Boa tarde , este verão nas férias irei fazer a minha maior viagem de sempre são 550km até ao Algarve na auto estrada , como é raro andar na auto estrada pois em 4 anos de carta se meti la 3 vezes os pés e muito tenho uma dúvida quanto aos radares e o seguinte tirando as zonas de saídas e entradas onde a velocidade e menor em auto estrada posso por o carro em velocidade de cruzeiro e ir sempre a 140km ou a 140km os radares dão bónus na mesma kkk .
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A 140km na AE
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Bom, 1º ponto: não é só nas saídas que os limites baixam
2º ponto, a 140 km/h nas zonas de limite 120 , é pouco provável que sejas multado, mas pode acontecer.
E se for em zona de radar fixo então é altamente provável.
3º ponto: se não estás habituado a fazer viagens longas, vai parando de 1h30 em 1h30 máx .
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Se tens pouca experiência de circular em AE não vás muito além dos 120 km/h. Muito cuidado com a mudança de faixas aquando de uma eventual ultrapassagem, sinaliza com antecedência as manobras e mantem uma boa distância do veículo da frente. Descansa de temos a tempos como te aconselhou e muito bem o Escape Livre. Boas férias e boa viagem.
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostNão é habitual darem, mas também não é impossível!
De qualquer modo, alivia o pé se vires algo suspeito!
Se a memória não me falha, 140 é CO leve, 60 paus e não retira pontos à carta.
https://www.bomcondutor.pt/bibliotec...ntraordenacoes
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Originalmente Colocado por joaos16 Ver PostObg pelas dicas , sempre ouvi a dizer que os radares tem uma espécie de margem de erro de 10km 20km é que não a problema andar um pouco acima no entanto o melhor é sempre prevenir e sempre que vir aviso ou algo suspeito abrandar .
Existem aqui duas situações, acima dos 120kmh estás sempre sujeito pois estás em transgressão.
Acima dos 120 até aos 140, a probabilidade de haver problemas é muito baixa (mas existe). Acima dos 140-150, a probabilidade de correr mal já é mais elevada.
Usa um GPS, como o waze, pelo menos para avisar dos radares fixos e conduz com tranquilidade. Se não passares dos 140kmh a probabilidade de correr mal é mesmo bastante baixa.
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o radar normalmente tem um erro de 10% que não te multam nesse limite. regra geral, 140 para cima controlam, muitas vezes a partir de 145 ou 149, já não me recordo, mas a confiar é até aos 140. se meteres 135 ou 138, vais na boa, penso eu. isto se tiveres cruise control. se não tiveres, podes ir até aos 140 de ponteiro, pois nunca são 140, mas sim uns 7 ou 8 a menos reais.
pára 2x pelo caminho, uma passada 1h30m, outra passadas 3x. ainda podes fazer uma terceira paragem quando estiveres perto de acabar o alentejo, não custa nada. eu se fizesse essa viagem, eram mais 100kms em cima e mais 1h de viagem, no mínimo. tu se vais da zona de aveiro, então sempre poupas mais uns kms para cada lado e muito gasóleo.
se tiveres crianças para levar, arranja algo com que elas se entretenham, menos telemóveis ou tablets. uns jogos de ver os números das matrículas, de cores de carros ou de marcas, se conhecerem, tentar avistar qualquer coisa na paisagem, arranjar umas músicas mais infantis que gostem, algo assim. também acabas por te distrair e desanuvias, ao mesmo tempo que consegues o mais importante, qualidade de momentos passados em família.
leva umas chicletes ou algo para petiscar durante o trajeto (um frango assado ou feijoada não, please!) e água fresca para a viagem. um saquito de vomitar também não é mal pensado se tiveres as tais crianças, indo esse saco perto delas.
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Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver PostSe não tens experiencia vai a menos de 120 e não a mais. Acho que atendendo à distancia nem deverias ser tu a conduzir
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Originalmente Colocado por SgtCross Ver PostIsto era daquelas coisas em que, mesmo sendo leve, devia dar direito a perda de pontos.
Mas qual a lógica?
Mas atenção que coisas como velocidade e álcool, nas CO graves e muito graves perde-se mais pontos que nas outras CO tambem G e MG.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostIr a 140 numa zona de 120 devia dar perda de pontos??....
Mas qual a lógica?
Mas atenção que coisas como velocidade e álcool, nas CO graves e muito graves perde-se mais pontos que nas outras CO tambem G e MG.
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Originalmente Colocado por SgtCross Ver PostSe há limites estabelecidos é para serem cumpridos. Quem diz 120 na AE, diz 50 nas cidades, etc. E que melhor forma para fazer cumprir isso perdendo pontos.
Até porque é uma CO leve, diga-se.
Com as graves já não é assim.
Enfim, pelo menos não há desculpas.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostOh tabem mas não exageres, ir a 130 ou 140 qualquer um se pode distrair momentaneamente, não acho justo perder pontos por isso.
Até porque é uma CO leve, diga-se.
Com as graves já não é assim.
Enfim, pelo menos não há desculpas.
Isso do ser leve é como os pequenos delitos; começam pequenos e de repente se tornam grandes. E assim corta-se logo o mal pela raíz, fica logo uma lição para a próxima.
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Originalmente Colocado por SgtCross Ver PostAntigamente ainda havia desculpa, mas até os charutos de agora tem CC por isso não é desculpa. E é sempre uma forma obrigar as pessoas a manterem a concentração na condução e não com outras distrações.
Isso do ser leve é como os pequenos delitos; começam pequenos e de repente se tornam grandes. E assim corta-se logo o mal pela raíz, fica logo uma lição para a próxima.
Muitos carros não têm CC.
O meu proximo vai ter mas não vou usar tal como nunca use CC em carro nenhum ( nem CC nem limitador ) mas isso só faz com que eu tenha que prestar mais atenção para não me distrair com limites.
Estou mais sujeito claro mas afinal, só não comete erros quem nada faz.
Mas pronto, para o user acho que o mais importante é de facto ir fazendo várias paragens para ir descansando e manter sempre a concentração.
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Originalmente Colocado por SgtCross Ver PostAntigamente ainda havia desculpa, mas até os charutos de agora tem CC por isso não é desculpa. E é sempre uma forma obrigar as pessoas a manterem a concentração na condução e não com outras distrações.
Isso do ser leve é como os pequenos delitos; começam pequenos e de repente se tornam grandes. E assim corta-se logo o mal pela raíz, fica logo uma lição para a próxima.
Hoje é que há desculpa. Antigamente na maioria dos charutos ias a 100 e parecia que ias a 140, se precisares de travar tinhas de te benzer.
Nos dias que correm, é exatamente o oposto, e os limites continuam... os mesmos.
Prefiro ir a 140 no Classe A do que a 100 no Corsa B. E olha que se bater, não me devo magoar muito mais num caso do que noutro, portanto a teoria da falsa sensação de segurança para aqui vale o que vale.
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver Posta 140 acabava por ser dos mais lentos na autoestrada...abaixo dos 120 ainda é ultrapassado por algum autocarro da rede de expressos...
Dantes qua ndo fazia milhares de kms por semana a GPL sabia sempre o preço do gasóleo assim.
Quando era eu a ultrapassar o mundo inteiro, o gasóleo estava caro. Quando era ao contrário é porque o gasóleo estava barato.
Claro que eu andava sempre à mesma velocidade, o GPL oscilava uns 5 cêntimos ao longo do ano
True story.
Falando da viagem, vai devagar, eu iria a 130 dada a pouca experiência a essas velocidades. No entanto a parte sul do país tem muito menos desafios. Muito pior fazer um IP3...
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver Posta 140 acabava por ser dos mais lentos na autoestrada...abaixo dos 120 ainda é ultrapassado por algum autocarro da rede de expressos...
Resumo manter distancia dos outros carros essencial em AE, circular dentro dos limites legais, agora ha zonas em AE "que vão desertas" e retas/descidas normalmente tb deixo me ir até 130/140...
Se tiveres um carro mt antigo então ai nem recomendado ir a mais de 120kms.
Cumps
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