Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aprender mecânica automóvel - Onde?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aprender mecânica automóvel - Onde?

    Uma vez mais boas.
    Em breve, espero ter o meu primeiro carro e como é sabido por vezes a sua manutenção pode ser dispendiosa.
    A mecânica automóvel sempre foi algo que me interessou, ainda que até agora foi uma área onde não tive oportunidade de experienciar.
    Agora, mais do que um gosto, é uma boa altura para meter isso em prática.
    Como disse anteriormente, até agora não tive nenhuma formação especifica sobre o tema e naturalmente não quero andar a mexer às cegas (ainda mais naquilo que será o meu transporte diário)
    Apesar da minha formação base não estar longe disso (conto em terminar uma licenciatura em engenharia mecânica em breve), a mecânica automóvel (e mais propriamente a manutenção) não foi de todo uma área que tenha sido abordada no meu curso.

    Sei que existem N escolas que fazem cursos profissionais que dão equivalência ao 12º em cursos do género mas naturalmente para mim é uma opção que está fora de questão.

    Existe alguma instituição que promova este tipo de cursos em Portugal, em horário pós-laboral, que não seja com o propósito de dar equivalência ao grau X ou Y?
    Que alternativas me dão para além disto?

    #2
    Queres exercer a profissão de mecânico ou é para ser apenas um hobby?

    Se for o último caso podes ir aprendendo sozinho em casa. Com manuais de serviço e a panóplia de vídeos no Youtube, nunca foi tão fácil.
    Um carro mais barato e antigo (e consequentemente simples) é o ideal para aprender. Se for um modelo popular em todo o mundo melhor ainda, pois há muitas pessoas a fazer vídeos.

    Eu comecei a trocar lâmpadas e filtros. Agora até sistemas de AC completos monto.
    Editado pela última vez por MSchumacher; 15 June 2021, 21:23.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
      Queres exercer a profissão de mecânico ou é para ser apenas um hobby?

      Se for o último caso podes ir aprendendo sozinho em casa. Com manuais de serviço e a panóplia de vídeos no Youtube, nunca foi tão fácil.
      Um carro mais barato e antigo (e consequentemente simples) é o ideal para aprender. Se for um modelo popular em todo o mundo melhor ainda, pois há muitas pessoas a fazer vídeos.

      Eu comecei a trocar lâmpadas e filtros. Agora até sistemas de AC completos monto.
      Não é como objetivo profissional.
      Se fosse isso teria ido para um curso mais específico sobre esse tema.
      Em primeiro lugar, seria para fazer a manutenção do meu carro. (começando pelas coisas mais simples naturalmente)
      Depois... seria um hobby interessante também.

      Consegues-me dar algum manual/canal que consideres particularmente bom?

      Comentário


        #4
        A primeira coisa a arranjares é uma caixa de ferramentas (chaves/roquetes).

        Depois para o conjunto pneu/jante, podes necessitar de uma aparafusadora de impacto, chaves de impacto e chave dinamométrica.

        Para elevar o veículo precisas de macaco de elevação e as obrigatórias preguiças. Aconselhava-te a arranjares umas proteções para as preguiças de forma a não danificares a carroçaria no contacto.

        Também se quiseres para trabalhos rápidos como uma mudança de óleo, podes usar antes umas rampas.


        Depois existem pequenos acessórios como boroscópio (alguns bastante acessíveis de apenas ligar ao smartphone), recolhedores magnéticos (para as peças que às vezes se perdem) e estetoscópios automóveis.

        Claro que para cada tarefa vás executar podes precisar de ferramentas específicas, como bombas para transferência de fluidos, aparadeiras ou chaves de filtros.


        Na parte eletrónica, podes precisar de uma máquina de diagnóstico (pessoalmente tenho uma Autel AP200), multímetro, pinça amperimétrica e osciloscópico (PicoScope).

        Sem conhecimento técnico não se faz nada, ainda te aconselhava a arranjares a documentação técnica para o veículo em que vais trabalhar. De forma a teres um ponto de partida para te guiares.


        Claro que ainda faltam outras coisas, mas acho que consegui perspectivar o essencial.
        Editado pela última vez por nferrari; 15 June 2021, 22:11.

        Comentário


          #5
          https://www.ipleiria.pt/curso/tesp-d...gia-automovel/

          Acham que um curso destes me daria as skills que eu quero?

          Comentário


            #6
            Não sei qual é o teu background, mas isto é o que te vai permitir mexeres com conhecimento de causa nos veículos.

            Eletrónica e Instrumentação Aplicada ao Automóvel
            Sistemas de Transmissão Automóvel
            Motores e Sistemas de Propulsão
            Sistemas de Ignição e Injeção
            Sistemas de Segurança Ativa e Passiva
            Eletrónica Automóvel
            Práticas de Diagnóstico Automóvel
            Peritagem e Reparação de Carroçarias
            Veículos Híbridos e Elétricos
            Estágio

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
              Não sei qual é o teu background, mas isto é o que te vai permitir mexeres com conhecimento de causa nos veículos.

              Eletrónica e Instrumentação Aplicada ao Automóvel
              Sistemas de Transmissão Automóvel
              Motores e Sistemas de Propulsão
              Sistemas de Ignição e Injeção
              Sistemas de Segurança Ativa e Passiva
              Eletrónica Automóvel
              Práticas de Diagnóstico Automóvel
              Peritagem e Reparação de Carroçarias
              Veículos Híbridos e Elétricos
              Estágio
              O meu background falei dele no primeiro post

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                O meu background falei dele no primeiro post
                Então à partida não precisas daqueles fundamentos que estavam lá mencionados, mas nada como verificar se há alguma coisa que te escapa. Particularmente na parte elétrica/eletrónica que acredito ser menos abordada no teu curso.

                Comentário


                  #9
                  O CEPRA tinha uma modalidade por módulos...

                  Tenho um amigo, que tirou o curso de mecânico de motas, só por carolice.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                    Consegues-me dar algum manual/canal que consideres particularmente bom?
                    EricTheCarGuy e ChrisFix no YouTube.

                    A nível de manuais, os melhores são os manuais de serviço originais do fabricante.
                    Algumas marcas até no manual de utilizador explicam alguma da manutenção básica.
                    Na falta de informação oficial, em último caso os da Haynes desenrascam.
                    Editado pela última vez por MSchumacher; 16 June 2021, 00:00.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                      https://www.ipleiria.pt/curso/tesp-d...gia-automovel/

                      Acham que um curso destes me daria as skills que eu quero?
                      Ao mesmo tempo overkill e insuficiente para hobby.
                      Compra mas é um kit de ferramentas básico (depois vais comprando mais à medida que precisares) e mete as mãos na massa.
                      Editado pela última vez por MSchumacher; 16 June 2021, 00:02.

                      Comentário


                        #12
                        @nferrari podes mandar PM a explicar como obter ou arranjar esse Autel AP200?!
                        Parece me interessante pelo que vi no YouTube!!
                        Já tinha reparado noutro tópico que tinhas o aparelho e que já tinhas grande parte das marcas auto. Podes dar umas dicas SFF.
                        Ja agora o que achas desse autel AP200 vs o autocom (um dos mais usados da net talvez "chinês" com o programa Delphi)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Paton Ver Post
                          @nferrari podes mandar PM a explicar como obter ou arranjar esse Autel AP200?!
                          Parece me interessante pelo que vi no YouTube!!
                          Já tinha reparado noutro tópico que tinhas o aparelho e que já tinhas grande parte das marcas auto. Podes dar umas dicas SFF.
                          Ja agora o que achas desse autel AP200 vs o autocom (um dos mais usados da net talvez "chinês" com o programa Delphi)
                          Não é complicado de arranjar o Autel AP200. Até penso que se vende na amazon.es.

                          O meu arranjei-o pela AliExpress numa vez e noutra pela loja da Autel do Reino Unido. Agora com o Brexit é preciso ter um pouco mais de cuidado nisto, mas nada de especial. Pois, creio que até vem de um armazém da Europa.

                          Entre um e outro, são coisas diferentes. Um mais na vertente DIY, enquanto o outro imita um produto profissional.

                          Acredito que para a maioria das situações o Autel seja completamente suficiente. Ainda tem o benefício de se trabalhar com um equipamento original, ou seja, há mais garantias de fiabilidade.

                          Enquanto o outro é um clone, mesmo a nível de hardware é preciso ter cuidado com o que se compra.

                          Depois há a questão dos modelos abrangidos, o Autel não tenho a certeza mas a partir do momento que escolhes uma marca, esta depois vai podendo ser actualizada com novos modelos. Se não for assim, pelo menos a aplicação e o aparelho vão sendo com novas versões de software.

                          No Autocom estás limitado ao que compras, que creio ser até aos modelos de 2015.

                          Sim, é verdade que disse ter quase a totalidade das marcas. Embora, isso tenha o inconveniente de se ficar limitado a 2019. Actualmente já não é tão fácil, pois o firmware a partir do momento que é atualizado para uma versão superior à 1.03. Deixa de ser possível fazer isso.

                          Precisas de uma versão inicial do dispositivo, que agora já não é assim tão de arranjar. Pois, já vêm de origem com um firmware mais actual.

                          A razão de ter dois dispositivos foi por isso mesmo.

                          Por inexperiência minha e um pouco de azar, pois foi precisamente no momento em que eles lançaram a atualização de firmware e ainda não havia informação na internet. Deixei actualizar o firmware do aparelho, a partir daí nunca mais deu para colocar a funcionar no modo "desbloqueado".

                          Então, para contornar o problema mandei vir outro. Pois, sabia que ainda podia ter a sorte de encontrar em stock um modelo com a versão anterior de firmware.
                          Editado pela última vez por nferrari; 16 June 2021, 08:01.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                            Queres exercer a profissão de mecânico ou é para ser apenas um hobby?

                            Se for o último caso podes ir aprendendo sozinho em casa. Com manuais de serviço e a panóplia de vídeos no Youtube, nunca foi tão fácil.
                            Um carro mais barato e antigo (e consequentemente simples) é o ideal para aprender. Se for um modelo popular em todo o mundo melhor ainda, pois há muitas pessoas a fazer vídeos.

                            Eu comecei a trocar lâmpadas e filtros. Agora até sistemas de AC completos monto.
                            Já podias ter dito que eu deixava o meu MX-5 em tua casa
                            De certeza que não fazias pior do que a Mazda

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                              Ao mesmo tempo overkill e insuficiente para hobby.
                              Compra mas é um kit de ferramentas básico (depois vais comprando mais à medida que precisares) e mete as mãos na massa.
                              É verdade que eu falei que isto seria inicialmente para um hobby, mas dependendo de como é que isto corre é possível que isto altere o meu futuro académico.
                              Eu sempre gostei imenso da parte automóvel, mas ainda assim decidi ingressar numa licenciatura em engenharia mecânica porque tive receio de que em questões de empregabilidade (ainda mais cá em Portugal que o mercado em engenharia automóvel não é assim tão grande) poderia ficar prejudicado.
                              Eventualmente se eu tivesse a oportunidade de fazer um curso desses em pós laboral, um mestrado em engenharia automóvel era algo que eu poderia considerar.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X