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Híbrido PHEV ou bifuel? Precisava de 250 anos para justificar comprar um híbrido?!

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    Híbrido PHEV ou bifuel? Precisava de 250 anos para justificar comprar um híbrido?!

    Ando a ver opções para trocar o segundo carro cá de casa (o outro foi trocado há umas semanas) e entre várias opções de elétricos, híbridos e outro bifuel fiquei-me por dois motores no mesmo modelo e fui fazer as contas, que me surpreenderam bastante.

    Os modelos são o Captur E tech PHEV e Captur bifuel GPL, ambos intens.

    O bifuel tenho proposta de novo por 21700, o phev consigo por cerca de 32500.

    Faço em media 80kms por dia, quase só AE e ocasionalmente 300/400, pelo que tive de excluir os elétricos.

    Pelas minhas contas o gasto em €€ por dia neste momento ficava-me em 3.77€ para o híbrido (40kms em 100% elétrico+gasolina com médias que andam aí pela net) e 4.12€ para o bifuel (usando média real feita por mim com o mesmo motor no sandero), o que dá uma diferença de 35 cêntimos, tendo em conta os dias que trabalho por ano dá cerca de 42€/ano, que levaria uns bons 250 anos a justificar a diferença de preço entre os dois modelos. E estou a excluir o desgaste das baterias e a sua substituição, aí ficava bastante de prejuízo, ou as viagens mais longas, que seria mais difícil de calcular.

    O PHEV tem ainda a desvantagem de pagar mais IUC e ter mala mais pequena mas por outro lado tem vantagens de estacionamento nos lugares dos elétricos e imagino que a manutenção seja mais baixa (ou se calhar não).

    Estarei a fazer bem as contas ou escapou-me alguma coisa? Faz algum sentido para quem faça mais de 50/60km por dia optar por um híbrido plugin?

    #2
    O Captur Híbrido penso que não é dos mais económicos.

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      #3
      Afinal qual é o orçamento máximo para aquisição da viatura e quantos km por ano vão ser feitos.

      Cumps

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        #4
        Os kms anuais andam entre 12k-15k, mas no caso dum phev é diferente fazer 40kms em 200 dias ou 80kms em 100, ou fazer esses kms em cidade ou auto estrada, daí ter-me focado mais nisso.

        O orçamento é flexível, com recurso a crédito conseguia comprar quase qualquer carro que eu quisesse, mas para o que me apetecia pagar os 32500 seria já a esticar o orçamento inicial que tinha em mente, que andaria pelos 20-25 mil€.

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          #5
          Só não percebi porque excluiste logo o elétrico, eu faço bem mais kms que esses e tenho um EV à 3 anos, faço cerca de 30 000kms/ano.

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            #6
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            Só não percebi porque excluiste logo o elétrico, eu faço bem mais kms que esses e tenho um EV à 3 anos, faço cerca de 30 000kms/ano.
            Nao excluí logo, tive até um zoe apalavrado e se na vida não surgissem imprevistos era a escolha ideal. Só que durante esse período tive uma situação onde se eu já tivesse um elétrico estava tramado. Para além dos 80kms diários casa-trabalho, durante o dia às vezes tenho que fazer mais 100 ou 200kms e os meus pais moram longe, estão sozinhos e já têm alguma idade, eu tendo que ir a casa deles no fim ou meio do trabalho, em alguns dias não tenho bateria suficiente, e como ando pelas aldeias do interior não tenho onde carregar, para dar um elétrico só se comprasse um tesla long range, mas isso também já não dava para o meu bolso.

            A melhor solução era um eletrico plug in que tivesse 80kms de autonomia, mas isso penso que não existe.

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              #7
              Os plug in não têm as vantagens de estacionamento dos elétricos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                Nao excluí logo, tive até um zoe apalavrado e se na vida não surgissem imprevistos era a escolha ideal. Só que durante esse período tive uma situação onde se eu já tivesse um elétrico estava tramado. Para além dos 80kms diários casa-trabalho, durante o dia às vezes tenho que fazer mais 100 ou 200kms e os meus pais moram longe, estão sozinhos e já têm alguma idade, eu tendo que ir a casa deles no fim ou meio do trabalho, em alguns dias não tenho bateria suficiente, e como ando pelas aldeias do interior não tenho onde carregar, para dar um elétrico só se comprasse um tesla long range, mas isso também já não dava para o meu bolso.

                A melhor solução era um eletrico plug in que tivesse 80kms de autonomia, mas isso penso que não existe.
                Pois, é tudo uma questão de ponderar, um Kauai, um Niro um ID3,... Dá para bem o que dizes, não é preciso um Tesla long range, até o standard dá, mas já percebi que afastaste logo essa ideia.
                Eu tenho uma situação parecida, vou regularmente a Aveiro (sou de Viseu, são 100kms para cada lado) e já tive que ir sem estar a contar, não tive qualquer problema, já começam a existir muitos postos de carregamento por todo o lado, e tenho um LEAF com 250 de autonomia a andar nas calmas, um com bateria de + de 60kWh seriam "peanners" como dizia o outro, mas cada um sabe de si.

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