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Contabilista Ajuda - Intermediar Compra e Venda de Bens

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    Contabilista Ajuda - Intermediar Compra e Venda de Bens

    Olá a todos
    Preciso de ajuda de algum contabilista entendido.

    Pretendo intermediar a venda de uns bens. Qual a melhor maneira para o fazer?


    Imaginem que compro um bem a 1000€ e vendo a 1500€ tudo com factura e direitinho como mandam as leis

    Depois em termos de impostos ao abrir actividade no regime simplificado, vão incidir no IRS, certo?

    Alguém consegue dar-me uma ajudar sff.

    MilObrigados

    #2
    Não sou contabilista, mas é simples: vendes o bem, emites factura. Se optares por não constituir empresa, todo o rendimento obtido da actividade terá que ser englobado no teu IRS no ano seguinte.

    Mais informação: https://www.economias.pt/regime-simplificado/

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bunker1978 Ver Post
      Olá a todos
      Preciso de ajuda de algum contabilista entendido.

      Pretendo intermediar a venda de uns bens. Qual a melhor maneira para o fazer?


      Imaginem que compro um bem a 1000€ e vendo a 1500€ tudo com factura e direitinho como mandam as leis

      Depois em termos de impostos ao abrir actividade no regime simplificado, vão incidir no IRS, certo?

      Alguém consegue dar-me uma ajudar sff.

      MilObrigados
      Sendo compras e vendas simples o teu rendimento é 15% do valor do volume de negócios declarado no modelo 3.

      ================================================== ===

      Os bens que falas, plural, são tipo um lote, uma herança, um património ou várias compras e vendas não relacionadas (compras e venda normais?).
      Há contrato de comissão ou coisas parecidas?

      O IRS já está...

      Suponhamos que são três compras e vendas não relacionadas sem contratos nem nada a complicar (vou só explicar este caso, se for outra coisa, para não complicar vou esperar pelo teu feedback...).
      Sendo vários negócios previstos, não dá para ser acto isolado, pelo que tens que dar inicio de actividade nas finanças (as finanças comunicam à segurança social).
      Normalmente (se os valores não forem muito elevados) convém ser regime simplificado de tributação e contabilidade simplificada (o dinheiro que podes perder com impostos não gastas em contabilista e levas vantagem com a "troca").
      Depois tens que tratar do licenciamento, actividade normal não requer licenciamento, se for ouro tens que inscrever no banco de Portugal, armas na policia, etc... etc... etc...
      Concluído o licenciamento estás apto a trabalhar normalmente.
      Tens que exigir é passar factura.
      Janeiro, Abril, Julho, Setembro tens que mandar a declaração trimestral da Segurança Social, a partir das qual é calculado o valor (se é o teu primeiro inicio estás isento).
      Fevereiro, Maio, Julho e Novembro tens que enviar IVA do trimestre anterior se o enquadramento calculado a partir da actividade não for isento, nem estiveres isento pelo CIVA 53 (volume de negócios inferior a 12500 ano ou proporcional).
      Podes ter outras obrigações dependentes da tua situação, comércio de ouro tem declarações para o banco de Portugal, armas tem que ter cofre, um super inventário etc... (isto para usar os mesmos exemplos que usei acima).
      Tens que ter pelo menos uma conta bancária só para a actividade, separadas das tuas pessoais, por onde pagas e recebes coisas que não sejam uns meros trocos.

      Comentário


        #4
        @omerta obrigado pelo link, vou consultar.

        @kushinadaime enviei mensagem privada e explicar mais ou menos a situação. Preferes que coloque aqui?
        Obrigado pela ajuda

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
          Sendo compras e vendas simples o teu rendimento é 15% do valor do volume de negócios declarado no modelo 3.

          ================================================== ===

          Os bens que falas, plural, são tipo um lote, uma herança, um património ou várias compras e vendas não relacionadas (compras e venda normais?).
          Há contrato de comissão ou coisas parecidas?

          O IRS já está...

          Suponhamos que são três compras e vendas não relacionadas sem contratos nem nada a complicar (vou só explicar este caso, se for outra coisa, para não complicar vou esperar pelo teu feedback...).
          Sendo vários negócios previstos, não dá para ser acto isolado, pelo que tens que dar inicio de actividade nas finanças (as finanças comunicam à segurança social).
          Normalmente (se os valores não forem muito elevados) convém ser regime simplificado de tributação e contabilidade simplificada (o dinheiro que podes perder com impostos não gastas em contabilista e levas vantagem com a "troca").
          Depois tens que tratar do licenciamento, actividade normal não requer licenciamento, se for ouro tens que inscrever no banco de Portugal, armas na policia, etc... etc... etc...
          Concluído o licenciamento estás apto a trabalhar normalmente.
          Tens que exigir é passar factura.
          Janeiro, Abril, Julho, Setembro tens que mandar a declaração trimestral da Segurança Social, a partir das qual é calculado o valor (se é o teu primeiro inicio estás isento).
          Fevereiro, Maio, Julho e Novembro tens que enviar IVA do trimestre anterior se o enquadramento calculado a partir da actividade não for isento, nem estiveres isento pelo CIVA 53 (volume de negócios inferior a 12500 ano ou proporcional).
          Podes ter outras obrigações dependentes da tua situação, comércio de ouro tem declarações para o banco de Portugal, armas tem que ter cofre, um super inventário etc... (isto para usar os mesmos exemplos que usei acima).
          Tens que ter pelo menos uma conta bancária só para a actividade, separadas das tuas pessoais, por onde pagas e recebes coisas que não sejam uns meros trocos.

          @kushinadaime,

          Pretendo abrir actividade (possivelmente unip lda)- É possivel calcular-se todos os custos associados para abrir empresa, como também fazer uma estimativa dos meus impostos?
          Obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bunker1978 Ver Post
            @kushinadaime,

            Pretendo abrir actividade (possivelmente unip lda)- É possivel calcular-se todos os custos associados para abrir empresa, como também fazer uma estimativa dos meus impostos?
            Obrigado
            Para criar a empresa, 200 ou 300 euros de emolumentos, na conservatória, não me lembro bem.
            Depois tens prazos, AT 15 dias depois da conservatória, e Segurança Social 10 dias depois da AT, se respeitares estes prazos não pagas nada.
            De seguida tens o licenciamento, da actividade e das instalações e das viaturas, etc... que existe apenas em alguns casos específicos, por exemplo uber tens que licenciar a viatura, independentemente da actividade se tiveres placa luminosa na rua tens que licenciar a placa na câmara municipal...


            Para a contabilidade e para declarações vais precisar de um contabilista certificado que te levará no inicio na casa dos 150 euros mês (depende do contabilista)
            Se fores ter empregado precisas do seguro de acidentes de trabalho e de empresa de SHST

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              Para criar a empresa, 200 ou 300 euros de emolumentos, na conservatória, não me lembro bem.
              Depois tens prazos, AT 15 dias depois da conservatória, e Segurança Social 10 dias depois da AT, se respeitares estes prazos não pagas nada.
              De seguida tens o licenciamento, da actividade e das instalações e das viaturas, etc... que existe apenas em alguns casos específicos, por exemplo uber tens que licenciar a viatura, independentemente da actividade se tiveres placa luminosa na rua tens que licenciar a placa na câmara municipal...


              Para a contabilidade e para declarações vais precisar de um contabilista certificado que te levará no inicio na casa dos 150 euros mês (depende do contabilista)
              Se fores ter empregado precisas do seguro de acidentes de trabalho e de empresa de SHST
              Pensei que desse para tratar do processo de abertura todo, via online...

              ahh e acho q dá, estive a fazer uma pesquisa e encontrei este site (de um software de gestão) https://www.vendus.pt/blog/como-abri...presa-em-2021/, que explica um "passo-a-passo". Em termos de custo já vai em 360€ so abrir a empresa, depois tem custos variáveis consoante o que registamos... Complicação...

              E em termos de impostos?

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