fornecedor a nível mundial desta matéria prima), este parece ser um volte-face importante para a garantia de um futuro elétrico sem constrangimentos na indústria automóvel.
                            terras-raras são várias matérias primas.. 15, para ser preciso

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post


                              As terras raras são usadas nos ímanes permanentes. Motores sem ímanes permanentes não usam terras raras.
                              Parece que andam aí na Mahle e na Bosch muitos engenheiros de obras feitas.

                              Comentário


                                #16
                                Fui ler o artigo completo.

                                Sem terras raras (i.e., ímanes permanentes) e "sem elementos condutores de electricidade às partes móveis para maior durabilidade" (abreviadamente "escovas").

                                Parece que alguém andou a reinventar o motor AC de rotor em curto-circuito...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  O problema das terras raras não é tão grave assim, há meia dúzia de produtores que se preparam para operar minas fora da China. Não há fome que não dê em fartura...
                                  As coisas têm vindo a mudar, sim:

                                  https://elements.visualcapitalist.co...polized-china/

                                  Comentário


                                    #18
                                    Neste momento é o vale tudo.
                                    Todas as empresas do sector automotive tentam marcar terreno. Não interessa muito se é verdade ou não se é inovação real ou apenas evolução natural, interessa mais captar atenção e investidores ou clientes. Isto está a mudar a uma velocidade nunca antes vista e o facto do tópico ter sido criado só démontra que o assunto é relevante.

                                    Na prática provavelmente há varinhas mágicas e aspiradores com motores eléctricos mais evoluídos mas isso não é relevante

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, o que interessa é "passar uma imagem".

                                      As aparências governam o mundo atual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Sim, o que interessa é "passar uma imagem".

                                        As aparências governam o mundo atual.

                                        Já imaginaste o que vai acontecer aos milhares de suppliers de componentes electromecânicos para motores térmicos? Obviamente que se devem posicionar no eléctrico rapidamente e,mesmo assim, não vai dar para todos...

                                        O motor eléctrico é uma máquina relativamente simples, portanto importa "complicá-lo" para criar barreiras à entrada e salvar os negócios.

                                        Mas a ameaça maior para lese nem é só essa. Na minha opinião, são os "kits" de reconversão e as possibilidades de upgrade que o eléctrico permite. Quando se tornarem populares vai ser uma desgraça para a indústria automóvel como a conhecemos.

                                        Não esquecer que um dos pilares da sustentabilidade é a reutilização. Sempre quero ver como os lobies do automóvel vão impedir reconversões e convencer as pessoas a trocarem de carro eléctrico de 4 em 4 anos porque a bateria está gasta...Tenho alguma curiosidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Sim, o que interessa é "passar uma imagem".

                                          As aparências governam o mundo atual.
                                          No fim vão sempre apresentar a solução à equipa de engenharia que se vai rir da novidade.

                                          Isto não são telemóveis para vender ao povo, que vão na onda das novidades e do fogo de vista.

                                          São fornecedores de Tier 1 e o produto vai ser amplamente escrutinado antes de ser seleccionado para produção.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X