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Problema no FAP Renault Mégane

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    Problema no FAP Renault Mégane

    Boa tarde,
    penso que já foi abordado um problema semelhante em pelo menos um tópico anterior, mas como a situação que vou relatar é muito específica resolvi criar um novo tópico.
    Tenho uma Renaul Mégane de 2012 e já é a terceira vez que tenho o desprazer de ver o aviso "Mandar verificar antipoluição". Das duas vezes anteriores levei-a à oficina e fizeram uma regeneração forçada do FAP porque, como é sabido, estes carros devem andar em AE com alguma frequência e a minha viatura nem sempre tem a oportunidade para esticar as rodas. Mas o que aconteceu agora é que quando a levei à oficina e fizeram o diagnóstico, detetaram que o problema é numa das velas e um dos injetores está com mau funcionamento. Aconselharam-me a mudar todas as velas e encomendaram um injetor novo (aqui surgiu uma situação que nunca me lembro de ter ouvido falar: o injetor novo da marca é mais barato que o da concorrência, mas adiante). Como o injetor tinha que vir de Espanha, ainda demorava uns dias a chegar. Entretanto dei mais umas voltas com a carrinha e o aviso apagou e tem-se mantido sempre assim. A minha questão é a seguinte: qual a razão da luz ter apagado? O problema afinal não seria o que detetaram na oficina? O sensor de aviso avariou? Digam-me de vossa justiça. Esta semana irei levar a carrinha à oficina para reparação do problema que aparentemente deixou de existir. Agradeço desde já os vossos conselhos.

    Sap
    Editado pela última vez por SAP1; 26 July 2021, 15:25.

    #2
    Originalmente Colocado por SAP1 Ver Post
    Boa tarde,
    penso que já foi abordado um problema semelhante em pelo menos um tópico anterior, mas como a situação que vou relatar é muito específica resolvi criar um novo tópico.
    Tenho uma Renaul Mégane de 2012 e já é a terceira vez que tenho o desprazer de ver o aviso "Mandar verificar antipoluição". Das duas vezes anteriores levei-a à oficina e fizeram uma regeneração forçada do FAP porque, como é sabido, estes carros devem andar em AE com alguma frequência e a minha viatura nem sempre tem a oportunidade para esticar as rodas. Mas o que aconteceu agora é que quando a levei à oficina e fizeram o diagnóstico, detetaram que o problema é numa das velas e um dos injetores está com mau funcionamento. Aconselharam-me a mudar todas as velas e encomendaram um injetor novo (aqui surgiu uma situação que nunca me lembro de ter ouvido falar: o injetor novo da marca é mais barato que o da concorrência, mas adiante). Como o injetor tinha que vir de Espanha, ainda demorava uns dias a chegar. Entretanto dei mais umas voltas com a carrinha e o aviso apagou e tem-se mantido sempre assim. A minha questão é a seguinte: qual a razão da luz ter apagado? O problema afinal não seria o que detetaram na oficina? O sensor de aviso avariou? Digam-me de vossa justiça. Esta semana irei levar a carrinha à oficina para reparação do problema que aparentemente deixou de existir. Agradeço desde já os vossos conselhos.

    Sap



    Coloca a questão na secção das BOXES...

    Terá mais visibilidade e como tal, mais possibilidade de respostas.

    Comentário


      #3
      O melhor será levares a carrinha a outro Doutor (aka mecânico/oficina) e pedir para ler os erros

      Comentário


        #4
        Para já deves pedir um relatório do diagnostico ao motor para verificares o grau de opacidade do fap (obstrução digamos assim).

        Espero que tenhas a noção que as regenerações forçadas degradam a qualidade do óleo do motor e muitas vezes são executadas antes da troca de óleo em revisão...ou pelo menos aproximado dessa data.

        Esse erro do mandar verificar antipoluição pode ser um outro erro que depois faz falhar o fap...velas de incandescência pifadas normalmente podem tornar o arranque mais demorado em clima frio...no verão quase nem notas...

        A EGR foi verificada e/ou limpa?

        Eu ia na ideia do MikePug82 e pelo sim pelo não ia a outra oficina pedir outro diagnóstico...uma bosch car service, pelo sim pelo não e via o que resultava.

        Parece-me que a oficina habitual anda um pouco às apalpadelas...ao erro e à tua carteira também...

        Comentário


          #5
          Esse erro até pode ser só um tubo roto…

          Comentário


            #6
            Obrigado nto. Já coloquei nas BOXES.

            Comentário


              #7
              Os erros eu vi quando fizeram o diagnóstico, o mecânico mostrou-me quando ligou a máquina. Mas visto que esse aviso apagou, duvido realmente que os problemas sejam nas velas e/ou injetor. No entanto, talvez seja melhor mesmo levar o "paciente a outro doutor".

              Comentário


                #8
                Em relação ao diagnóstico de motor, acho que tens razão. Nesse caso despista essa problemática. Quanto à EGR, foi verificada mas não pode ser limpa, em função dos erros que apresentava (isto segundo informação do mecânico). Mas acabou por limpar ela própria (digo eu). Mas têm razão quanto a ir a outra oficina. Primeiro tentei duas com o serviço Bosh mas já tinham marcações para 15 dias (nesta altura do ano é complicado, pelo menos aqui na zona). Acho que vou marcar serviço numa delas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Coloca a questão na secção das BOXES...

                  Terá mais visibilidade e como tal, mais possibilidade de respostas.
                  Obrigado nto. Já coloquei nas BOXES.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                    O melhor será levares a carrinha a outro Doutor (aka mecânico/oficina) e pedir para ler os erros
                    Os erros eu vi quando fizeram o diagnóstico, o mecânico mostrou-me quando ligou a máquina. Mas visto que esse aviso apagou, duvido realmente que os problemas sejam nas velas e/ou injetor. No entanto, talvez seja melhor mesmo levar o "paciente a outro doutor".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      Para já deves pedir um relatório do diagnostico ao motor para verificares o grau de opacidade do fap (obstrução digamos assim).

                      Espero que tenhas a noção que as regenerações forçadas degradam a qualidade do óleo do motor e muitas vezes são executadas antes da troca de óleo em revisão...ou pelo menos aproximado dessa data.

                      Esse erro do mandar verificar antipoluição pode ser um outro erro que depois faz falhar o fap...velas de incandescência pifadas normalmente podem tornar o arranque mais demorado em clima frio...no verão quase nem notas...

                      A EGR foi verificada e/ou limpa?

                      Eu ia na ideia do MikePug82 e pelo sim pelo não ia a outra oficina pedir outro diagnóstico...uma bosch car service, pelo sim pelo não e via o que resultava.

                      Parece-me que a oficina habitual anda um pouco às apalpadelas...ao erro e à tua carteira também...

                      Em relação ao diagnóstico de motor, acho que tens razão. Nesse caso despista essa problemática. Quanto à EGR, foi verificada mas não pode ser limpa, em função dos erros que apresentava (isto segundo informação do mecânico). Mas acabou por limpar ela própria (digo eu). Mas têm razão quanto a ir a outra oficina. Primeiro tentei duas com o serviço Bosh mas já tinham marcações para 15 dias (nesta altura do ano é complicado, pelo menos aqui na zona). Acho que vou marcar serviço numa delas.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Esse erro até pode ser só um tubo roto…
                        É possível que sim, Ruie34. No entanto o aviso ter apagado também é estranho (talvez seja o mais estranho nesta história toda).

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                          #13
                          Originalmente Colocado por SAP1 Ver Post
                          Em relação ao diagnóstico de motor, acho que tens razão. Nesse caso despista essa problemática. Quanto à EGR, foi verificada mas não pode ser limpa, em função dos erros que apresentava (isto segundo informação do mecânico). Mas acabou por limpar ela própria (digo eu). Mas têm razão quanto a ir a outra oficina. Primeiro tentei duas com o serviço Bosh mas já tinham marcações para 15 dias (nesta altura do ano é complicado, pelo menos aqui na zona). Acho que vou marcar serviço numa delas.
                          Não percebi esta parte da egr, mas ela pode ser limpa, ainda recentemente limpei uma numa megane de 2011

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                            #14
                            Tubo roto
                            Vela ko
                            Precisa de "autoestrada"
                            Egr presa (carvão)

                            Problemas habituais em motores diesel com percursos curtos. Devia ter comprado a gasolina..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Tubo roto
                              Vela ko
                              Precisa de "autoestrada"
                              Egr presa (carvão)

                              Problemas habituais em motores diesel com percursos curtos. Devia ter comprado a gasolina..
                              Neste momento não faz muita AE, mas já fez bastante (tem 305 mil Kms). No entanto o próximo que comprar será a gasolina e coloco a GPL, ou híbrido. Vamos ver.

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                                #16
                                Uma sugestão óbvia:

                                Já são 305.000 km e 9 anos. Está na altura de pensar noutra viatura! Hoje é um injetor, amanhã problemas no FAP, depois na coluna de direção, a seguir no AC, depois embraiagem...
                                Se possível, não gastes mais dinheiro na dita e trata de a despachar por um carro mais recente a zagolina. Pode até ser o mesmo modelo.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Uma sugestão óbvia:

                                  Já são 305.000 km e 9 anos. Está na altura de pensar noutra viatura! Hoje é um injetor, amanhã problemas no FAP, depois na coluna de direção, a seguir no AC, depois embraiagem...
                                  Se possível, não gastes mais dinheiro na dita e trata de a despachar por um carro mais recente a zagolina. Pode até ser o mesmo modelo.
                                  substituir tubo, mudar vela ou velas, limpar egr...com mão de obra uns 200euros máx...vs um outro carro...a gasolina??? ao preço que ela anda? mais vale combinar com gpl...

                                  haja orçamento, a sugestão só se torna óbvia ou emergente se outros problemas surgirem de imediato...por antecipação ganhas uns cabelos brancos valentes...

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Uma sugestão óbvia:

                                    Já são 305.000 km e 9 anos. Está na altura de pensar noutra viatura! Hoje é um injetor, amanhã problemas no FAP, depois na coluna de direção, a seguir no AC, depois embraiagem...
                                    Se possível, não gastes mais dinheiro na dita e trata de a despachar por um carro mais recente a zagolina. Pode até ser o mesmo modelo.
                                    Bem, problemas no AC tmb já teve: levou um compressor novo que foi um mimo e pelo que pesquisei na altura, os compressores destes modelos não são dos melhores. Mas irei trocar de viatura quando houver algum problema que não justifique já o investimento. Por enquanto vou deixando andar. Se trocar por um a gasolina vou adaptar tmb para GPL porque a gasosa tem um preço bem inflacionado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      substituir tubo, mudar vela ou velas, limpar egr...com mão de obra uns 200euros máx...vs um outro carro...a gasolina??? ao preço que ela anda? mais vale combinar com gpl...

                                      haja orçamento, a sugestão só se torna óbvia ou emergente se outros problemas surgirem de imediato...por antecipação ganhas uns cabelos brancos valentes...
                                      Sim, é isso mesmo. Quanto ao desfecho desta aventura, ainda não sei o resultado em €€€€€, mas para já vou perdoar a esta menina mais uma ida ao estaleiro e ter esperança de saber na realidade o verdadeiro problema. Vamos aguardar os próximos capítulos.

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                                        #20
                                        Por acaso, 300 mil km é a meta que tenho para a minha. A partir daí o que vier é lucro.

                                        Até lá, só vai embora em caso de falha catastrófica.

                                        Vai com 217 mil km.

                                        Comentário


                                          #21
                                          vou dar uma sugestão. Tenta mudar um pouco o padrão de utilização da tua carrinha incluindo alguns percursos mais longos e não mudes para já o injetor, se voltar a dar aviso aí então pensava em mudar
                                          Percursos curtos sucessivos não são nada bons para carros a gasóleo

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                            vou dar uma sugestão. Tenta mudar um pouco o padrão de utilização da tua carrinha incluindo alguns percursos mais longos e não mudes para já o injetor, se voltar a dar aviso aí então pensava em mudar
                                            Percursos curtos sucessivos não são nada bons para carros a gasóleo
                                            Depende também da motorização a gasóleo...quanto mais recente mais sofrível.

                                            Há outro fator, mas que não me vou alongar muito que é a qualidade do combustivel...por questões ambientais temos algumas marcas/fornecedores a adicionar mais biodiesel nos diesel (por lei há uma percentagem de mistura, mas há quem vá sempre um pouco mais além)...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                              Depende também da motorização a gasóleo...quanto mais recente mais sofrível.

                                              Há outro fator, mas que não me vou alongar muito que é a qualidade do combustivel...por questões ambientais temos algumas marcas/fornecedores a adicionar mais biodiesel nos diesel (por lei há uma percentagem de mistura, mas há quem vá sempre um pouco mais além)...
                                              sim no caso em questão já é uma viatura com FAP, pelo que já se enquadra no ponto que referi

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                Depende também da motorização a gasóleo...quanto mais recente mais sofrível.

                                                Há outro fator, mas que não me vou alongar muito que é a qualidade do combustivel...por questões ambientais temos algumas marcas/fornecedores a adicionar mais biodiesel nos diesel (por lei há uma percentagem de mistura, mas há quem vá sempre um pouco mais além)...
                                                O que dizes não faz qualquer sentido, o "biodiesel" é caríssimo e todos os operadores tentam meter o mínimo possível.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                  vou dar uma sugestão. Tenta mudar um pouco o padrão de utilização da tua carrinha incluindo alguns percursos mais longos e não mudes para já o injetor, se voltar a dar aviso aí então pensava em mudar
                                                  Percursos curtos sucessivos não são nada bons para carros a gasóleo
                                                  A minha dúvida residia precisamente no facto de a luz de aviso se ter apagado. Daqui a 10 ou 11 dias vou ao norte e entre ida e vinda, voltinhas por lá, devo fazer à volta de 1000 kms. Vamos ver se não fico apeado. No último ano esses percusos curtos têm sido mais frequentes, daí ela estar a queixar-se. Ultimamente até tenho utilizado o carro da minha mulher para pequenas distâncias, que é a gasolina, mas é uma solução de recurso. Espero que a luz de aviso não volte a aparecer tão depressa.
                                                  Editado pela última vez por SAP1; 29 July 2021, 22:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Por acaso, 300 mil km é a meta que tenho para a minha. A partir daí o que vier é lucro.

                                                    Até lá, só vai embora em caso de falha catastrófica.

                                                    Vai com 217 mil km.
                                                    Ainda tem muito que andar Ruie34 não te preocupes

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SAP1 Ver Post
                                                      Ainda tem muito que andar Ruie34 não te preocupes
                                                      Sim, só hoje fez mais 767 km[emoji6].

                                                      Ontem tinha feito 100 km.

                                                      Agora deve parar uns dias…

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

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