Ando a ver opções para trocar o segundo carro cá de casa (o outro foi trocado há umas semanas) e entre várias opções de elétricos, híbridos e outro bifuel fiquei-me por dois motores no mesmo modelo e fui fazer as contas, que me surpreenderam bastante.
Os modelos são o Captur E tech PHEV e Captur bifuel GPL, ambos intens.
O bifuel tenho proposta de novo por 21700, o phev consigo por cerca de 32500.
Faço em media 80kms por dia, quase só AE e ocasionalmente 300/400, pelo que tive de excluir os elétricos.
Pelas minhas contas o gasto em €€ por dia neste momento ficava-me em 3.77€ para o híbrido (40kms em 100% elétrico+gasolina com médias que andam aí pela net) e 4.12€ para o bifuel (usando média real feita por mim com o mesmo motor no sandero), o que dá uma diferença de 35 cêntimos, tendo em conta os dias que trabalho por ano dá cerca de 42€/ano, que levaria uns bons 250 anos a justificar a diferença de preço entre os dois modelos. E estou a excluir o desgaste das baterias e a sua substituição, aí ficava bastante de prejuízo, ou as viagens mais longas, que seria mais difícil de calcular.
O PHEV tem ainda a desvantagem de pagar mais IUC e ter mala mais pequena mas por outro lado tem vantagens de estacionamento nos lugares dos elétricos e imagino que a manutenção seja mais baixa (ou se calhar não).
Estarei a fazer bem as contas ou escapou-me alguma coisa? Faz algum sentido para quem faça mais de 50/60km por dia optar por um híbrido plugin?
Os modelos são o Captur E tech PHEV e Captur bifuel GPL, ambos intens.
O bifuel tenho proposta de novo por 21700, o phev consigo por cerca de 32500.
Faço em media 80kms por dia, quase só AE e ocasionalmente 300/400, pelo que tive de excluir os elétricos.
Pelas minhas contas o gasto em €€ por dia neste momento ficava-me em 3.77€ para o híbrido (40kms em 100% elétrico+gasolina com médias que andam aí pela net) e 4.12€ para o bifuel (usando média real feita por mim com o mesmo motor no sandero), o que dá uma diferença de 35 cêntimos, tendo em conta os dias que trabalho por ano dá cerca de 42€/ano, que levaria uns bons 250 anos a justificar a diferença de preço entre os dois modelos. E estou a excluir o desgaste das baterias e a sua substituição, aí ficava bastante de prejuízo, ou as viagens mais longas, que seria mais difícil de calcular.
O PHEV tem ainda a desvantagem de pagar mais IUC e ter mala mais pequena mas por outro lado tem vantagens de estacionamento nos lugares dos elétricos e imagino que a manutenção seja mais baixa (ou se calhar não).
Estarei a fazer bem as contas ou escapou-me alguma coisa? Faz algum sentido para quem faça mais de 50/60km por dia optar por um híbrido plugin?
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