Fui dar uma vista de olhos a um Astra G 1.4 que estava com engasgos a baixa rotação. Ao tirar a bobine, vi que tinha óleo no poço das velas, que foi retirado. Pelos vistos, no passado houve um "acidente" com uma tampa esquecida fora do sitio e uma viagem, só se dando conta do sucedido quando se parou numas portagens e viu fumo a sair do capot. Na altura o dono "resolveu" rectificando o nível. O carro andou normalmente depois disso. Mas uns tempos depois começou com os tais engasgos. Adiante, retirei as velas para ver como estavam e uma delas retirei sem problemas. Outras duas estavam frouxas (abanavam um pouco) e dessas duas, uma já só tinha um dos dois polos. A outra, parece-me a mim que se deformou, não se consegue ver a porca da vela e a zona branca que fica acima não está centrada. Desconfio que aquela vela ficou mergulhada em óleo, sobreaqueceu e derreteu aquilo tudo. Será possível?
Tirando os engasgos, não tem mais sintomas, não se ouve nenhum barulho estranho...
Agora para tirar aquela vela, que aconselham? Ir a uma oficina, ir directamente a um torneiro ou tentar tirar em casa com alguma ferramenta que dê para agarrar na ponta da vela (arriscado, eu sei)?
PS: as velas ainda estavam no tempo de vida e são iguais às de origem.
Tirando os engasgos, não tem mais sintomas, não se ouve nenhum barulho estranho...
Agora para tirar aquela vela, que aconselham? Ir a uma oficina, ir directamente a um torneiro ou tentar tirar em casa com alguma ferramenta que dê para agarrar na ponta da vela (arriscado, eu sei)?
PS: as velas ainda estavam no tempo de vida e são iguais às de origem.
Comentário